Quad Bike – Explorando os vilarejos e arrozais no entorno de Siem Reap

4

Siem Reap de Quad Bike

Depois de pouco mais de duas horas de vôo entre Singapura e o Camboja, finalmente aterrissava no aeroporto internacional de Siem Reap. Como meu vôo com a Silk Air, a subsidiaria regional da Singapore Airlines, chegou em Siem Reap apenas no início da tarde. Optei por aproveitar o restante do primeiro dia no Camboja fazendo um passeio off road de Quad Bike pelos arrozais e vilarejos dos arredores de Siem Reap.

Cambodia Quad Bike (1)

Desde que fiz meu primeiro passeio de ATV(All Terrain Vehicle) ou Quad Bike lá no Kualoa Ranch no Hawaii, eu não via a hora de brincar novamente com estes quadriciclos motorizados. Assim que me instalei no hotel que fiquei hospedado em Siem Reap, fui conversar com o concierge para pegar algumas recomendações de restaurantes e planejar minha visita aos templos da região nos dias seguintes. Aproveitando o ensejo, resolvi conferir também as opções de passeios e outras atrações disponíveis em Siem Reap.

Cambodia Quad Bike (14)

Quando me deparei com alguns folders de passeios de quad bike pela região, não pensei duas vezes: Logo escolhi o tour de quadriciclo motorizado para a minha atividade do dia.

Cambodia Quad Bike (2)

Como a intenção era também tirar algumas fotos pelo caminho, acabei escolhendo o tour do finalzinho da tarde para coincidir com o horário do pôr do sol, quando a luz fica ainda mais interessante para se fotografar.

Cambodia Quad Bike (7)

Dentre as 3 empresas que operam este tipo de atividade em Siem Reap, acabei escolhendo aleatoriamente a Cambodia Quad Bike. E acho que dei sorte: Como eles são a empresa mais nova no mercado, eles operam os ATV’s mais novos e modernos de Siem Reap. Tanto que no momento da minha visita, em Novembro de 2014, eles não tinham nenhum Quad Bike com mais que 1 ano e meio de uso.

Cambodia Quad Bike (3)

Depois de um rápido almoço, deixei o hotel que fiquei hospedado por volta das 15:30 com um tuk-tuk oferecido pela empresa (incluso no preço do passeio), que busca os interessados em seus respectivos hoteis. Depois de cerca de 15 minutos de tuk tuk pelas ruas de Siem Reap chegava em Salakamroeuk Village. Local onde fica o escritório central da Cambodia Quad Bike.

Cambodia Quad Bike (5)

Lá, depois de efetuar o pagamento e assinar os termos e condições que isentam a empresa de qualquer processo em caso de acidente e morte. Recebi os equipamentos de proteção individual (capacete e máscara cirúrgica) e também recebi as primeiras instruções de operação do ATV/Quad Bike.

Cambodia Quad Bike (4)

Como esta era a segunda vez que “brincava desta brincadeira”, esse processo de familiarização e aprendizado que envolve noções teóricas e práticas de segurança e pilotagem foi relativamente rápido. Porém antes de o passeio começar de verdade, tive que demonstrar rapidamente tudo o que aprendi e foi falado. Nada muito complicado, mas para comprovar que você sabe operar corretamente seu ATV.

Cambodia Quad Bike (11)

Na verdade, pilotar um quadriciclo motorizado não tem absolutamente nada de complicado, nem marchas prescisam ser trocadas. No Camboja mesmo, nem sequer carteira de motorista você precisa ter. Resumindo, pilotar um ATV consiste basicamente em acelerar, freiar, virar a direção no sentido desejado e eventualmente dar a ré.

Cambodia Quad Bike (12)

Apesar de ser super fácil até mesmo para uma criança, para fazer o tour de ATV é necessário ter no mínimo 18 anos, usar calçados fechados (nada de sandálias e chinelos) e capacete ao longo de todo passeio.

Cambodia Quad Bike (10)

E ao contrário da minha primeira visita ao país em Março de 2009 quando além de quente, estava muito seco, desta vez, no final da temporada de chuvas (Novembro), a vegetação estava verde e exuberante.

Cambodia Quad Bike (9)

Como ainda costuma chover pelo menos 1 vez por dia nessa época do ano, o uso da máscara cirúrgica que o pessoal da Cambodia Quad Bikes distribuiu logo no iníco do passeio, se fez quase desnecessária pela quase inexistência de pó nas estradas e trilhas que trafegamos ao longo do passeio.

Cambodia Quad Bike (16)

Geralmente os grupos que fazem este passeio são de 8 até 10 pessoas, eu tive sorte de fazer o passeio sozinho, somente acompanhado pelo guia que ia na frente de motocicleta, mas aparentemente os grupos saem com uma média de 8 a 10 pessoas.

Cambodia Quad Bike (18)

Como estava sozinho e já tinha certa experiência, o passeio acabou sendo bastante dinâmico e acabamos cobrindo uma área muito maior que a maioria dos passeios cobre. Além disso, aproveitei que estava sozinho para fazer várias paradas para fotografar os campos de arroz e os pequenos vilarejos que visitamos ao longo do trajeto.

Cambodia Quad Bike (17)

Ao mesmo tempo que o Camboja é um dos países mais pobres e sofridos que já visitei, com um passado recente marcado pelo genocídio e abuso dos direitos humanos pelo opressor regime do Khmer Rouge. O povo do Camboja parece estar de bem com a vida, e sempre com um sorriso no rosto. Incrível!!

Cambodia Quad Bike (22)

As crianças em particular, fazem literalmente a festa quando você dâ bola e abana para elas. Como esses quadriciclos motorizados são relativamente novos e com preços inacessíveis para a grande maioria da população cambojana, subir numa Quad Bike deve ser o sonho de muitas dessas crianças. Não foi uma única vez, que ouvi algumas falando em inglês: “Take me, Take me”!! Para dizer a verdade chega a ser de cortar o coração.

Cambodia Quad Bike (15)

A maioria das crianças que ví ao longo desse passeio estavam voltando da escola no final da tarde ou brincando com outras crianças. Porém também vi algumas (principalmente pré adolescentes) trabalhando. Como por exemplo este menino da foto abaixo que encontrei ao longo do caminho logo após o por do sol, saindo de um arrozal e indo para outro com um cesto e uma lanterna presa na cabeça para pescar/caçar nos arrozais e seus canais de irrigação à medida que a escuridão da noite se aproximava.

Cambodia Quad Bike (20)

Enfim além de belas paisagens, pequenos vilarejos, o passeio de quad bike no Camboja tem também um componente de aventura off road que não tive na primeira experiência no Hawaii. Dependendo do grau de adrenalina que você “escolher”, provavelmente você terá que abandonar seu tênis e a roupa do passeio no Camboja mesmo de tão imundas que elas podem ficar. Principalmente se você fizer esse passeio na época de chuva.

Cambodia Quad Bike (19)

Bem eu muitas vezes não conto os micos de viagem que vivencio nas minhas andanças pelo mundo aqui no blog, mas dessa vez não tem como: Enfim… Acabei me empolgando um pouco ao longo do passeio de quad e meu guia percebeu que curtia um trajeto mais off road. Numa das possas de lama que ele resolveu passar de moto com tudo, eu acabei reduzindo a velocidade para evitar o big splash de lama como o que ele tinha feito por conta do meu material fotográfico e acabei perdendo o embalo. Moral de história, terminei encalhando com meu ATV no meio daquela poça enorme de lama, ou seja, o que não queria me sujar passando com tudo pela poça de lama, acabou fazendo com que tivesse os dois pés dentro do barro.

Tudo bem, foi divertido para não dizer um mico…. Como o tênis já estava meio velinho e na Nova Zelândia tênis com terra vindo do exterior não entra por motivos de biossegurança, acabei doando ele para alguém que ainda vai poder fazer um bom uso do mesmo, depois dele tomar um bom banho :D.

Cambodia Quad Bike (21)

Falando em banho, isso era a coisa que mais queria depois da minha encalhada e foi a primeira coisa que fiz quando cheguei de volta no hotel. Mas não se assuste, eu só fiquei sujo de lama desse jeito por conta desta “encalhada” ridícula que descolei no finalzinho do passeio. Se isso serve de consolo, o pessoal dos outros passeios, chegaram de volta ao escritório da Cambodia Quad Bike apenas empoeirados. Não tem como não ficar empoeirado nesse passeio, mas é muito, muito legal!!

Cambodia Quad Bike (23)

Informações Úteis:

Para participar dos tours de Quad Bike não é necessário ter experiência nem carteira de motorista. Basta apenas ter mais de 18 anos, não estar sobre o efeito de álcool e drogas e usar calçados fechados. De uma maneira geral, a atividade é super seguda, desde que você respeite as coordenadas do instrutor.

O passeio de Quad-Bike tem geralmente apenas 1 ocupante/piloto por quadriciclo. No entanto, em alguns casos além do motorista, é possível levar também um passageiro, desde que o peso de ambos combinados não exceda os 130 Kg.

Embora você possa fazer o booking do passeio no dia do mesmo, como eu fiz, é recomendável fazer isso com antecedência para evitar desapontamentos. A reserva para os passeios pode ser feita tanto pela internet como pelo telefone.

É extremamente recomendado levar: Protetor solar, óculos de sol, repelente e uma pequena mochila para carregar uma garrafa dagua, a câmera fotográfica, dinheiro e a câmera fotográfica. Artigos grande como mochilas maiores, malas e afiuns podem ser deixadas no escritório da empresa durante a duração do tour.

Se chover o passeio sai da mesma forma e certamente vai até ser mais divertido. O pagamento é feito apenas em USD e em cash no escritório da empresa antes do início do passeio.

Para maiores informações sobre valores e diferentes passeios ofertados pela Cambodia Quar Tours acesse este link aqui:

Aproveite para se inscrever em nosso canal de vídeo no Youtube

Cambodia Quad Bike (8)

Endereço:

Cambodia Quad Bike

#0057 Salakamroeuk Village, Siem Reap

Cambodia

Phone: +855 12 89 34 47

+855 97 6701 777

 

Veja Também:

Outros posts sobre a Ásia

Todos posts sobre o Camboja


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. jennynascimento Diz

    Que bacana

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Legal que voce gostou 😀

  2. Leonardo Sa Diz

    Que legal o relato, Oscar!
    Estou indo agora no réveillon e vou aproveitar a dica!
    abs,

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      É um passeio interessante.. vale à pena!!

      Abs

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.