Pratos Típicos de Frankfurt, várias deliciosas surpresas para se provar e aprovar!

MariaKovaleva | Shutterstock.com
0

Uma das grandes delícias de se conhecer num destino é a sua cozinha típica. E quem vem a Alemanha, passando por Frankfurt pode ficar tranquilo que pode provar delícias. E claro, sair de barriga cheia e feliz! Os pratos típicos de Frankfurt fazem a alegria de quem os prova.

Cheia de sabor e com forte foco na carne de porco, o prazer à mesa é uma das principais prioridades dos habitantes de Frankfurt. Já na Idade Média acontecia regularmente no Samstagsberg, hoje Römerberg, um mercado. E os açougueiros eram tão requisitados que tinham barracas fixas, chamadas “Schirn“. Devido a isto, que hoje, o espaço de exposições de artes, localizado neste lugar, tem este nome.

Comendo em Frankfurt

Um bom lugar para começar um passeio gastronômico em Frankfurt é o Kleinmarkthalle. Ali pode-se achar algumas das delícias citadas abaixo e muitos outros. Diz-se que este mercado reflete a alma da cidade miscigenada: conta com quase todos os sabores de todo mundo.

Mas a cidade é multifacetada e restaurantes deliciosos estão espalhados por todos os lados. Um dos preferidos dos turistas e habitantes para provar os pratos típicos de Frankfurt é o Restaurante Adolf Wagner, uma instituição na cidade!

Pratos típicos de Frankfurt Wagner

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Pratos Típicos de Frankfurt

 

Em matéria de pratos típicos de Frankfurt, a cidade conta com vários. Entretanto, o melhor é ir direto ao ponto e abaixo eu vou dar os mais famosos. Daqueles que você não deve deixar de provar. 😉

Frankfurter Grüne Soße (Molho Verde)

 

Acredito que nada é mais tradicional, e um prato típico de Frankfurt que deve ser provado, que o Grüne Soße (molho verde). O “Grie Soß” (molho Grie), como também é conhecido no dialeto local, é isto mesmo que o nome diz, um molho e que faz acompanhamento com diversos partos diferentes.

Diz a lenda que Johann Wolfgang von Goethe, grande poeta alemão e nascido em Frankfurt, era um grande fã do Grüne Soße. E que teria sido até sua mãe quem inventou o molho. Na realidade, a mistura de ervas chegou muito mais tarde a Frankfurt, cerca de 60 anos após a morte de Goethe. E apesar de até na embalagem das ervas dizer a máxima acima, é pouco provável que ele tenha experimentado o molho famoso de sua terra natal.

Pratos típicos de Frankfurt Grüne Sosse2
Foto: petratrollgrafik | Shutterstock.com

7 Ervas Diferentes

O Grüne Soße é um molho frio delicioso e preparado com sete ervas frescas diferentes e que são cheia de regras para entrar na receita. São elas: salsinha (petersilie), cebolinha (schnittlauch), azedinha (sauerampfer), borretsch (borragem), kerbel (do gênero anthriscus), kresse (agrião de jardim), pimpinelle (Sanguisorba officinalis).

Pratos típicos de Frankfurt Grüne Sosse3 www.erlebnisraum-frankfurt.de
Foto: www.erlebnisraum-frankfurt.de

Cada uma dessas ervas recebe um efeito promotor da saúde. Acredita-se que borragem ajuda contra a melancolia, kerbel estimula o metabolismo, kresse limpa o sangue e salsinha doa ferro.

Base do Molho

A base do molho verde é creme azedo (ou maionese, dependendo da variante), vinagre e óleo. Além das ervas, que são tradicionalmente misturados e cortados o mais pequeno possível para dar a cor, também contém gema de ovo cozido.

Como é servido

Este prato típico de Frankfurt é servido tradicionalmente com batatas e ovos cozidos. Mas ela também é comida com peixe, aspargo ou carne cozida. Uma variação bem interessante para os turistas é a versão do molho servida com Schnitzel (carne de porco empanada), que fica uma delícia!

Pratos típicos de Frankfurt Grüne Sosse

A temporada para apreciar esta especialidade começa tradicionalmente na Quinta-Feira Santa e dura até a primeira geada no outono.

Denominação Geográfica

Para os habitantes de Frankfurt e região, ele não é um simples molho. Ele é a alma da cidade e sua feitura é lavada muito a sério. Devido a isto, desde 2016 a denominação “Grüne Soße” é protegida pela União Europeia como indicação geográfica. Isso significa que, para o molho ser assim chamado, as sete ervas essenciais que compõem a receita têm que ser produzidas em Frankfurt e em suas imediações.

Monumento ao Grüne Soße

A casa das verdadeiras ervas de molho verde foi por gerações o distrito de Oberrad, em Frankfurt, um bairro ao sul da cidade. Ali, com sua extensa área cultivada, acontece anualmente em maio o Festival do Molho Verde, que premia o melhor molho.

E também é nesta área que desde 2007 está o monumento ao molho, o Grüne-Soße-Denkmal. O lugar tem sete pequenas estufas feitas de acrílico e cada uma delas contém uma erva da “Corte Nacional de Frankfurt”. Estas estufas ficam mais interessantes ainda no escuro, quando cada uma delas é iluminada. Nesta região tem alguns restaurantes interessantes para visitar e provar “in loco” o molho verde de Frankfurt.

Frankfurter Rippchen (costelinhas de Frankfurt)

 

Esta delícia que pode ser encontrada nos cardápios da cidade são costeletas de porco servidas com chucrute e purê de batatas ou pão. A “Rippchen mit Kraut” (costelinha com chucrute) é um dos clássicos da culinária local.

Estes são cozidos juntamente com o chucrute e especiarias e servido com bastante mostarda para purê de batatas ou pão escuro. Entretanto, este é um prato com variações e que geralmente é servido quente, principalmente cozido no vapor, às vezes grelhado. Também é servido frio, com pãezinhos ou salada de batata.

As costeletas de Frankfurter são uma especialidade do Estado de Hessen, e um dos famosos pratos típicos de Frankfurt. Mas também são consumidas em outras regiões, onde são chamadas como somente Rippchen ou como Rippli.

Pratos típicos de Frankfurt Rippchen
Foto: Fanfo | Shutterstock.com
Procurando hotel em Frankfurt? Temos vários posts com excelentes indicações!
Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na Alemanha ou Frankfurt por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Frankfurter Würstchen (salsichinha de Frankfurt)

 

A conhecida salsicha de Frankfurt é uma salsicha fina e cozida feita de carne de porco pura. No seu preparo, as salsichas não são cozidas, mas apenas aquecidas em água quente a cerca de 80 graus. Caso acontece de a água cozinhar, sua fina “Pelle” se rasga. Eles são comidos em pares com rabanete ou mostarda e pão ou salada de batata. O duo de 2×50 gramas tem em torno de 270 kcal.

Foto: HandmadePictures | Shutterstock.com
Foto: HandmadePictures | Shutterstock.com
Processo de fabricação

As salsichas recebem seu aroma especial através de um processo especial de defumação que acontece a baixas temperaturas. Elas são defumadas em fumaça de faia por cerca de uma hora a cerca de 35 e 45 graus. No final do processo, eles recebem sua típica cor amarela dourada intensa, quando são cobertas pelas brasas em duas camadas de aparas de madeira de faia – uma seca e depois uma úmida com água quente.

Indicação Geográfica

Mais um dos pratos típicos de Frankfurt que fazem parte do orgulho local. O nome é protegido na Alemanha desde 1860 como uma indicação geográfica de origem, e só pode ser usado para salsichas feitas na área de Frankfurt am Main. E até mesmo um festival é organizado em sua homenagem.

Pratos típicos de Frankfurt Frankfurter_Würstchen
As salsichas de Frankfurt podem ser achadas também no supermercado.
Frankfurter Rindswurst (salsicha de carne de gado de Frankfurt)

Para os amantes de salsinha de carne de gado, existe a Frankfurter Rindswurst. Ela é uma salsicha cozida e defumada quente e que tem 100% de carne de boi. O Metzgerei Gref-Völsings, que tem loja na requintada Fressgass no centro da cidade é um dos produtores mais conhecidos desta salsicha.

Pratos típicos de Frankfurt Rindswurst
A salsicha de carne de gado também pode ser encontrada facilmente no supermercado.

Haspel (joelho de porco)

 

Este é um dos pratos típicos de Frankfurt que tem variações por toda Alemanha. É o famoso joelho de porco cozido (Eisbein), e que é geralmente servido com chucrute, uma fatia de pão ou batatas. Dependendo do restaurante, o acompanhamento pode ser ainda bem como couve de Bruxelas, couve, e vegetais crus. Também pode ser servido com purê de ervilhas (Erbspüree) ou purê de batatas, ou purê de abóbora.

O joelho de porco pode ser servido de diversas maneiras: cozido, grelhado, assada ou numa combinação de cozido e frito. No entanto, o clássico servido em Hessen é a variação cozida.

Pratos típicos de Frankfurt Haspel Restaurant Hausener Dorfkrug - Frankfurt am Main
Foto: Restaurant Hausener Dorfkrug – Frankfurt am Main

Schäufelche (ombro de porco)

 

Para aqueles com bastante fome, e querem provar um dos pratos típicos de Frankfurt que são bemmm generosos, este prato é uma ótima opção. Ele é um pedaço de ombro de porco. Ele é servido principalmente cozido, mas às vezes pode ser encontrado grelhado. Uma carne macia e que derrete na boca.

Nos cardápios da cidade pode se encontrar com o nome de Schäufele também. E um dos melhores lugares para se provar esta delícia, na minha opinião, é o restaurante Gaststätte Atschel.

Pratos típicos de Frankfurt Schäufelche (2)

Handkäs’ (mit oder ohne Musik) (queijo marinado com ou sem música)

 

Esta é uma entrada super tradicional entre os pratos típicos de Frankfurt. O Handkäs’ (queijo de mão) é um queijo de leite azedo, que foi inventado em 1813 nas proximidades de Groß-Gerau.

É um queijo de leite azedo feito de quark desnatado, bicarbonato de sódio e sal. Seu teor de gordura é inferior a um por cento. O nome vem do fato de ele ser formatado à mão antigamente, em formato redondo. Como é um prato com preços razoáveis, rapidamente ele se tornou um alimento favorito na região.

Pratos típicos de Frankfurt Handkase
Foto: www.hessen-tourismus.de
Queijo marinado

O apreciado “Handkäs mit Musik” é acompanhado melhor com sidra e pão. Tradicionalmente, o queijo maduro é servido depois de ficar em uma marinada de vinagre, óleo, cebola, cominho, sal e pimenta por algum tempo. Normalmente come-se o queijo sem garfo, apenas com a faca. São pedaços pequenos, colocados no pão e depois mordidos junto com o pão.

Mit Musik… (com música…)

Para aqueles que estão curiosos onde entra a “música” dos Handkäs, saiba que ela alude aos sons criados pelas cebolas cruas nos processos digestivos subsequentes. Preciso explicar mais?

Os japoneses são loucos por esta especialidade dos pratos típicos de Frankfurt!

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Eu testei algumas vezes e aprovei. Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.

Bebidas Típicas

 

Como falar de pratos típicos de Frankfurt e não falar de bebidas? Em quase nenhuma outra região alemã existe essa variedade tão grande de bebidas como em Hessen. A cerveja e vinho são servidos lado a lado, a sidra (Apfelwein) é a “bebida nacional” e vinho espumante (Sekt) também é da área. Além disto, várias destilarias também estão disponíveis.

Apfelwein (Sidra)

 

A bebida típica de Frankfurt é a sidra. Com vários nomes como Ebbelwoi, Äppelwoi, Äbbelwoi, Ebbelwei, Viez, Stöffsche, Schobbe é ela quem reina soberana em muitos restaurantes da cidade e da região. E acompanha como nenhuma outra bebida os pratos típicos de Frankfurt!

O Apfelwein é uma bebida considerada por muitos do tipo: ou amam ou odeiam. Mas corre uma lenda local que a partir do segundo copo, ninguém mais reclama do seu sabor azedo. Uma sidra de alta qualidade tem um gosto bem azedo, mas não amargo ou mesmo avinagrado. Uma boa sidra é pura, sem adição de açúcar, tem uma cor amarela dourada brilhante e um sabor de maçã fresca e frutada.




Pratos típicos de Frankfurt Apfelwein1
Uma parte do time Viajoteca brindando com Apfelwein no Restaurante Wagner, em Frankfurt
Fases de fermentação

A sidra de maçã que é produzida atualmente na região de Hessen segue a receita típica que veio com os romanos para a região. Em outubro, a sidra é prensada e dependendo do tempo de fermentação, vários tipos dessa bebida são produzidos. Por exemplo, o suco fresco, espremido na hora, que não contém álcool. Ele fermenta rapidamente e é servido fresco. Somente o líquido que fica em barris, depois de uma longa fermentação, se torna a sidra.

A sidra tem três fases de fermentação. A primeiro é um suco doce de maçã, uma sidra não fermentada e sem álcool. A próxima fase é quando ela se torna Rauscher, no meio da fermentação, e já possui álcool. Entretanto dificilmente se sente o gosto, então tome cuidado ao beber. Finalmente, após a fermentação bem-sucedida, surge uma bebida clara, amarela e com um sabor amargo e azedo, o Hessen Stöffche.

Pratos típicos de Frankfurt Apfelwein0
Apfelwein pode ser achado nos supermercados da região também.
Como e onde beber

A sidra é frequentemente consumida quente durante os meses de outono e inverno. Entretanto é popular também no verão, quando pode ser misturada com refrigerante (o que não é muito aceitável para os amantes de Apfelwein, diga-se).

Ela é geralmente servida em um copo especial, o Geribbde. E vem frequentemente servido na mesa em um Bembel. Bembel é uma jarra de cerâmica grossa na cor cinza com uma pintura típica azul.

Vários restaurantes da cidade servem o Äppelwoi, sendo que alguns chegam a nem servir cerveja. A única bebida alcoólica servida é o Apfelwein. E muitos deles servem o Apfelwein que eles mesmo produzem! Um exemplo bem é o famoso restaurante típico Adolf Wagner. Lá, nem adiante pedir cerveja, tem somente Apfelwein.

No entanto, a fortaleza da cultura de sidra em Frankfurt continua a ser o “bairro Ebbelwei” no distrito de Sachsenhausen, onde um grande número de restaurantes típicos servem a bebida e a deliciosa comida da região. E ainda tem um passeio pelo centro da cidade no trem do Apfelwein, o Ebbelwei Express!

Pratos típicos de Frankfurt Trem Apfelwein
Ebbelwei Express

Dicionário do Apfelwein:

 

“Ebbelwoi”, “Ebbelwei”, “Äppler” ou “Stöffche” – nomes dados ao Apfelwein (sidra)

“Süßer” – suco da maçã.

“Rauscher” – suco da maçã, que já foi levemente fermentado.

“Speierling” – sidra azeda, que é prensada com a adição de frutos da árvore Speierling.

“Sauer Gespritzter” – Apfelwein com água mineral, ou seja, a sidra diluída.

“Süß Gespritzter” – Apfelwein com limonada.

Cerveja

 

Como este é um tema bem específico e cheio de fãs, não vou me aprofundar nele. Mas cerveja boa é o que não falta na Alemanha, e na região de Frankfurt não seria diferente! E claro, que esta é outra bebida que acompanha muito bem os pratos típicos de Frankfurt.

O Estado de Hessen possui 62 cervejarias, figurando assim em 4º lugar no ranking dos estados federais alemães que mais tem cervejarias. Aqueles que querem provar uma cerveja da região podem apostar nas bem conhecidas nacionalmente, como a Licher e a Binding. Esta última produzida em Frankfurt. Mas também existe uma variedade de pequenas cervejarias locais.

Pratos típicos de Frankfurt cervejas

Sekt (espumante alemão)

 

Para os amantes do vinho borbulhante, a região é ótima! Hessen é o segundo maior produtor de vinho espumante da Alemanha, ficando atrás somente da Renânia-Palatinado.

O lugar para ser visitado por quem deseja ir “na fonte” é o triângulo formado entre as cidades de Eltville, Wiesbaden e Hochheim. Ali, além de belas paisagens com vinhedos, estão os mais conhecidos dos produtores de vinho espumante alemão. Alguns exemplos são Henkell, Fürst von Metternich, Matheus Müller (MM), etc.

Muitas destas empresas oferecem visitas guiadas, onde além de explicações pode-se fazer degustações. Mais informações, direto nos sites das empresas.

Vinho

 

Frankfurt

Frankfurt é uma das poucas grandes cidades alemãs que tem seu próprio vinhedo dentro da cidade. O Lohrberg, no distrito de Seckbach, também pertence à famosa região de Rheingau e também é um destino turístico popular, com uma vista magnífica do horizonte. Desde 1803, esta vinha é propriedade da cidade de Frankfurt. Aqui crescem as uvas para o vinho Riesling “Frankfurter Lohrberger Hang“, do qual são feitas cerca de 10.000 garrafas anualmente.

No entanto, a maior parte da propriedade vinícola urbana de 25 hectares está localizada em Hochheim. De suas uvas são produzidos vinhos de alta qualidade, como Weißer Burgunder, Pinot Noir (Spätburgunder), Chardonnay e Cabernet Sauvignon. A produção total é de cerca de 200.000 garrafas por ano.

Loja dos vinhos de Frankfurt

Para os interessados em conhecer os vinhos de Frankfurt, a loja da Adega Municipal (Ladengeschäft des Städtischen Weinguts) pela manhã. A loja fica diretamente no Römer, a famosa praça da cidade, com entrada na Limpurgergasse, 2.

Nesta loja vende-se toda a variedade de vinhos e ao lado pode-se bebê-lo, no Weinstube im Römer.

Pratos típicos de Frankfurt vinhos Frankfurt
Foto: www.frankfurt-tourismus.de

Em Hessen, não muito longe de Frankfurt estão as regiões vinícolas de Rheingau e a Hessische Bergstraße (estrada pela montanha de Hessen).

Rheingau

O Rheingau é sem dúvida uma das regiões vinícolas mais famosas na Alemanha. A paisagem ali é belíssima, além de produzir excelentes vinhos. E são cultivadas principalmente a uva branca Riesling e a variedade vermelha Pinot Noir (Spätburgunder). Algumas boas cidades a visitar na região do Rheingau são Eltville am Rhein, Oestrich-Winkel, Rüdesheim am Rhein, Frankfurt am Main, Wiesbaden, Hochheim am Main, entre outras.

Pratos típicos de Frankfurt vinho Rheingau

Em Eltville fica a maior vinícola da Alemanha, a Hessische Staatsweingüter Kloster Eberbach. Ela possui 200 hectares de terras cultivadas, estendendo-se por uma região montanhosa de Rheingau até o Reno.

Hessische Bergstraße

Já a região produtora de vinho Hessische Bergstraße fica na encosta ocidental do Odenwald até a Planície do Alto Reno. Com uma participação de mais de 50%, o Riesling é a uva mais comum, seguida pela Müller-Thurgau e Pinot Gris. Apenas um oitavo do cultivo são vinhos tintos, especialmente com as variedades Pinot Noir (Spätburgunder), Dornfelder e St. Laurent.

Cidades boas a visitar nesta região são Alsbach-Hähnlein, Bensheim, Heppenheim, Seeheim-Jugendheim, Groß-Umstadt, Zwingenberg e Roßdorf.

Pratos típicos de Frankfurt Bergstrasse

Frankfurter Kranz

 

Frankfurter Kranz (coroa de Frankfurt) é um bolo em forma de anel, com várias camadas e recheado com geleia de groselha e creme de manteiga. Por fora é polvilhado com uma tipo de farinha crocante de amêndoas, avelãs ou nozes.

Sobremesa

 

Claro que deliciosas sobremesas teriam de estar presentes nos pratos típicos de Frankfurt!

História

O Frankfurter Kranz é um dos pratos típicos de Frankfurt que vem de muito tempo atrás. Mais precisamente da época que a cidade era o lugar da coroação dos imperadores alemães. O bolo foi criado por volta de 1735 por um confeiteiro desconhecido, mas a receita mais antiga preservada data do início do século XX.

Sua forma redonda e a cor dourada representam uma coroa dourada, e as cerejas decorativas lembra os rubis. O bolo é conhecido em inglês como Frankfurt Crown Cake, enquanto em francês é Couronne de Francfort.

Pratos típicos de Frankfurt frankfurter_kranz0
Foto: wsf-s | Shutterstock.com
Curiosidade

Para comemorar o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, foi produzido um Frankfurter Kranz de 200 quilos. Este bolo ficou na história como o maior bolo de reunificação até hoje. Ele media 2,60 x 2,20 metros e serviu quase 2 mil pedaços.

Frankfurter Bethmännchen

 

Estes são docinhos de marzipan (maçapão) enfeitados com três pedaços de amêndoas e antigamente era um doce de Natal, mas hoje em dia pode ser encontrado o ano todo, já que são um dos pratos típicos de Frankfurt. A forma do Bethmännchen é inconfundível: pequenas bolinhas feitas de amêndoas moídas, açúcar em pó e água de rosas. O toque final é dado pela decoração de três meias amêndoas.

Lenda

Existem algumas lendas em torno do surgimento do Bethmännchen. A delicadeza fina não é a imagem das mãos em oração, como se poderia suspeitar. O nome provavelmente remonta à família Bethmann.

Os biscoitos foram criados em 1838 pelo confeiteiro parisiense Jean Jacques Gautenier, que estava a serviço do banqueiro e conselheiro de Frankfurt Simon Moritz von Bethmann. Dizem que o Bethmännchen foi originalmente decorado com quatro metades de amêndoas – uma para o filho de cada banqueiro: Moritz, Karl, Alexander e Heinrich. Após a morte de Heinrich em 1845, tirou-se um dos pedaços de amêndoa.

Pratos típicos de Frankfurt Bethmaennchen

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.