Samoa: Introdução ao país no coração da polinésia

6

Já pensou em um dia visitar Samoa? Sinceramente falando, até muito recentemente jamais passou na minha cabeça que um dia iria ter a chance de conhecer esta pequena nação do pacífico que na década de 80 e 90 emprestava seu nome a uma marca de chinelos e sandálias super popular no Brasil. As coisas começaram a mudar de figura depois que mudamos para a Nova Zelândia e passamos a explorar alguns destinos do pacífico sul.

Por do Sol em Samoa

Localizada no coração da polinésia, a aproximadamente 4 horas de vôo de Auckland, Samoa está praticamente no meio do caminho entre o Hawaii e a Nova Zelândia. Composta por 10 ilhas, das quais apenas 4 são habitadas, Samoa é um arquipélago de ilhas de origem predominantemente vulcânica cobertas por uma densa e exuberante floresta tropical e cercadas por belíssimos lagoons e recifes de corais. Em outras palavras, praticamente um pedacinho do paraíso na terra.

Beach Fale em Samoa

Com uma população de aproximadamente 180 mil pessoas, Samoa é um dos poucos países do mundo cuja população vivendo no exterior (Principalmente na Austrália e Nova Zelândia) é maior que a que vive no seu próprio país.

Mercado em Apia em Samoa

Além de um povo alegre e sorridente, paisagens belíssimas, Samoa tem uma história bastante peculiar.

Floresta em Samoa

Os primeiros habitantes a chegarem em Samoa chegaram nestas ilhas a cerca de mais ou menos 3000 anos atrás provavelmente oriundos do sudeste asiático. Por séculos viveram isolados tendo contato esporádico com outras culturas da polinésia. O primeiro explorador europeu a avistar as ilhas do arquipélago de Samoa foi o holandês Jacob Roggeveen em 1722. No entanto, a colonização de Samoa só começou quase 1 século mais tarde, por volta de 1830, quando missionários liderados do John Williams se instalaram na ilha convertendo a população ao cristianismo.

Igreja em Samoa

Por sinal, isso é algo que você nota em Samoa em poucoas horas no destino. O que não falta em Samoa são igrejas, segundo minhas contas devem ter pelos menos umas 500. Levando-se em consideração que Samoa tem 362 vilarejos e que cada um tem 1 igreja, se nos vilarejos maiores tivermos 2 diferentes denominações religiosas esse número de 500 igrejas são rapidamente atingidos. Um fato bastante curioso é a quantidade de igrejas mórmons que encontramos em Samoa. Aproximadamente ¼ da população do país hoje faz parte da igreja de jesus cristo dos santos dos últimos dias.

Templo Mormon em Samoa

Enfim, voltando um pouco a história de Samoa. Devido a sua posição geopolítica e riquezas naturais, no final do século XIX Samoa passou a ser cobiçada/disputada por várias nações européias assim como pelos EUA. Visando controlar o arquipélago e suas riquezas, estes países sobretudo o Reino Unido, Alemanha e EUA fomentaram conflito sectário que no final das contas fez Samoa ser dividida em dois países. O lado ocidental virou colônia da Alemanha e passou a ser conhecido como Samoa Ocidental e o lado oriental virou Samoa Americana, controlada até os dias de hoje pelos EUA. A Inglaterra por sua vez cedeu a sua parte para a Alemanha que por sua vez cedeu seus protetorados nas ilhas Salomão em troca das ilhas de Upolu e Savai’i.

Namua Island em Samoa

Com o início da primeira guerra mundial em 1914, e consequente derrota da Alemanha no conflito, a Nova Zelândia passou a administrar Samoa Ocidental em nome da Inglaterra. Até que em 1962, o país declarasse sua independência e se tornasse a primeira nação polinésia soberana do pacífico sul. 15 anos após declarar independência, o nome do país também mudou de nome de Samoa Ocidental para simplesmente Samoa em 1977.

Por do Sol em Lolomalu

As marcas desse “conturbado passado colonialista” e troca de domínio ao longo dos séculos XIX e XX são visíveis até os dias de hoje. Por exemplo: É muito engraçado pensar que por ter sido originalmente uma colônia alemã e ter Samoa Americana como vizinho, até se dirigia do lado esquerdo como no Brasil.

Cachoeira em Samoa

No entanto, em Setembro de 2009 por decreto do primeiro ministro, Samoa passou a se adotar a mão inglesa como forma de se alinhar / facilitar os negócios com os principais parceiros comerciais e principais mercados para o turismo de Samoa. A Austrália e a Nova Zelândia. Sendo assim, não se espante em ver carros com motoristas dirigindo de um lado ou do outro do carro. Eles estão cada vez mais raros uma vez que a frota esta envelhecendo e gradativamente substituída, mas os ônibus mais antigos que circulam ao redor de Upolu você pode percebei isso mais facilmente.

Onibus em Samoa

Não satisfeito em fazer o trânsito mudar de sentido, em Dezembro de 2011 Samoa juntamente com Tokelau (território administrado pela Nova Zelândia) também resolveu trocar de fuso. Originalmente Samoa que estava no lado leste da Linha Internacional da Data (UTC -11), fez um dia do seu calendário literalmente desaparecer quando a meia noite do dia 29/12/2011 passou para o lado oeste (UTC +13) da Linha Internacional da data. Sendo assim o dia 30 de Dezembro de 2011 nunca existiu em Samoa e Tokelau, doido isso não?!

To Sua Trench em Samoa

O movimento de troca de fuso serviu para ajudar as empresas com laços comerciais, especialmente com a Nova Zelândia, que até então compartilhavam de apenas 3 dias de úteis por semana (segunda-feira na NZ era domingo em Samoa e sexta-feira em Samoa era sábado na Nova Zelândia) a ter 5 dias úteis por semana.

Praia em Samoa

Bem e as similiariedades entre a Nova Zelândia e Samoa não param por aí. Quer um outro exemplo? Advinha qual é o esporte nacional de Samoa? Preciso responder? Bem o Rugby é o esporte número um do país e um dos principais produtos de exportação do país.

Crianças jogando rugby na escola em Samoa

Tanto que pelo menos 13 jogadores que já vestiram a camiseta do All Blacks nasceram em Samoa, isso sem levar em consideração os quase 100 com descendência Samoana que já vestiram a camiseta do All Blacks no passado. E por incrível que pareça, até hoje os All Blacks nunca jogaram uma única partida em Samoa. Esta constatação recentemente virou hot topic aqui na Nova Zelândia e nas redes sociais. Principalmente depois do anuncio do amistoso dos All Blacks em Chicago nos EUA, onde Rugby não é um esporte nada popular.

Estádio Nacional de Rugby em Apia

Como mencionado anteriormente ao longo desse texto de introdução a Samoa, existem mais samoanos vivendo no exterior que no próprio país. Sendo assim, a economia de Samoa é extremamente dependente das remessas enviadas por familiares vindas do exterior. Assim como a ajuda que países como a Austrália e Nova Zelândia dão ao país.

Crianças na escola em Samoa

A agricultura é o maior empregador de Samoa e emprega cerca de dois terços da mão de obra do país, e gera cerca de 90% das exportações do país. Pesca é também uma indústria importante mas o declínio das populações de peixes na região é um problema crescente, devido tanto à sobrepesca local como a sobrepesca por grandes embarcações, principalmente japonesas. Visitamos o Mercado do Peixe na Capital Apia, e ficamos chateados de ver muitos peixes coloridos de coral vendidos por alí.

Mercado do Peixe em Apia Samoa

Fizemos alguns snorkels e mergulho em Samoa e foi muito legal, a diversidade de peixes e coral é fantástica. Dizem que nas águas de Samoa existem cerca de 900 espécies de peixes e até 200 variedades de coral. Eu obviamente não vi tudo isso, mas vale a pena cair na água. Uma pena que muito dos corais tenham sido danificados pelo Tsunami gerado por um terremoto de 8.1 graus na escala Richter, felizmente aos poucos eles estão se recuperando.

Mergulho em Samoa

Sendo assim, o turismo é sem dúvidas uma das melhores oportunidades para o futuro de Samoa e é um setor em franca expansão, respondendo por quase 20% do PIB. Em 2011 cerca de 128.000 turistas visitaram Samoa. Nos próximos posts vou falar mais sobre dicas para visitar o país, assim como o que ver e fazer em Samoa.

Aga Reef resort em Samoa

.

Veja também:

 

Outros posts sobre paraísos tropicais pelo mundo

Outros posts sobre ilhas do pacífico sul


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


6 Comentários
  1. Camila Navarro Diz

    Adorei aprender um pouco mais sobre Samoa! O próximo post do #198livros vai ser sobre lá.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Que legal Camila.. Vou lá querer ver.. Acho um barato a sua proposta de ler 1 livro de cada país do mundo 😀

      Bjs

  2. Raquel Diz

    Oscar, encontrei o viajoteca fazendo buscas sobre as ilhas no google. Adorei seus posts sobre Samoa e Niue!! Irei em abril pra Samoa,será uma época para visitar? Estou aguardando os outros posts com mais dicas de Samoa

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Raquel

      Abril ainda é temporada de ciclones.. a vantagem é que os preços tendem a ficar mais baratos e as ilhas com bem menos turistas.. O post sobre sobre o que fazer em samoa ainda vai demorar um pouquinho para sair. Acabei de fazer uma migração no meu antigo blog que está consumindo um tempo danado

  3. Lara Teixeira Diz

    Estava pensando em fazer uma viagem pra lá, mas acho poucas informações sobre passagens saindo da Nova Zelândia. Você teria uma noção de valores e constância de saída?

  4. Elaine Diz

    Conteúdo arrasador, adorei o que acabei de lê aqui neste post, adoro este blog pois sempre esta atualizado.

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.