Logo

River Safari em Singapura

River Safari em Singapura

by / 2 Comentarios / 17 de novembro de 2016

River Safari em Singapura

Inaugurado em abril de 2013, o impressionante River Safari de Singapura é o primeiro jardim zoológico do mundo focado exclusivamente na fauna e flora dos ecossistemas fluviais. Projetado para exibir a exuberância e biodiversidade de alguns dos maiores rios do mundo e seus respectivos ecossistemas em seu entorno, o River Safari em Singapura mostra de uma forma lúdica, divertida e interativa a importância desses ambientes para a saúde de nosso planeta.

singapore-river-safari-1

O River Safari é a mais nova atração “zoológica” de Singapura, que além deste parque inteiramente dedicado aos animais e ecossistemas sobre infuência direta dos rios, possui também outros 4 zoológicos e aquários de referência internacional como o Jurong Bird Park, o Singapore Zoo, o Night Safari e o S.E.A. Aquarium.

singapore-river-safari-4

Viabilizado através de um investimento direto na casa dos 160 milhões de dólares americanos, o River Safari Singapore está localizado às margens da represa do alto Selatar, a maior reserva de água doce de Singapura e entre o Singapore Zoo (um dos zoológicos pioneiros no uso de ambientes protegidos com barreira oculta)  e o Night Safari (primeiro zoológico noturno do mundo).

singapore-river-safari-2

Assim como os dois parques vizinhos, este também é um zoológico pioneiro. Idealizado e construído para exibir exclusivamente animais associados à ecossistemas fluviais de diferentes partes do planeta, o River Safari conta com uma coleção de mais de 5000 animais de mais de 300 diferentes espécies, o que faz dele, um dos zoológicos com uma das maiores e mais completas coleções zoológicas de fauna de água doce do mundo, e o primeiro jardim zoológico do mundo focado apenas na fauna e flora dos ecossistemas fluviais.

singapore-river-safari-29

Dividido em 3 áreas principais: Rivers of the World, Giant Panda Forest e Wild Amazonia,  o River Safari de Singapura apresenta algumas das mais curiosas e intrigantes espécies de fauna associada a ambientes ripários de 8 grandes rios do nosso planeta.

zoologico-rios-em-singapura-272

Além dos curiosos animais e excelente infra-estrtutura, um dos diferenciais desse parque é o fato de o River Safari abordar com êxito a necessidade da conservação ambiental desses biomas ripários. Informando os visitantes dos riscos , ameaças e perigos associados a estes ecossistemas. Despertando por fim no visitante uma maior consciência ambiental.

Visitando o River Safari em Singapura

Desde que foi inaugurado já visitei o river Safari em pelo menos 3 oportunidades e neste post vou falar um pouco sobre nossa experiência visitando a atração na seqüencia que sempre visitamos o parque, ou seja no sentido horário. Para visualizar o mapa do parque clique aqui.

singapore-river-safari-37

Espacialmente, as exibições estão dispostas no River Safari às margens de uma pequena reentrância do Upper Selatar Reservoir, a qual deixa o parque meio que em uma forma de “U”. Sendo que a base do U encontra-se a entrada do parque. As extremidades do “U” no entorno do lago são então unidas por uma passarela sobre o lago.

singapore-river-safari-16

Uma das pernas do “U” contém as atrações que formam o complexo Rivers of The World ( Os rios do mundo) e o Giant Panda Forest a outra perna do “U” contém as atrações que fazem parte do complexo Wild Amazônia (Amazônia Selvagem).

zoologico-rios-em-singapura-278

As atrações e ecossistemas são apresentadas na forma de aquários, terrários, terrários associados a aquários ou mesmo grandes viveiros, sempre tentando replicar o ambiente de origem dos animais e plantas apresentados naquele nicho. Tudo de muito bem pensando e preparado para transformar a experiência do visitante em algo inesquecível.

singapore-river-safari-33

Assim que você desembarcar na estrada do parque, seja de táxi, ônibus ou shuttle, siga para a bilheteria para comprar/pegar seus ingressos. Como o parque é vizinho do Singapore Zoo e do Night Safari, a bilheteria da atração é compartilhada com os 2 parques vizinhos.

singapore-river-safari

Rivers of the World

A primeira parte da visita ao River Safari em Singapura é através do Rivers of the World, uma verdadeira viagem através de 7 dos maiores e mais relevantes rios do nosso planeta, são eles:

rio do Mundo em Singapura

Mississipi River – Rio Mississippi 

O primeiro rio comtemplado no Rivers of the World do River Safari de Singapura é o Rio Mississippi. Oficialmente considerado o segundo mais longo rio dos Estados Unidos, perdendo a primeira posição apenas para o Rio Misouri. Como este último é na verdade um afluente do Mississippi, quando considerados juntos, eles formam a maior bacia hidrográfica da América do Norte.

zoologico-rios-em-singapura-278

Quando medido da nascente do Missouri, o comprimento total do conjunto Missouri-Mississippi é de aproximadamente 6 275 km, o que faz dele o mais extenso da América do Norte e o quarto rio mais extenso do mundo.

singapore-river-safari-7

Esta parte do Zoológico/Aquário me lembrou muito o Audubon Aquarium de New Orleans. Muitas das espécies que vimos lá, estão presentes no River Safari de Singapura como o curioso Mississippi paddle fish, a Tartaruga Alligator e o Alligator Gar entre outros.

singapore-river-safari-6

Um destaques desta parte do parque também fica por conta dos castores. Infelizmente nem sempre conseguimos vê-los pois o bichinhos adoram tirar uma soneca, mas antes deles serem dizimados por conta de sua pelagem, acredita-se que a população destes animais passava dos 60 milhões de indivíduos só nos EUA.

Congo River – Rio Congo

Seguindo adiante, chegamos ao rio Congo. Considerado o segundo rio mais extenso da África. Perdendo apenas para o rio Nilo, ele ocupa a sétima posição de rio mais extenso do mundo, com um total de 4.700 km. Considerado o rio mais profundo do mundo, com profundidades que chegam a mais de 200 metros, o rio Congo tem uma fauna bastante peculiar.

singapore-river-safari-17

Além disso, o rio Congo é o rio mais caudaloso da África e o segundo rio mais caudaloso do mundo. Durante os meses de verão, o volume de água do caudal é de cerca de 67.000 m³/s de água, despejados no oceano atântico na divisa entre Angola e a República do Congo.

singapore-river-safari-19Apesar de seu potencial hidroelétrico ainda ser (felizmente) pouco utilizado, se totalmente aproveitado, ele poderia produzir mais energia hidroelétrica que todos os rios dos EUA combinados.

singapore-river-safari-21

O rio Congo é a casa de alguns dos peixes de água doce mais coloridos do mundo como o Tetra e o Jewel Cichild. Mas a grande atração desta parte do parque é o Baiacu gigante de água doce, o maior do gênero no mundo. Além disso temos o Crocodilo Anão (Dwarf Crocodile), que não passa de 1,6 metros contra os quase 5 metros do crocodilo do Nilo.

River Nile – Rio Nilo

Ainda no continente africano, chegamos na porção so parque que se refere ao mitológico rio Nilo. Históricamente importante no florescimento da civilização egípcia, o segundo mais longo rio do mundo está situado no nordeste do continente africano e cruza pelo menos uma dezena de países antes de desaguar no mar mediterrâneo.

singapore-river-safari-10

Sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km², e abrange Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Sudão do Sul, Etiópia e Egito. De sua desembocadura até sua fonte mais remota, situada no “Nyungwe National Park” do Ruanda, o Nilo tem 7 088 km de comprimento.

peixe-tigre-africano-em-singapura-292

Dentre as espécies exibidas no River Safari em Singapura temos o peixe tigre africano, um voraz predador muitas vezes apelidado de piranha do Nilo. Outro peixe bastante curioso é o bagre girafa. Assim como a pequena Moréia Spiny e o Bichir. E como não poderia ser diferente o temido crocodilo do Nilo.

singapore-river-safari-9

 Ganges River – Rio Ganges

O quarto rio comtemplado no River Safari de Singapura é o rio Ganges, um dos principais rios do subcontinente Indiano. Ele não é necessariamente um dos maiores e mais caudalosos rios  do mundo, mas sua importância econômica, social e religiosa para a Índia e o Hinduísmo é tamanha que fazem dele, um dos rios mais famosos do mundo.

singapore-river-safari-11

Suas águas se deslocam rumo ao leste através da planície do Ganges no norte da Índia e segue em direção ao Bangladesh. Com 2510 km de extensão, ele nasce no Himalaia ocidental, no estado indiano de Uttarakhand, e desagua no delta do rio Sunderbans, no golfo de Bengala.

gavial-em-singapura-291

Dentre os animais expostos em Singapura temos o curioso Gavial do Ganges, uma espécie de jacaré/crocodilo com bico “fino”. Mas a criatura mais impressionante é o Goonch Catfish, também conhecido como bagre do diabo. Considerado o maior bagre carnívoro do mundo e que pode chegar até 1,6 metros e que tem fama de atacar os humanos (hoje em risco de extinção). Bem em se tratando do Ganges, ele comer corpos humanos não seria, digamos, algo difícil de acontecer, principalmente para aqueles que habitam as águas a jusante de Varanasi.

Murray River – Rio Murray

O próximo rio é o Murray River. Um rio pouco conhecido por nós brasileiros. Porém é um dos mais importantes rios da Austrália com cerca de 2.530 km de extensão, ele atravessa quase 1 sétimo do mais seco dos continentes. Ele nasce nos alpes australianos e escoa a parte sudeste do país, desaguando no Oceano Índico perto de Adelaide após ter recebido a contribuição de seus dois maiores tributários: o rio Murrumbidgee e sobretudo o rio Darling. Embora seja o rio mais longo da Austrália, apresenta um caudal fraco para um rio desta importância.

singapore-river-safari-12

Isto se deve, não apenas por conta da insuficiente precipitação nas regiões que cruza, mas principalmente pelo uso extensivo de suas águas para a agricultura, pecuária e abastecimento para as cidades próximas de suas margens.

peixe-australiano-em-singapura-290

Dentre as espécies existentes no aquário em Singapura temos o Australian Lungfish, um peixe tido como pré histórico, cujos ancestrais teriam aparecido na terra a cerca de 400 milhões de anos atrás, outra espécie que vimos por alí é o Murray Cod, o maior peixe de água doce da Oceania que pode chegar a 1,8 metros e até 100kg (hoje, são raros ultrapassam os 50kg).

 Mekong River – Rio Mekong

 O penúltimo rio desta parte do passeio pelos maiores rios do mundo é o majestoso rio Mekong. Um dos maiores rios do mundo, o Mekong River está localizado no sudeste asiático. Com aproximadamente 1535 km de extensão, ele é o 13.° rio mais longo e 10.° rio mais volumoso rio do mundo descarregando cerca de 475 km³ de água anualmente no oceano Índico e drenando uma área de 795 000 km².

zoologico-rios-em-singapura-279

Chamado pelos tailandeses e laosianos como a mãe de todos os rios, o Mekong nasce no Planalto do Tibete na China e depois percorre a província chinesa de Yunnan, atravessa o norte de Mianmar, e depois cruza a Tailândia, o Laos, o Camboja e segue para o Vietnam onde desagua no oceano.

singapore-river-safari-18

Tivemos a chance de conhecer o Mekong perto de sua foz em Ho Chi Minh City no Vietnam e lembro como se fosse ontem de enxergar os diversos canais de seu delta, repletos de arrozais da janela do avião de quando nos preparávamos para pousar no Vietnam. Em breve devemos revê-lo no Golden Triangle na região de fronteira entre Laos, Tailândia e Myanmar.

singapore-river-safari-14

A parte dedicada ao Mekong nesta parte do River Safari de Singapura é uma das mais legais do parque e conta com um gigantesco tanque com painel de acrílico de 3 metros de profundidade e 540 metros cúbicos d’água com várias espécies de peixes, entre elas o maior peixe de água doce do mundo, o bagre gigante do Mekong que pode chegar aos 3,2 metros de comprimento.

singapore-river-safari-15

Outro animal de grande dimensões é a arraia gigante de água doce do Mekong que pode chegar a pesar mais de 600 kg. E como não poderia deixar de ser, outro animal que existe nesta parte do parque é o macaco comedor de carangueijos. Estes pequenos primatas são comuns por todo o sudeste da ásia e lembro de vermos dezenas deles numa das ilhas próximas à Phuket na Tailândia.

singapore-river-safari-13

 Yangtsé River – Rio Azul

O rio Yangtzé, Yang-Tsé ou Chang Jiang também conhecido como Rio Azul, é o maior rio da Ásia, percorrendo 6.300 quilômetros desde sua nascente, nos montes Kunlum ( províncias de Qinghai e Tibete), até ao mar da China Oriental, atravessando a China de Oeste à Leste. Sua bacia hidrográfica de quase 2 milhões de km² irriga as regiões mais férteis da China. Seus principais afluentes são os rios Min, o Wu e o Han. A garganta Yarlung Zangboer, considerada a maior do mundo se localiza no Yangtze. É um importante rio na cultura e sociedade chinesa, e é tradicionalmente considerado como a fronteira natural entre as regiões culturais do norte e sul da China. Cerca de 1/3 da população do mais populoso país do mundo vive a cerca de menos de 100 km de suas margens.

singapore-river-safari-20

Dentre os animais expostos no River Safari de Cingapura temos o Crocodilo Chinês, considerado o menor e mais raro dos crocodilos do mundo cuja população hoje se resume há menos de 200 indivíduos na natureza em virtude da destruição do seu habitat natural.




Crocodilo chinêsAlém disso, encontramos alí também a salamandra chinesa gigante. Eu já havia visto a salamandra gigante japonesa no zoológico de Washington DC, mas a chinesa é mais rara e é considerada o maior anfíbio do mundo.

zoologico-rios-em-singapura-286

Por alí também encontramos o esturjão chinês, considerado quase um fóssil vivo, ele pode facilmente passar dos 100 anos de idade. Para um peixe isso é muita coisa. Se você vier à Hong Kong vai poder conhecer o esturjão chinês no Ocean Park.

 esturjão Chinês

Pandas em Singapura

 Giant Panda Forest

A segunda parte da visita pelo River Safari é tecnicamente na verdade uma continuação do experiência pelo Yangtsé River do Rivers of the World. Só que nesta etapa da visita, entramos num ambiente climatizado que é chamado de Giant Panda Forest, e como o nome sugere tem entre suas principais atrações um casal de pandas gigantes que foi “cedido” pelo governo chinês como demonstração de apreciação da boa relação diplomática entre os dois países no final de 2012.

Panda em Singapura

Talvez você não saiba, mas pandas gigantes são os membros mais raros da família dos ursos e além de serem exclusivamente herbívoros, eles são considerados um dos animais mais ameaçados de extinção do mundo. Estima-se que existam apenas cerca de 1.600 pandas gigantes em estado selvagem (predominantemente nas províncias de Sichuan e Yunan na China). E para garantir a sobrevivência e reabilitação dessas cativantes criaturas, cerca de 200 pandas gigantes fazem parte de programas de reprodução em cativeiro em parques de vida selvagem em todo o mundo.

Panda em Singapura

 Destes 200 pandas em cativeiro pelo mundo, aparentemente, apenas 38 deles estão fora da China. Sendo que apenas outros 9 países contam com o privilégio de ter um urso panda (EUA, México, Alemanha, Áustria, Espanha, Austrália, Japão, Tailândia e Taiwan). Nos últimos anos, receber um panda de presente do governo chinês tornou-se uma imensa honraria diplomática.

Panda na Ásia

Os pandas gigantes de Singapura, nasceram em cativeiro em Sichuan em 2007 e 2008 e foram “emprestados” por um período de no mínimo 10 anos. O anúncio que Singapura iria ganhar um casal de pandas gerou um certo “frisson” na cidade e além de todos os preparativos para receber os animais, um concurso que se extendeu por cerca de 6 meses foi lançado para escolher o nome dos simpáticos ursos.

Pandas em Cingapura

“Kai Kai”, foi o nome escolhido para o panda gigante macho, seu nome significa ‘vitória’ em chinês. Já para o panda gigante fêmea, o nome escolhido foi “Jia Jia”, e que significa fina e bela. A escolha destes nomes, segundo a comissão julgadora, é um reflexo das excelentes relações entre Singapura e a China.

Kai Kai e jia Jia em Singapura

Obviamente ter um animal destes em seu Zoológico não é para qualquer um, além disso custa uma verdadeira fortuna para mantê-los, mas patrocinadores interessados foi o que não faltou. Entre elas temos a CapitaLand (uma das maiores incorporadoras da Ásia) e a Singapore Airlines. Esta última além de disponibilizar um avião para trazer os animais até Singapura, também disponibiliza passagens entre a China e Singapura para todo o staff envolvido com os pandas, além de uma generosa contribuição financeira em prol da conservação da espécie.

Kai Kai Singapore

A casa dos pandas em Singapura é digamos uma mansão, um complexo de 1500 m2 de área construída e climatizada  (o maior do Sudeste Asiático), simula o habitat natural dos ursos na China. Com direito a plantas vivas, pedras e água corrente, o Giant Pand Forest conta com pequenas cachoeiras, pequenas piscinas rasas, estruturas de escalada e outras coisas projetadas para permitir que os pandas descansem, explorem, subam e até mesmo nadem, durante esta temporada vivendo em Singapura.

zoologico-rios-em-singapura-285

A temperatura do ambiente é climatizada é mantida entre 18-22 graus Celsius durante todo o ano. A umidade também é controlada e mantida em 50-60 por cento, para garantir que os pandas estejam sempre confortáveis.

zoologico-rios-em-singapura-287

Mesmo assim, um ambiente ao ar livre foi criado para que os pandas também possam desfrutar do “maravilhoso” clima tropical de Singapura. Bem, aparentemente eles, assim como a gente, preferem ficar no ar-condicionado.

singapore-river-safari-24

Os Pandas são animais, digamos bastante dorminhocos (ou seja nem sempre você vai conseguir vê-los acordados), durante nossas visitas sempre demos sorte de pegar pelo menos 1 deles acordado. Eles são uma graça, não são?

singapore-river-safari-23

Bem por alí, além dos pandas gigantes, encontramos também duas criaturas muito bonitas, que também são originárias da China. São elas o Panda Vermelho e o Faisão Dourado, mas não adianta, Kai Kai e a Jia Jia roubam a cena nessa parte do passeio.

singapore-river-safari-28

Encerrando essa parte da visita, você passa por uma lojinha de souvenirs especializada em Pandas. Por alí também fica o Mama Panda Kitchen, um restaurante (fast food) chinês. Como estava na hora do almoço acabamos comendo por lá mesmo. Não que estivéssemos morrendo de fome, mas não resistimos quando vimos o Bum em forma de panda. A comida até que era gostosa, porém nada excepcional.

singapore-river-safari-27

Wild Amazonia

Encerrada a visita aos pandas e devidamente alimentados, seguimos para explorar a segunda metade do parque. Para isso, atravessamos uma ponte sobre o lago e chegamos ao Wild Amazonia. Isso mesmo, metade do parque é completamente dedicado a bacia do rio Amazonas e está dividido em 3 grandes exibições: Amazon River Quest, Squirrel Monkey Forest e Amazon Flooded Forest.

singapore-river-safari-30

Amazon River Quest

Um passeio de cerca de 10 minutos em um pequeno barquinho por uma trilha aquática de cerca de 490 metros. Esta é uma das duas atrações do River Safari paga a parte (os valores podem ser consultados aqui).

zoologico-rios-em-singapura-275

Após o embarque, o barquinho é levado por um elevador até um ponto mais alto e começa a descer o rio artificial passando por viveiros de animais, entre os animais em destaque temos o tamanduá, a onça pintada, a preguiça, a anta, as capivaras, catetos e vários outros animais de nossa fauna amazônica. (Bem, eu só não vou querer saber como eles foram parar em Singapura, prefiro pensar que eles foram “empréstimos” dos governos sulamericanos como demonstração de apreciação da relação diplomática entre Singapura e os países da região).

zoologico-rios-em-singapura-276

Apesar de super legal, a experiência no Amazon River Quest vai depender muito da vontade desses animais em se mostrarem ao visitante durante o seu passeio pelo rio, já que ele é feito de forma contínua, sem paradas no caminho para uma contemplação mais demorada e alguns animais passam desapercebidos já que muitas vezes eles acabam se escondendo entre a vegetação.

River Safari Cruise

Saindo do Amazon River Quest ou antes de fazer essa atividade o visitante tem a possibilidade de fazer um pequeno passeio de barco de aproximadamente 20 minutos meia hora pela Upper Selatar Reservoir. Nela além de contemplar a paisagem da represa, com sorte é possível avistar algumas aves e outros animais nativos no entorno do lago. Como o barco navega próximo ao zoológico você provavelmente irá conseguir ver também animais como girafas e elefantes.

passeio-barco-singapura-zoo

 Squirrel Monkey Forest.

A poucos metros à adiante, voltando em direção à entrada do parque, encontramos o Squirrel Monkey Forest, um grande viveiro habitado por dezenas de Macacos-de-Cheiro ou Samiris ou Macacos-Esquilo. Alí, os visitantes percorrem internamente o recinto tendo os pequenos, curiosos e agitados macacos pulando ao seu redor ao alcance das mãos (não é permitido o contato físico com os macacos ou a sua alimentação pelos visitantes). Antes da entrada no viveiro há um outro recinto com sucuris.

singapore-river-safari-31

 Amazon Flooded Forest.

Encerrando a visita ao River Safari de Cingapura, visitamos a parte dedicada a floresta de igarapó amazônica. Esta é sem dúvida a parte do parque que mais me impressiona.singapore-river-safari-36

E não foi por acaso, este é, segundo o Guiness Book, o maior aquário de água doce do mundo. Um aquário de 4 metros de altura, 2 mil metros cúbicos de água e 22 metros de comprimento de janelas de acrílico que permitem observar grandes e numerosos Peixes-Boi, Pirarucus e outras 18 espécies de animais que habitam o rio amazonas.

zoologico-rios-em-singapura-277

Construído para retratar os igarapés da floresta amazônica nos períodos de cheias,  esta parte do parque é realmente incrível. Não apenas pelo tamanho, mas pela originalidade e pelos animais que eles têm. Animais como o peixe-boi (pelo menos uns 15 deles, inclusive com filhotes), ariranhas, pirarucus, piranhas e vários outros peixes amazônicos como Pacus, Piranhas, Enguias e afins.

singapore-river-safari-35

É lindo de ver e ao mesmo tempo revoltante. É triste saber que temos que ir para o outro lado do mundo, para descobrir e apreciar aquilo que temos no quintal de casa no Brasil. Eu pelo menos desconheço algo parecido com o River Safari no Brasil ou em qualquer um de nossos vizinhos amazônicos.

singapore-river-safari-34
Encerramos a nossa visita ao River Safari de Singapura, como sempre maravilhados com o que vimos. Vira e mexe quando vamos à Singapura, principalmente com visitas, damos uma passada para rever esse belíssimo parque. As fotos podem até ficar legais, mas ao vivo a experiência é completamente diferente.

peixes-boi-em-singapura

Informações úteis para visitar o River Safari em Singapura

Horário de funcionamento:

O River Safari Singapore abre 365 dias por ano das 09:00 às 18:00 sendo que a último ingresso é vendido às 17:00.

Tickets

Os tickets podem ser comprados pela Internet ou diretamente na bilheteria do parque, na entrada do Singapore Zoo. Se você também pretende visitar outros parques (Jurong Bird Park, Night Safari e Singapore Zoo) compre o ingresso combinado. Fica mais barato. Veja mais infos sobre os tickets aqui.

Crianças com menos de 3 anos de idade não pagam ingresso. E crianças entre 3 e 12 tem tarifa descontada. Carrinhos para crianças podem ser alugados na entrada do parque (quantidade limitada). Pessoas portadoras de necessidades especiais podem emprestar cadeiras de rodas gratuitamente na entrada do parque. Para maiores informações a respeito de outras coisas relacionadas a visita consulte aqui

Como Chegar:

Existem várias opções de transporte para se chegar ao River Safari, que se encontra fora do centro da cidade e tem a sua entrada localizada muito próxima das entradas do Night Safari e do Singapore Zoo (eles formam um complexo). Estas formas estão detalhadas na página Getting here do site do parque.

Eu particularmente recomendo o táxi. Sim é mais caro (cerca de 30-40SGD da Orchard Road), mas muito mais rápido e cômodo.

Mapa:

Para visualizar o mapa interativo do parque, clique aqui.

Outras dicas:

Lembre-se de vestir roupa e calçados confortáveis. É recomendável passar propetor solar e levar repelente. Assim como se manter hidratado durante toda a visita. Para ver essas e outras dicas consulte aqui.

Reserve pelo menos 2 a 2:30 horas para percorrer o parque, isso sem parar demais nas atrações. Se você puder dispor de mais tempo, você poderá ler com mais atenção às várias informações disponíveis sobre os biomas ali representados e contemplar de forma mais tranquila as diversas espécies e ambientes expostos, tornando seu passeio ainda mais enriquecedor.

O Amazon River Quest, pago a parte, deve ser agendado, assim faça isso logo que chegar ao parque (calcule que você precisará de 1 a 1:30h para percorrer os espaços da Rivers of The World até chegar a entrada para o passeio de barco).

River Safari em Singapura

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Ásia, Blog, Destinos, Estilo, Experiências, Passeios e Atrações Turísticas, Singapura, Viagem, Viagem com Crianças, Zoológicos

2 Comment

  1. Singapura como sempre se reinventando!! Fantástica a proposta desse zoológico.
    Obrigada por compartilhar suas experiências pelo mundo com a gente..

Comente Aqui