Logo

Blue Mountains Austrália

Scenic World: A atração + visitada das Blue Mountains na Austrália

by / 13 Comentarios / 8 de dezembro de 2015

Provavelmente o bate e volta mais popular dentre os turistas que visitam Sydney, a região do Blue Mountains National Park é uma ótima pedida para aqueles que curtem atividades ao ar livre e contato com natureza e querem conhecer algo perto de Sydney sem ter que viajar grandes distâncias.

 Blue Mountains Austrália

Todas as vezes que visitei Sydney, aproveitei para esticar a viagem por pelo menos 1-2 dias. Desta forma, além de conhecer um pouquinho desta belíssima região de New South Wales, pude conhecer algumas das mais antigas e diversas florestas nativas de Eucalyptus de toda a Austrália.

Eucaliptos na Blue Mountains Austrália

Para aqueles que visitam a região num bate e volta de apenas 1 dia a partir de Sydney, a melhor opção (na minha opinião), é comprar o Blue Mountain Explorer Link Ticket e ir de trem da estação central de Sydney até Katoomba e explorar a porção sul do Blue Mountains National Park na região do Jamison Valley. A viagem de trem do centro de Sydney até lá dura cerca de 2 horas em cada sentido e custa menos de 20 AUD por pessoa (ida e volta).

 Blue Mountains Austrália

Agora, se você for de carro, como eu fui. Você vai gastar mais que isso só em pedágio. Agora se você tiver mais do que um dia na região, e quiser maior flexibilidade para explorar o parque e a região com mais detalhamento, vá de carro.

 Blue Mountains Austrália

Tanto para quem vai de carro, quanto quem vai de trem,  Katoomba é digamos a porta de entrada para quem visita o Blue Mountains. Katoomba é uma cidadezinha turística de pouco mais de 8000 habitantes literalmente debruçada no Jamison Valley, e onde estão localizada as famosas three sisters, uma formação arenítica que é um dos símbolos do Blue Mountains National Park.

3 Sisters Blue Mountains Austrália

Quase que adjascente as three sisters está localizado o Scenic World um parque turístico privado que existe no local desde o final dos anos 40 e que oferece diferentes formas (digamos bem mais fáceis) de se explorar a natureza das Blue Mountains.

Scenic World Blue Mountains Austrália

No entanto, se você é uma daqueles que curtem mais aventura, o negócio e explorar  o intrincado complexo de trilhas do Blue Mountains National Park. Afinal de contas ele é reconhecido como um dos mais bem estruturados parques nacionais australianos. Mas para quem tem pouco tempo e não quer fazer grande esforço físico, mo Scenic World você vai poder ter um gostinho daquilo que a região oferece. Vale a visita.

Blue Mountains Austrália 66

Scenic World: A atração + visitada das Blue Mountains na Austrália

Blue Mountains Austrália 41

Voltando ao Scenic World: Lá você pode descer de teleférico (Cableway) ou trenzinho (Railway) até o fundo do Jamison Valley e fazer caminhada leve pelas trilhas existentes lá embaixo (Walkway), ou cruzar do parque em direção ao Echo Point (mirante das three sisters) a bordo do Scenic Skyway, um bondinho com chão de vidro que passa por cima do Canyon formado pela Katoomba Falls.

Blue Mountains Austrália 7

Infelizmente quando visitei o Scenic World, a atração original do local, o histórico trenzinho (Railway) não estava em operação uma vez que estava em reforma. Segundo o site deles, esta é a estrada de ferro mais inclinada do mundo com incríveis 52o de inclinação.

Blue Mountains Austrália 33

No passado estes trilhos eram usados para levar carvão mineral extraído das minas existentes lá embaixo do vale para a superfície para depois ser transportado de trem para Sydney e outros destinos da Australia.

Blue Mountains Austrália 12

No dia que visitei o Scenic World, praticamente abri o parque. Comprei meu ingresso e a primeira atração que explorei foi o Scenic Cableway, um teleférico fabricado na Suiça que desce aproximadamente os 510 metros a partir da borda do Canyon (1030 metros acima do nível do mar) para dentro do Jamison Valley. Segundo o site deles, o teleférico mais íngreme do hemisfério sul.

Blue Mountains Austrália 4

Lá embaixo aproveitei para explorar todos os 2,4km de trilhas auto interpretativas, inclusive aquela (+ 1 km já fora dos limites do Scenic World) na base da Katoomba Falls. Como era uma época de estiagem digamos que, a caminhada até a base da cascata nem valeu tanto o esforço até porque você não consegue chegar exatamente na base dela sem subir as escadas da Katoomba track. Como já tinha comprado o ticket de ida e volta do teleférico e outras trilhas em mente para o período da tarde, o negócio foi abrir mão desta escadaria.

Blue Mountains Austrália 64

Para não dar esta parte do passeio como perdida, um psitacídeo (papagaio/periquito) de cabeça vermelha resolveu dar o ar da graça pelo caminho, mas com uma luz tão difusa e sem um tripé foi difícil fotografá-lo. Pelo Walkway do Scenic World também vi curioso e endêmico Lyrebird (Menura sp). Uma ave de hábitos terrestres com um rabo com umas penas bem diferentes.




Blue Mountains Austrália 30

As trilhas dentro dos limites do Scenic World no interior do Jamison Valley são bem demarcadas e muito fáceis de conhecer. Em menos de 1 hora e meia você vê praticamente tudo o que tem para ver lá embaixo. Além dos paredões de arenito, a vegetação e os passarinhos, achei bem interessante a mina de carvão que permaneceu ativa por alí até 1945.

Blue Mountains Austrália 28

Na hora que fui pegar o teleférico de volta ao Scenic World Top Station, a atração já estava sendo tomada pelos chineses, japoneses e coreanos (tanto que essas são as línguas além do inglês disponíveis no site) que parecem chegar feito enxame de abelha. Felizmente a grande maioria deles estava mais interessada em descer o teleférico do que cruzar o Canyon do Katoomba Falls no Scenic Skyway em direção ao Eccho Point. Pelo menos naquele momento que visitei o parque.

Blue Mountains Austrália 59

Os 384 metros que separam as bordas do canyon formado pela Katoomba Falls e que são conectados pelo Scenic Skyway são cruzados em poucos minutos, mas o suficiente para tirar ótimas fotos do Jamison Valley e da Katoomba Falls. Agora se você sofre de acrofobia, este provavelmente não é o passeio para você. Até porque o piso do bondinho é de vidro e se estiver ventando o negócio balança um pouco.

Blue Mountains Austrália 58

A borda do Canyon em direção ao Echo Point foi atingida por um incêndio florestal a 2 -4 anos atrás e boa parte da vegetação foi carbonizada. Passado esse tempo, a regeneração natural da floresta de Eucalypptus estava a toda por alí. Aproveitei para explorar o Prince Henry Cliff Walk e tirar mais algumas fotos antes de retornar a base.

Blue Mountains Austrália 56

Blue Mountains Austrália 48

Por sinal enquanto caminhava por alí o helicóptero da brigada de incêndios do Blue Mountains passou sobrevoando a região algumas vezes levando água para debelar um incêndio florestal que havia iniciado no dia anterior. Foi bem legal observar esta movimentação depois de  ter feito uma disciplina de 1 ano durante a faculdade que tratava sobre o tema de Incêndios Florestais.

Blue Mountains Austrália 46

De volta ao Scenic World Top Station, como já era quase hora do almoço aproveitei para fazer um lanche por lá mesmo. Estava esperando encontrar a Meat Pie que a Mirella recomenda neste post aqui. Mas infelizmente eles não fazem mais a tal torta de carne… O jeito foi pedir um sanduíche com carne grelhada que estava uma delícia por sinal.

Blue Mountains Austrália 45

 

Informações Úteis:

Para informações a respeito de preços e combos de passeio consulte este link

O Scenic World abre 365 dias por ano das 09:00 as 17:00 sendo que o último passeio do dia sai as 16:50. Para mais informações de como chegar e horários de funcionamento consulte este link

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
S 33 43.740 E 150 17.996

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Austrália, Blue Mountains, Cachoeiras, Cânions, Destinos, Ecoturismo, Estilo, Experiências, Floresta, Mirantes, Natureza, New South Wales, Oceania, Parques Nacionais, Passeios e Atrações Turísticas, Viagem, Vida Selvagem

13 Comment

  1. Olá Oscar!
    Estive nesse lugar ano passado, e é realmente lindo. A subida de trenzinho é de tirar o fôlego. Vc me trouxe ótimas lembranças.
    Abraços, Sérgio, Brasília-DF.

