Logo

Rugby na Nova Zelândia: Assistindo a um jogo da liga do Super Rugby

by / 12 Comentarios / 1 de março de 2015

Apesar de relativamente pequena, a Nova Zelândia é um país com forte tradição esportiva. Referência mundial em esportes radicais e outras diversas modalidades que vão desde o iatismo, passando pelo criquet, golf, ciclismo, remo e esportes de inverno. O Rugby é sem dúvida, o esporte mais popular e prestigiado da Nova Zelândia. Tanto que quando os All Blacks, a seleção nacional neozelandesa de Rugby joga, o país praticamente para para assistir o jogo.

Entrada Eden Stadium em Auckland

Desde nossa chegada aqui na Nova Zelândia no final de 2012, tenho procurado acompanhar e aprender um pouco mais sobre este emocionante esporte, que por aqui é quase como uma religião. Antes mesmo de mudar para cá, já era fascinado pelos All Blacks, seu estilo de jogo e impecável repertório de títulos e vitórias, mas principalmente pela sua famosa Haka.

Torcida Super Rugby Nova Zelândia

E como assistir a um jogo de Rugby ao vivo na Nova Zelândia era algo que estava em minha listinha de coisas para fazer quando um dia viessemos cá, assim que nos estabelecemos por aqui, fui atrás de uma partida de Rugby para assistir. Minha preferência inicial certamente era assistir a uma partida com os All Blacks jogando em casa.

Torcida numa partida de Super Rugby Nova Zelândia

No entanto, para nossa infelicidade, alguns dias antes de comprar nossos ingressos para o jogo. Acabamos marcamos uma viagem para a ilha sul que justamente coincidiu com o último jogo do ano quando os All Blacks iriam jogar aqui em Auckland contra a França. Uma pena, pois esse jogo foi justamente o primeiro confronto entre as duas seleções desde a final da copa do mundo de 2011, neste mesmo estádio, o lendário Eden Park. Sendo assim, nossa experiência de assistir a um jogo dos All Blacks na Nova Zelândia acabou tendo que esperar mais um pouco.

Veja também: Posts sobre assistindo a uma partida de Rugby com os All Blacks 

Eden Park no jogo do Auckland Blues pelo Super Rugby Nova Zelândia

Tendo um dos melhores jogadores e times de Rugby do mundo. Nada mais natural que a Nova Zelândia tenha também uma liga de Rugby extremamente competitiva. E para não corrermos o risco de ir embora da Nova Zelândia sem assistir pelo menos uma uma partida de Rugby. Aproveitamos que conseguimos ingressos para a partida do Super Rugby entre o Auckland Blues x Dunedin Highlanders na faixa, para garantir esta experiência de nossa listinha de “must do” na Nova Zelândia.

E apesar de ambos os times do jogo que fomos assistir no Eden Park aqui em Auckland serem Kiwis, eles participam da liga do Super Rugby que reúne 15 times com 5 times da Nova Zelândia, Austrália e Africa do Sul respectivamente. Obviamente fomos torcendo pelo time da casa que começou o jogo perdendo feio para o time de Dunedin, concedendo 2 trys (espécie de touch down do futebol americano) antes de esboçar qualquer reação.

Partida de Super Rugby na Nova Zelândia

Partida de Super Rugby na Nova Zelândia

Depois de 20 minutos de jogo, o time da casa acordou e terminou o primeiro tempo virtualmente empatado com um try e dois penalties. Na segunda metade do jogo, os donos da casa finalmente começaram a jogar e viraram o placar encerrando o jogo com uma vitória de 29 x 18.

Partida de Super Rugby na Nova Zelândia

Uma das coisas que mais impressionou fora do campo foi o grau de civilidade dos torcedores.. Todos sentados lado a lado não importando para que time você estavam torcendo, já que não há separação das torcidas. Outra coisa bacana é que quem tem o ingresso para a partida pode usar o transporte público gratuitamente até o estádio e de lá, de volta para casa.

Cobrança de penailti pelo Auckland Blues no Super Rugby Nova Zelândia

Já dentro de campo a história é um pouco diferente. Por natureza, o rugby é um jogo duro, com contato corporal e choques intensos, que ao contrário do futebol americano, não tem nenhum tipo de proteção, preenchimento ou até mesmo capacete. A bola, se é que isso pode ser chamado de bola é muito semelhante ao formato de uma bola de futebol americano, mas um pouco maior.

Rugby na Nova Zelândia

O Jogo tem duração de 80 minutos, dividido em duas metades de 40 minutos. Em linhas gerais, o objetivo do jogo é marcar pontos levando a “bola” sobre o campo adversário até atravessar a linha do fim do campo da equipe adversária (chamado de try e que vale 5 pontos) ou jogar a “bola” no chão e chutá-la através das traves (chamado a drop goal e que vale 3 pontos). O Rugby lembra bastante o Futebol Americano, mas ao contrário da variante americana, o jogador só pode passar a “bola” para um companheiro de equipe que esteja atrás de dele no campo.

Super Rugby na NZ

Aí existem os penaltis, cartões amarelos e várias outras regras que ainda preciso aprender um pouco melhor.. De toda forma, mesmo não sabendo tudo ao certo que estava acontecendo na partida, achei uma experiência super legal. O clima do estádio é super familiar e descontraído.

Scrum no Super Rugby na Nova Zelândia

Depois desse jogo, os All Blacks já jogaram no Eden Park aqui em Auckland contra a África do Sul, Inglaterra e Austrália… E nós estivemos em todos os jogos desde então. Além da partida em sí, a Haka (Dança de Guerra Maori) e a hora do Hino são sempre emocionantes, mesmo para quem não entende absolutamente nada de Rugby, como eu quando fui assistir a essa primeira partida do Super Rugby em 2012.

Super Rugby na Nova Zelândia

Posts Relacionados:

Todos os posts sobre a Nova Zelândia

Todos os posts sobre Auckland

Todos os posts sobre Esportes

Todos os posts sobre Rugby

Informações Úteis:

Para entender um pouco mais sobre o Rugby e suas variações recomendo este site aqui.

Em 2016 a versão reduzida do Rugby conhecida como Rugby Sevens será disputada nos Jogos Olímpicos do Rio e a Nova Zelândia tem grandes chances de medalha nesta modalidade.

Para maiores informações sobre os times, jogos, datas dos jogos da liga do Super Rugby acesse esse link aqui.

Com capacidade para 50.000 pessoas, o Eden Park é o local onde a maior parte das competições de Rugby e Cricket acontecem em Auckland. Reformado para a Copa do Mundo de Rugby de 2011, o Eden Park é o maior estádio da Nova Zelândia. Para quem quiser visitar o local a dica é assistir a um jogo no local ou fazer uma visita guiada em tours que acontecem determinados dias do mês. (Confira datas neste link).

 

Endereço:

Eden Park Stadium

Reimers Ave,Kingsland,

Auckland, New Zealand

* Kingsland Train Station se for usando transporte público

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
S 36 52.535 E 174 44.661

Procurando hotel para a sua viagem?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços, pode cancelar quando quiser e com todo o suporte (em português!) que você precisar.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Auckland, Cultura, Destinos, Esporte, Estádios, Experiências, Ilha Norte, Lugares Históricos, Nova Zelândia, Oceania

12 Comment

  1. Deve ser ótimo ver um jogo no estádio! 🙂 Estive na NZ em 2011 bem no meio da copa do mundo de Rugby. Vi jogos nos pubs (porque nos estádios já estava tudo sold out) e foi muito animado. Pessoalmente acho o Rugby muito mais interessante que o futebol americano, é mais corrido.

    • Karine

      Que legal estar aqui durante a copa do mundo de Rugby.. Eu também achei o jogo mais animado que o Futebol Americano.. Mas sinceramente falando ainda tenho que aprender um pouco mais das regras de ambos para entender e curtir melhor o joogo de toda forma é uma experiência ticada da listinha na NZ 😀

  2. Prezados, não tiquem ainda o rugby da listinha, não, está faltando um jogo dos All Blacks. Tentem durante o Rugby Championship (qué é o herdeiro do Tri Nations). NZ-Australia no 24 agosto, NZ-Argentina no 7 setembro, e NZ-South Africa no 14 setembro. Eu amo rubgy, já me encantava com ele quando era criança, assistia todos os jogos do 5 Nations na tv (agora 6 Nations). Depois tive a incrível oportunidade de trabalhar em um mundial de rugby, fui intérprete de uma equipe durante as três semanas do campeonato, e conheci o mundo do rugby internacional por dentro – além de ter a chance de ver lendas do esporte em ação, como um dos maiores All Blacks de todos os tempos, o grande Jonah Lomu.
    A civilidade dos torcedores é tal qual vocês descrevem. Sempre se misturam nas arquibancadas, eles amam o rugby e a cerveça também… Mas muitos não conhecem uma coisa muito bacana do rugby, a “third half”, que para muitos é tão importante quanto a primeira e segunda metade do jogo. Quando acava o jogo, e depois de tomar banho e trocar de roupa, as duas equipes se encontram em um lugar comum onde há discursos, bebida e um tempo para estar juntos depois do jogo. Impensável em qualquer outro esporte. Rugby é um esporte duro mas muito mais nobre do que futebol. Abraços e obrigado pelo texto!

    • Muito legal seu comentário.. Vou ficar de olho assim que os ingressos começarem a ser vendidos para tentar assistir outros jogos.. Mas ainda tenho que estudar um pouco mais das regras..

      Abraço

  3. Muito legal! Espero que vocês consigam ver muitos outros jogos!!
    Bjs

  4. Engraçado no meio dos brutamontes este Juíz de Rosa Choque
    🙂

    Abraço

    • Gustavo

      Nós também achamos muito engraçado.. Acabei esquecendo de mencionar isso no post…

      Abs

  5. Que demais! Realmente não dá pra ir a Nova Zelândia e não assistir um jogo de rugby 😀 Pena que não foi dos All Blacks, mas pelo menos vocês curtiram o clima! É o sonho do meu marido e dos meus filhos. Já pensou o “haka” ao vivo? Beijos! Adorei o post!

    • Luciana

      Eu adoro ver a Haka ao vivo antes da partida… Imagino só o que passa na cabeça da equipe adversária..
      Bjs

  6. Hoje assisti ao jogo da inglaterra. O juiz rosa creio que se trata do apoio ao “outubro rosa” pela luta contra o cancer. Muito legal porque eh estranho mas por uma boa e nobre causa ?

    • Oi Alexandra, Tudo bem?
      Aqui é a Mirella e não o Oscar… até onde eu sei e em todos os jogos que eu assisti na Australia, os juízes sempre usam a camisa pink, se não me engano faz parte da tradição.
      Abs

Comente Aqui