13 Razões para visitar Cinque Terre na Itália

32

Este é um post que nem deveria existir, porque simplesmente você não precisa de razões para visitar Cinque Terre na Itália. Você tem que ir e ponto final. “Cinque Terre” se traduz em “Cinco Terras”, e é composto por cinco pequenas aldeias, que são Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, na Riviera Italiana. É um destino turístico muito popular e encantador. E é um Parque Nacional e Patrimônio Mundial da UNESCO. É um ótimo lugar para se levar a sério o Dolce far niente, a arte de não fazer nada dos italianos.

Razões para visitar Cinque Terre na Itália

Arquitetura

Se tem uma coisa que chama a nossa atenção quando chegamos é a arquitetura de Cinque Terre. É uma mistura, entre casas super coloridas, casas super discretas, mas com vários detalhes de apaixonar. A arquitetura na Itália sempre foi um fator envolvente para mim. Morando na França há quase 9 anos, e vendo que “quase” sempre o mesmo tipo de arquitetura, as cores são um colírio para os “meus” olhos. Para o meu marido, é bonito mas depois de um tempo é muito. Vá entender!

Cartão ilimitado para trem e ônibus

Razões para visitar Cinque Terre na Itália

Para viajar na zona de Cinque Terre, é muito conveniente usar trem, já que é um parque nacional, uma via navegável protegida e um Patrimônio Mundial da Unesco. A maioria do tráfego de veículos é restrito dentro das aldeias. Isso explica por que a área é preservada tão bem. Na minha última ida estávamos de carro, não precisávamos nos locomover com tanta freqüência, então acabamos usando o trem somente um dia e foi para satisfazer a minha vontade de “quero fazer as cinco vilas em 1 dia”. Nas outras idas somente tinha utilizado o trem e foi perfeito.

Compre o passe de “quantos dias você precisar” na bilheteria da estação ferroviária, a um custo de 12 euros por pessoa. Não se esqueça de validar o passe nas máquinas eletrônicas antes da primeira utilização.

Os trens entre a cada vila saem com freqüência e o último trem vai até tarde. O melhor é que você pode usar ilimitadamente. Com este cartão “Via Dell’Amore” é gratuita. Assim como a utilização de ônibus no Parque Ecológico, o acesso a todas as trilhas de trekking e conexão de internet Wi-fi.

Corniglia

Razões para visitar Cinque Terre na Itália Corniglia

Ao contrário das outras vilas de Cinque Terre, Corniglia não é diretamente adjacente ao mar. Portanto é a menos visitada e a mais tranquila.  Ela se encontra no topo de um promontório, cerca de 100 metros de altura, cercada por vinhedos e socalcos. Para chegar em Corniglia, é necessário subir a Lardarina (382 degraus) ou melhor, de ônibus. Corniglia é extremamente orgulhosa de seu vinho e você pode aproveitar e fazer várias degustações.

Gastronomia

Este item eu vou fazer um post específico, porque vou falar uma coisa. Cinque Terre é sempre surpreendente no quesito comidas e bebidas. Desde uma simples comida de rua até um restaurante que você não fazia ideia que ia ser tão bom. Fora os restaurantes que já são conceituados e você pode voltar depois de quatro anos e ele está ainda melhor.

Por mais terças-feiras como a de hoje, onde a única preocupação é qual drink pedir ???? (por @martinha)

Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Hora de alimentar as lombrigas. ???? (por @martinha)

Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Nada como esses pequenos prazeres da vida. ??? (por @martinha) Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Última refeição = enfiar o pé na jaca e ficar mais pobre, mas muito feliz ?????? (por @martinha) Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Limões, muitos Limões

É impossível estar em Cinque Terre e não se encantar com os limões por toda a parte. Na verdade, é assim na Itália toda, mas em Cinque Terra foi onde eu mais senti, respirei, degustei os limões. Uma pena que perdi o festival anual dos limões em Monterosso por 2 dias. Ia ter amado. Sem falar que foi impossível deixar de fotografá-los por um segundo. Ohhhh frutinha fotogênica! E o tamanho? Impossível não chocar!

E no meio do caminho tinha limões, muitos limões. (por @martinha)   Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Chocada com o tamanho dos limões. Não lembrava que eles eram tão gigantes. ??? (por @martinha) Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Manarola

Construída sobre uma rocha elevada a 70 metros acima do nível do mar, é uma das vilas mais charmosa e romântica de Cinque Terre. Tem um pequeno portom que nada mais é que uma rampa para barcos, suas pitorescas casas multicoloridas de frente para o mar, uma pequena praça com restaurantes de frutos do mar. É um típico cenário de filme, onde as horas parecem que não passam.

Dia começando lindamente. Cinque Terre encanta em todos os cantos. (por @martinha)   Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Mar Mediterrâneo

O Mar Mediterrâneo em Cinque Terre é de um azul tão brilhante, que ele se parece com um cartão pintado. É fácil passar horas perdida em sua beleza. Felizmente, existem cafés em todas as vilas onde se pode sentar com o seu drink e petiscos apreciando a vista durante o tempo que quiser.

Se o plano é para nadar no mar, Monterosso é a única cidade com uma verdadeira praia. É um pouco de cascalho, mas ainda adequado para os pés descalços. Em algumas das outras cidades você encontrará jovens que escalam sobre as rochas para chegar à água, mas não é uma boa ideia. Se você quer desbravar o Mar Mediterrâneo, há pequenos barcos para alugar e até mesmo alguns caiaques podem ser encontrados. Tem também alguns pescadores oferecendo excursões de barco. Cinque Terre surgiu a partir de vilas de pescadores e muitos dos moradores ainda ganham a vida no mar.

Monterosso al Mare




Este é o lugar onde os italianos vêm de férias. Apesar das multidões, a cidade ainda é encantadora, repleta de lojas curiosas ao longo de corredores tortuosos. Se você estiver com pique para curtir “a night”, esta é a única vila onde a maioria dos bares ficam abertos durante a noite.  É a vila que tem a melhor estrutura e uma praia de verdade (como já falei acima).

Pores-do-Sol

Não tem como deixar de fora da lista os pores-do-sol. Foi um mais bonito que o outro. E se nas minhas outras idas à Cinque Terre eu já tinha achado um verdadeiro espetáculo, nesta última conseguiu ser mais lindo e especial.

Sem mais! (por @martinha) Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Um verdadeiro espetáculo da natureza. ?⚓️ (por @martinha)   Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Riomaggiore

É uma vila muito fofa. Super íngreme e bem pequena. Mas não se preocupe, tem tudo o que você precisar. Tem uma rua principal, um porto, uma praia rochosa, um castelo, uma igreja, uma farmácia, e uma dúzia de restaurantes. Ele também tem boas conexões de trem e é o mais próximo da principal cidade de La Spezia. A cidade em si é uma atração com casas coloridas que parecem agarrar-se a encosta, com um mini porto completando a paisagem.

Treking

Para quem gosta de trilhas para caminhadas, Cinque Terre é um prato cheio. A Trilha Vermelha é mais plana do que a Trilha Azul, mas leva mais tempo. Em algumas trilhas podem ser feitas de bicicleta. As bicicletas podem ser alugadas em Riomaggiore por dia e são uma ótima maneira de ver a paisagem. O terreno varia de “um pouco” a “muito” desafiador. Mas te garanto que todo o esforço valerá à pena.   A trilha mais longa (entre Monterosso e Portovenere) leva 10 horas e 30 minutos. A trilha mais curta leva 30 minutos (entre Riomaggiore e Manarola). Uma das trilhas que eu mais curto leva 1h30m e é de Vernazza a Corniglia. Nada como andar no vento fresco, com vista para o mar azul cobalto. É de suspirar! A trilha ao longo das encostas que ligam as cinco vilas também é uma ótima pedida. Com seis horas de caminhadas constante você pode percorrer toda os 12 quilômetros. Só não esqueça de levar um tênis bem confortável.

Vernazza

Razões para visitar Cinque Terre na Itália

É a vila mais fotogênica. Ela fica sob o olhar de um castelo em ruínas e proteção de uma antiga igreja. A vila tem uma praça central com muitos restaurantes bonitinhos e é o lugar mais adequado (assim como Monterosso) pra quem quer entrar na água.

Último dia no paraíso. Bora aproveitar ???? (por @martinha)   Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Triste de ter que partir e deixar todo esse colorido. (por @martinha) Uma foto publicada por www.viajoteca.com (@viajoteca) em

Via Dell'Amore - Caminho do Amor

Se você não está pronto para trekking, por favor, vá ver “o Caminho do Amor (Via Dell’Amore)”. É uma trilha pavimentada sob o penhasco entre Riomaggiore e Manarola. Por ser pavimentada, é fácil de andar. Existem também alguns bancos e cafés, assim você pode desfrutar de caminhadas, tendo uma pausa para relaxar. Se você estiver acompanhado (a) aproveite para dar uma passadinha lá. Vocês vão amar!

Você corre o risco de chegar lá e a Via Dell’Amore estar fechada (por riscos de desmoronamento, forte vento, …). Eu a peguei aberta, mas tenho amigos que foram algumas semanas depois e ela estava fechada.

Procurando hotel para a sua viagem?


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


32 Comentários
  1. Carina Diz

    Um post pra sonhar… que região linda, esta!

    1. Martinha Andersen Diz

      Belíssima Ca. Vontade de passar uma temporada longa lá.

  2. Carla Diz

    Posso sugerir uma 14a. razão? Cinque Terre está bem ao lado de Portovenere, que é praticamente uma “sexta terra”, uma cidadezinha linda que vale muito a pena visitar! 😉

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Carlinha.
      Podes dar 100 razões. Eu tenho um post de Portovenere rascunhado há meses. Realmente é uma fofura. Nesta última vez só dei uma passadinha rápida.
      Obrigada pela visita.
      Beijão!

  3. Gisele Santos Diz

    Adorei as dicas. Vou agora em julho e estou bem impressionada com as fotos que vejo. Mas olha, só, a Via dell amore não estava fechada. Pelo menos é o que diz no site deles. Abraços

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Gisele. Em maio (quando fui) estava aberta. Há 2 anos atrás a paguei 1 dia fechada, mas pelo mau tempo. Amanhã vou perguntar para uma amiga que está indo e te digo. =)

  4. val Diz

    eu li o titulo e ia comentar que meia razão já bastava rs

    Era uma das opcões da viagem de julho mas a Alemanha ganhou!

    1. Martinha Andersen Diz

      Hahah Val. Alemanha sempre ganha (é o meu país número 1). Vais para onde lá?

  5. val Diz

    Berlim – Rota Romantica – Munique ( com a super ajuda da Carina!!!) 😉

  6. […] fazer tudo num dia? Dá! Mas vá ciente que tem que ter um bom preparo físico. Não se compara as trilhas de trekking de Cinque Terre, o caminho é melhor, mas mesmo assim pessoas sedentárias (como eu!) sofrerão um pouco, mas a […]

  7. Louisy Spak Diz

    Muito bom seu blog!! Adorei!

    Tenho um cantinho também, se quiser dar uma olhada seria um prazer
    http://isynaestrada.blogspot.it/
    Visitei 5 Terre recentemente, e lá é demais mesmo, né?

    Beijinhos

  8. […] Martinha Andersen, Viajoteca. […]

  9. […] + 13 RAZÕES PARA VISITAR CINQUE TERRE NA ITÁLIA […]

  10. […] Cinque Terre… um dos lugares mais encantadores que já visitei. Ok, que Cinque Terre não uma, mas […]

  11. Mapa na Mão Diz

    Eu quis ter ido quando fomos a Itália e não deu tempo. Ah, que pena!! Olha só o que perdi!! Que coisa mais linda!! E o que são esses pôr do sol?? Amei demais.

    1. Martinha Andersen Diz

      Mas bora programar um retorno. Super vale à pena, a região é belíssima, e os pores-de-sol são de tirar o fôlego. =)

  12. Casal com rodinhas nos pés Diz

    Ficamos encantados!
    Acho que vamos dar uma esticadinha até a Itália em junho e depois desse post, certamente Cinque Terre estará em nosso roteiro.
    Abraços!

    1. Martinha Andersen Diz

      Que bom…. eu sou encantada por Cinque Terre, sempre quero retornar. =)

  13. Juliana Moreti (turistando.in) Diz

    Martinha…. Que post maravilhoso!!!!!
    Fiquei 2 meses em Genova e fiz trilha por todas as 5 ilhas! Esse lugar é realmente divino e não precisa mesmo de nenhuma razão para ir para là! Simplesmente se vai!
    😉

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Juliana. Obrigada! Eu fiz trilhas mais rápidas, mas quero voltar com muito mais tempo para curtir todas essas maravilhas com calma. =)

  14. blogeunomundo Diz

    Essa região é simplesmente encantadora!!!!!
    muito legal o post.

    1. Martinha Andersen Diz

      Obrigada! A região é mesmo linda =)

  15. Klécia Cassemiro Diz

    Eu sou apaixonada por essas cores tão vivas das casinhas de Cinque Terre. Esse por do sol também é de matar. Aí você completou o post com dicas gastronômicas, não tem como resistir!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Klécia… hahaha! para uma viajante apaixonada por comidinhas, não poderia faltar. Tudo é lindo e encantador em Cinque Terre. =)

  16. Lidiane Albuquerque Diz

    AMEI as dicas e razões pelo qual ir a Cinque Terre, mas a primeira coisa que pensei foi: não precisamos de tantas motivos para visitar Cinque Terre {risos} achei como você colocou no início do post. Mas adorei saber dos limões e dos trekkings que dão para fazer na região, não sabia … Ótimo texto, inclui na minha cabeça mais alguns motivos para ir a Cinque Terre!

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Lidi… exato, nem precisa de motivos… tudo é tão lindo e encantador que tudo vira motivo. Os limões são de outro mundo, eu fiquei chocada com o sabor e tamanho. Beijos =)

  17. Simone Hara Diz

    Apaixonante! Amei as fotos e me deixou ainda com mais vontade de conhecer a região de Cinque Terre. Realmente nem precisava de tantos motivos… só agastronomia já me conquista fácil!
    Amei o post!

    1. Martinha Andersen Diz

      A todos nós Simone… Comidinhas é uma parte que mais curto nas viagens.. =)

  18. Mariana Aguirre Diz

    Cinque Terre sempre esteve nos meus sonhos. Agora esse post meu deu mais 13 razões para ir. Esse lugar parece ser um sonho. Quero tanto 🙂

    1. Martinha Andersen Diz

      Oi Mariana… Vale muito a ida a Cinque Terra. É belíssimo e realmente um sonho. =)

  19. Salonisses Diz

    Martinha, parabéns pelo post encantador! Eu não conhecia e já estou apaixonada. É bem o estilo de turismo que eu curto. Parece ser aquele local que entre as ruelas a gente acaba encontrando uma cantina tradicional pra relaxar e comer uma boa comida (já fantasiei aqui hehehe) Amo <3

    1. Martinha Andersen Diz

      Hahahah… fantasiou nada.. é bem assim mesmo. =)

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.