    • Sérgio

      Legal.. Fiquei chateado que o trenzinho não estava funcionado.. Mas mesmo assim valeu
      Obrigado pela visita
      Abraço

  2. Nossa, esse teleférico me deixou com ansiedade aqui! Imagina o frio na barriga que deve dar!!! Lindas fotos, quero visitar esse lugar um dia.

  3. Oi Oscar!
    Esse post trouxe boas recordações do dia que passei nas Blue Mountais.
    E lembro bem do frio que passei!
    Quando cheguei lá, achando que seria algo mais radical, fiquei meio decepcionada com toda a estrutura, mas depois adorei! E adorei essa acessibilidade que essa parte do parque dá, não limitando as belas paisagens apenas aos aventureiros.
    Beijos

    • A estrutura é ótima mesmo.. Na parte da tarde explorei um lado um pouco mais selvagem do Blue Mountains para os lados de Blackheath e foi bem legal… Obrigado pela visita e pelo comentário.. Fazia um tempinho que não via você por aqui

  4. Depois de olhar as fotos, eu entendo, perfeitamente, que as Blue Mountains são umas das atração mais visitada da Austrália. É impressionante!

  5. Oi Oscar, tudo bem?

    Estou pensando em visitar as blue mountais como bate e volta a partir de Sydney. Como são 2 horas de trem entre Sydney e Katoomba, o tempo em Blue Mountains fica bastante limitado.

    O que você considera imperdível dentro deste intervalo de tempo?

    Estou pensando em me limitar ao scenic world, echo point e no máximo fazer a caminhada “Giant Stairway”. Neste caso, nem preciso pegar o onibus hop on hop off, correto? Seria mais barato pegar um onibus convencional ou mesmo um taxi para o Scenic world desde a estação de trem.

    Lembrando que somos 2 adultos e 2 crianças;

    Um grande abraço,
    Vinicius

    • Olá Vinícius

      De fato o bate e volta de Sydney restringe um pouco o passeio, mas saindo cedinho dá para aproveitar bastante o dia nas Blue Mountains sim.. Você chegando na estação de Katoomba acho que como vocês estarão em 4 pessoas pegar o taxi até o Scenic World é uma boa opção. Eu fui de carro então não sei bem como é a disponibilidade de taxis lea na estação. Caso contrário, tem o Trolley Bus e o Hop on Hop off (Blue Mountain Explorer). A estação fica a aproximadamente 3 km do Scenic World, viajando com crianças acho que não vale à pena por caminhando, já que o restante do passeio vai incluir bastante caminhada.
      Só o Scenic World vai consumir umas 3-4 horas do dia de vocês.. Se vocês forem até o mirante das 3 sisters/echo point e fizerem a Giant Stairway vão praticamente consumir o dia todo.

      Espero ter ajudado

      Abs

      • Oi Oscar,

        Obrigado mais uma vez por sua ajuda. Pode me confirmar o seguinte: Depois de visitar o Scenic World é possível caminhar até o echo point a partir de lá, não? Senão me engano é a partir da da estação East do skyway? Esta é uma caminha curta, certo?

        Outra coisa, pelo que entendi dos mapas, a partir do Echo Point, que sai várias caminhadas, entre elas a Giant Stairway?

        Abs

  6. Ola Oscar, tudo bem?
    Obrigada por partilhar informacoes valiosas e lindas!
    Gostaria de saber como sao as refeicoes por la? Tem restaurantes, vale a pena? Como foi sua experiencia nesse sentido? Obrigada 🙂

    • Oi Juliana

      Eu comento rapidamente sobre o almoço lá no finalzinho do post.. Bem se eu bem me lembro eles tem uma espécie de café/lanchonete que oferece alguns tipos de snacks, nada muito requintado, mas que quebra o galho.

      Abs

Comente Aqui