Teatro Romano de Catânia: uma surpresa incrível na Sicília

Conhecendo uma das atrações mais impressionantes da cidade.

0

Uma das visitas mais surpreendentes que fiz na Sicília, foi o Teatro Romano de Catânia. Sabe daqueles monumentos que te surpreendem de uma forma intensa? Pois é, este teatro, que pode passar despercebido, é daqueles lugares que te deixa de queixo caído.

A Sicília tem vários teatros romanos, e eu visitei poucos, mas sei que todos estão em condições fantásticas. E claro, o Teatro Romano de Catânia não é uma exceção. O que mais me surpreendeu nele, não foi o fato de por ser por si só um monumento romano preservado, mas sim o que foi feito com ele ao longo do tempo. Na realidade, ele foi praticamente “engolido” pela cidade e muitas casas foram construídas nas suas estruturas!

Sim, muitas casas foram construídas utilizando suas paredes e estão ali até hoje, numa simbiose muito interessante e que só uma visita detalhada consegue explicar. Mas eu vou tentar mostrar aqui pra vocês o que eu vi por lá e quem sabe instigar a vontade de você ver pessoalmente esta belezura! 😉

Teatro Romano de Catânia geral1

MUITO RECOMENDADO >> VISITAS GUIADAS EM CATÂNIA

Teatro Romano de Catânia

 

Um lugar incrível, com uma história incrível. O Teatro Romano de Catânia é daqueles lugares que pode-se dizer que viveu quase tudo que tem direito. Em síntese, o teatro teve sua época de glória e períodos de abandono. Como resultado do tempo de sucesso, foi construído com os melhores dos materiais e embelezado com o que tinha de mais bonito. Mas sofreu com desastres naturais, como terremotos e erupção do Etna. Além de saques e tentativas de destruição. Apesar de tudo, continua firme mostrando ao mundo sua longa história.

Catânia tem um famoso Anfiteatro Romano também, que foi um dos 3 maiores da Itália. Entretanto este não deve ser confundido com o Teatro Romano de Catânia, que é o mais antigo da cidade. Do Anfiteatro Romano pouco pode se ver nos dias de hoje, mas o que sobrou dele está ao ar livre e é de fácil visitação na Piazza Stesicoro.

Atrações de Catânia Anfiteatro Romano di Catania2
Anfiteatro Romano di Catania

Localização

O Teatro Romano de Catânia está localizado bem perto da principal praça da cidade, a Piazza del Duomo. Mais precisamente na Via Vittorio Emanuele II, a rua que sai da praça na sua ponta noroeste. Basta seguir por esta rua, e prestar atenção na numeração, que logo se acha. Ele fica a direita na rua, para quem vem da Catedral.

O Teatro Romano não é facilmente visto da rua, apesar de ser uma construção enorme. De fato, passar ser perceber esta magnífica atração da rua é bem fácil. Entretanto, o lugar é de fácil acesso e fica realmente a poucos passos da Catedral de Catânia.

Teatro Romano de Catânia entrada

Teatro Romano de Catânia geral5

Viaje seguro!

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.

Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. então não deixe de usar o nosso código promocional: VIAJOTECA5 e pague menos!

Como era o Teatro Romano de Catânia

 

O teatro era primoroso e grande. Por certo, formava um semicírculo e possui cerca de 80 metros de diâmetro. Desta forma, a cavea (escadaria) foi construída para abrigar cerca de 7000 espectadores sentados. Apesar das construções que surgiram posteriormente sobre ele, muito pode ser visto ainda: a cavea, as galerias, a orquestra e algumas partes do palco estão muito bem preservadas.

Teatro Romano de Catania como era

Como pode-se observar em toda estrutura de cor escura, as pedras de rocha negra utilizadas na sua construção são de pedras de lava do Monte Etna. O que fica na nossa imaginação é só a opulência e a beleza que devia ser este lugar originalmente, quando ele era recoberto de mármore e adornado com estátuas, nichos e colunas.

Em frente ao palco, chamado de cena, passava um braço artificial do Rio Amenano. Isto porque na época romana, as águas deste rio eram transportadas para o teatro para permitir shows com jogos de água e para mover as engrenagens mecânicas dos conjuntos (!!!). Imaginem que espetáculo! Este rio foi coberto pela erupção de 1669 e que destruiu quase toda cidade, e que desde então ele flui subterraneamente.

Odeion

Outra atração do lugar, é o Odeion, que é um pequeno teatro que fica para o lado esquerdo. De maneira idêntica ao teatro também é construído de rocha de lava. Esta estrutura também é da época romana e era capaz de comportar até 1500 espectadores. Neste teatro menor aconteciam apresentações musicais, dança, canto. Por certo também era usado para os ensaios dos espetáculos realizados no teatro vizinho.

Você consegue viajar sem celular?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

História do Teatro Romano de Catânia

 

Sem dúvida a estrutura que foi construída no século 2 d.C., período em que a cidade era governada pelos romanos. Entretanto, o monumento foi erguido sobre um teatro grego pré-existente, da época grega, do qual hoje não restam mais vestígios.

O Teatro Romano de Catânia fica no lado sul do que era a colina Montevergine. Colina esta que abrigava a antiga Acrópole de cidade de Katane (antiga Catânia). Era nesta área da cidade, na época grega, que ficavam vários prédios administrativos e também residenciais. Enfim, uma região altamente privilegiada.

Teatro Romano de Catânia história

Uso

Nele, aconteciam várias apresentações e manifestações de arte popular. Seu palco servia para apresentações de dança, de teatro, de música e muito mais. Inclusive o lugar serviu de palco para o líder ateniense Alcibíades. Ele convocou uma grande assembleia municipal instigando os habitantes de Catânia se aliarem a ele, dessa forma ficando contra Esparta e contra Siracusa durante a Guerra de Peloponeso.

E assim, durante 4 séculos o teatro fez ativamente parte da vida dos moradores de Catânia.

Uso do Teatro Romano de Catânia

Declínio

Entretanto, com o passar dos tempos e devido a algumas intempéries, o Teatro Romano começou a ser abandonado. Primeiramente começaram com as invasões bárbaras, se seguindo de vários terremotos, que foram destruindo o teatro. E assim, com o fim do Império Romano e por conseguinte domínio de Roma sobre a cidade, o teatro foi completamente abandona. Tanto que os mármores que recobriam e o decoravam foram usados ​​para a construção da Catedral de Sant’Agata em torno do ano 1000.

Mas a pá de cal foi quando os habitantes da cidade começaram a se apropriar do lugar. Nesse ínterim passaram a utilizar as estruturas dele para construir suas casas. E desta forma, pouco a pouco, o teatro passou a ser coberto por edifícios barrocos. É por isto que quem passa pela rua não sabe que ali dentro está esta grande maravilha. Por causa das construções é difícil distinguir o lugar, já que seu exterior está tomado de construções que foram se sobrepujando a ela.

Ressurgindo dos escombros

No século XVIII começaram as escavações arqueológicas no lugar. Como consequência, começou também a demolição de alguns edifícios construídos no interior do teatro. Foram necessárias poderosas operações de expropriações. Além de muito trabalho para demolir as estruturas modernas e restaurar as antigas. A parte mais consistente desses trabalhos foi realizada entre 1950 e 1970. No momento que levou à recuperação da caverna e da maioria dos ambulatórios. Em 1991 as expropriações foram retomadas e levaram à aquisição de todos os edifícios localizados no lado leste do monumento.

Desta forma, o monumento recuperou parcialmente sua forma original.

Teatro Romano de Catânia foto aérea (1)
Foto aérea do complexo do Teatro Romano de Catânia

A visita do Teatro Romano de Catânia hoje

 

Teatro Romano de Catânia mapa de visitação
Percurso da visita pelo Teatro Romano de Catânia

 

O lugar é incrível e boa parte dele está de pé, dando a dimensão do que ele devia ser nos anos áureos. É impressionante circular por toda estrutura, em outras palavras é realmente uma viagem no tempo. Com efeito, a visita não deve ser feita com pressa. Afinal, são tantos detalhes e tanta história, que não se deve perder.

 

Galerias

Pode-se circular por várias galerias que ficam sob a cavea e que levam a diversas salas. Estas galerias podem ser visitadas em 3 níveis diferentes e correm por baixo da escadaria que eram os assentos dos espectadores. De fato, eram por estas galerias que as pessoas tinham acesso a cavea.

Placas explicativas

Andando pelas galerias e salas, encontram-se várias placas explicativas com fotos. Estas placas são de grande ajuda, já que dão uma visão do lugar em fotos. Desta forma pode-se entender em texto e visualmente como era e como ficou o Teatro Romano ao longo do tempo.

Cavea

A cavea (escadaria) está em perfeita forma ainda nos dias de hoje e pode ser vista em quase sua totalidade. É muito bonito ver o jogo feito com as cores preta e branca das pedras, que foi usado ao construir esta parte. Com efeito, as cores diferentes das pedras diferenciavam as diferentes seções da plateia.

O acesso a cavea pode ser feito por diversas entradas através das galerias e em diferentes andares, da mesma forma que nos estádios de futebol de hoje em dia. Por certo, uma estrutura impressionante.

Museu

O lugar conta com um pequeno museu, que fica perto da saída. Neste lugar estão expostos achados arqueológicos encontrados nas escavações. Ali estão alguns pedaços de decoração do antigo teatro, por exemplo, estátuas e auto relevos decorativos, entre outros.

Casa Liberti

Mas o que mais me impressionou na visita, foi poder ver de perto a integração de algumas construções sobre o monumento. Posto que eles estão construídos sobre o Teatro e utilizando suas estruturas.

Uma das partes mais bacanas é a visita a Casa Liberti, que é uma das casas que foram expropriadas. Entretanto ela não foi demolida, justamente para contar esta parte da história do monumento.  Aqui, pode-se se circular pela casa toda e ver das janelas da sala todo teatro romano ali embaixo. Sem dúvida, a vista da sala, da cozinha e do terraço eram de fazer inveja a qualquer habitante da cidade!

A Casa ainda possui alguns poucos móveis, dessa forma mostrando como era a vida de quem vivia ali. Ao mesmo tempo, também estão em exposição vários achados arqueológicos menores, como moedas, artefatos do dia-a-dia, louças, e etc.

Informações Práticas

 

Endereço

Via Vittorio Emanuele II, 266.

95124 Catânia.

Telefone: +39 095 7150508.

Site do monumento

Horário

Abre diariamente entre 09h e 18h.

Bilhetes

Bilhete individual: €6,00.

Bilhete reduzido estudantes e maiores de 60 anos: €3,00.

Entrada gratuita até 18 anos.

Gratuito no primeiro domingo de cada mês.

Hospedagem em Catânia

 

Se você busca opções de hotéis em Catânia, eu indico ficar pelo centro e arredores, e ao longo da Via Etnea. Desta forma, você vai estar próximo de todas as atrações da cidade e pode conhecer tudo à pé. Até porque se deslocar de carro pela cidade pode ser um pesadelo. Ao passo que estacionar pode ser um pesadelo maior ainda!

Boas opções de hospedagem em Catânia são o ótimo Duomo Suites & Spa e o Il Principe Hotel Catania. Ambos extremamente bem localizados e com ótimas resenhas. Outra boa opção é o Habitat, também bem central.

Eu me hospedei no excelente apartamento Your Home in Town, que contava com tudo que eu precisava, inclusive estacionamento. Dessa maneira, este apartamento foi perfeito!

Aluguel de carro na Sicília

Pretende alugar carro na sua viagem pela Sicília?Eu super recomendo! Aluguei um carro durante minha viagem e foi uma delícia poder me deslocar pelas cidades livremente.

Clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório em vários países, como Cuba, Jordânia, e principalmente os países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e que precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.