Teatro Antico de Taormina, uma das maiores atrações da Sicília!

E uma das vistas mais incríveis da Itália!

0

Não existe dúvidas de que a visita mais fantástica que se faz em Taormina é o Teatro Antico de Taormina. Sabe daqueles lugares que você sabe que são lindos, que você fica embasbacado ao entrar e ver ao vivo? De fato, assim é este lugar!

Toda cidade de Taormina fica em cima do Monte Tauro. Quando eu fui chegando perto da cidade e a vi de longe, já fiquei de queixo caído com a beleza daquilo tudo. Uma localização privilegiada, de tal sorte tanto para quem vê de baixo, quanto para quem está lá em cima. Sem dúvida, Taormina é imbatível em termos de vistas panorâmicas na Sicília. A saber, na ponta do penhasco, na parte com as vistas mais espetaculares está este antigo teatro grego, que reina absoluto na região.

Não bastasse ser uma estrutura incrível, com mais de 2 mil anos, o Teatro Antico de Taormina ainda tem uma das vistas mais estonteantes de toda Itália. Do alto de sua arquibancada, os espectadores tem o prazer de assistir a beleza do Mar Mediterrâneo bem aos seus pés, juntamente com Etna, o mais alto e mais ativo vulcão da Europa, que emoldura a paisagem de forma perfeita.

Taormina

Visita guiada com as melhores explicações

Você é daqueles que prefere ter alguém te explicando os detalhes da cidade e histórias que só os locais sabem? Você pode contratar um guia em Taomina, que vai transformar sua visita numa experiência ainda mais rica. Aliás, isto é muito indicado em lugares com tanta história como este!

Teatro Antico de Taormina

 

Sinceramente, eu não estava preparada para a vista que tive lá do Teatro Antico de Taormina. A construção em si já é imponente, uma estrutura que tem mais de 2 mil anos e que continua ali, de pé, cheia de história. Surpreendentemente quando eu parei de pé na arquibancada, de frente para o palco, na hora do pôr do sol e no dia do meu aniversário, e vi a vista com o mar lá embaixo e o Monte Etna ao lado, tive certeza que eu estava vendo uma das paisagens mais lindas da minha vida!

Certamente não existem palavras para descrever certas emoções, e minha visita a este lugar foi, de certa forma, um grande presente. Com efeito chegar na hora certa, num dia lindo de sol e numa data especial, foi mais do que eu tinha imaginado para esta visita. Sobretudo teve um impacto incrível no meu passeio por ali. 🙂

vista do teatro de Taormina
Vista do alto da arquibancada do Teatro Antico de Taormina

Seguro de Viagem é muito importante! Não esqueça de comprar o seu.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Origem do Teatro Antico de Taormina

 

O Teatro Antico de Taormina é um teatro grego-romano. Primordialmente porque acredita-se que foi construído pelos gregos no século III a.C. Entretanto os romanos expandiram e alteraram bastante a construção original no séc. II a.C., eliminando quase que totalmente os vestígios gregos.

Época Grega

Apesar dos poucos resquícios gregos, um dos indícios de terem sido eles os construtores do teatro é o fato de Tauromenion, que hoje chamamos de Taormina, ser uma cidade fundada pelos gregos. Conforme é de conhecimento, toda cidade grega da época possuía um teatro. Bem como, outro ponto que reforça esta tese são os blocos de rocha sob o palco e as fundações. Eles são um exemplo típico da tecnologia de construção grega.

O grande fato que leva a crer que foram os gregos os criadores desta belezura, é a localização. Inegavelmente o teatro tem a vista mais incrível da região. Certamente a motivação maior de os gregos construírem teatros era apresentar suas diversas manifestações culturais, como teatro, música, recitais de poesias e afins. Tudo que envolvia a beleza e a arte. Aliás, precisa de pano de fundo melhor que a vista do mar e do Etna emoldurando o palco?

Teatro romano

Venha descobrir tudo que Taormina pode te oferecer >> As melhores experiências estão aqui!

Época Romana

Posteriormente quando os romanos conquistaram a cidade, eles reformaram completamente o teatro grego. Só para exemplificar, eles o embelezaram colocando colunas, estátuas, uma grande variedade de mármores e pedras coloridas importadas. Entretanto eles fecharam com uma parede o fundo do palco, eliminando a vista incrível do teatro. Primordialmente o teatro era usado para espetáculos sanguinários, como jogos e batalhas de gladiadores e com animais. Desta forma, a vista não dispersaria o público e não atrapalharia as apresentações.

Entretanto, os ataques sofridos pela cidade danificaram o teatro nos séculos posteriores. Com isto, a parede que ficava no fundo do palco acabou ganhando uma abertura com 10 metros de largura e desnudando novamente a belíssima vista.

