Dicas de Viagem

St. Lucia, um destino incrível na África do Sul

0

Um dos países que mais me surpreendeu positivamente até hoje foi sem dúvida a África do Sul. Muitos tem a imagem de um lugar inóspito e que a grande atração, além da Cidade do Cabo, é fazer safári, e especificamente no Kruger Park. Quem se propõem a conhecer o país um pouco mais, vai ficar sem saber direito o que escolher ver, de tantas opções! E uma das nossas escolhas foi St. Lucia, um destino incrível na África do Sul!

 

St. Lucia iSimangaliso
Pôr do dol na região de St. Lucia

St. Lucia fica a 2,5 horas de Durban, a capital de KwaZulu Natal, para onde nós voamos e de onde partimos de carro para o Hluhluwe- Imfolozi National Park, um parque incrível para fazer safári e que recomendo muito. Eles afirmam com muito orgulho que fizeram a população de rinocerontes na África do Sul crescer novamente.

 

St. Lucia região mapa

Dali seguimos para St. Lucia, que como o Hluhluwe-Imfolozi, foi uma indicação de um amigo suíço que fizemos na nossa viagem para Tanzânia e que já tinha feito muitos safáris em vários países da África e tinha nos dito veemente para não perdermos estes dois lugares na nossa próxima viagem. E foi o que fizemos. Santa indicação!

St. Lucia, na África do Sul

 

St. Lucia é uma cidadezinha pequena e litorânea, com algumas poucas ruas e muito organizada. Extremamente residencial, é o tipo de lugar que você tem vontade de procurar a primeira imobiliária que passar na frente e comprar uma casinha para passar a velhice. Ou a juventude dos 30 em diante. Já os adolescentes a achariam pacata demais!

Quase toda a vida da vila ocorre ao longo da estrada principal, a McKenzie Street, que conta com amplas calçadas para pedestres e árvores, um pequeno supermercado e vários restaurantes, lojas e cafés. Além, é claro, dos operadores de turismo.

 

St. Lucia mapa

Uma boa parte das casas da cidade são pousadas e o lugar atrai gente de tudo quanto é parte do mundo. Os donos da pousada que ficamos eram holandeses, que foram muitos anos antes passear e não voltaram mais…

Aliás, um dos grandes motivos para o lugar ser tão pacato, é que não é recomendável sair caminhando de noite pelas suas ruas. O motivo não é a violência e sim o perigo de cruzar com um hipopótamo ou um crocodilo, que muitas vezes circulam pelas ruas da cidade nas suas andanças noturnas. As casas tem a recomendação de manter seus portões fechados, principalmente se tiverem piscina no terreno, porque a chance de achar um hipopótamo dentro dela na manhã seguinte é grande… e grande é o problema de tirar o bicho de lá!

O vilarejo de St. Lucia fica na foz do Lago St. Lucia. em um estreito pedaço de terra, entre o estuário do Lago St. Lucia no Oceano Índico. Para acessar a vila, só atravessando a ponte que a liga ao continente ou de barco.

O lugar conta com uma natureza intocada ao redor da cidade e belas praias com extensa faixa de areia, dunas, hipopótamos, crocodilos e uma grande variedade de aves. É ainda um excelente ponto de pesca, tanto na lagoa, como no mar, e possui diversas trilhas para caminhada.

Caminhar na praia é uma experiência muito bacana. A praia é bonita, com uma grande faixa de areia fofa e um mar aberto, O olhar não consegue acompanhar onde acaba a praia, ela parece não ter fim! Daquelas praias que uma se liga a outra e assim por quilômetros de distância, sem ter nenhuma casa a beira-mar, nenhuma estrada e nada que interfira na natureza. E pode-se caminhar muito até cruzar com alguém (dependendo da época do ano (claro!).

 

Atrações de St. Lucia e arredores

 

St. Lucia iSimangaliso4

Estuário da Lagoa St. Lucia

 

Na ponta da praia, no estuário do Lago St. Lucia, está uma região de mangue que abriga inúmeros hipopótamos. E esta é uma das grandes atrações do lugar! Um lugar onde os hipopótamos andam na rua de noite, tem de ter um habitat propício para eles durante o dia. E eles estão ali, em profusão e para deleite dos turistas encantados.

 

Claro que não é recomendável se aproximar muito, mas consegue-se ouvir sua bagunça na água e vê-los bem de perto.

Crocodile Centre

 

Mesmo a região tendo vários crocodilos a solta, e poder vê-los facilmente pela lagoa, aqueles que querem chegar mais perto ainda do animal pode visitar o centro de crocodilos tocado pelo KZN Wildlife (estatal) e está localizado a cerca de 1 km ao norte da vila de St. Lucia, na estrada para Cape Vidal. Além de crocodilos, há uma exposição cobras e um parque. O centro está aberto diariamente das 09-16 horas. Alimentações de crocodilo acontecem somente aos sábados e domingos, às 11h e às 15 horas. Telefone: 035 5901386.

 

St. Lucia passeio de barco1

iSimangaliso Wetland Park

 

A grande atração da região é iSimangaliso Wetland Park e St. Lucia é o lugar ideal para fazer a visita ao parque nacional. Um parque lindo e bem diferente da maioria dos parques nacionais do país, já que fica no litoral e abrange todo o lago St. Lucia.

 

St. Lucia Isimangaliso mapa

O iSimangaliso Wetland Park (anteriormente conhecido como St. Lucia Wetland Park) foi declarado Patrimônio Mundial em 1999, sendo uma faixa costeira entre Maphelana Kosi Bay, ao sul, até a fronteira com Moçambique, no norte, incluindo as zonas de mangue em torno do Lago St. Lucia.

O parque nacional abrange uma área de 328 000 hectares e protege vários habitats únicos, contando ainda com inúmeras espécies animais, sendo possível avistar os “Big 5”. Ali se vê facilmente leopardos, girafas, búfalos, elefantes, hipopótamo, camaleões e muito mais.




 

St. Lucia iSimangaliso1

O parque é muito bem organizado, com estradas asfaltadas e trilhas secundárias em estrada de terra, com pontos de parada muito bem estruturados, com zonas para piquenique, banheiros limpos e pontos de observação.

 

O centro do parque é o Lago St. Lucia, que é alimentado por vários rios, de água doce e com cerca de 60 km de comprimento. Corre paralelamente à costa e termina ao sul da vila de St. Lucia, unindo-se ao mar. A confluência da água doce do lago com a água do mar faz com que o parque tenha uma oferta de alimentos particularmente rica, e por isso há inúmeras espécies de peixes e claro, uma variedade enorme de pássaros. Até o momento, 526 espécies de aves foram registradas, incluindo inúmeras garças, maçaricos, íbis, colhereiros, cegonhas, pelicanos, flamingos falcões e águias.

 

St. Lucia Isimangaliso3

 

St. Lucia Isimangaliso5

E como não poderia deixar de ser, ali também encontram-se inúmeros hipopótamos e crocodilos. O parque conta com cerca de 1.500 crocodilos, fazendo dele o que tem maior quantidade da espécie do que em qualquer outro parque natural na África do Sul. Isto também se aplica para a população de hipopótamos, dos quais há um número estimado de 800 exemplares.

Existem grandes recifes subaquáticos e alguns dos mais espetaculares corais do mundo estão localizados em Sodwana Bay. Os recifes são habitados por diversos peixes coloridos, polvos e lulas. Às vezes, tubarões-baleia gigantescos podem ser vistos deslizando através da água.

 

O parque inclui:

 

– St. Lucia Game Reserve
– False Bay Park
– Kosi Bay
– Lake Etrza Nature Reserve
– Lake Sibhayi

– St. Lucia Marine Reserve
– St. Lucia Marine Sanctuary
– Sodwana Bay National Park
– Mapelane Nature Reserve
– Maputaland Marine Reserve
– Cape Vidal
– Ozabeni
– Mfabeni
– Tewate Wilderness Area
– Mkuze Game Reserve

Cape Vidal

 

Cape Vidal é um acampamento do governo a cerca de 27 quilômetros ao norte da vila de St. Lucia e que é facilmente acessado por uma estrada pavimentada que segue ao longo da costa, por dentro do iSimangaliso Wetland Park, entrando pelo Bhangazi Gate. É cercada por dunas altas e florestas costeiras verdes e densas, e oferece as maravilhosas e extensas praias da região. O lugar é realmente incrível e não deve ser perdido na visita. Não encontramos ninguém quando estávamos por lá em maio, a não ser um veadinho que se aproximou bastante de nós.

 

St. Lucia Cape Vidal animais1

O contato com a natureza é incrível e pode-se fazer mergulhos e praticar snorkel, mas com cuidado, já que não existe proteção contra tubarões. Cape Vidal também é popular para a pesca, seja ela na praia, ou em alto mar. E num lugar especial assim ainda tem as tartarugas marinhas que em dezembro vêm à terra para colocar seus ovos.

 

Informações

 

Os portões de Cape Vidal funcionam:

Abril a Outubro                 06h00 até 18h00

Novembro a Março            05h00 até 19h00

 

Preço da entrada (2017):

Adultos                      R45.00 p/p

Crianças                     R35.00 p/p

St. Lucia Estuary Boat Tours

 

Um dos programas mais feitos em St. Lucia é o passeio de barco pelo estuário e lagoa, e operadoras vendendo os passeios é o que não falta. Eles duram cerca de 2 horas, dão informações completas sobre a flora e fauna da região, e permitem a apreciação bem próxima de animais, como crocodilo e hipopótamos. Os passeios são diários e acontecem diversas vezes ao dia. As reservas podem ser feitas em todas as lojas turísticas ao longo da McKenzie Street.

 

Hluhluwe-Imfolozi National Park

 

Sim, o parque nacional que mencionei no início deste post é uma das grandes estrelas de a região e ficando a somente 60 quilômetros de St. Lucia, é com certeza, um dos passeios mais indicados para se fazer nesta área. E vai ganhar um post a parte para mostrar suas belezas.

 

St. Lucia Imfolozi3

 

St. Lucia Imfolozi1

Vi anúncios de diversas empresas em St. Lucia que oferecem safáris tanto de dia como de noite no Imfolozi, e indico pelo menos fazer um de cada, já que são experiências muito diferentes e ambas muito bacanas!

 

St. Lucia Imfolozi mapa

O que mais fazer na região de St. Lucia

 

– Safáris de barco para ver hipopótamos e crocodilos

– Passeios de cavalo

– Apresentações da cultura Zulu (que é da região)

– Passeio de Quadricículo

– Pesca submarina

– Observação de baleias

– Tours para ver tartarugas

– Observação de estrelas

– Diversos tours guiados

 

St. Lucia passeio de barco4

Dicas

 

Evite visitar o lugar em agosto, que ele costuma estar lotado!

 

Não esqueça de levar binóculos!

Informações

 

Horário de abertura e fechamento dos portões do parque:

1 Abril – 31 Outubro:            06h00–18h00
1 Novembro – 31 Março:       05h00–19h00

 

 

Observação de baleias: Junho a Novembro

 

Temporada de tartaruga: Outubro a Março

Comente Aqui