Para quem gosta de atividades físicas em “outdoors”, como fazer trilhas e caminhadas, a região de Toronto (“Greater Toronto Area” – GTA) é um prato cheio.
Quando morávamos no Brasil, sempre que possível fazíamos trilhas e acampamentos. Ao chegar no Canadá, após a adaptação inicial, começamos a buscar alternativas por aqui. Afinal, o que não falta pelas redondezas de Toronto são parques, praias e áreas de conservação ambiental!
O que você precisa para as trilhas em Toronto
Para caminhadas leves, use um bom calçado (de preferência uma bota ou tênis de cano longo para evitar torções e dar mais estabilidade ao caminhar), leve água e um snack (como barra de cereal, amêndoin e essas coisas fáceis e que dão energia), um agasalho apropriado para a estação, e não esqueça sua câmera! (*)
Geralmente as trilhas são sinalizadas com marcos como esse da foto ao lado.
Sugestões de locais para as trilhas na região de Toronto
> Halton / Hilton Falls [Website] – essa área de conservação fica pertinho da highway 401 com a Winston Churchill (Milton), e possui várias trilhas leves (marcadas e fáceis de seguir) que conectam campos, florestas, riachos e lagoas, incluindo as ‘vernal pools’, ou lagoas temporárias formadas pela neve que derrete na primavera e alaga partes da floresta, servindo de abrigo e alimento para centenas de espécies de pássaros, castores e outros animais.
Mais de 700 especies de plantas foram catalogadas na região, e foi protegida como uma ‘Life Science Area of Scientific Interest’ (ANSI). A área também oferece uma cachoeira e ruínas de um antigo moinho movido a água, construído no século 19.
> Rattlesnake Point & Crawford Lake Conservation Areas – essa área de conservação fica perto da Appleby e 401, também em Milton, e oferece várias atividades como trilhas, escalada em rocha, e (no inverno) snow shoeing e cross-country skiing. Além das trilhas menores no local, uma das minhas trilhas preferidas é a que liga o Rattlesnake Point (apesar do nome não há cobras venenosas no parque!) com o Crawford Lake, que é uma outra área de conservação vizinha,atravessando o canyon Nassagaweya (13,5 km). O Crawford Lake tem passarelas de madeira permitindo se caminhar ao redor do lago inteiro, e é possível sentar em um dos bancos e apreciar a paisagem natural, ou mesmo fazer um picnic. Uma réplica completa de uma aldeia indígena Iriquoi do século 15 também faz sucesso com a criançada.
[Website: Rattlesnake Point Conservation Area]> Mono Cliffs Provincial Park – esse parque fica um pouco mais ao norte, perto de Orangeville (uma hora de Toronto, próximo a Caledon). Uma série de trilhas conectadas cruzam o parque, e se ligam com a Bruce Trail, que é uma trilha de mais de 800 km (!) que atravessa uma boa parte de Ontario, seguindo as escarpas de Niagara Falls até a Georgian Bay ao norte.

Trilhas em excelentes condições.

Super contato com a natureza…
Vídeo para ilustrar a trilha em Mono Cliffs
http://youtu.be/1vKcTgIsbIw
(*) para mais dicas sobre como se preparar para uma trilha, veja esse link da Mountain Equipment Co-Op.
Outros websites interessantes para Trilhas na região de Toronto:
• Ontario Trails Council: ontariotrails.on.ca
• Livro Hikes & Outings of South-Central Ontario
Não Perca!! Passeios em Toronto e Região:
- Bilhete de 48 Horas para o Ônibus Hop-On Hop-Off
- Passeio de Barco de 1 Hora
- Voo Turístico de Helicóptero
- Excursão de Ônibus de 1 Dia às Cataratas do Niágara
- Cataratas do Niágara: Tour Noturno saindo de Toronto
- Ingresso Sem Fila para o Ripley’s Aquarium of Canada
- Tour de Cerveja Artesanal, História e Cultura
- Excursão 3.5 Horas de Bicicleta pelo Centro
- Tour gastronômico de 3 horas
4 comentários
[…] Trilhando na região de Toronto […]
[…] quem curte natureza e grandes espaços abertos para explorar, além dos pequenos parques e áreas de conservação ambiental em torno de Toronto, temos um parque com 7.600 Km2 de extensão (1/4 da área da Bélgica!) coberto com florestas, mais […]
[…] Gosta de trilhas? Olha aqui outras viagens & aventuras do Rafa: • Subindo o Monte Kilimanjaro (9 dias) • Trilhando na região de Toronto […]
[…] Trilhando na região de Toronto Outlets em Toronto […]