Página Principal Estônia A belíssima Catedral Alexander Nevsky, em Tallinn, na Estônia

A belíssima Catedral Alexander Nevsky, em Tallinn, na Estônia

por Carina
0 comment

Tallinn é uma belíssima cidade dos países bálticos, no norte da Estônia e banhada pelo Golfo da Finlândia. Com inúmeras atrações ela deveria entrar na sua lista de visitas! Afinal, esta bela cidade é um destino turístico que vem recebendo mais e mais atenção nos últimos anos. Então neste post vamos apresentar uma das grandes atrações de Tallinn: a Catedral Alexander Nevsky.

Certamente, a cidade oferece inúmeras outras atrações de peso, mas a Catedral Alexander Nevsky é daquelas que prende o olhar.

Tallinn Catedral Alexander Nevsky

A Catedral Alexander Nevsky em Tallinn

Tallinn é uma cidade murada e dividida em cidade alta e cidade baixa. A cidade alta é conhecida como Toompea. Já a cidade baixa, onde está o centro histórico, é chamada de Vanalinn. Entretanto, é na parte alta da cidade, que fica a atração deste post. A opulenta Catedral Católica Ortodoxa Russa St. Alexander Nevsky pode ser vista de vários pontos da cidade.

Para melhor situar, o Monte Toompea fica a 50 metros acima do nível do mar. Ele é um grande monte ao lado do centro antigo de Tallinn. Desta forma, fica muito fácil chegar até o alto dele, onde está a igreja católica-ortodoxa de Tallinn, a Catedral Alexander Nevsky.

Inclusive, bem próximas dela estão outras grandes atrações de Tallinn. Entre elas estão atrações como Castelo de Toompea (sede do parlamento da Estônia). Ainda por ali está a antiga e mais importante torre de defesa, Kiek in de Kökas. Além destas, está a igreja luterana Toomkirik (Catedral de Santa Maria), que é o templo religioso mais antigo da cidade.

Tallinn Catedral Alexander Nevsky

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Não corra o risco de não poder entrar na Europa por não ter um seguro de viagem internacional! Faça já o seu!

+ DICAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!

De Helsinki: Excursão Guiada para Tallin com Balsa 1 Dia

A Catedral Alexandre Nevsky

Não tem como negar que a majestosa Catedral de St. Alexander Nevsky domina Toompea. O prédio bem pomposo não passa despercebido. Ele conta com cinco grandes cúpulas em forma de cebola no alto de suas torres românticas. Mas ainda a gente pode ver vários crucifixos dourados decorando a igreja de cor vibrante. Certamente, esta junção de atrativos faz desta igreja um dos cartões postais de Tallinn.

Mas apesar de ser linda e muito bem trabalhada, a principal Catedral Ortodoxa Russa da Estônia não agrada os estonianos. Isto porque a Catedral lembra um período da história que eles preferiam não ter vivido, que foi a dominação russa. A Igreja é o grande símbolo da tentativa de dominação do império – tanto religiosos como política – sobre os Países Bálticos. Primordialmente, isto aconteceu no final do século XVII (1894), quando a Estônia era parte do império czarista da Rússia. Neste período, o império czarista estava se tornando cada vez mais incontrolável.

Tallinn Estônia

História

A catedral foi construída por ordem do Czar Alexandre III. Ele queria que a praça do castelo tivesse uma edificação em estilo neobizantino. Propositadamente, ela foi construída em frente ao prédio do Parlamento. Inclusive, era neste mesmo local que ficava uma estátua de Martinho Lutero. Com isto, o Czar quis mostrar para os moradores, principalmente luteranos, quem estava no comando.

Já o site da própria igreja, tem uma outra versão. Ele fala que ela foi construída “por iniciativa da população ortodoxa e de doações voluntárias levantadas por todo o império”. Dizem também que a igreja foi erigida em um dos vários locais, onde segundo a lenda, o popular herói da Estônia Kalevipoeg Kalev se diz ter sido enterrado.

Tallinn Estônia

A catedral foi dedicada ao Santo russo Alexander Nevsky Yaroslavich, o Príncipe de Novgorod. Este príncipe em 1242 liderou e ganhou a famosa Batalha do Gelo. Esta batalha aconteceu no Lago Peipus, nas águas territoriais da atual Estônia.

Em 1918, a Estônia conquistou sua independência pela primeira vez. Então para se livrar das péssimas memórias, planejaram a demolição da catedral em 1924. Mas isto acabou não acontecendo devido à falta de fundos para um trabalho tão grande.

Então, anos depois, veio a URSS e dominou novamente a região. Com isto, o país se tornou aos poucos oficialmente não-religioso. Deste modo, muitas igrejas, incluindo esta catedral, foram deixadas em segundo plano e a sua própria sorte. Finalmente, há pouco mais de 2 décadas (em 1991) o país se viu realmente livre e independente da URSS. No entando, o povo percebeu que a catedral poderia acrescentar e então preferiram restaurá-la.

Catedral Alexander Nevsky Tallinn

Tallinn: excursão histórica e gastronômica na Estônia

Interior

Tipicamente ortdoxo, o interior é repleto de mosaicos e ícones, além de lindos vitrais. Os ícones foram pintados em St. Petersburg em placas de cobre e zinco. A igreja tem três altares, sendo o altar norte dedicado a Vladimir I e o altar sul a St. Sergius de Radonezh. Assim como, o chão é todo revestido de granito finlandês.

Tallinn Catedral Alexander Nevsky interior

Sinos

A torres da igreja possuem o mais poderoso conjunto de sinos de Tallinn. Ou seja, são 11 sinos, incluindo o maior em Tallinn, que pesa 16 toneladas. Aliás, este mesmo sino pesa mais do que o peso dos outros dez combinados. Seja como for, eles podem ser ouvidos a cada hora cheia.

Patrimônio da UNESCO

Sem dúvida, a igreja é ricamente decorada e tem um estilo misto. Inclusive, ela foi projetada pelo respeitado arquiteto de St. Petersburg Mikhail Preobrazhenski. Uma preciosidade, que mesmo por caminhos estranhos faz parte da história do país. Em virtude de sua importância, ela foi declarada como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1997.

Tallinn Estônia interior catedral

Reserve seu hotel na Estônia ou Tallinn por aqui e garanta o menor preço! E ainda tenha, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Informações sobre a Catedral Alexander Nevsky

Horário

A igreja está aberta de domingo a 6ª-feira, entre 08 – 19h.

Já nos sábados ela abre entre 08 – 20h.

Entrada

Gratuito.

Endereço

Lossiplats 10, 10130 Tallinn, Estônia.

www.nevsky.orthodox.ee/index.php/en

Tallinn Catedral Alexander Nevsky mapa

Como chegar

Apesar de ficar no alto do Monte Troompea, a igreja pode ser facilmente acessada a pé. Isto é, uma rápida caminhada a partir do centro antigo leva até lá.

;

Onde ficar em Tallinn:

Booking.com

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies