Página Principal Paraná Roteiro Foz do Iguaçu – o que fazer em 4 dias

Roteiro Foz do Iguaçu – o que fazer em 4 dias

por viajoteca
9 comentários

Ao contrário do que muita gente pensa, montar um Roteiro Foz do Iguaçu nem sempre é uma tarefa fácil. Pois são muitas opções de atrações para ver e fazer. Fora que geralmente a gente tem pouco tempo para curtir. Então, se você tem apenas 3 ou 4 dias disponíveis, vamos te dar dicas de como organizar seu itinerário.

Definitivamente conhecer esse lugar onde a natureza mostra sua força com tanta intensidade é inesquecível. Que sorte a nossa ter parte dessa beleza em solo brasileiro. Aliás, acho que depois que me mudei para o exterior, meu olhar para o Brasil mudou muito. Pois tenho muito orgulho de cada pedacinho e de (quase) todo o povo brasileiro! 🙂

As Cataratas deixam o visitantes impressionados e a viagem é mais do que recomendada. Espero que curtam as dicas para um Roteiro Foz do Iguaçu!

Roteiro Foz do Iguaçu

Pesquise as melhores promoções de passagens aéreas aqui!

Roteiro Foz do Iguaçu

Para montar este post sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, juntamos as opiniões e dicas de 2 sócias aqui do Viajoteca. Então, ele vai ser abrangente pois elas fizeram a viagem em contextos diferentes, épocas diferentes e de maneiras diversas. A Mirella esteve lá com a família toda (mãe, irmão, sobrinhos…) por 4 dias inteiros para passar o fim de ano e foi de carro. Já a Carina foi somente com o marido por 3 dias inteiros e voou até lá, sendo que optou por não alugar carro. Então, juntamos as coisas legais para fazer em Foz do Iguçu aqui para você!

Viagem de 4 dias para Foz do Iguaçu em família

Mirella: “Meu roteiro Foz do Iguaçu foi feito durante o reveillon, então foi uma grande curtição passar o ano novo por lá. Eu já havia feito uma viagem para Foz do Iguaçu quando era adolescente, mas foi incrível voltar como adulta. Saímos de São Carlos de carro e fomos até Foz do Iguaçú com a família toda.

Essa viagem foi feita com toda família para celebrarmos a primeira virada de novo depois que meu pai faleceu. Nosso objetivo era estarmos todos juntos. Então, as cataratas seria aquele lugar perfeito para deixar a tristeza pra trás e começar um novo ano com o pé direito. Dessa forma, essa viagem tem um lado muito emocional e que faz Foz do Iguaçu estar sempre nos meus pensamentos.”

Reveillon em família
Mirella e família “lavando a alma” para o ano novo no passeio do Macuco Safari!

Viagem de 3 dias para Foz do Iguaçu em casal

Carina: “Naturalmente, eu li e usei todas as dicas que a Mirella já tinha dado neste post Roteiro Foz do Iguaçu. Afinal, ela viajou anos antes de mim. Então, tentei aproveitar o pouco tempo que tínhamos da melhor maneira possível. Por isso, voamos até Foz do Iguaçú saindo de Curitiba e deu tudo certo.

Primeiramente, minha viagem tinha como objetivo conhecer as cataratas. Afinal, assim como a Mirella, eu já ido ido quando criança para Foz, mas minha memória já não tinha uma imagem bem certa de lá. Como meu marido ainda não conhecia, aproveitamos uma das nossas idas ao Brasil e dar um pulo rápido lá. Dessa forma, eu queria muito ver os dois lados das cataratas e o que desse para encaixar de resto, era lucro.”

Roteiro Foz do Iguaçu

MISSÕES JESUÍTAS, ARGENTINA – SAN IGNACIO MINI E LORETO

CORAL DE NATAL DE CURITIBA


Quando ir para Foz do Iguaçu

Sem dúvida, Foz do Iguaçu é um destino que você pode visitar o ano todo. Principalmente para aqueles que tem como foco principal fazer comprinhas no Paraguai. Mas se você quer ver as cataratas, como foi conosco aqui do Viajoteca, então você tem de saber que a quantidade de água varia durante o ano.

