Dicas de Viagem

1 Cidade: 1 Atração = Sky 100 em Hong Kong

10

Com mais de 300 edifícios com mais de 150 metros de altura, Hong Kong é a cidade com o maior número de arranha céus do mundo. E por isso, nesta semana na série ”1 cidade: 1 Atração” vamos até esta ex-colônia britânica conhecer o arranha céu mais alto da cidade, o International Commerce Centre (ICC) com seus 484 metros de altura e seu moderno observatório, o Sky 100.

Para ler os outros posts da série 1 Cidade : 1 Atração, clique aqui!

1 Cidade: 1 Atração = Sky 100  em Hong Kong

Hong Kong é uma das maiores metrópoles da Ásia e uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Devido ao seu peculiar relevo recortado pelo mar da China e cercada de montanhas, para crescer, Hong Kong não teve outra maneira a não ser verticalizar, fazendo dela a cidade com o maior número de arranha-céus do mundo.

Hong Kong

Embora a maioria dos arranha céus de Hong Kong esteja concentrada ao longo de uma estreita faixa de terra na costa norte da ilha de Hong Kong, nos últimos anos a região da península de Kowloon, do outro lado da Victoria Harbour, tem visto um aumento expressivo no número destas super estruturas.

Hong Kong

A maior e mais imponente delas é o ICC ou International Commerce Centre. Com 484 metros de altura, divididos em 118 andares, o ICC é considerado hoje (meados de 2015) o oitavo edifício mais alto do mundo.

Atração Hong Kong 9

Nele trabalham cerca de 20.000 pessoas nos inúmeros escritórios comerciais que vão do 3o ao 99o andar. Já os últimos 16 andares do edifício são ocupados pelo sofisticado Ritz-Carlton. Entre a parte comercial e o hotel, encontramos ainda o mais alto observatório da cidade de Hong Kong, o Sky 100 e o Sky Dining 101, um espaço com 4 super restaurantes  com um visual que dispensa apresentações.

Hong Kong

Quando visitamos a cidade pela primeira vez em 2008, o ICC ainda estava em fase de  construção e naquela época, o edifício mais alto da cidade ainda era o International Financial Centre 2 com 415 metros de altura. O qual hoje ocupa a 19a colocação como prédio mais alto do mundo. De volta a Hong Kong e com a obra concluída, não poderíamos de deixar de conhecer o Sky 100.

Atração Hong Kong 12

Localizado no 100 andar do ICC, o Sky 100 é um observatório indoor que desde 17 de Abril de 2011 ocupa a posição de observatório mais alto da cidade a 393 metros de altura. E pelo fato de estar localizado em Kowloon, dele se tem algumas das visões panorâmicas mais impressionantes do skyline de Hong Kong.

Atração Hong Kong 10

Visitando o Sky 100 no ICC em Hong Kong

Quando visitamos o Sky100, acabamos optando por visitar a atração no período da noite, de forma que pudéssemos comtemplar a cidade na hora do famoso show de luzes conhecido como Symphony of Lights.

Hong Kong

Depois de passarmos na bilheteria, que fica dentro do luxuoso Elements Mall, para pegarmos nossos ingressos, aproveitamos para explorar rapidamente o Sky 100 Exhibit. Ok, você provavelmente vai pensar: Não estou aqui para apertar botões e ver filminhos e show de luzinhas, mas tenho que dizer: Os displays multimídia do Sky 100 são uma ótima introdução ao passeio e tratam de forma interativa um pouco da história e arquitetura de Hong Kong, num modelo que a recém inagugurada Freedom Tower em Nova York acaba de copiar/aprimorar. Em outras palavras,  realmente vale a pena investir uns 10- 20 minutos.

Hong Kong

O passeio continua com a subida no elevador. Embora não seja tão rápido quanto o elevador do Burj Khalifa em Dubai, gasta-se apenas 60 segundos para subir do 2º ao 100º andar. Um monitor se encarrega de demonstrar graficamente a posição do elevador em relação a altura do edifício.

Hong Kong

Chegando lá em cima, ao sair do elevador e olhar a cidade lá de cima, você diz!! Ual!!

Atração Hong Kong 8

Mas a pergunta que não quer calar:

Vale a pena subir no observatório do Sky 100? O visual lá de cima é tão espetacular quanto dizem que é?  De uma maneira geral tenho que dizer que Sim!! Porém não devemos esquecer que na cidade existe uma série de excelentes pontos de observação do Skyline de Hong Kong, sendo o the Peak o mais tradicional deles.

Atração Hong Kong 14

Porém, uma de suas principais vantagens do Sky 100 sobre o the Peak é a sua localização à beira-mar em Kowloon. Como a grande maioria dos arranha-céus de Hong Kong estão do outro lado da Victoria Harbour na costa norte da ilha de Hong Kong, Kowloon é definitivamente o melhor lugar para vê-los todos de frente.

Hong Kong

E a partir da plataforma de visualização do Sky 100 você tem uma vista panorâmica de toda a linha do horizonte da costa norte de Hong Kong e seus arranha-céus. E embora esta seja uma perspectiva encontrada gratuitamente na Avenida das Estrelas, onde a maioria das pessoas vai curtir o Symphony of Lights. Ver o cityscape da cidade nesta perspectiva a 393 metros de altura, faz Hong Kong parecer ainda mais impressionante.

Hong Kong

Igualmente impressionante é o fato de o deck observação permitir uma visão de 360 da cidade. Permitindo você enxergar muito além dos arranha-céus de Hong Kong, mas também a populosa área residencial de Kowloon e seus milhares de conjuntos habitacionais. Coisa que você praticamente não consegue enxergar do The Peak.




Hong Kong

A única desvantagem do Sky100 é que ao contrário de outros mirantes de outros arranha-céus ao redor do mundo, como o Empire State Building em Nova York e mesmo o Burj Khalifa em Dubai, o Sky 100 não possui uma área de visualização externa. Ou seja, por estar completamente envolto em vidro, fotografar (principalmente a noite) apresenta uma série de desafios.

Hong Kong

Falando em visita noturna, eu particularmente esperava um pouco mais do show do Symphony of lights visto lá do alto do Sky 100. Eu pessoalmente ainda acho que o show das luzes de Hong Kong é mais interessante quando visto da Golden Bauhinia Square em Wanchai em Hong Kong ou do Tsim Sha Tsui waterfront / Avenue of the Stars em Kowloon.

Atração Hong Kong 4

De qualquer forma, o visual do alto Sky 100 é arrebatador e merece genuinamente um local de destaque na sua lista de lugares a visitar em Hong Kong. Para dizer a verdade, adoraria voltar lá para assistir a queima de fogos de ano novo, seja ele na virada do ano ou no ano novo chinês. (de preferencia com um tripé e um buraco no vidro para tirar fotos sem reflexo).

Atração Hong Kong 11

Outra coisa que não posso deixar de mencionar é que os binóculos disponíveis ao longo do deck de observação, além de gratuitos (nada de ficar enfiando moedinhas como em NY)  são digitais, oferecendo vistas 3D super bacanas sobre a cidade e com a opção de você simular o visual de dia e de noite. Super High-Tech!

Hong Kong

Informações Úteis:

Horário:

O observatório do Sky 100 funciona diariamente de 10h às 21h, sendo que o último ingresso é vendido às 20h. No entanto vale a pena conferir se o observatório está aberto, pois além das restrições metereológicas, algunas dias e alguns horários o observatório ou pelo menos parte dele é fechado para eventos privados. Para maiores infos consulte este link.

Entrada:

O ingresso para subir ao Sky 100 é salgado e custa 168 HKD (cerca de 70 BRL) para adultos e 118 HKD (cerca de 50 BRL) para crianças de 3 a 11 anos ou maiores de 65 anos. Famílias com 2 adultos e 1 criança ou idoso pagam 454 HKD (cerca de 192 BRL).

Caso queira visitar o observatório durante o dia e à noite, você pode comprar o chamado Sun & Stars Tickets, que dão direito a duas visitas em dias e horários diferentes num intervalo de 30 dias. Para maiores informações sobre eles visite este link

 Em datas especiais como natal 24/12 e 25/12, ano novo 31/12, ano novo chinês, aniversário da China 01/10 os preços são diferentes. Para maiores informações sobre ingressos consulte este link.

Os ingressos podem ser comprados na hora ou antecipadamente pela internet neste link.  Comprando on line, existe um desconto de cerca de 15%. No entanto, é necessário  informar previamente a data e o horário da visita. Em caso de não comparecimento no horário agendado, o valor do ingresso não é ressarcido.

Como Chegar:

Para chegar ao ICC Tower basta pegar o metrô MTR e descer na Kowloon Station, que tem uma de suas saídas dentro do shopping Elements, que por sua vez está na base do ICC.

Importante ou Dicas:

Diariamente às 19:45 e 21:00 o ICC transforma-se no maior show de luzes de LED do mundo. Um showzinho de aproximadamente 5 minutos com milhares de lusinha de LED iluminando, desenhando e escrevendo na fachada do ICC.

O melhor lugar para assistir o show de luzes na fachada do ICC é do waterfront do lado de Hong Kong, do terraço do IFC Mall. Em nossa última passagem pela cidade como turistas, assistimos ao show quase todos os dias do conforto do nosso quarto no Four Seasons de Hong Kong.

Foto Panorâmica 360 dentro do observatório

Clique aqui

 

Endereço:

Sky 100 Hong Kong

1 Austin Road West, Kowloon, Hong Kong

Coordenadas GPS 

Latitude Longitude
N 22 18.184 E 114 09.611

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.

10 Comentários
  1. Rafael Carvalho Diz

    Muito legal! Sou apaixonado por mirantes e esse é incrível! Abraços

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Rafael

      O visual é bacana… Uma pena só que não tem uma área externa aberta para tirar fotos melhores

  2. Malu Esper Diz

    Maravilhosa reportagem! Fotos lindíssimas e ótimas explicações. Adoro suas viagens e posts.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Malu

      Obrigado pela visita e legal ver você aqui

      Bjs

  3. Mário Viana Diz

    Pronto. Nem voltei direito de Hong Kong e você já vêm com uma coisa que não fiz.
    Não sabia que existia esse mirante.
    Mas pelo menos creio que um dia eu volto por aqui.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Mário

      Se você foi ao the Peak, e assistiu ao show de luzes da TST em Kowloon, você tecnicamente não estar perdendo muito assim não.. É uma visão bonita e de uma perspectiva diferente, mas sempre temos que deixar motivos para voltar não é mesmo?!
      Abs

  4. Malas e Panelas Diz

    Uau! Faz tempo que temos vontade de ir a Hong Kong. Com certeza visitaremos o Sky 100. Como o Rafael, também adoramos mirantes!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Bem, da primeira vez não tinha gostado muito de Hong Kong não, na segunda visita meu conceito sobre a cidade melhorou bastante.. Em breve estaremos morando lá.. Abs

  5. Ana Paula Macklin Diz

    Adorei! Mas tambem acho que o melhor local para assistir o show de TST. 🙂

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Ana Paula

      Sinceramente falando fiquei desapontado com o show visto lá de cima.. Acho que dia com queima de fogos aí sim vale à pena! Queria ter voltado de dia, mas o tempo não colaborou.. Agora mudando para aí volto novamente 😀

      Bjs

Comente Aqui