Dicas de Viagem

Thekkady: Um Safari no sul da Índia

19

Considerado um dos santuários ecológicos mais importantes e populares do sul da Índia, o Periyar National Park and Wildlife Sanctuary, está localizado na porção sudoeste do Western Ghats na fronteira dos estados do Kerala e Tamil Nadu numa região também conhecida como Thekkady.

Tido como um dos últimos grandes fragmentos florestais do sul da índia, Periyar Sanctuary é fundamental na conservação de várias espécies de animais nativos, sobretudo elefantes e tigres selvagens. Estima-se que dentro de seus limites da reserva, existam entre 900 a 1000 elefantes selvagens e cerca de 35 – 40 tigres. Enquanto os primeiros são relativamente fáceis de serem avistados, os tigres por sua vez, são quase impossíveis.

Elefantes selvagens em Thekkady
Elefantes selvagens em Thekkady

Cercada pelas montanhas do Cardamom e Pandalam Hills nos distritos de Idukki e Pathanamthitta no estado do Kerala. Este santuário da vida selvagem conta com uma área protegida que hoje se extende por 925 km quadrados, tamanho quase equivalente ao tamanho de São Thomé e Principe na África. Embora 777 Km2 estejam dentro do Kerala e o restante em Tamil Nadu, cerca de 350 km quadrados foram elevados a condição de Parque Nacional em 1982, já o restante permanece com o status de Tiger Reserve conferido pelo parlamento indiano em 1978.

No centro da reserva encontramos o Periyar Lake, um lago artificial criado pelos britânicos em 1895 com a construção de uma usina hidroelétrica, o Mullaperiyar Dam. Cobrindo uma área de aproximadamente 26 km quadrados, o lago de Periyar acabou se transformando num verdadeiro hot-spot ecológico. Principalmente na época de seca (Dezembro a Março) quando muitos animais, especialmente búfalos e elefantes saem da floresta para tomar banho e beber água em suas margens.

Sambar no Periyar Lake no Kerala
Sambar no Periyar Lake no Kerala

Na verdade os primeiros passos visando proteger a área, especialmente em torno do lago foi tomada em 1934 pelo então Maraja de Travancore, Chithira Thirunal Balarama Varma que preocupado com o avanço das plantações de chá, declarou as florestas do entorno do lago como reserva particular de caça, conhecida na época como Nellikkampatty Game Reserve. Com a integração política da Índia a partir da década de 50 toda a região foi transformada em Santuário da Vida Selvagem.

Gauro: O bisão indiano no Periyar Lake no Kerala
Gauro: O bisão indiano no Periyar Lake no Kerala

Hoje dentro dos limites do parque existem 35 espécies de mamíferos, alguns deles em sério risco de extinção como o tigre de bengala. Durante o “safari” de barco pelo lago avistamos um considerável rebanho de Gauros (Bisão Indiano), alguns Sambars (Cervo Indiano), Javalis, Mongoose e várias espécies de macacos.

Mangoose no Lake Periyar
Mangoose no Lake Periyar

Para fãs de Bird Watch, Thekkady é um paraíso. Por alí existem nada mais nada menos que 265 espécies de aves, que vão desde garças, hornbills, psitacídeos, aves de rapina e muitos martin-pescador, só para citar alguns.

Martim Pescador no Lake Periyar
Martim Pescador no Lake Periyar

Existem ainda 45 espécies de repteis, sendo que 30 delas são cobras, 13 lagartos/lagartixas e 2 tartarugas. Várias espécies de anfíbios e pelo menos 40 espécies de peixes. Dentre os insetos, só de lepidópteros são cerca de 160 espécies catalogadas.

Safari na India - Lago Peryiar (7)

A flora por sua vez é também bastante diversificada. Na floresta predominam espécie de tecas, jacarandás, fícus, sândalo, plumerias entre outros. E por incrível que pareça muitas espécies de orquidáceas. Cerca de 140 espécies já foram identificadas por alí.

Safari na India - Lago Peryiar (18)

Durante minha visita ao Periyar Tiger Reserve participando do #KeralaBlogExpress tive a oportunidade de explorar o Periyar Wildlife Sanctuary de duas formas. A primeira dela foi acordar bem cedinho e fazer uma trilha com um guarda do Kerala Forest Department pela mata de aproximadamente 3-4 horas. De um grupo de quase 30 blogueiros de diferentes partes do mundo participando desta BlogTrip eu fui um dos únicos 3 que resolveram participar desta atividade, mas foi uma experiência incrível. Apesar de não termos visto o famoso tigre de Bengala, enganamos todo mundo que “fugiu” da atividade. Até que tive que admitir que era uma pegadinha quando um dos gerentes do parque veio querer saber mais detalhes no nosso “tiger encounter”. Estória para um outro post.

Safari na India - Lago Peryiar (8)

Já a segunda foi com todo o grupo todo em um dos vários barcos admistrados pelo Kerala Forest Department em conjunto com o KTDC do Kerala Tourism num cruzeiro “Safari” de cerca de 2 horas pelo Periyar Lake no finalzinho da tarde, onde vimos todos esses animais das fotos que ilustram esse post.

Safari na India - Lago Peryiar (39)

Além do cruzeiro pelo lago, visitamos também o Lake Palace, onde fomos recepcionado com um “high tea”. Se voltar um dia ao Kerala, e visitar esta região novamente este é um lugar que gostaria de passar uma noite. Trata-se de uma antiga residência colonial de verão da família real de Travancore com apenas 6 quartos que hoje é administrada pelo KTDC numa ilha no meio da reserva. O mobiliário e antigo, mas o visual é fantástico e a noite deve ser uma experiência bem diferente.

Visual do Lake Palace no Periyar Lake
Visual do Lake Palace no Periyar Lake

Passeio de Barco pelo Periyar Lake

O passeio de barco pelo lago sai diariamente as 07:30, 09:30, 11:15, 13:45 e 15:30. Custa baratinho 150 rúpias para adultos e 50 rúpias para crianças e os ingressos são comprados na entrada do parque. O ideal é chegar cerca de 30 minutos a 1 hora antes do barco sair para comprar o Ticket.

Lembrando que o primeiro e o último passeio do dia são os com mais chances de ver vida selvagem. E a melhor época do ano para avistar os animais vai de Outubro a Março quando é época de seca e os animais vão em direção ao lago para beber e se banhar.

Safari na India - Lago Peryiar (41)

.

Onde ficar em Thekkady no Kerala

Além do Lake Palace, mencionado acima. Durante nossa passagem de 2 dias em Thekkady eu fiquei hospedado numa cabana no Spice Village em Kumily a cerca de 4 km da entrada da reserva onde sai o passeio de barco.

O Spice Village é um hotel simples, mas super ajeitadinho e que como o nome sugere tem árvores e plantas de todos os tipos de temperos produzidos na região e uma comida deliciosa. Super recomendo. Na rua do hotel tem também várias lojinhas ótimas para comprar lembrancinhas da viagem e principalmente especiarias. Dizem que o melhor cardamomo do mundo é produzido alí.

Safari na India - Lago Peryiar (16)

.

Como Chegar em Thekaddy

Thekaddy está localizada a aproximadamente e cerca de 120 Km ao sudeste de Kochi, onde encontramos o principal aeroporto do Kerala.

Safari na India - Lago Peryiar (60)

Veja também:

 

Outros posts sobre a Ásia

Outros posts sobre a Índia

Outros posts sobre Safari

 

Todos os posts do Kerala no MauOscar.com

Site oficial do departamento de turismo do Kerala

.

Oscar Risch participou do Kerala Blog Express após ficar em 7 lugar na votação popular nas mídias sociais num concurso promovido pelo Kerala Tourism que  juntamente com ele levou outros 26 blogueiros de 14 diferentes nacionalidades para participar de uma viagem de 20 dias pelo estado do Kerala. O Kerala Tourism arcou com as despesas de hospedagem e transporte e subvencionou cerca de 1/3 do valor da passagem até a Índia. Todas as opiniões como sempre são pessoais e refletem exclusivamente a experiência pessoal do autor de acordo com a política deste blog.

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


19 Comentários
  1. mylovelypassport Diz

    Que incrível! Nós nunca fizemos um safari mas com certeza tá no nosso top 10 de coisas urgentes para fazer! Parabéns pelo post, está muito informátivo!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Eu quero ainda fazer um Safari na África e se a experiência já for for uns 20% do que foi essa experiência na Índia já vai estar valendo!!

  2. Marineira Diz

    Adorei as dicas para organizar a viagem. Aliás, que lugar incrível que é a India, né?

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Eu tinha um certo preconceito com a Índia, essa viagem mudou isso completamente.. Não vejo a hora de ter a oportunidade de voltar.

  3. Maryanne Mc Darby Diz

    Estive na India em Chennai e me diverti com os bichos de lá. Acredita que pavão é raridade lá? Els nao se conformavam que nao davamos bola pra eles. Qdo a gente dizia que tinham vários pavoes no sítio, no interior de SP, eles ficavam boquiabertos!!!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Super acredito.. Várias ilustrações e estampas indianas mostram pavões. E vamos combinar são bichos lindos.. Será que eles são aves nativas da Índia?

  4. contramapa Diz

    Um parque natural do tamanho de um país inteiro? Wow! OK, São Tomé é pequeno, mas mesmo assim! Fiquei com curiosidade de conhecer porque a Índia é um país que ainda não visitei e portanto sei muito pouco sobre o país! Obrigada pela dica 😉

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Se você nunca esteve antes na índia, conhecer o Kerala é uma ótima introdução ao país. Depois dessa viagem, não vejo a hora de voltar e explorar mais desse país fascinante que é a Índia

  5. Que passeio incrível! Fico babando nesses posts de Kerala. Que legal que vc foi um dos selecionados para o Kerala Express! Aposto que a experiência deve ter sido incrível 😀 Adorei as fotos e, como bióloga, sonho um dia poder conhecer o lugar pessoalmente. Obrigada pelas dicas! Beijo grande.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Pois é eu fui um dos cobaias da primeira edição.. Apesar de uns contratempos a viagem foi inesquecível.. As versões posteriores tem sido cada vez melhores. Como bíologa você iria amar conhecer esse parque na região de Thekkady e as areas de banhado em Allepey.

  6. itamarjapa Diz

    Que maravilha de lugar Oscar! Realmente incrível! Eu jamais ia imaginar um lugar assim na Índia! Muito legal mesmo!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      A índia é uma caixinha de surpresas!!! Infelizmente conhecemos muito pouco sobre o país.

  7. Guilherme Goss De Paula Diz

    Que legal esse post!! Tenho muita vontade de conhecer a Índia, sou fã de destinos exóticos.

  8. Renata Sucena Diz

    Adorei o Post!! As fotos estão maravilhosas!! É uma viagem que ainda vou fazer!!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Obrigado pela visita.. Viagem para a Índia é uma experiência para o resto da vida.

  9. Naná Coutinho Diz

    Eu queria TANTO ter conhecido esse lugar quando fui à Índia, mas, infelizmente, ficou muito fora de mão para o meu roteiro. Vendo o seu post só fiquei com mais vontade de ir!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Que pena que não deu para você conhecer. O Kerala é surpreendente. No entanto sempre é bom ter um bom motivo para voltar.
      Obrigado pela visita

  10. mylovelypassport Diz

    Q sonho! Queremos muito conhecer um santuário ecológico!!! Quase fomos na África do Sul esse ano, mas não rolou! Já vou pesquisar mais sobre esse mas pelo qUE vi foi incrível!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Foi super legal!!! Claro que um safari na África é um safari na África. Porém neste aqui podemos observar vários animais interessantes em seu habitat natural. Visitando o sul da Índia vale à pena conhecer. O Kerala é um destino muito interessante.

Comente Aqui