No verão, devido às chuvas, as cataratas estão cheias de água e é aquele espetáculo. Mas este é um período de muito calor e umidade (chuvas). O período de chuvas é entre janeiro e março, mas os meses mais chuvosos são setembro e outubro. No alto verão, que engloba o final do ano, o calor pode ser bemmmm grande. A boa notícia é que a maioria dos hotéis tem boas piscinas, a cidade conta com parques aquáticos e o passeio pelas cataratas é refrescante devido o banho que tomamos! Mas tenha em mente as altas temperaturas ao planejar os passeios.

no inverno, em Foz do Iguaçu faz frio, então leve roupas adequadas. O tempo está mais seco e por isso, você tem menos chance de pegar chuva. Dessa forma, como tem menos chuva, a vazão de água nas cataratas é menor. Caso você queira ver as quedas mais definidas e com água branca, este é o período perfeito. Mas leve uma capa de chuva, pois mesmo que não tenha chuva, a gente sempre se molha com o vapor das águas das cataratas. E nada pior do que ficar molhado no frio, não é mesmo?!

Os períodos de meia estação são ótimos para planejar qualquer roteiro para Foz do Iguaçu, pois a temperatura está agradável.

Onde ficar: Foz do Iguaçu (Brasil) ou Puerto Iguazú (Argentina)

Talvez ter de escolher entre ficar em Foz do Iguaçu (Brasil) ou Puerto Iguazú (Argentina) será a principal dúvida na hora de procurar hospedagem. A dúvida é compreensível e já adianto que vai muito de como você vai e do que quer fazer na região. A Mirella foi de carro e queria aproveitar os restaurantes do lado argentino, então optou por ficar em Puerto Iguazú. Já a Carina foi de avião e não quis alugar carro, por isso escolheu no seu roteiro Foz do Iguaçu ficar no lado brasileiro. Pois estaria mais perto da maioria das atrações e teria mais facilidade de deslocamento.

Tendo em vista estes dois exemplos das nossas sócias, você já pode ter mais ou menos ideia do que seria melhor para você. Do lado brasileiro, você chega mais fácil nas atrações e tem mais disponibilidade de transportes (táxi, uber, transporte público, transfers). Se você optar por ficar do lado da Argentina, saiba que vai precisar de carro para se deslocar, mas pode aproveitar os deliciosos restaurantes dos hermanos.

Hospedagem em Puerto Iguazu (Argentina)

Como mencionamos anteriormente, a Mirella foi com a família passar o Reveillon em Foz do Iguaçu, sendo assim, o hotel teria que ser uma escolha acertada, pois a festa da virada seria feita neste mesmo local. Logo, escolheram um hotel muito legal e top de linha, o LOI Suites Iguazu. Sem dúvida, quem gosta de luxo-rústico, aventureiro e selvagem, vai gostar esse hotel. O café da manhã era recheado, o atendimento foi bom (nem todos falavam português, mas dava para se virar bem). Ainda, os quartos eram grandes e bem decorados.

Para quem é cadeirante ou precisa de cuidados especiais para locomoção, o local não é 100% recomendável. Mas andando e descendo um pouquinho mais de elevador, dá pra se virar.

O hotel fica bem afastado das avenidas principais. Apesar de toda a estrada ser asfaltada até o hotel, parte do caminho dá-se a impressão que você está literalmente no meio da selva. Inclusive, a gente passa por aldeias indígenas (bem urbanos, por sinal).

Mais opções de hotéis em Puerto Iguazu bem avaliados:

Hotel em Puerto Iguazu
LOI Suites Iguazu em Puerto Iguazu

Hospedagem em Foz do Iguaçu (Brasil)

Como a viagem da Carina seria viagem rápida e o foco era fazer o passeio para as duas cataratas, foi decidido ficar em um hotel que ficasse na Avenida das Cataratas, para otimizar ainda mais esse roteiro em Foz do Iguaçu, lado brasileiros. Essa decisão facilitou o deslocamento e opções de restaurantes.

Ainda, ela queria um lugar confortável, boa cama para dormir e com bom café da manhã. Então, não se importou com as comodidades do hotel, piscina ou entretenimento infantil. Pois foram sem minha filha e em abril, período de tempo bom (calor), mas com vento já fresquinho. A dúvida foi escolher entre os hotéis: Grand Carimã Resort, o Viale Cataratas Hotel & Eventos e o Eco Cataratas Resort by San Juan. Por fim, optaram pelo Viale Cataratas Hotel & Eventos, pois gostaram das fotos dos quartos e da nota do café da manhã.

O hotel cumpriu muito bem o que prometia. O quarto era bem grande, cama boa e o café da manhã era bom. Além disso, o atendimento da recepção foi sempre gentil.

Como tem poucas opções de restaurantes nas proximidades do Viale, sendo assim eles experimentaram almoçar no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, um dos famosos hotéis em Foz do Iguaçu. A comida era boa, todos foram muito gentis e o hotel era muito bonito. Além de ter quartos temáticos da Turma da Mônica, o que teria encantado sua filha!

Mais opções de hotéis em Foz do Iguaçu bem avaliados:

Viale Hotel Foz do Iguaçu

Escolha um hotel incrível para sua viagem:

Promoções nos hotéis em Foz do Iguaçu

Promoções em Puerto Iguazú (Argentina)

Documentos necessários para atravessar as fronteiras da Argentina e Paraguai

Das coisas legais para fazer em Foz de Iguaçu, poder atravessar a fronetira e já estar em outros 2 países certamente é uma delas! Mas nem sempre pode ser muito simples. Um dos imprevistos que surgiu na nossa viagem (mas que foi resolvido) foi a apresentação de documentos pessoais para atravessar a fronteira para a Argentina.

Então, quero deixar o alerta aqui para não estragar seu roteiro Foz do Iguaçu. Ainda, eu deixei de alugar um carro por causa da burocracia que seria atravessar a fronteira com carro alugado. Dessa forma, tenha sempre em mente estes pormenores ao planejar sua viagem.

Apesar de a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não ser válida como documento para entrada nos países do Mercosul, ela é necessária se você vai dirigir por lá. Então, tenha ela com você e tenha certeza que ela esteja devidamente em dia.

Caso você vá de carro (seja seu ou alugado), saiba que precisa da “Carta Verde“, que é um seguro internacional obrigatório dos países do Mercosul. Então, se você vai com seu carro, vai precisar providenciar esta carta verde tanto para ir para Argentina, como para o Paraguai. Já se você for alugar um carro em Foz, tenha certeza que a locadora permite que o carro atravesse a fronteira. Nem todas as locadoras de carro permitem! As que permitem, vão cobrar uma taxa por isso e você pode comprar a carta verde direto com eles. Para seu carro privado, veja com sua corretora de seguro.

Argentina – Puerto Iguazú

Para entrar na Argentina, nós brasileiros podemos entrar apresentando somente o RG, ou seja, Carteira de Identidade. Infelizmente, não pode ser carteira de motorista. Ainda é exigido a comprovante de vacinação com 2 vacinas completas. Outra informação importante é que a cédula de identidade precisa estar em boas condições. Assim como, diz a regra que ela precisa ter menos de 10 anos do período da expedição.

Passaporte também é aceito, mas foi aqui que tivemos problema. Tínhamos os passaportes brasileiros, mas a Argentina exige junto com a apresentação do passaporte uma “declaração jurada”afirmando que seu passaporte não é falso e que você deve requerer online antecipadamente para entrar no país (!!!). Com certeza, os hermanos são os únicos no mundo que dão mais importância a um RG do que a um passaporte! Inacreditável. Por sorte, tínhamos nossos RGs (com muito mais de 10 anos de expedição!) e nos deixaram entrar.

Paraguai – Ciudad del Este

Na verdade, a entrada no Paraguai é bem mais tranquila do que na Argentina. Pois a fiscalização não é tão rigorosa, até porque a quantidade de pessoas atravessando a ponte de carro ou a pé é enorme. Mas ainda assim é necessário respeitar as leis do país.

Dessa forma, para entrar no Paraguai tem a necessidade da apresentação da Carteira de Identidade, ou seja, o RG. Aqui também a data de expedição não pode exceder 10 anos e a cédula precisa estar em boas condições.

Saída com crianças do Brasil

As crianças também precisam do RG ou algum documento oficial de identificação tanto para entrar na Argentina como no Paraguai. Os documentos são os mesmos pedidos aos adultos, então não é aceita a Certidão de Nascimento. Já que a certidão não pode substituir o passaporte ou RG para adultos, essa regra também é válida para menores de idade e recém-nascidos.

Entretanto, outro problema aqui é a saída do Brasil. Menores de idade só podem sair do país acompanhado por ambos os pais. Então, se a criança estiver acompanhada de apenas um dos pais, é necessário ter uma autorização do outro genitor assinada em cartório. Já se a criança for viajar com avós ou tios, o documento precisa ter a assinatura dos dois pais.


MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON CURITIBA

OS MELHORES HOTÉIS FAZENDA NO RIO GRANDE DO SUL


Moeda

Outra pergunta frequente que você deve se fazer se vai atravessar a fronteira para Argentina e Paraguai é que moeda usar. Basicamente, pode contar com de 4 moedas: real, peso, guarani e dólar. Mas cada país tem suas particularidades. Nossa experiência mostrou que cartão de crédito é bem aceito em qualquer lugar. Mas atenção, habilite o seu cartão de crédito para uso no exterior!

Argentina

A moeda da Argentina é o Peso Argentino, mas muitos comerciantes e taxistas aceitam tanto real como o dólar. Então, apesar de a cotação deles não ser muito vantajosa, você pode usar as 3 moedas: real, peso e dólar. Entretanto, em alguns lugares, como no Parque Nacional Iguazú, só aceitam pesos. Então, ali você pode pagar com cartão caso não queira fazer troca de moeda (real para peso, por exemplo). Outro ponto importante, ao pagar com cartão na Argentina, é bom perguntar antes se tem alguma taxa para pagamentos com cartão.

Paraguai

No Paraguai a moeda oficial é o Guarani, mas todos os produtos são cotados em dólar americano. Dessa forma, se você tiver dólares na mão é mais fácil barganhar as compras. Mas vários comerciantes aceitam reais também.

Roteiro Foz do Iguaçu
Cataratas lado argentino
Seguros Promo

O que fazer em Foz do Iguaçu em 3 ou 4 dias

Tem muita coisa para fazer na região de Foz de Iguaçu! Tanto do lado brasileiro, quanto em Puerto Iguazú, o lado argentino. Então, montar um roteiro de 3 ou 4 dias é uma tarefa complicada quando não se quer deixar nada de fora. Dessa forma, a gente tem de focar no que se quer ver e planejar os dias baseado nas atrações que você não quer deixar de visitar.

Para melhor organizar a viagem, é preciso saber quais seus objetivos: passeios pela natureza, compras, história, etc. Se você vai querer atravessar a fronteira, sempre tenha em mente que isto pode tomar um (bom) tempo e sempre tem um pouco de burocracia envolvida. Então, prepare-se para ela.

Roteiro Foz do Iguaçu
Cataratas do lado brasileiro

Roteiro Foz do Iguaçu de 4 dias

1º Dia: Cataratas do Iguaçu lado brasileiro (opcional Parque das Aves, voo de helicóptero)

2º Dia: Missões Argentina (somente Mirella e o marido), o restante da família foi muambar no Paraguai.

3º Dia: Cataratas do Iguaçu lado argentino + Gran Aventura (passeio de barco do macuco safari do lado argentino).

4º Dia: Marco das 3 Fronteiras, Tour Hidrelétrica Itaipu e mesquista.

Roteiro Foz do Iguaçu de 3 dias

1º Dia: Chegada pela manhã, Tour Hidrelétrica Iguaçu e Passeio por Foz do Iguaçu pela tarde.

2º Dia: Parque das Aves, Cataratas do Iguaçu lado brasileiro e voo de helicóptero.

3º Dia: Cataratas do Iguazú, lado argentino.

Dicas para um Roteiro Foz do Iguaçu

Indicações da Mirella

  • Fizemos essa viagem de carro, de São Carlos (SP) até Foz do Iguaçu. Mas você pode optar chegar de avião ou alugar um carro. Esse tempo de translado não incluí no roteiro. Dessa forma, ficamos 4 dias inteiros passeando na região.
  • Gostaria de ter reservado mais 2 dias para conhecer o lado argentino. Afinal, o parque do lado de lá é muito lindo e grande! Mas deu para curtir muito bem em um dia.
  • Fizemos os passeios sem pressa e como escolhemos um hotel legal, LOI Suites Iguazú, aproveitamos também as amenidades do local. Desse modo, não sobrecarregamos nossos dias com passeios.
  • Adoraria ter feito o Parque das Aves e tour de helicóptero, mas ficou para a próxima. Mas se puder, faça! Pois muita gente disse que vale muito a pena. Minha sócia, Carina, fez os 2 e amou, mais detalhes abaixo!
  • Para conhecer um pouco sobre outras religiões e culturas que convivem em harmonia em Foz do Iguaçu, além da Mesquita de Foz, tem também um Templo Budista. Mas tem que ficar de olho no horário (9h às 17h). Nós acabamos não visitando, pois não nos atentamos a isso.
  • No ano novo em Foz do Iguaçu e provavelmente em todos os feriados prolongados, a fila para cruzar a fronteira entre Brasil e Argentina fica imensa (especialmente do Brasil para Argentina). Então, lembre-se de contar até 10 para não cortar os pulsos. Muita gente tenta cortar a fila fazendo que está indo para o duty free argentino, mas as vezes o pessoal da fronteira fecha a passagem e manda todo mundo de volta pro final da fila, até quem realmente foi pra lá fazer compras!

Indicações da Carina

  • Chegamos numa 2ª-feira e não sabíamos que neste dia o Parque Das Aves e as Cataratas do Iguaçu, do lado brasileiro, estão fechados. Então, tenha isto em mente para não perder o dia! O parque do lado argentino abre diariamente.
  • As vendas dos ingressos para as cataratas do Iguaçu do lado brasileiros devem ser feitas online. Entre no site e compre suas entradas antecipadamente.
  • O parque do lado argentino também vende ingressos online, mas muitas vezes dá erro ao concluir a compra. Você pode comprar o ingresso na entrada do parque, mas precisa ser em pesos ou no cartão de crédito. Eles não aceitam dólares e nem reais. Não esqueça de liberar o cartão para compras no exterior, senão ele não vai ser aceito!
  • Usar o Uber em Foz do Iguaçu pode ser uma dor de cabeça. Pois muitos motoristas não pegam as corridas ou cancelam. Cansamos de esperar todas as vezes até que um motorista pegasse uma corrida. Uma boa opção é utilizar o aplicativo desenvolvido pela cidade de Foz de Iguaçu: Rápidocar. Na Apple Store e Google Store.
  • Se você estiver hospedado na Avenida das Cataratas pode usar o ônibus 120 de linha da cidade, que liga o centro de Foz de Iguaçu com as cataratas, passando pelo aeroporto e pelo Parque das Aves. A viagem custa menos de 4 reais por pessoa.
  • A região da Avenida das Cataratas tem bem poucas opções de restaurantes. Nossa salvação foi o Shopping Catuaí Palladium, que ficava perto do nosso hotel Viale Cataratas Hotel. Apesar de só ter opções básicas e redes de fast-food.

Como ir para o lado argentino das cataratas

  • Caso você tenha ido de carro, você pode ir com seu próprio carro até lá. Apesar da demora para passar pela aduana, é a opção mais fácil.
  • Os taxistas e empresas de turismo cobram caro para levar os passageiros para o lado argentino (cerca de R$ 300,00). Os motoristas de uber não tem autorização para irem até lá. Alguns podem se oferecer para fazer “por fora”, mas também cobram caro.
  • Eu li em alguns blogs que você pode ir para Puerto Iguazú com um ônibus de linha internacional, mas parece que ele sai da rodoviária, no centro da cidade. Não me aprofundei na pesquisa, pois não me interessei nesta possibilidade.
  • Uma opção mais barata é você pegar um uber até a aduana argentina e atravessar a pé. Do outro lado você vai encontrar táxis argentinos que te levam por cerca de R$ 60,00 até o parque das cataratas argentinas (são 22 km até lá). Na entrada do parque você vai encontrar táxis que te levam até a aduana de volta. Ao sair da aduana, você também vai encontrar táxis para te levar ao teu hotel em Foz. O valor da corrida depende da distância do hotel. Fizemos isto e deu super certo.
Cataratas do Iguaçu Brasil
Cataratas do Iguaçu lado Brasil

Outras dicas saborosas

  • Pra quem gosta de doces árabes, em frente a mesquita, tem uma padaria deliciosa especializada nessas delícias.
  • Se você optar em se hospedar do lado argentino e quer comer um bom churrasco? Não perca o “El Quincho del Tio Querido” em Puerto Iguazú. Inclusive, nem sei dizer quem nos indicou, pois quase todos os blogs recomendam. Mas é muito bom mesmo! Outras boas opções são restaurantes La Rueda e Aqva, bem pertos um do outro.
  • Quer uma opção mais barata e com comida boa, La Dama Juana [Av. Cordoba, 42]. Nós acabamos experimentando esse restaurante, pois era o único que ficava aberto em horários alternativos. Aliás, a Av. Corboba tem vários restaurantes para escolher, experimentamos também o “A Piacere” para comer uma massa e achei ok.

Cataratas: lado brasileiro x lado argentino

Uma das principais dúvidas ao montar esse roteiro é descobrir qual lado fazer primeiro ou qual o mais bonito. Mas já avisamos que será impossível chegar a essa conclusão, pois cada um oferece uma perspectiva diferente. As Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro te dará a experiência de senta-se no camarote e apreciar a paisagem. Enquanto o lado argentino vai te oferecer a oportunidade de sentir na pele toda vibração. Dessa forma, o lado brasileiro é apreciação e o lado argentino é de sensação!

Acabamos seguindo a dica do Riq, do Viaje na Viagem, e fizemos primeiro o lado do Brasil, depois o lado da Argentina. Já a Lena, por outro lado, prefere o contrário. Hoje, depois de ter ido e analisado o que ver primeiro, confessamos que independente do lado que fizer, você vai se encantar. A possibilidade de visitar os dois lados é uma das coisas legais para fazer em Foz do Iguaçu. 🙂

A Mirella gostou de ter feito o lado brasileiro primeiro, e a Carina também. Pois dá para entender o contexto e a magnitude das Cataratas do Iguaçu. De modo que quando a gente chega no lado argentino, a gente consegue absorver com ainda mais intensidade a força das cachoeiras. Mas fica a seu critério, desde que vá fazer o passeio nos dois lados. Só não esqueça de ter um seguro de viagem válido! Sempre devemos estar atentos. 😉

Livre-se das filas! Aqui você pode comprar as entradas para os dois parques (lado do Brasil e lado da Argentina)!

Vai precisar de carro em Foz? Faça sua reserva aqui!

Roteiro Foz do Iguaçu

Parque das Aves

Sem dúvida, se você vai com crianças (ou não!) você deveria colocar o Parque das Aves no seu Roteiro Foz do Iguaçu! O parque é lindo e muito bem cuidado. O parque é dividido em vários viveiros no meio da Mata Atlântica, onde vamos caminhando através deles e conhecendo diferentes espécies. Inclusive, algumas delas em extinção! Aliás, este parque é a única instituição do mundo focada na conservação das aves lindas e exuberantes da Mata Atlântica.

Eles fazem um trabalho lindo de preservação e reintegração de espécies, que vale a pena apoiar fazendo a visita. Fora que é incrível ver os bichos voando livres em viveiros enormes, onde estão protegidos. Eles são o maior viveiro de aves do Brasil!

Eu indico fazer a visita logo cedo pela manhã, antes de entrar no parque das cataratas do lado do Brasil. Pois eles ficam colados um ao outro. Então, você pode fazer o Parque das Aves e depois seguir tranquilamente a pé para o Parque das Cataratas. Só lembre de comprar o ingresso das cataratas para depois. O passeio pelo parque das aves leva cerca de 2h num passo mais lento.

Parque das Aves Foz do Iguaçu
Parque das Aves

Passeio de Helicóptero

Eu, Carina, nunca tinha feito um passeio de helicóptero, e tinha muita vontade de voar assim. Então, achei a oportunidade incrível de fazer este passeio sobrevoando as Cataratas do Iguaçu. E não tenho nem palavras para descrever o passeio. Eu fiquei com o olhos cheios de lágrimas de tão incrível que é ver esta maravilha da natureza do alto! Realmente, é uma experiência única!

O passeio dura 10 minutos e o piloto passa por cima do Rio Iguaçu e depois pelas cataratas. É lindo ver a Mata Atlântica, as quedas, a força da água… sem dúvida, foi excepcional. Super, super recomendo, é uma das coisas legais para fazer em Foz do Iguaçu!!

O heliponto fica bem em frente ao Parque das Aves e ao lado da entrada do Parque Nacional das Cataratas. Então, é muito fácil de chegar e fazer o passeio. Eu optei por fazer o passeio após minha visita às cataratas e adorei, pois tinha bem menos gente para embarcar no passeio e eu mal precisei esperar. Os helicópteros comportam 4 ou 5 pessoas (depende do modelo) e em alguns instantes do dia pode formar uma fila de espera. Mas nada que seja um problema.

Voo helicoptero Roteiro Foz do Iguaçu

Hidrelétrica de Itaipu

Para visitar a Hidrelétrica de Itaipu recomendo comprar o ingresso com antecedência e verificar o tipo de visita que prefere fazer. Caso você queira conhecer a usina por dentro, você vai precisar se inscrever com antecedência no site para fazer o passeio. Já o tour panorâmico, que é aquele que você pega um ônibus e um guia da própria usina vai e explicando, pode ser comprado na hora. Entretanto, recomendo comprar antes em alta temporada!

Nós adoramos o passeio panorâmico pela usina, realmente é incrível ver de perto esta construção maravilhosa. A parceria feita pelo governo do Brasil e do Paraguai gera energia para os dois países e é admiral. O passeio é feito em um ônibus de 2 andares e um guia vai explicando o que vamos vendo. O passeio faz algumas paradas rápidas para foto em mirantes. Já no último mirante a gente assiste um video num telão e tem a possibilidade de fazer perguntas para um ex-trabalhador da usina. Eu indico muito o passeio!

Ainda você pode optar por comprar um passeio feito em uma trilha, dentro do parque da Usina. Deve ser muito legal, mas infelizmente não conseguimos ingresso. Você também pode optar em ir com um tour, como por exemplo esse aqui para quem estiver em Puerto Iguazú ou esse para quem estiver hospedado em Foz.

Itaipu Roteiro Foz do Iguaçu

Marco das 3 Fronteiras

Primeiramente, vale avisar que existe o Marco das 3 Fronteiras nos 3 países. Na confluência dos Rios Paraná e Iguaçu você pode ver os três países e em cada um deles tem uma estrutura com as cores de cada bandeira.

Mas tanto do lado brasileiro, como do lado argentino, o lugar é uma atração que você pode colocar no Roteiro Foz do Iguaçu. Então, você vai ouvir que pode visitar o Marco das 3 Fronteiras na Argentina no final de tarde e emendar um passeio pela feirinha, onde pode comer nos estandes. Mas a opção melhor é visitar um dos ótimos restaurantes em Puerto Iguazú. Diz que acontece um show no fim da tarde neste lado também.

Já no lado do Brasil, o Marco das 3 Fronteiras é uma atração paga. O lugar foi todo revitalizado nos últimos anos e custa R$ 43 por pessoa. Apesar de o lugar ser bonito e apresentar um show folclórico no fim do dia, eu achei o programa roubada. O show é bem fraco e vai acontecendo em etapas. Ainda, os estandes que vendem comida tem uma variadade pequena e só uns lanches simples. O restaurante que fica ali dentro, esgota as reservas rápido. Ou seja, você paga para entrar, assistir um show fraco e comer um lanchinho simples. Não indico, muito caro pro que oferece.

Marco das 3 Fronteiras Roteiro Foz do Iguaçu

MELHORES PRAIAS DO CEARÁ

CAMINHOS DE PEDRA EM BENTO GONÇALVES, SC


Macuco Safari e Gran Aventura

Sem dúvida, um dos passeios mais famosos para se fazer nas cataratas é o Macuco Safari (Brasil ou Gran Aventura (Argentina)! Ele consiste em uma trilha pela floresta e um passeio de bote cheio de emoção até bem próximo das quedas d’água. Claro que você vai sair muito molhado! Então, leve uma muda de roupa a mais, pois a capa de chuva resolve muito pouco. Mas o passeio é incrível e também uma experiência única. A Mirella fez o passeio pelo lado argentino (sim, o passeio pode ser feito tanto no lado brasileiro como argentino) e amou!

No lado brasileiro, primeira parada que o ônibus que leva por dentro do parque das cataratas faz é na estação Macuco Safari. Você pode optar e já descer ali para fazer o passeio (que é pago a parte!) e depois pegar o ônibus e fazer o passeio das cataratas. Ou pode seguir para a parada no início da trilha para ver as quedas e na volta descer na estação do Macuco. Não tem hora marcada para fazer o passeio, é por ordem de chegada.

Como o passeio molha muito, a gente recomenda que você faça ele depois de ter visitado as cataratas. Ou tenha uma roupa e sapato extra! Mas se você é uma pessoa corajosa, não deixe de fazer o passeio!! Aliás, dizem que o passeio pelo lado argentino (Gran Aventura) é bem mais emocionante. 😉

Macuco Safari Roteiro Foz do Iguaçu

Passeios de barco

Como a região é cortada pelos Rio Paraná e Rio Iguaçu, algumas empresas oferecem passeios de barco por um ou dois rios. Dessa forma, você pode optar por um passeio com almoço ou jantar num catamarã passeando pela tríplice fronteira. Muitos optam por fazer este passeio no jantar, para ver o pôr do sol.

Outra possibilidade é fazer um passeio mais rápido que leva entre as duas pontes (Ponte da Fraternidade e Ponte da Amizade) passando por pontos turísticos. Ainda tem o passeio chamado Boias de Itaipu, onde se passeio pelo Rio Paraná até quase a usina de Itaipu.

Compras no Paraguai

Acredito que a grande maioria das pessoas que vão para Foz do Iguaçu queiram atravessar a Ponte da Amizade e fazer umas comprinhas no Paraguai. Infelizmente, este programa não estava nem no Roteiro Foz do Iguaçu da Carina e nem da Mirella. Então, não podemos dar detalhes sobre o que encontrar por lá e onde ir. Mas não faltam bons blogs dando dicas, como o Pé na Estrada, que tem um post bom sobre isto.

Missões Jesuítas

Se você for interessado em história dos povos da região, saiba que é viável fazer o bate-e-volta e conhecer pelo menos 2 missões argentinas. Então, para colocar esta atração no seu Roteiro Foz do Iguaçu e para mais detalhes, recomendo a leitura do post:


MISSÕES JESUÍTAS NA ARGENTINA – SAN IGNACIO MINI E LORETO


Missão San Ignacio Mini

Outros programas

Naturalmente que ao planejar seu Roteiro Foz do Iguaçu você vai encontrar outras opções de programas para fazer na cidade e arredores. Uma opção para incluir na sua viagem com crianças é o complexo Dreamland. Pois o lugar inclui Dreamland Museu de Cera, Vale dos Dinossauros, Dreams Ice Bar (Bar de Gelo), Maravilhas do Mundo e ainda Dreams Motor Show. Fica na Avenida das Cataratas, bem próximo do hotel Grand Carimã Resort e Eco Cataratas Resort by San Juan.

Ainda, a criançada vai amar o parque aquático Aquamania Foz, ele fica ao lado do hotel Vivaz Cataratas Hotel Resort. Outra opção é o Parque Aquático Cataratas, que fica bem perto do Parque Nacional das Cataratas do Brasil.

Booking.com

Conclusão

Viajar para Foz do Iguaçu e conhecer a imensidão das cataratas deveria estar na lista de desejos de todos os viajantes! Realmente é uma atração única e de beleza ímpar! Então, espero que tenha curtido as dicas para montar um Roteiro Foz do Iguaçu em 3 ou 4 dias. Há muitas outras coisas legais para fazer em Foz do Iguaçu, assim como shows para assistir e natureza para sentir.

Quanto mais tempo reservar, mais poderá aproveitar! Então, depois me conta como foi sua viagem e se tem alguma outra dica imperdível para compartilhar. Certamente, eu vou adorar saber. Aliás, os nossos outros leitores também! 😉

Seguros Promo

Leia também no Viajoteca:

+ O QUE FAZER EM PARATY

+ SERRA DA CANASTRA: MAIS UM TREM BÃO DE MINAS!

+ PIRENÓPOLIS (GO) – UM FINAL DE SEMANA NO CERRADO


Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

9 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Museu Casa Portinari em Brodowski ⋆ Viajoteca 6 de setembro de 2016 - 10:07

[…] tal ir para Foz do Iguaçu no próximo feriado? Segue aqui um roteiro de 4 dias para você aproveitar ainda mais sua […]

Responder
Garon Picelii 28 de julho de 2016 - 15:06

Para quem gosta de ficar vários dias em Foz do Iguaçu a dica mais recente é o pacote de transporte da Loumar Turismo, você paga apenas 149 reais e tem direito a usar vários transfers quantas vezes quiser. Vale a pena!

Responder
Nélio Santos 4 de junho de 2016 - 17:34

Gostaria de saber se voces alugaram carro como foi ???

Responder
Mirella Matthiesen 5 de junho de 2016 - 09:50

Não alugamos não … fomos com carro próprio.
Abs

Responder
Edson 24 de abril de 2016 - 14:45

Valeu pelas dicas,pois irei ficar 4 dias em Foz e também sairei de São Carlos rsrsrsrs

Responder
Mirella Matthiesen 13 de maio de 2016 - 11:35

Oi Edson,
Então você é conterrâneo 🙂
Boa viagem e espero que se divirta, tanto quando a gente!
Abs

Responder
Missões Jesuítas na ArgentinaViajoteca – Blog de Viagens 10 de outubro de 2014 - 06:52

[…] das melhores decisões que fizemos durante nossa viagem a Foz do Iguaçu, foi ter ido conhecer um pouco das Missões Jesuítas na Argentina, fizemos o trajeto bate e volta […]

Responder
Mariana 3 de setembro de 2014 - 15:26

Dicas para quem quiser ir pro Paraguai

Eu gostei muito do Shopping Del Este!! Se soubesse da diversidade e qualidade dos produtos e lojas nem teria andado por Ciudad del Este e deixado ele por ultimo…iria nele logo de cara e só!
Tem lojas de tudo: cosméticos, utensílios domésticos, eletrônicos, Nike (original – claro!) e outras várias.
Gostei bastante da loja Macedônia.

A Monalisa é uma loja lindona, mas achei cara. Vale a pena dar uma passeadinha pra xeretar.
Fiquei decepcionada com a Nave Shop, tanto que nem acho que vale a ida.

Boas compras!
A cunhada enxerida da Mirella…rsrs….

Responder
Mirella Matthiesen 4 de setembro de 2014 - 12:31

Opa!!! Valeu pelas dicas da Muambulandia 🙂
Vou adicionar no post.
bjoooo

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies