Página Principal Canadá Temperatura no Canadá nas principais cidades (mês a mês)

Temperatura no Canadá nas principais cidades (mês a mês)

por Mirella Matthiesen

Saber sobre a previsão do tempo e temperatura no Canadá é fundamental para se ter uma viagem mais feliz e sem surpresas, se desligar desse tema antes e durante sua viagem pode ser um erro cruel, especialmente no inverno.

Já fiz um post explicando os detalhes de como pesquisar sobre o clima do Canadá (o melhor app de previsão do tempo para você baixar no seu celular) e também um artigo sobre quando visitar o Canadá (mês a mês), mas descobri, que para programar a viagem e pensar na mala, a forma mais prática é saber a média de temperatura dos lugares que vai visitar.

Como sou uma anja (risos), resolvi fazer esse post mastigadinho com a temperatura no Canadá das principais cidades, tudo dividido por região, de acordo com o mapa abaixo:

Mapa das regiões do Canadá
Fonte: Wikipedia

Seguro Viagem para o Canadá

Uma coisa que não pode faltar na sua viagem é um bom Seguro Viagem Internacional.
Viaje tranquilo e esteja protegido/a se alguma emergência acontecer!
O sistema de saúde canadense é muito caro para turistas, não vale a pena arriscar.
Aproveite nosso link e receba no mínimo 5% de desconto!!!

Desconto Seguro Viagem


Temperatura no Canadá

Só para ficar bem claro, abaixo estão as médias de temperatura do Canadá baseadas nas estatísticas históricas segundo o The Weather Networks, mas obviamente elas mudam no dia a dia.

Inclusive, a temperatura muda muito durante o dia, então leve isso em consideração. Há dias que pode ter variação climática de mais de 20 graus!!! Não é mole não… 🙂

Esse guia tem a intenção de te dar uma ideia do que esperar na sua viagem, mas o ideal é fazer como os canadenses e verificar a previsão do tempo diariamente antes de sair da sua hospedagem!

Eu recomendo sempre o website do The Weather Networks, e essa mesma empresa, tem um canal de TV dedicado 24 horas a falar sobre o clima, basta perguntar na recepção do hotel qual o número do canal “The Weather Networks” e todos vão saber te responder, e sim, o número do canal muda de cidade para cidade!

Seguro viagem para o Canadá – precisa mesmo?

Visto canadense e eTA – qual o visto certo para você?

Como passar a imigração no Canadá

Temperatura no Canadá

Atlantic: St. John’s, Halifax e Moncton

A região da “Maritimes” ou Atlantic é composta por quatro províncias: New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island (PEI) e Newfoundland and Labrador (NFL). Elas ficam no extremo leste do Canadá, do lado do oceano atlântico.

O Canadá Atlântico foi onde a história dos europeus começou a se misturar com os nativos canadenses, aliás, há evidências que até os Vikings já haviam tentando se estabelecer por ali. A região tem uma indústria forte de pesca, agricultura, silvicultura e mineração.

As marítimas tem um clima com invernos frescos e verões úmidos e frescos.

Principais cidade: Halifax (Nova Scotia), St. John’s (NFL) e Moncton (New Brunswick).

Clima em Halifax

Central Canada: Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec

Apesar a região central do Canadá ser composta pelas famosas províncias de Ontário e Quebec, elas também podem ser consideradas “Eastern Provinces” (províncias do leste), dependendo de como se analisa. No Brasil, por exemplo, a maioria dos roteiros turístico chama essa região de “Leste do Canadá“, esquecendo das províncias marítimas que destaquei acima.

É interessante notar que mais da metade da população canadense vive entre Ontário e Quebec, e elas são consideradas o coração industrial e de manufatura do país. Os invernos são frios e verões quentes e úmidos.

Na tabela baixo, destaco a média de temperatura em suas principais cidade: Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec.

PS: Niágara Falls também faz parte dessa região, considere mais ou menos o clima de Toronto para ela.

Clima no Canadá

Prairie Provinces: Winnipeg, Saskatton, Calgary e Edmonton

As províncias que fazem parte das pradarias do Canadá são: Manitoba, Saskatchewan e Alberta. E as principais cidades são Winnipeg, Sankatton, Calgary e Edmonton.

Essa região é muito rica em recursos energéticos e possui terras agrícolas muito férteis. A região das pradarias é quase sempre seca, com invernos frios e verões quentes.

Temperatura do Canadá

West Coast: Vancouver, Whistler e Victoria

A província de Columbia Britânica ou British Columbia (BC) é o que chamamos no Canadá de West Coast, ou Costa Oeste, na minha opinião, uma das regiões mais lindas do país.

Columbia Britânica é conhecida por suas montanhas majestosas e também por ser a porta de entrada do Oceano Pacífico no Canadá. O porto de Vancouver é o maior e mais movimentado do país.

Devido as correntes de ar quente do Oceano Pacífico, BC tem um clima temperado e mais ameno, tanto no inverno quanto no verão do Canadá.

Clima em Vancouver

Territórios: Whitehorse, Yellowknife e Iqaluit

O Canadá é composto por 10 províncias e 3 territórios, sendo que todos os territórios se encontram na parte norte do país, com uma extensão gigantesca de terra, mas com um pouco mais de 120.000 habitantes – viver no pólo norte realmente não é tarefa fácil!

Os três territórios do Canadá são Nunavut, Northwest Territories e Yukon. E as principais cidades e capitais, respectivamente são; Iqaluit, Yellowknife e Whitehorse.

O norte costuma ser chamado de “terra do sol da meia-noite” porque, no auge do verão, a luz do dia pode durar até 24 horas. No inverno, o sol desaparece e a escuridão permanece por três meses. Os territórios possuem invernos longos e rigorosos, e verões curtos e frios. Grande parte do norte é composta de tundra, a vasta planície rochosa do Ártico.

Os territórios canadenses vivem da indústria do minério e também da arte inuit, nativa, que é vendida em todo o Canadá. Aos poucos o turismo vem ganhando espaço, mas ainda é pouco explorado devido ao clima e dificuldade de acesso.

Temperatura no Canadá

Conclusão sobre a Temperatura no Canadá

Como vocês puderam ver nas imagens das médias de Temperatura no Canadá, o clima é assunto muito sério por aqui.

Espero que esse post tenha te ajudado e se precisar de dicas para arrumar uma mala de inverno bem light, clique aí no link! E lembre-se que sempre estou a disposição nos comentários no final desse post, Canadá é um dos meus assuntos favoritos!!!

De resto, não esqueça de usar nossos links para fazer suas reservas, a gente precisa muito desse seu apoio para pagar as contas do blog e mantê-lo sempre atualizado! Valeu!

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

13 comentários

Previsão do Tempo no Canadá 16 de setembro de 2016 - 16:48

[…] Temperatura nas principais cidades canadenses – ViajotecaViajoteca April 28, 2016 at 06:29 am, Reply […]

Responder
Esteriotipos Canadenses - Casal Mikix 3 de outubro de 2016 - 17:28

[…] como foi esse ano, e o inverno também … ou vice e versa.  Nesse post do viajoteca, temperatura nas principais cidades canadenses, conto um pouquinho do que acontece mês a mês para te […]

Responder
Perguntas para NUNCA fazer para quem mora no Canadá - Casal Mikix no Canada 28 de março de 2017 - 19:30

[…] Veja aqui um link com a temperatura anual das principais cidades canadenses. […]

Responder
Férias em família pelo Nordeste (Ceará e Rio Grande do Norte) - Casal Mikix no Canada 11 de janeiro de 2018 - 14:17

[…] como estar no Brasil para fugir do frio do Canadá nessa época do ano. O natal passamos na praia de Riviera de São Lourenço (SP) com a mãe do Kiko, mas o reveillon foi […]

Responder
Fernanda Alves 12 de março de 2018 - 12:00

Mirella, boa tarde.
Em maio farei um intercâmbio de 5 semanas (30/4 a 01/06) em Calgary e estou assustada com essa temperatura, pensei que fosse meio da primavera aí rs
Me ajuda a organizar minha mala? Não tenho ideia do que levar, pensei que fosse ser um pouco mais quente do que o outono quando fui pra sua rota “14 dias pelo leste do Canadá” (estou te devendo minha história com esse roteiro, pois fiz ele de trem e acho interessante contar a experiência, mas sempre esqueço rs).
Mas agora preciso fazer minha mala para Calgary, help me please.

Responder
Mirella Matthiesen 12 de março de 2018 - 12:59

Oi Fernanda, Tudo bem?
Estou rindo aqui do seu comentário ahaha …
Então, Calgary é uma caixinha de surpresa, tudo pode acontecer!!!
Eu levaria um pouco de tudo.
Um casaco forte, se tiver aqueles trifásicos, é a melhor opção, pois eles serves para tudo e você pode usar em diferentes situações.
Depois um ou dois cachecois, luvas, uma calça térmica (caso faça muito frio), meia quentinha e um sapato a prova d’agua e insulated (não sei como escreve isso em português).
E depois roupa de frio e meia estação do Brasil… eu gosto muito de gola rolê, pois morro de frio no pescoço.
Mas não esqueça uma bermuda e uma blusinhas de manga curta, pois existe a possibilidade do tempo mudar!
Eu disse, Calgary é uma doidera. Mas não exagera, pois você sempre pode comprar alguma coisa lá e ficar levando muita coisa é uma chatice.

Pena que não falou comigo sobre o intercâmbio, eu trabalho com isso 🙂 🙂 🙂 . Fica para próxima, né?

E depois em conta da sua viagem de trem… super quero saber e se escrever com detalhes e dicas, eu consigo publicar aqui no blog! Ia super ajudar muita gente.
Bjos

Responder
Fernanda Alves 12 de março de 2018 - 13:22

Oi Mirella, obrigada pelo retorno.
Basicamente minha mala será a mesma que fiz pro leste, pois como sou “friorenta” blusinha de manga vai passar longe rs.
Ainda não fechei o curso, só comprei as passagens, quero fechar com a Sprachcaffe, eles tem um curso super intensivo com 40 aulas semanais que eu gostei muito, preciso conseguir me comunicar, sofri na viagem anterior 🙁
O que você me sugere?
Minha viagem pelo leste de trem te envio por email, quem sabe na escala de 9h em Vancouver né? rs
🙂

Responder
Mirella Matthiesen 16 de março de 2018 - 18:15

Legal Fernanda,
Quando você diz se comunicar, você está falando do chip?
Para o Canadá eu sempre dou 2 opções para meus estudantes:
1- Já sair com o chip do Brasil com a EasySim4U, tenta usar nosso link (please): easysim4u.com/?sourceCode=viajoteca. Amanhã, dia 17/Março vai ter desconto de 20% usando nosso link, você acessa amanhã e no momento do pagamento (quase a ultima pagina) digite a palavra TREVO, é o código do desconto amanhã.
2- Querendo comprar o chip no Canadá, eu gosto da Chart.

Te mandei meus valores de intercâmbio, né? Considere a OHC também, gosto muito deles 😉

Bjks.
Mi

Responder
Fernanda Alves 16 de março de 2018 - 18:34

Oi Mirella!
Fiquei o dia todo tentando responder seu e-mail e não consegui, muito trabalho 🙁
Quando disse comunicar, me referia a falar mesmo inglês, sei que meu tempo será pouco mas já vai ser alguma coisa. Quando fui ao leste canadense vi que todo meu curso de inglês aqui foi em vão, não consegui conversar, entendia o que falavam comigo mas não conseguia responder (viva Google translate rs).
Mas obrigada pela dica do chip, vi isso essa semana mas ainda não havia comprado, vou aproveitar seu link. Farei só o plano de dados.
Vou pesquisar depois a outra escola.
Obrigada por toda a ajuda 😀

Responder
Mirella Matthiesen 19 de março de 2018 - 15:06

OI Fernanda,
Eu acho que uma imersão em um país que fala a lingua que quer aprender, ajuda muito.
Claro que 5 semanas não vai te deixar fluente, mas na minha opinião, deixa a maioria das pessoas desinibidas e é que a coisa começa a mudar.
A gente fica muito preocupados em falar certinho, mas o importante mesmo é a comunicação, depois a gente vai arrumando os erros da fala (risos).
Espero que tenha dado certo o chip e obrigada por usar o link, você colocou que está vindo para o Canadá, né? Tem uma taxinha a mais.
Qualquer coisa estou por aqui 🙂
Beijos

Responder
Razões para não imigrar para o Canadá 4 de junho de 2018 - 15:23

[…] Mirella diz: é assim mesmo :). Essa é a única razão que (talvez) me fará um dia deixar o país… a região de Vancouver é a mais tranquila em relação ao clima. [Veja aqui a tabela das temperaturas mês a mês das principais cidades canadenses] […]

Responder
Tatiane 2 de setembro de 2020 - 17:40

Aí tu lê: “A região das pradarias é quase sempre seca, com invernos frios e verões quentes.” e vai toda empolgada olhar as temperaturas e percebe que no auge do verão elas não passam de 20 graus hahahahahahahah OMG

Responder
Mirella Matthiesen 4 de setembro de 2020 - 00:25

Sentiu o drama que é viver no Canadá, né? rs rs rs
Beijos e obrigada pela visita

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies