Logo

Roma vista do alto

Roma vista do alto: 8 lugares para ver a cidade de cima

by / 28 Comentarios / 16 de fevereiro de 2017

Onde ver Roma do alto?

A arquitetura de Roma é um dos principais motivos pelo os quais eu sou absolutamente fascinado por essa cidade. E para poder melhor observar e compreender a beleza do conjunto da obra. Nada mais pertinente que, quando visitar a cidade, você veja Roma de cima. Por isso, no post de hoje, aproveito para indicar 8 lugares para você ver Roma do alto e se apaixonar de vez por essa magnífica cidade. Onde cada esquina, monumento, cúpula ou telhado é uma verdadeira aula de história.

Roma vista do alto

Não importa quantas vezes você já esteve na Europa. Mas toda vez que você visita Roma, você sempre irá se surpreender com o que os romanos foram capazes de criar a mais de 2000 anos atrás. E mais surpreendente ainda, é perceber que várias das instituições, criadas por eles, estão presentes na nossa vida até os dias de hoje e estão no âmago do estilo de vida do mundo ocidental.

Por isso, apesar do império romano eventualmente ter entrado em colapso e a cidade ,de certa forma, ter perdido sua influência de outrora e desde então meio que parado no tempo. A civilização romana antiga contribuiu enormemente para o desenvolvimento do mundo ocidental como entendemos hoje. E essas influências vão desde o direito, passando pelas artes, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e até mesmo nas línguas derivadas do Latim. E todo esse legado continua a ter uma grande influência sobre o mundo que vivemos hoje.

Mas voltando ao assunto principal desse post, que fala sobre alguns dos melhores lugares para você ver Roma do alto. Vale à pena lembrar que apesar de ter sido fundada pelos romanos às margens do Rio Tibre e ser cercada por inúmeras colinas, que no passado foram fundamentais para o desenvolvimento e defesa da cidade, Roma não é uma cidade muito verticalizada.

Roma vista do alto

Sendo assim, não espere encontrar edifícios e construções muito altas.  Além disso, existe hoje toda uma regulamentação urbanística que tenta conservar ao máximo a rica herança histórica e arquitetônica da cidade. E é exatamente por isso, que nenhuma construção aparentemente pode superar a altura da imponente e conspícua cúpula da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Roma vista do alto

Sendo assim, eis aqui 8 lugares fantásticos, em ordem alfabética, para você observar o histórico Skyline de Roma. E é claro que existem muitos outros pontos além desses 8 lugares para ver Roma do alto que relaciono neste post.

Por sinal, fiquem a vontade para recomendar outros lugares interessantes para ver a cidade do alto. Numa próxima visita à Roma adorarei poder visita-los!!

Roma vista do alto

ROMA VISTA DO ALTO
8 lugares para ver a cidade de cima

CASTELO SANTO ÂNGELO (CASTEL SAN’T ANGELO)

O castelo de Santo Ângelo é uma fortificação militar construída relativamente próxima ao Vaticano e que só recebeu este nome muito tempo depois que começou a ser construído. Inicialmente construído como uma estrutura circular simples encomendada por Adriano (117–138 D.C.) para servir como mausoléu para o imperador e sua família.

Ao longo dos anos a construção passou a ter vários outros usos, entre eles serviu como uma estrutura militar utlizada para a proteção dos papas. Hoje além de Museu, há um terraço panorâmico de onde é possível se ver praticamente todo o Vaticano, o Rio Tibre e boa parte de Roma.

Uma visão de 360 graus privilegiada da cidade, que muitos consideram imperdível. A Bruna do Blog Contando as Horas fez um post completinho falando sobre a visita ao Castelo Santo Angelo.

Vista do alto do castelo Santo Angelo em Roma

Vista do alto do castelo Santo Angelo em Roma

Roma vista do alto castel Santangelo

CÚPULA DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO (CUPOLA DI SAN PIETRO)

O mirante do alto da cúpula da Basílica de São Pedro oferece uma das vistas mais emblemáticas de Roma. Apesar de tecnicamente estar dentro do Vaticano, lá de cima a 218 metros de altura se tem uma super vista panorâmica tanto de Roma como da Santa Sé.

No alto da cúpula da Basílica de São Pedro você tem uma uma vista privilegiada para a famosa Praça de São Pedro, dos Museus Vaticanos a do restante da cidade do Vaticano que não é aberta ao pelo público em geral e que você não conseguira ver de nenhum outro lugar a não ser lá de cima.

O ingresso para a cúpula pode ser comprado aqui evitando fila  ou na hora e você tem duas opções: subir a pé ou combinar uma subida de elevador + uma subida a pé. A primeira custa 5 Euros e você precisará enfrentar 551 degraus, desde a base da Basílica de São Pedro até o mirante da cúpula. A segunda opção custa 7 Euros e você faz uma parte da subida de elevador, mas ainda terá que encarar 320 degraus até chegar ao topo da mesma. Neste post sobre a subida à cúpula da Basílica de São Pedro da Mari do Idéias na Mala tem algumas outras informações importantes sobre esse passeio.

Vista da Cúpula da Basílica de São Pedro em Roma

Vista da Cúpula da Basílica de São Pedro em Roma

Roma vista do alto Vaticano

ESCADARIA PIAZZA SPAGNA (SCALINATA DI TRINITÀ DEI MONTI)

Provavelmente uma das escadarias mais famosas do mundo. A escadaria que leva da Piazza Sapgna até a simpática igreja de Trinità dei Monti oferece uma belo visual para o centro histórico da cidade de Roma quando se chega ao seu topo.

Aos pés da escadaria, encontramos a “Fontana della Barcaccia” de Bernini e ainda na Piazza, na frente da Fontana, encontramos a Embaixada da Espanha na Itália, que por sua vez empresta o nome à Piazza.

Em frente a escadaria encontramos a “Via dei Condotti”, onde estão localizadas algumas das lojas mais caras da alta costura italiana. Com marcas como: Gucci, Valentino, Armani, Fendi, Prada entre tantas outras. A vista da escadaria da Piazza Spagna que tem como grande vantagem ser gratuita e não requerer muito esforço para ser visitada.

Vista do alto da Piazza di Spagna em Roma

Vista do alto da Piazza di Spagna em Roma

Roma vista do alto Piazza Spagna


MONTE MARIO

O Monte Mário fica um pouco mais afastado e é uma das colinas mais altas de Roma. Por séculos o lugar foi frequentado pelos romanos como melhor local para se admirar a cidade do alto e durante a antiguidade para observar a chegada de possíveis inimigos à distância.

Hoje, dele é possível observar boa parte da cidade de Roma, com destaque ao rio Tibre e, pela proximidade, a imponente cúpula da Basílica de São Pedro e o Vaticano.




Monte Mario em Roma

Monte Mario em Roma

Roma vista do alto

MONTE PALATINO

O Monte Palatino é uma das colinas mais altas de Roma dentro da parte antiga da cidade. Por séculos o lugar foi frequentado pelos romanos como melhor ponto para se admirar as ruinas do Coliseu e do Fórum Romano e boa parte da parte das antigas ruínas da cidade de Roma do alto.

Roma do alto

Roma do alto

Roma vista do alto

PINCIO - VILLA BORGHESE

Localizado no parque Villa Borghese esse local é praticamente um ponto de parada obrigatório em Roma. A vista da Piazza del Popolo com a cúpula da Basílica de São Pedro ao fundo e dezenas de outras igrejas e cúpulas menores é absolutamente imperdível.

No começo do século XVII todo este complexo era conhecido como Villa Borghese Pinciana e entre suas atrações principais tinha uma residência (atualmente conhecido como a própria Galleria Borghese) e um grande jardim formal italiano com fontes, área verde e estátuas (atualmente chamado de Villa Borghese).

Todo este complexo, hoje um parque urbano aberto ao público, servia como local de descanso para Scipione Borghese, sobrinho do Papa Paulo V cujo papado foi de 1605 até 1621.

Depois da morte de Scipione Borghese, o complexo passou por diversas reformas e, em 1902, foi adquirido pelo governo italiano. A antiga residência se tornou a Galleria Borghese que contém a coleção particular de Scipione Borghese e é uma das maiores coleções particulares de obras de arte do mundo. Os seus jardins por sua vez, foram transformados em parque e são usados pelos locais para praticas ao ar livre. E como o local encontra-se em uma parte elevada da cidade, também é um excelente lugar para ver Roma do alto sem que você tenha que pagar nada por isso.

Roma do alto

Roma do alto

Roma vista do alto

TERRAÇO DA FAO

Pouca gente talvez saiba disso, mas a sede da FAO (Food Agriculture Organization), órgão das Nações Unidas (ONU) para agricultura e alimentação está sediada em Roma. E por estar localizada entre o Coliseu, o Circo Máximo e as Termas de Caracala, oferece um visual incrível para a parte antiga de Roma.

Acabei descobrindo isso por acaso por ocasião de minha primeira visita à Roma em 2005 quando decidi fazer uma visita sem compromisso ao local. Além da visita ser super interessante e informativa para quem se interessa por temas relacionados a fome, segurança alimentar, agricultura e florestas. Ou como no meu caso, tem formação em ciências agrárias.

Para minha surpresa, o terraço da cafeteria tem uma vista fenomenal da cidade que faz a visita à FAO ficar ainda mais interessante.

Só não esqueça de ter o seu passaporte em mãos para visitar o local. Como fiz essa visita em 2005 não sei exatamente como andam os procedimentos para visitar nos dias de hoje, mas pelo que andei pesquisando pela internet não mudou muito. Só vá preparado para ser revistado como se estivesse indo pegar um vôo.

Roma vista do alto FAO

Roma vista do alto FAO

Roma vista do alto FAO

TERRAÇO DO MONUMENTO VITTORIO EMANUELLE II (TERRAZZE DEL VITTORIANO)

O Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II foi construído em comemoração a unificação italiana e se destaca bastante na paisagem do skyline de Roma. Apesar de imponente, sua construção enfrenta diversas ressalvas da população romana. Primeiramente pelo fato dele ter sido construído em uma área do Monte Capitolino (os Museus Capitolinos ficam logo atrás do monumento).

Além disso, foi construído numa área com longa ocupação humana e em uma área com vestígios arqueológicos da idade antiga e medieval que com sua construção, possivelmente nunca poderão ser estudados e compreendidos.

Uma outra controversia é que a construção é muito grande e fora de proporção e estilo arquitetônico “inaquedequado” para o local em que foi construído, que lhe rendeu o apelido de bolo de noiva.

Controvérsias à parte, do alto do monumento Vittorio Emanuelle II é possível ter uma visão de 360 graus da cidade a partir do centro de Roma e sem obstruções.

Você pode visitar o monumento gratuitamente, mas se quiser ir até o terraço no alto do mesmo é preciso pagar 7 Euros para subir de elevador até lá. Mesmo sem pegar o elevador a vista já é magnífica ,mas lá de cima os 7 Euros se pagam rapidamente. Afinal de contas do alto do Terrazze del Vittoriano temos uma das melhores vistas de Roma e do Coliseu.

Roma do alto

Roma do alto

Roma vista do alto Vitorio Emanuelle

E ai você tem algum outro lugar para indicar para ver Roma de cima?

Lugares para você comtemplar Roma do alto


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem (faz cotação em 11 seguradoras). Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Arquitetura & Design, Bairros históricos, Blog, Cidades Históricas, Cultura, Destinos, Europa, Experiências, Fortalezas, Igrejas, Itália, Lugares Históricos, Lugares Sagrados, Mirantes, Passeios e Atrações Turísticas, Roma, Vaticano

28 Comment

  1. Olá… Estive em Roma por apenas uma tarde e passei mais ou menos 7 horas caminhando pela cidade: ou seja a vi ” de baixo”. Agora você me apresenta a cidade do alto! Que beleza.

    Eu senti muita antipatia por Roma, mas tenho em mente que preciso dar uma nova chance a essa cidade e lendo textos como esse, vendo essas belíssimas fotos, tenho certeza dessa necessidade. 🙂

    • Oi Analuiza.

      Acho que Roma merece uma segunda chance sim. Não sei que época que você foi, mas dependendo da época a experiência pode não ser muito boa sim. No verão por exemplo, o calor é infernal. Lembro que por ocasião da minha primeira visita peguei 40 graus e era duro.. Pelo menos haviam as fontes de água Mineral na cidade para refrescar.. Problema é que desfazer essa imagem preconcebida numa experiência não muito boa de viagem é complicado, mas tendo a oportunidade tente acho que Roma tem salvação :D.

      Obrigado pela visita

  2. Que incrível Oscar! E que lindas fotos! Desses só fui no Monte Palatino. Agora tenho desculpa pra voltar! 😉

    • Oi Mariana

      A vista do Monte Palatino é Linda, mas acho que numa próxima visita o Terraço do Monumento ao Vitorio Emanuelle e quem sabe uma subida à cúpula da Basílica de São Pedro ou Castle Santangelo podem ser uma ótima pedida 😀

      Obrigado pela visita

  3. Concordo com você: não importa quantas vezes você esteve na Europa, pois sempre se impressionará com Roma! Depois de 4 idas à cidade, sinto que tenho muito a conhecer ainda. Adorei as dicas dos 8 lugares para ver Roma do alto. Conheço apenas alguns desses e já anotei os outros para a próxima ida 😉

    • Legal que você já conhece alguns deles e curtiu as dicas dos outros:D

      Obrigado pela visita

  4. Adorei o post, Roma é linda de todos os ângulos, mas com esta perspectiva fica mais linda ainda. Dicas anotadas!

  5. Uau! Esse é um daqueles posts pra salvar nos favoritos. Muito obrigado por compartilhar. <3

  6. Preciso urgente conhecer Roma! Adorei o post e as dicas.

    • Eloah vocês que tem blog de comidinhas TEM que conhecer a Itália!!!
      Fizemos uma viagem maravilhosa entre Roma e Milão passando por Bologna, Perugia, Parma, Modena. As comidinhas nessa viagem foram épicas!!!

  7. Adorei as dicas! Também sou fascinada por Roma, mas confesso que ainda não tinha pensado em ver a cidade do alto. Me convenceu!! 😉

    • Roma é linda de todos os ángulos.. Eu gosto de ver a cidade do alto por conta das inúmeras igrejinhas e monumentos históricos que você consegue observar no horizonte.

  8. Adoramos o seu post.
    Não conhecemos Roma e depois de ver essas fotos lindas, queremos vê-la do alto!

    Abraços.

    • Que bacana!! Acho que quando a oportunidade de conhecer Roma chegar, vocês vão amar a cidade!
      Obrigado pela visita 😀

  9. Roma é um museu a céu aberto. Que saudades que fiquei lendo o post. Lindas fotos!

  10. Uma pena não ter visto as suas dicas antes, eu adorei Roma, mas infelizmente não vi muito da cidade e ainda mais do alto, na próxima vez já sei o que fazer! Abraços

    • Que peninha mesmo!! Porém sempre é bom ter bons motivos para voltar à lugares que adoramos conhecer.. Segunda visita sempre é melhor que a primeira 😀
      Obrigado pela visita

      Bjs

  11. Olá Oscar!

    Sou apaixonado por fotografia e morro de vontade de partir pra Roma e clicar cada pedacinho daquele lugar! Estas dicas de viewpoints são demais.. só paisagens de tirar o fôlego. Parabéns pelas indicações!

    Abç!

    • Roma é super fotogenica!! Vista do alto você tem vistas fantásticas.. Esses foram os 8 lugares que conheci até o momento e que consegui visitar a cidade do alto. certamente existem muitos outros.
      Obrigado pela visita

      Abs

  12. Roma é simplesmente maravilhosa! vou conhecer este ano e já guardei o post para uma consulta futura! <3

    • Legal que você irá conhecer Roma em breve. A cidade é Linda!!
      Tenho certeza que você vai amar conhecer.
      Abs

  13. Da próxima vez vá até a segunda vista mais alta de Roma: a torre panorâmica do Instituto Suíco, perto da Via Veneto. Outra fantástica é do terraço do Radisson Hotel, perto da estação Termini. Abs.

    • Oi Luciana

      Que legal, obrigado pelas dicas!!! Numa próxima oportunidade preciso tentar ir conferir e tirar umas fotos. A verdade é que Roma deve ter dezenas de outros lugares legais para você observar a cidade. eu só listei aqueles que eu conheci nas minhas visitas à cidade :d

      Bjs

  14. Minhas sugestões, além dessas: Giardino degli Aranci e Terrazza del Gianicolo.
    Lindo post!

Comente Aqui