Uma das grandes delícias para você conhecer num destino é a sua cozinha típica. Quem vem a Alemanha, passando por Frankfurt pode ficar tranquilo que pode provar várias delícias. E claro, sair de barriga cheia e feliz! Os pratos típicos de Frankfurt fazem a alegria de quem prova!
Cheia de sabor e com forte foco na carne de porco, o prazer à mesa é uma das principais prioridades dos habitantes de Frankfurt. Já na Idade Média acontecia regularmente um mercado no Samstagsberg, hoje Römerberg. Os açougueiros eram tão requisitados que tinham barracas fixas, chamadas de “Schirn“. Devido a isto, atualmente, o espaço de exposições de artes que fica neste lugar tem este nome.
De Frankfurt: Tour de 1 dia pelo Vale do Reno com degustação de vinho local!
Provando os Pratos Típicos de Frankfurt
Certamente, um bom lugar para começar um passeio gastronômico em Frankfurt é o Kleinmarkthalle. Ali você vai achar algumas das delícias citadas abaixo e muitos outros. Este mercado reflete a alma da cidade miscigenada: conta com quase todos os sabores de todo mundo.
Mas a cidade é multifacetada e restaurantes deliciosos estão espalhados por todos os lados. Entretanto, um dos preferidos dos turistas e habitantes para provar os pratos típicos de Frankfurt é o Restaurante Adolf Wagner. Sem dúvida, ele é uma instituição na cidade!

+ FRANKFURT RÖMERBERG, O CORAÇÃO TURÍSTICO DA CIDADE!
+ ADOLF WAGNER, O RESTAURANTE QUE É UMA TRADIÇÃO EM FRANKFURT
Pratos Típicos de Frankfurt
Em matéria de pratos típicos de Frankfurt, a cidade conta com vários. Entretanto, o melhor é ir direto ao ponto e abaixo eu vou dar os mais famosos. Naturalmente, aqueles que você não deve deixar de provar. 😉
Então, você pode clicar direto na tabela abaixo e pular direto para o prato típico de Frankfurt que te interessa, ou então ir conhecendo (e comendo com os olhos!) cada um deles.
- Frankfurter Grüne Soße (Molho Verde)
- Frankfurter Rippchen (costelinhas de Frankfurt)
- DICAS DOS HOTÉIS MAIS BEM LOCALIZADOS EM FRANKFURT
- Salsichinha de Frankfurt (Frankfurter Würstchen)
- Haspel (joelho de porco)
- Schäufelche (ombro de porco)
- Handkäs’ – mit oder ohne Musik (queijo marinado com ou sem música)
- Apfelwein (Sidra)
- Cerveja de Frankfurt
- Sekt (espumante alemão)
- Vinho de Frankfurt
- Frankfurter Kranz
- Frankfurter Bethmännchen
- QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!
Os Pratos Típicos de Frankfurt que você deveria provar:
Frankfurter Grüne Soße (Molho Verde)
Acredito que nada é mais tradicional, do que o Grüne Soße (molho verde). Sem dúvida, este é um prato típico de Frankfurt que deve ser provado. O “Grie Soß” (molho Grie), como também é conhecido no dialeto local é muito tradicional. Aliás, ele é isto mesmo que o nome diz, um molho e que faz acompanhamento com diversos partos diferentes.
Diz a lenda que Goethe, grande poeta alemão nascido em Frankfurt, era um grande fã do Grüne Soße. Inclusive, que teria sido sua mãe quem inventou o molho. Na realidade, a mistura de ervas chegou muito mais tarde a Frankfurt, cerca de 60 anos após a morte de Goethe. Apesar de até na embalagem das ervas dizer a máxima acima, é pouco provável que ele tenha experimentado o molho famoso de sua terra natal.
A partir de Frankfurt: Excursão para Heidelberg de 6 Horas

7 Ervas Diferentes
O Grüne Soße é um molho frio delicioso e preparado com sete ervas frescas diferentes e que são cheia de regras para entrar na receita. São elas: salsinha (petersilie), cebolinha (schnittlauch), azedinha (sauerampfer), borretsch (borragem), kerbel (do gênero anthriscus), kresse (agrião de jardim), pimpinelle (Sanguisorba officinalis).
Cada uma dessas ervas recebe um efeito promotor da saúde. A borragem ajuda contra a melancolia, kerbel estimula o metabolismo, kresse limpa o sangue e salsinha doa ferro.
A base do molho verde é creme azedo (ou maionese, dependendo da variante), vinagre e óleo. Além das ervas, que são tradicionalmente misturados e cortados o mais pequeno possível para dar a cor, também contém gema de ovo cozido.

Como é servido
Este prato típico de Frankfurt é servido tradicionalmente com batatas e ovos cozidos. Mas ela também é comida com peixe, aspargo ou carne cozida. Uma variação bem interessante para os turistas é a versão do molho servida com Schnitzel. O Schnitzel é carne de porco empanada e, com efeito, a dupla fica uma delícia!
A temporada para apreciar esta especialidade começa tradicionalmente na Quinta-Feira Santa. Assim como dura até a primeira geada no outono.

Denominação Geográfica
Para os habitantes de Frankfurt e região, ele não é um simples molho. Ele é a alma da cidade e sua feitura é lavada muito a sério. Devido a isto, desde 2016 a denominação “Grüne Soße” é protegida pela União Europeia como indicação geográfica. Isso significa que, para o molho ser assim chamado, as sete ervas essenciais que compõem a receita têm que ser produzidas em Frankfurt e em suas imediações.
Monumento ao Grüne Soße
Este molho é tão importante culturalmente para cidade de Frankfurt que tem até um monumento em sua homenagem. A casa das verdadeiras ervas de molho verde foi por gerações o distrito de Oberrad, em Frankfurt, um bairro ao sul da cidade. Ali, com sua extensa área cultivada, acontece anualmente em maio o Festival do Molho Verde, que premia o melhor molho.
E também é nesta área que desde 2007 está o monumento ao molho, o Grüne-Soße-Denkmal. O lugar tem sete pequenas estufas feitas de acrílico e cada uma delas contém uma erva da “Corte Nacional de Frankfurt”. Estas estufas ficam mais interessantes ainda no escuro, quando cada uma delas é iluminada. Nesta região tem alguns restaurantes interessantes para visitar e provar “in loco” o molho verde de Frankfurt.
Frankfurter Rippchen (costelinhas de Frankfurt)
Esta delícia que pode ser encontrada nos cardápios da cidade são costeletas de porco servidas com chucrute e purê de batatas ou pão. A “Rippchen mit Kraut” (costelinha com chucrute) é um dos clássicos da culinária local.
As costelinhas são cozidas juntamente com o chucrute e especiarias e servido com bastante mostarda para purê de batatas ou pão escuro. Entretanto, este é um prato com variações e que geralmente é servido quente, principalmente cozido no vapor, às vezes grelhado. Também é servido frio, com pãezinhos ou salada de batata.
As costeletas de Frankfurter são uma especialidade do Estado de Hessen, e um dos famosos pratos típicos de Frankfurt. Mas também são consumidas em outras regiões, onde são chamadas como somente Rippchen ou como Rippli.

Hotel em Frankfurt:
Salsichinha de Frankfurt (Frankfurter Würstchen)
A conhecida salsicha de Frankfurt é uma salsicha fina e cozida feita de carne de porco pura. No seu preparo, as salsichas não são cozidas, mas apenas aquecidas em água quente a cerca de 80 graus. Caso acontece de a água cozinhar, sua fina “Pelle” se rasga. Eles são comidos em pares com rabanete ou mostarda e pão ou salada de batata. O duo de 2 x 50 gramas tem em torno de 270 kcal.
De Frankfurt: Excursão de 1 Dia a Rothenburg ob der Tauber

Processo de fabricação
As salsichas recebem seu aroma especial através de um processo especial de defumação que acontece a baixas temperaturas. Elas são defumadas em fumaça de faia por cerca de uma hora a cerca de 35 e 45 graus. No final do processo, eles recebem sua típica cor amarela dourada intensa, quando são cobertas pelas brasas em duas camadas de aparas de madeira de faia – uma seca e depois uma úmida com água quente.
Indicação Geográfica
Mais um dos pratos típicos de Frankfurt que fazem parte do orgulho local. O nome é protegido na Alemanha desde 1860 como uma indicação geográfica de origem, e só pode ser usado para salsichas feitas na área de Frankfurt am Main. E até mesmo um festival é organizado em sua homenagem.

Frankfurter Rindswurst (salsicha de carne de gado de Frankfurt)
Para os amantes de salsinha de carne de gado, existe a Frankfurter Rindswurst. Ela é uma salsicha cozida e defumada quente e que tem 100% de carne de boi. O Metzgerei Gref-Völsings, que tem loja na requintada Fressgass no centro da cidade é um dos produtores mais conhecidos desta salsicha.

Haspel (joelho de porco)
Este é um dos pratos típicos de Frankfurt que tem variações por toda Alemanha. É o famoso joelho de porco cozido (Eisbein), e que é geralmente servido com chucrute, uma fatia de pão ou batatas. Dependendo do restaurante, o acompanhamento pode ser ainda bem como couve de Bruxelas, couve, e vegetais crus. Também pode ser servido com purê de ervilhas (Erbspüree) ou purê de batatas, ou purê de abóbora.
O joelho de porco pode ser servido de diversas maneiras: cozido, grelhado, assada ou numa combinação de cozido e frito. No entanto, o clássico servido em Hessen é a variação cozida.

De Frankfurt: Excursão de 1 Dia ao Castelo de Eltz
Schäufelche (ombro de porco)
Para aqueles com bastante fome, e querem provar um dos pratos típicos de Frankfurt que são bemmm generosos, este prato é uma ótima opção. Ele é um pedaço de ombro de porco, sendo servido principalmente cozido, mas às vezes pode ser encontrado grelhado. Uma carne macia e que derrete na boca.
Nos cardápios da cidade pode se encontrar com o nome de Schäufele também. E um dos melhores lugares para se provar esta delícia, na minha opinião, é o restaurante Gaststätte Atschel.

Em Frankfurt: Excursão gastronômica de 2,5 horas
Handkäs’ – mit oder ohne Musik (queijo marinado com ou sem música)
Esta é uma entrada super tradicional entre os pratos típicos de Frankfurt. O Handkäs’ (queijo de mão) é um queijo de leite azedo, que foi inventado em 1813 nas proximidades de Groß-Gerau.
É um queijo de leite azedo feito de quark desnatado, bicarbonato de sódio e sal. Seu teor de gordura é inferior a um por cento. O nome vem do fato de ele ser formatado à mão antigamente, em formato redondo. Como é um prato com preços razoáveis, rapidamente ele se tornou um alimento favorito na região.
O apreciado “Handkäs mit Musik” é acompanhado melhor com sidra e pão. Tradicionalmente, o queijo maduro é servido depois de ficar em uma marinada de vinagre, óleo, cebola, cominho, sal e pimenta por algum tempo. Normalmente come-se o queijo sem garfo, apenas com a faca. São pedaços pequenos, colocados no pão e depois mordidos junto com o pão.

Mit Musik… (com música…)
Para aqueles que estão curiosos onde entra a “música” dos Handkäs, saiba que ela alude aos sons criados pelas cebolas cruas nos processos digestivos subsequentes. Preciso explicar mais?
Os japoneses são loucos por esta especialidade dos pratos típicos de Frankfurt!
Bebidas Típicas de Frankfurt
Como falar de pratos típicos de Frankfurt e não falar de bebidas? Em quase nenhuma outra região alemã existe essa variedade tão grande de bebidas como em Hessen. A cerveja e vinho são servidos lado a lado, a sidra (Apfelwein) é a “bebida nacional” e vinho espumante (Sekt) também é da área. Além disto, várias destilarias também estão disponíveis.
Em Frankfurt: Passeio Noturno pelos Bares em Alt-Sachsenhausen
Apfelwein (Sidra)
A bebida típica de Frankfurt é a sidra. Com vários nomes como Ebbelwoi, Äppelwoi, Äbbelwoi, Ebbelwei, Viez, Stöffsche, Schobbe é ela quem reina soberana em muitos restaurantes da cidade e da região. E acompanha como nenhuma outra bebida os pratos típicos de Frankfurt!
O Apfelwein é uma bebida considerada por muitos do tipo: ou amam ou odeiam. Mas corre uma lenda local que a partir do segundo copo, ninguém mais reclama do seu sabor azedo. A saber, uma sidra de alta qualidade tem um gosto bem azedo, mas não amargo ou mesmo avinagrado. Uma boa sidra é pura, sem adição de açúcar, tem uma cor amarela dourada brilhante e um sabor de maçã fresca e frutada.

Fases de fermentação
A sidra de maçã que é produzida atualmente na região de Hessen segue a receita típica que veio com os romanos para a região. Em outubro, a sidra é prensada e dependendo do tempo de fermentação, vários tipos dessa bebida são produzidos. Por exemplo, o suco fresco, espremido na hora, que não contém álcool. Ele fermenta rapidamente e é servido fresco. Somente o líquido que fica em barris, depois de uma longa fermentação, se torna a sidra.
A sidra tem três fases de fermentação. A primeiro é um suco doce de maçã, uma sidra não fermentada e sem álcool. A próxima fase é quando ela se torna Rauscher, no meio da fermentação, e já possui álcool. Entretanto dificilmente se sente o gosto, então tome cuidado ao beber. Finalmente, após a fermentação bem-sucedida, surge uma bebida clara, amarela e com um sabor amargo e azedo, o Hessen Stöffche.

Como e onde beber
A sidra é frequentemente consumida quente durante os meses de outono e inverno. Entretanto, é popular também no verão, quando pode ser misturada com refrigerante (o que não é muito aceitável para os amantes de Apfelwein, diga-se). Ela é geralmente servida em um copo especial, o Geribbde. E vem frequentemente servido na mesa em um Bembel. Bembel é uma jarra de cerâmica grossa na cor cinza com uma pintura típica azul.
Vários restaurantes da cidade servem o Äppelwoi, sendo que alguns chegam a nem servir cerveja. A única bebida alcoólica servida é o Apfelwein. E muitos deles servem o Apfelwein que eles mesmo produzem! Um exemplo bem é o famoso restaurante típico Adolf Wagner. Lá, nem adiante pedir cerveja, tem somente Apfelwein.
No entanto, a fortaleza da cultura de sidra em Frankfurt continua a ser o “bairro Ebbelwei” no distrito de Sachsenhausen, onde um grande número de restaurantes típicos servem a bebida e a deliciosa comida da região. E ainda tem um passeio pelo centro da cidade no trem do Apfelwein, o Ebbelwei Express!

Em Frankfurt: Excursão Gastronômica pela Soul Food & Cult Drinks
Dicionário do Apfelwein:
“Ebbelwoi”, “Ebbelwei”, “Äppler” ou “Stöffche” – nomes dados ao Apfelwein (sidra).
“Süßer” – suco da maçã.
“Rauscher” – suco da maçã, que já foi levemente fermentado.
“Speierling” – sidra azeda, que é prensada com a adição de frutos da árvore Speierling.
“Sauer Gespritzter” – Apfelwein com água mineral, ou seja, a sidra diluída.
“Süß Gespritzter” – Apfelwein com limonada.
+ UM PASSEIO DIFERENTE EM FRANKFURT: EBBELWEI EXPRESS
+ ADOLF WAGNER, O RESTAURANTE QUE É UMA TRADIÇÃO EM FRANKFURT
Cerveja de Frankfurt
Como este é um tema bem específico e cheio de fãs, não vou me aprofundar nele. Mas cerveja boa é o que não falta na Alemanha, e na região de Frankfurt não seria diferente! E claro, que esta é outra bebida que acompanha muito bem os pratos típicos de Frankfurt.
O Estado de Hessen possui 62 cervejarias, figurando assim em 4º lugar no ranking dos estados federais alemães que mais tem cervejarias. Aqueles que querem provar uma cerveja da região podem apostar nas bem conhecidas nacionalmente, como a Licher e a Binding. Esta última produzida em Frankfurt. Mas também existe uma variedade de pequenas cervejarias locais.

Sekt (espumante alemão)
Para os amantes do vinho borbulhante, a região é ótima! Hessen é o segundo maior produtor de vinho espumante da Alemanha, ficando atrás somente da Renânia-Palatinado.
O lugar para ser visitado por quem deseja ir “na fonte” é o triângulo formado entre as cidades de Eltville, Wiesbaden e Hochheim. Ali, além de belas paisagens com vinhedos, estão os mais conhecidos dos produtores de vinho espumante alemão. Alguns exemplos são Henkell, Fürst von Metternich, Matheus Müller (MM), etc.
Muitas destas empresas oferecem visitas guiadas, onde além de explicações pode-se fazer degustações. Mais informações, direto nos sites das empresas.
+ UM ROTEIRO PARA CONHECER WIESBADEN, NA ALEMANHA
+ FAZENDO BATE-VOLTA A PARTIR DE FRANKFURT
Vinho de Frankfurt
Frankfurt é uma das poucas grandes cidades alemãs que tem seu próprio vinhedo dentro da cidade. O Lohrberg, no distrito de Seckbach, também pertence à famosa região de Rheingau e também é um destino turístico popular, com uma vista magnífica do horizonte. Desde 1803, esta vinha é propriedade da cidade de Frankfurt. Aqui crescem as uvas para o vinho Riesling “Frankfurter Lohrberger Hang“, do qual são feitas cerca de 10.000 garrafas anualmente.
No entanto, a maior parte da propriedade vinícola urbana de 25 hectares está localizada em Hochheim. De suas uvas são produzidos vinhos de alta qualidade, como Weißer Burgunder, Pinot Noir (Spätburgunder), Chardonnay e Cabernet Sauvignon. A produção total é de cerca de 200.000 garrafas por ano.
Loja dos vinhos de Frankfurt
Para os interessados em conhecer os vinhos de Frankfurt, a loja da Adega Municipal (Ladengeschäft des Städtischen Weinguts) pela manhã. A loja fica diretamente no Römer, a famosa praça da cidade, com entrada na Limpurgergasse, 2. Nesta loja vende-se toda a variedade de vinhos e ao lado pode-se bebê-lo, no Weinstube im Römer.

Vale do Reno: Excursão de Meio Dia saindo de Frankfurt
Em Hessen, não muito longe de Frankfurt estão as regiões vinícolas de Rheingau e a Hessische Bergstraße (estrada pela montanha de Hessen).
Rheingau
O Rheingau é sem dúvida uma das regiões vinícolas mais famosas na Alemanha. Além disso, a paisagem ali é belíssima, além de produzir excelentes vinhos. E são cultivadas principalmente a uva branca Riesling e a variedade vermelha Pinot Noir (Spätburgunder). Algumas boas cidades a visitar na região do Rheingau são Eltville am Rhein, Oestrich-Winkel, Rüdesheim am Rhein, Frankfurt am Main, Wiesbaden, Hochheim am Main, entre outras.

Em Eltville fica a maior vinícola da Alemanha, a Hessische Staatsweingüter Kloster Eberbach. Ela possui 200 hectares de terras cultivadas, estendendo-se por uma região montanhosa de Rheingau até o Reno.

Conheça um pouco da região de Rheingau aqui no blog:
+ RÜDESHEIM, UMA DAS PÉROLAS DO VALE DO RENO
+ O MONUMENTO NIEDERWALD EM RÜDESHEIM
+ OS CASTELOS E CIDADES DO VALE DO RENO, NA ALEMANHA
Hessische Bergstraße
Já a região produtora de vinho Hessische Bergstraße fica na encosta ocidental do Odenwald até a Planície do Alto Reno. Com uma participação de mais de 50%, o Riesling é a uva mais comum, seguida pela Müller-Thurgau e Pinot Gris. Apenas um oitavo do cultivo são vinhos tintos, especialmente com as variedades Pinot Noir (Spätburgunder), Dornfelder e St. Laurent.
Desta forma, boas cidades para visitar nesta região são Alsbach-Hähnlein, Bensheim, Heppenheim, Seeheim-Jugendheim, Groß-Umstadt, Zwingenberg e Roßdorf.

Conheça um pouco da região de Odenwald aqui no blog:
+ MICHELSTADT, NA ROTA ENXAIMEL
+ MILTENBERG, A PÉROLA DO RIO MAIN
+ CONHECENDO A BELA WERTHEIM, NA ALEMANHA
Sobremesa Típica de Frankfurt
Claro que deliciosas sobremesas teriam de estar presentes nos pratos típicos de Frankfurt! Então venha descobrir quais são elas.
Frankfurter Kranz
O Frankfurter Kranz (coroa de Frankfurt) é um bolo em forma de anel, com várias camadas e recheado com geleia de groselha e creme de manteiga. Por fora é polvilhado com uma tipo de farinha crocante de amêndoas, avelãs ou nozes.
História
O Frankfurter Kranz é um dos pratos típicos de Frankfurt que vem de muito tempo atrás. Mais precisamente da época que a cidade era o lugar da coroação dos imperadores alemães. O bolo foi criado por volta de 1735 por um confeiteiro desconhecido, mas a receita mais antiga preservada data do início do século XX.
Sua forma redonda e a cor dourada representam uma coroa dourada, e as cerejas decorativas lembra os rubis. O bolo é conhecido em inglês como Frankfurt Crown Cake, enquanto em francês é Couronne de Francfort.
A partir de Frankfurt: Tour combinado Heidelberg e Vale do Reno!
Curiosidade
Para comemorar o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, foi produzido um Frankfurter Kranz de 200 quilos. Este bolo ficou na história como o maior bolo de reunificação até hoje. Ele media 2,60 x 2,20 metros e serviu quase 2 mil pedaços.

Frankfurter Bethmännchen
Estes são docinhos de marzipan (maçapão) enfeitados com três pedaços de amêndoas e antigamente era um doce de Natal, mas hoje em dia pode ser encontrado o ano todo, já que são um dos pratos típicos de Frankfurt. A forma do Bethmännchen é inconfundível: pequenas bolinhas feitas de amêndoas moídas, açúcar em pó e água de rosas. O toque final é dado pela decoração de três meias amêndoas.
Lenda
Existem algumas lendas em torno do surgimento do Bethmännchen. A delicadeza fina não é a imagem das mãos em oração, como se poderia suspeitar. O nome provavelmente remonta à família Bethmann.
Os biscoitos foram criados em 1838 pelo confeiteiro parisiense Jean Jacques Gautenier, que estava a serviço do banqueiro e conselheiro de Frankfurt Simon Moritz von Bethmann. Dizem que o Bethmännchen foi originalmente decorado com quatro metades de amêndoas – uma para o filho de cada banqueiro: Moritz, Karl, Alexander e Heinrich. Após a morte de Heinrich em 1845, tirou-se um dos pedaços de amêndoa.

Além dos Pratos Típicos de Frankfurt, leia mais:
+ OS HOTÉIS 5 ESTRELAS MAIS BEM LOCALIZADOS DE FRANKFURT, NA ALEMANHA
+ HOTÉIS BEM LOCALIZADOS NO CENTRO DE FRANKFURT
+ BONS HOTÉIS NA REGIÃO DA ESTAÇÃO DE TRENS (HAUPTBAHNHOF), EM FRANKFURT
+ A PLATAFORMA DE OBSERVAÇÃO DO MAIN TOWER EM FRANKFURT
+ ZOO FRANKFURT, UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA QUEM VIAJA COM CRIANÇAS
QUER APROVEITAR MELHOR SUA VIAGEM À ALEMANHA? VEJA ESTAS DICAS IMPERDÍVEIS!
Hotel
Uma dica que faz a diferença na viagem à Alemanha é escolher bem a localização do seu hotel e se hospedar perto das atrações turísticas. Quando você opta por ficar bem localizado tenha certeza que você vai aproveitar muito mais, além de gastar menos dinheiro com deslocamento até as atrações. Fora o mais importante numa viagem: economizar tempo! Não precisar perder preciosos longos minutos indo até os centros das cidades pode fazer toda a diferença na sua viagem.
Reserve já seu hotel, pelo Booking!
Carro
Aliás, outra dica para quem deseja visitar outlets e fazer passeios de bate e volta é alugar um carro. Sem dúvida, a Alemanha é o país perfeito para fazer viagens de carro. Isto porque sua beleza está nas cidades pequeninas e que muitas vezes não são conectadas por trens. Fora que viajar pelas Autobahns é uma experiência muito bacana! Afinal, não é em qualquer lugar que você pode dirigir em alta velocidade, ainda de forma segura. Da mesma forma que estradas bem cuidadas não é muito fácil de se encontrar em outros lugares.
Nós temos um post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto aluguel de carros no exterior. De fato, ele tem ótimas dicas e indica comparadores de preços. Deste modo, você pode economizar ao alugar um carro na sua viagem.
Vale a pena comprar antecipadamente:
Conheça + da Alemanha! Passeios saindo de Frankfurt:
- Internet 4G ilimitada na Alemanha com Pocket WiFi
- Transferência privada de Frankfurt para o aeroporto de Frankfurt
- Cruzeiro Turístico em Frankfurt: 1 ou 2 Horas
- Excursão de 1 Dia a Rothenburg ob der Tauber
- Passeio de Barco pelo Vale do Reno
- Excursão para Heidelberg
- Excursão de 1 Dia ao Castelo de Eltz
- Excursão de dia inteiro em Colônia e Limburgo
- Castelo de Hohenzollern: Excursão de dia inteiro
- Excursão de dia inteiro em Baden-Baden e Estrasburgo