Teatro Antico de Taormina Palco
Palco do Teatro Antico de Taormina

Dimensões do Teatro Antico de Taormina

 

Com efeito, independente de quem começou a construção, é fato que teve muito trabalho. O teatro foi escavado ali, sendo que sua arquibancada foi esculpida nas rochas do lugar. Afinal, para ter o formato certo do anfiteatro neste lugar foi necessário remover manualmente mais de 100.000 m³ de rocha. Imagine o trabalho que isto deve ter gerado na época! Isto faz dele um dos teatros mais impressionante da antiguidade. De fato, o Teatro Antico de Taormina é o segundo maior teatro na Sicília, perdendo somente para o de Siracusa.

A saber, o teatro tem 50 metros de largura, 120 metros de comprimento e 20 metros de altura. O diâmetro do auditório é de 109 metros e comportava cerca de 5400 espectadores. Assim sendo todos tinham uma excelente visão do palco de 30 metros. Além, claro, da acústica excepcional.

Teatro Antico de Taormina Capa

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! E não perca de postar nada da sua viagem!

Conhecendo o Teatro Antico de Taormina

 

A Visita

Em princípio, a visita do teatro é livre. Ou seja, pode se caminhar livremente por toda área onde ele está localizado. Não é necessário seguir um guia e nem uma rota pré-determinada. Pode-se andar praticamente por todos os lugares ali e ler as placas explicativas. Entretanto, quem deseja entender a história e os detalhes do lugar, deveria alugar um áudio-guia (pago a parte).

Em síntese, não é uma visita cansativa e nem demorada. Na realidade, aqueles que querem somente dar uma volta rápida e bater fotos, podem programar uns 30 minutos para visita. Contudo quem desejar apreciar as vistas do lugar e ouvir as histórias e explicações do áudio-guia, deve separar pelo menos umas 2 horas para ver tudo com calma.

O que conhecer

 

Com efeito o teatro foi literalmente escavado na encosta do monte, desta forma sobe-se uma escada pelas suas laterais para chegar no alto do auditório (Cavea). Lá no topo é onde ficava o pórtico. A experiência de ficar parado ali, na entrada do pórtico para o auditório, e vendo a vista ao fundo do palco, certamente faz suspirar!

A circulação no alto é feita por uma área aberta, que antigamente abrigava o pórtico. Hoje tem um muro que protege a parte norte do teatro, e de onde pode-se tem outra vista incrível abrangendo a Isola Bella e o litoral.

Com efeito, o lugar tem muito espaço para passear, bem como muitos pontos para ver as lindas vistas, mas basicamente o teatro é dividido em 5 seções:

Divisão do Teatro Antico
Divisão do Teatro Antico

Escadas de acesso

As escadarias laterais levam até o topo da arquibancada, ou auditório (Cavea). Conforme ia se subindo ia se passando por 3 portas de acesso a Cavea. Em princípio, na primeira porta de acesso entravam as autoridades maiores. Consequentemente, a segunda porta era para o acesso de pessoas importantes. Em suma, os espectadores normais tinham que subir até o final das escadas para entrar no auditório. Visto que as escadas terminavam no Pórtico, o povão tinha que caminhar mais.

Escadas do Teatro
Escadas laterais do Teatro Antico

Pórtico (Portici)

O Pórtico era um enorme corredor com arcos e o teto em abóbadas que foi construído em tijolos na parte superior da Cavea. Visto que este espaço servia para aumentar o número de lugares e circundava toda a Cavea. Ainda na parte superior do pórtico, nas abóbodas, ficavam mais fileiras de assentos.

Teatro Antico de Taormina Pórtico
Pórtico na parte superior do Auditório

Primordialmente só sobraram algumas bases dos pilares em arco do pórtico e uma pequena parte da cobertura. Mas já dá para ter uma ideia de como era nos tempos áureos.

Auditório (Cavea)

A saber, a Cavea era a onde o público ficava para assistir os espetáculos. Portanto era uma grande escadaria semicircular toda esculpida na rocha. Desta forma era acessada pelo Pórtico e pelas escadas laterais.

Cavea
Cavea

Surpreendentemente este lugar, onde ficavam os espectadores sentados, podia abrigar até 5400 pessoas. A parte mais baixa (perto da orquestra) era reservadas às autoridades. Inegavelmente, de baixo para cima, podia se avaliar a condição sócia econômica dos espectadores: conforme as pessoas iam perdendo a importância, mais acima elas ficavam.

Ainda hoje pode-se ver a divisão do auditório, que tem nove seções e era servido por oito escadas.

Palco (Skene)

O palco é a parte mais impressionante e praticamente original que resta do teatro. Era neste lugar que aconteciam as apresentações. Ainda é possível ver algumas colunas e a parede construída pelos romanos para tampar a vista. Esta parede tem um grande vão, que, como já foi dito, aconteceu devido aos ataques sofridos pela cidade.

Teatro Antico de Taormina Palco
Palco do Teatro Antico de Taormina

Seja como for, das colunas e decorações do teatro nada sobrou, já que na Idade Média muitas das colunas, decorações e estátuas foram retiradas dali para serem usadas em palácios e igrejas da cidade, inclusive na catedral.

Pesquisadores dizem que as colunas eram esculpidas em outros lugares e chegavam pelo mar em Villagonia (região onde está a estação de trem da cidade hoje em dia). Para trazer estas colunas até o teatro, escravos as amarravam em cordas e as puxavam morro acima.

Existiam 2 fileiras de colunas em estilo coríntio. A primeira fileira tinha nove colunas dispostas em grupos de três. E a segunda fileira contava com dezesseis colunas mais baixas e distribuídas a uma distância igual uma da outra.

Vista para o Palco
O palco do Teatro Antico

Palco
Parte intacta do interior do Palco

Orquestra

A orquestra é a área plana que fica em frente ao palco, e era onde ficavam os músicos. Mas é dito que os corais e dançarinos também se apresentaram ali. Por conseguinte, ali também eram encenadas peças teatrais maiores, como tragédias e comédias.

Teatro Antico de Taormina orquestra
Vista da Orquestra

No período romano, esta era a área mais usada do teatro, pois era aqui que aconteciam as batalhas de gladiadores.

Orquestra do Teatro Antico de Taormina
Orquestra

Orquestra Teatro Antico de Taormina

Hoje em dia

 

Inegavelmente o Teatro Antico é a maior atração de Taormina, por isto muitos o visitam diariamente. Mas o lugar também é usado nos meses de verão, principalmente em julho e agosto, para abrigar concertos, shows de rock, balés, peças de teatro, entre outras manifestações culturais.

Certamente assistir um show ali deve ser algo muito especial! Afinal, ter a vista incrível ao mesmo tempo que se assiste uma apresentação do nível das que acontecem ali, deve ser mágico!

Teatro Antico de Taormina hoje em dia

Outras experiências em Taormina

 

Pela cidade de Taormina

Além desta visita incrível, a cidade oferece muitas boas opções. Para aqueles que são amantes de vinhos, existem tours guiados para fazer degustações com caminhadas pelos vinhedos, com muita comida deliciosa. Aliás, você sabia que a Sicília tem fama de oferecer uma das melhores experiências gastronômicas do mundo?

Na cidade você pode fazer aulas de culinária também!

 

Vulcão Etna e Arredores

Está em Taormina e quer conhecer o Vulcão Etna de perto? Isto também é possível! Certamente eu indico muito, pois é uma experiência bem diferente do que estamos habituados. Por exemplo você também pode casar esta aventura com visita aos cânions de Alcantara e visita a vinícolas!  Super especial!

Hotéis em Taormina

 

Para aqueles que querem ficar bem perto do Teatro Antico e ter pacote completo de sonho, nenhum bate o incrível Belmond Grand Hotel Timeo. A saber, o hotel 5 estrelas tem vistas arrasadoras, é mega central, e fica aos pés da maior atração de Taormina, o Teatro Antico. Simplesmente perfeito! Outras ótimas opções são os incríveis Hotel Villa Belvedere, Hotel Villa Carlotta e o NH Collection Taormina.

Informações Práticas sobre o Teatro Antico de Taormina

 

Endereço

Via Teatro Greco, 40

Telefone: +39 0942 23220.

https://www.parconaxostaormina.com/

Estacionamento

Anteriormente, num outro post sobre a cidade, eu já dei dicas de onde estacionar em Taormina. Dei também outras dicas práticas no post de como planejar sua ida a cidade de Taormina, passa lá. 😉

Alugar carro na Sicília

Pretende alugar carro na sua viagem pela Sicília? Clique aqui e veja as melhores ofertas!

>> Dicas para alugar um carro pelo mundo, nós já explicamos nesse post aqui.

Horário

1 Janeiro a 15 Fevereiro 09:00 – 16:00
16 a 28 Fevereiro 09:00 – 16:30
1 a 15 Março 09:00 – 17:00
16 a 31 Março 09:00 – 17:30
1 a 30 Abril 9:00 – 18:30
1 Maio a 31 Agosto 09:00 – 19:00
1 a 15 Setembro 9:00 – 18:30
16 a 30 Setembro 9:00 – 18:00
1 a 15 Outubro 9:00 – 17:30
16 a 31 Outubro 09:00 – 17:00
1 Novembro a 31 Dezembro 09:00 – 16:00

Horário

Entrada

Adultos: €10.

Europeus entre 18-25 anos: €5

Gratuito: europeus menores de 18 anos, professores italianos, no seu aniversário, primeiro domingo do mês.

Áudio-guia: €5

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.