Página Principal Santa Catarina Praias de Santa Catarina | Conheça as mais bonitas praias de SC

Praias de Santa Catarina | Conheça as mais bonitas praias de SC

por Martinha Andersen

Ahhh, as Praias de Santa Catarina e os seus encantos! Se você ainda não conhece, tem que vir. Assim como todas as belezas da Serra Catarinense, Santa Catarina é também um espetáculo no quesito belas praias com águas claras e areias brancas. As praias de Santa Catarina são conhecidas não apenas no Brasil, mas também no mundo inteiro. São mais de 500 quilômetros de litoral catarinense, com praias para todos os gostos e cidades para quem se cansar da natureza 24h por dia.

O Sul do Brasil é um espetáculo, e grande maioria das praias de Santa Catarina possuem uma ótima infraestrutura e muita natureza para ser explorada. Independente de qual for o seu gosto: viagem em família, com amigos, gastronômica, para praticar esportes aquáticos (surfe, windsurfe, …), você encontrará uma praia para chamar de sua. As praias catarinenses oferecem isso e muito mais!

Seguro Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem. Mesmo dentro do Brasil, ele é importante! Por acaso, seu plano cobre acidentes e ocorridos fora do seu Estado ou cidade? Por isto, fique alerta!

Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Temperatura da água nas praias de Santa Catarina

A tabela com as temperaturas da água nas praias de Santa Catarina do Destino Florianópolis é maravilhosa. Vai te ajudar e muito na escolha da praia, principalmente se você quer uma praia com água quentinha.


LEIA TAMBÉM :


Praias de Santa Catarina

Não é porque eu sou catarinense, mas o litoral catarinense é um dos mais bonitos do Brasil. Não faltará belas praias para você curtir no verão e até mesmo no inverno. Santa Catarina tem muitas praias, que seria impossível listar todas. Então deixo aqui as minhas preferidas.

Praias de Santa Catarina – Balneário Camboriú

Não tem quem não conheça Balneário Camboriú, uma das cidades mais visitadas do Brasil, com suas belas praias, ótimos restaurantes e hotéis. Tem ainda uma vida noturna bem famosa e agitada e inúmeras outras atrações. Não esquecendo que BC, como é chamada pelos íntimos, é famosa também pelos seus enormes arranha-céus que “decoram” a orla da praia.

Praias de Santa Catarina - Balneário Camboriú

Não deixe de visitar o Parque Unipraias, que já contamos aqui no blog como é o passeio e é um verdadeiro sucesso para todas as idades. E de brinde você terá uma ótima vista de uma área preservada da Mata Atlântica. E não esquecendo que no verão 2021 Balneário Camboriú ganha uma nova atração, a maior roda gigante estaiada da América Latina, a FG Big Wheel.


>> Transfers em Balneário Camboriú
>> Tour privado por Balneário Camboriú


Onde ficar em Balneário Camboriú

Infinity Blue Resort & Spa | Hotel D’sintra | Reserva Praia Hotel | Hotel Villa do Mar | Mercure Camboriu | Marambaia Hotel & Convenções

>> Ver + Hotéis em Balneário Camboriú

>> Ver + Apartamentos em Balneário Camboriú

Aluguel de Carro

Praias de BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Praia das Laranjeiras

A Praia das Laranjeiras é uma belíssima praia em Balneário Camboriú e tem um mar bem calmo, perfeito para crianças. Só por isso nem preciso falar que é a preferida das famílias com crianças pequenas. E se você quer dar uma pitada de emoção, que tal chegar na praia pelo bondinho do Parque Unipraias? Certeza que as crianças vão amar, e você também!

Balneário Camboriú- Praia das Laranjeiras

Garanta já o seu passeio!  >>>>  Parque Unipraias e Praias de Camboriú!


Praia do Estaleiro

A Praia do Estaleiro é a minha preferida em Balneário Camboriú. A praia fica escondida no meio das pedras, um mar quentinho, transparente e bem calmo que forma belíssimas piscinas naturais, perfeito para a prática de snorkel, tem ainda uma areia clara e fofinha.

Balneário Camboriú - Praia do Estaleiro
Foto Shutterstock | Por guilhermespengler

Além de todas as belezas naturais que você encontrará na Praia do Estaleiro, tem ainda uma infraestrutura de dar inveja. A Praia do Estaleiro é também referência na gastronomia do litoral catarinense, com ótimos restaurantes.

Parador Estaleiro Hotel Exclusive | Pousada Recanto Estaleiro Residencial | Pousada Estaleiro Village |

Praias de Santa Catarina – Bombas & Bombinhas

Impossível falar de Bombinhas sem falar de Bombas. Impossível não mencioná-la, mesmo não sendo a mais conhecida e bonita. Bombas é a maior das duas, tem uma avenida principal repleta de restaurantes e bares, e um calçadão tranquilo só para bicicletas e pedestres na beira do mar. Mas quem faz sucesso mesmo é a “irmã menor” que está localizada na outra enseada, Bombinhas – a Capital do Mergulho.

Praias de Santa Catarina - BOmbinhas

Ahhh, Bombinhas da vida noturna, ótima gastronomia e das belezas espalhadas pelos quase 2 quilômetros de belas praias de água cristalina, areia fofinha, mar calmo perfeito para viagem com crianças e natureza preservada. A Mata Atlântica está bem presente e preservada. Não deixe de subir o Morro dos Macacos, que tem um mirante 360° com uma belíssima vista de Bombinhas. Se você gosta de compras, aqui você achará um ótimo comércio local, com verdadeiras preciosidades.


Não perca!! >> Excursão às praias de Bombinhas desde Florianópolis


Onde ficar em Bombas & Bombinhas

Pousada Castellammare | Morada do Mar Hotel | Bombinhas Tourist Apart Hotel | Pousada Kia Ora Bombinhas | Hotel Vila do Farol | Pousada Gaúcha

>> Ver + Hotéis & Pousadas em Bombinhas

>> Ver + Hotéis, Pousadas & Apartamentos em Bombas

Praias de BOMBAS & BOMBINHAS

Ilha do Arvoredo

Se você gosta de mergulho, você tem que vir mergulhar em Bombinhas. E a Ilha do Arvoredo é o melhor lugar para a prática, já que é uma Reserva Marinha e o para chegar lá você precida de uma autorização do Ibama, para garantir que a Reserva continuirá em perfeito estado.

Mas atenção, é aconselhável reservar com antecedência, já que a entrada na ilha por dia é de apenas 20 pessoas. Mas tenha a certeza que você não vai se arrepender, já que a visibilidade da água é uma das melhores do Brasil. Nem preciso falar que você vai avistar os mais variados tipos de peixes e fauna marinha, desde crustáceos, lulas, moreias e muito mais. É um passeio imperdível.

Quatro Ilhas

Já se mergulho não é a sua praia e sim o surf, a Praia Quatro Ilhas é perfeita para essa prática. Como já é de se esperar, essa praia tem esse nome, pois dela é possível avistar quatro ilhas: Ilha do Arvoredo, Ilha Deserta, Ilha das Galés e Ilha do Macuco. Mas se você também não pratica surf, vale a visita só para ficar na suas areias brancas e curtindo a vista.

Praia da Sepultura

Se você gosta de uma certeza tranquilidade e quer fugir de toda a agitação das outras praias de Bombinhas, a Praia da Sepultura é pequena (tem menos de 100 metros) e é praticamente deserta. Perfeita para você e sua família. A Praia da Sepultura tem águas transparentes e rasas perfeitas para você apreciar a rica fauna marinha da região. Você verá muitos peixes e se der sorte, poderá avistar as belíssimas e encantadoras tartarugas.

Praia da Sepultura em Bombinhas
Shutterstock | Por Viagens e Caminhos

E se você está se perguntando o motivo do nome contrastante, ele vem de uma lenda local de 1840, ou seja, 160 anos de história. A lenda diz que dois escravos aqui brigaram, um teria morrido e seu corpo foi enterrado nesta praia.  

Praias de Santa Catarina – Florianópolis

Ahhh, a Ilha da Magia e todas as suas belezas! Belas praias, dunas, lagoas, morros, monumentos históricos, atrações turísticas e muita cultura para você conhecer e se apaixonar pela capital de Santa Catarina. As praias, é lógico, são as grandes estrelas de Floripa, já que são incríveis 436 km² de praias que vão agradar a todos os gostos. Várias delas são verdadeiros pontos turísticos, com muitas opções de lazer, esportes náuticos, ecoturismo e vida noturna.

Ponte Hercílio Luz Florianópolis

O bom das praias de Florianópolis é que cada uma tem uma peculiaridade, nenhuma delas é igual a outra. As praias do norte são sucesso com as famílias com crianças, já que possuem mar com águas cristalinas e calmas. Os nosso vizinhos argentinos e uruguaios também amam vir veranear por aqui, já que lotam as praias de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê no verão. Quem gosta de praticar surf e de um mar geladinho, tem que ir nas praias do leste, como a Praia Mole e a Joaquina, o point dos surfistas. Para quem quer sossego e praias quase que exclusivas, as praias do sul de colonização açoriana, têm muita história e rusticidade.


>> Tour completo por Florianópolis
>> Tour panorâmico por Florianópolis
>> Transfers em Florianópolis


Onde ficar em Florianópolis

Blue Tree Premium Florianópolis | Majestic Palace Hotel | Faial Prime Suítes | Novotel Florianopolis | Slaviero Baía Norte Florianópolis | Ibis Florianopolis

>> Veja + Hotéis em Florianópolis

Praias de FLORIANÓPOLIS

Campeche

A Praia do Campeche é uma das praias preferidas dos surfistas, turistas e moradores em Florianópolis. Além da sua água cristalina, não é tanto movimentada como as praias vizinhas. Tem uma belíssima natureza muito bem preservada, além de a praia do Campeche ser famosa por ter um mar agitado e cheio de ondas. Não deixe de aproveitar o passeio e conheça a Ilha do Campeche, que fica bem em frente a praia.

Praias de Santa Catarina - Praia do Campeche em Florianópolis

O trajeto de barco até a Ilha do Campeche leva entre 10 e 15 minutos (uns 2 quilômetros de distância ). Você irá se surpreender com o mar transparente, mesmo que um pouco geladinho. Não deixe de conhecer algumas pinturas rupestres espalhadas pela ilha.

Pousada Ilha Faceira | Pousada Vila Tamarindo Eco Lodge | Casa Mar Campeche | Hibisco Guest House | Pousada Do Capitão |

Praia da Joaquina

A Joaquina é uma das praias mais famosas de Florianópolis e preferida dos turistas e locais. São 3 quilômetros de orla com uma areia fina e branquinha e com um mar esverdeado, gelado e cristalino. Mas a água fria não atrapalha em nada os entusiasmados esportistas. Não faltam partidas de futebol de areia, futevôlei, corridas, beach tênis, sem esquecer do surfe. Com ondas constantes durante todo o ano, a praia da Joaquina é sede de campeonatos nacionais e mundiais de surfe, realizados desde a década de 1970 nas altas ondas da praia.

Praia da Joaquina Florianópolis

Lagoinha do Leste

É quase que impossível você visitar Florianópolis e não ir conhecer Lagoinha do Leste, um verdadeiro tesouro escondido. Se você gosta de natureza, esta é a praia para você. Só para chegar, você já precisa passar por uma trilha, ou chegar pelo mar com os barcos que saem da Praia do Pântano do Sul. Depois é só aproveitar tudo o que a Lagoinha do Leste tem de melhor, que pode ser a praia, o costão, ou a lagoa, como o próprio nome já sugere.

Lagoinha do Leste em Florianópolis
Shutterstock | Por Cuervos por la ruta

Praia Mole

Para quem gosta de de esportes e muita agitação, a Praia Mole é perfeita. Sua água é bem verde e cristalina. Só não espere uma areia branquinha e fofinha, aqui a areia é mais grossa, com algumas pedrinhas. Mas nada que incomode muito. Se você não é adepto do surf, muita atenção ao entrar no mar, já que tem ondas fortes. Os praticantes de parapente aproveitam as encostas como rampa de decolagem e se jogam para apreciar a bela vista lá de cima.

Praias de Santa Catarina - Praia Mole em Florianópolis

A Praia Mole também é considerada o point de paquera LGBT+. Para a alegria de todos, há bares por toda a orla, muitos deles com música ao vivo. Não é uma praia que eu iria aconselhar para famílias com crianças que gostam de curtir a água, já que o mar é perigoso e agitado para os pequenos. Antes de ir embora, caminhe até a Pedra do Dragão, que faz jus ao nome.

Praia Mole Beach House | Canto Da Mole | OYO Pousada Bangalôs Da Mole | Moana Eco Beach House | Sunset Backpackers 

Praias de Santa Catarina – Garopaba

Garopaba por muitos anos foi e ainda é uma das praias de Santa Catarina preferidas dos turistas. Você tem cidade e praia, agitação e sossego no mesmo ambiente.

Onde ficar em Garopaba

Morada Prainha | La Plage Residence | Hotel Pousada da Lagoa | Pousada GaropaSul | Mares do Sul Pousada | Morada do Sol Apart Hotel

>> Ver + hotéis e pousadas em Garopaba

Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem é a mais bonita e a mais famosa das praias de Garopaba. É impossível não se encantar com a areia fofa, as dunas e toda a natureza que você encontrará aqui, como grutas, montanhas e praias desertas. O mar azul turqueza é de tirar o fôlego, assim como apreciar as piscinas naturais de um lado e olhar pro lado e ter um mar agitado, com ondas fortes do outro lado. Se você tiver disposição, não faltarão belíssimas trilhas para você curtir a natureza.

Praia da Ferrugem

Onde ficar na Praia da Ferrugem

Ponta Ferrugem | Ferrujão Pousada e Restaurante | Pousada da Praia | Kohphangan Pousada | Pitaya Apart Hotel | Pousada Engenho da Lagoa |


LEIA TAMBÉM :


Praias de Santa Catarina – Governador Celso Ramos

Entre os anos de 1743 e 1745 Governador Celso Ramos foi famosa por ser uma região de caça de baleias. Mas ainda bem que ficou no passado. Já que a atividade teve declínio em 1850, com a proibição da caça às baleias, e hoje em dia é área de preservação. Vindas da Antártica em busca de águas mais quentes para procriar e amamentar seus filhotes, as baleias francas atualmente são protegidas por lei, e se você quiser tem uma chance de avistá-las, a melhor época é entre junho a novembro.

Governador Celso Ramos

Além de muitas atrações turísticas, em Governador Celso Ramos você encontrará 23 praias, que são sucesso para todas as idades e estilos.

Onde ficar em GOVERNADOR CELSO RAMOS

Studio Vista do Mar | Villa dos Ganchos Hospedaria | Villa Cabanas – Cabanas Temáticas | Pousada Recanto das Flores | Casa próxima a praia de Calheiros | Casa do Mi Pé na Areia

>> Ver + hotéis e pousadas em Governador Celso Ramos

Praias de GOVERNADOR CELSO RAMOS

Armação da Piedade

A praia de Armação da Piedade tem muita história e muitas belezas para apreciar. É um verdadeiro achado, com sua água cristalina e ainda preserva o clima simples e calmo na praia. A antiga vila de pescadores foi sede do maior e mais importante núcleo de pesca baleeiro do sul do Brasil. A praia de Armação da Piedade tem muita história e muitas belezas para apreciar.

Armação da Piedade
Shutterstock | Por Viagens e Caminhos

É um verdadeiro achado, com sua água cristalina e ainda preserva o clima simples e calmo na praia. A antiga vila de pescadores foi sede do maior e mais importante núcleo de pesca baleeiro do sul do Brasil. A praia tem 150 metros de extensão e ganhou o nome de Armação da Piedade devido a pequena e fofíssima Capela de Nossa Senhora da Piedade, construída em 1745, a primeira edificada em Santa Catarina.

Palmas

Palmas é uma das praias de Santa Catarina preferida dos turistas, já que conta de uma ótima infraestrutura. São 500 metros de praia com águas cristalinas e areia branquinha que farão você esquecer todos os seus problemas. 

Palmas Hotel & Spa | Águas de Palmas Resort 

Ponta dos Ganchos

Aqui temos uma praia exclusiva. Não é por menos que a Praia da Ponta dos Ganchos é considerada uma das melhores praias de Santa Catarina. O motivo? Ela está localizada dentro de uns dos resorts mais lindos do Brasil, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort.

Ponta dos Ganchos e Ganchos de Fora
Shutterstock | Por Viagens e Caminhos

Praias de Santa Catarina – Guarda do Embaú

A Guarda do Embaú está localizada na divisa entre Paulo Lopes e Palhoça, e é aquela praia que não importa a sua geração, ela com certeza já fez parte de algum momento da sua vida. Além de ser o reduto dos surfistas há anos, é considerada uma das melhores praias para surfar no Brasil. Não esquecendo que a Guarda do Embaú está entre as 10 praias mais bonitas do país. Toda a região fica ao lado do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, uma grande área preservada.

Guarda do Embaú

É uma praia um tanto quanto inabitual, mas acredito que aí está o charme dela. Uma praia longa de areias claras e finas, dividida pelo rio Madre, fazendo com que a praia fique no mar, mas também no rio. O acesso a praia é pelo rio, podendo ser nadando para os mais atléticos, caminhado quando o rio está baixo ou de canoa guiada pelos nativos. Mas se essa passagem parece ser assustadora para você, tem uma pequena praia no canto Norte que pode ser alcançada por uma trilha, sem a necessidade de atravessar o rio.

Guarda do Embaú
Shutterstock | Por Juliano Cruz Fotografia

Mas não se engane, o charme e fama da Guarda do Embaú não é somente pela ondas perfeitas e clima de azaração. A Guarda do Embaú tem uma ótima infraestrutura, com muitas opções de restaurantes & bares e pousadas incríveis que vão querer fazer você aumentar a sua estadia.


Imperdível!! >> Excursão a Guarda do Embaú saindo de Florianópolis


Onde ficar na Guarda do Embaú

Pousada Villa Embaú | Pousada Piratas do Embaú| Zululand Bangalôs | Stolz Chales | Morada da Hortensia | Pousada Raízes da Guarda | Pousada Xaxá

>> Ver + pousadas e apartamentos na Guarda do Embaú

Praias de Santa Catarina – Praia do Rosa (IMBITUBA)

Aqui temos outra das mais conhecidas praias de Santa Catarina. A Praia do Rosa faz concorrência com a Guarda do Embaú em popularidade. Esta localizada em Imbituba, em uma grande baía curvada com pequenas dunas de areia que servem como proteção contra os ventos. E graças as essas belezas naturais, a Praia do Rosa é a única praia brasileira que está no Clube das Mais Belas Baías do Mundo. 

Praia do Rosa
Shuttertock | Por guilhermespengler

É uma praia atípica, mais para você ser visto, do que para você curtir o mar, já que são poucos os locais para banhos de mar, já que tem muitas ondas e correntes marítimas. Mas se você gosta de surf, ela é perfeita para você. Além de todas as belezas naturais, a infraestrutura também não deixa a desejar. São mais de 200 pousadas, ótimos restaurantes, bares e casas noturnas.

Se você gosta da natureza, está no lugar certo já que tem várias trilhas para você caminhar. No inverno, é possível avistar baleias-francas. Se você está viajando em família, não se desespere. A Praia do Rosa possui uma lagoa de água salgada que se conecta ao mar e é ótima para crianças.

Onde ficar na Praia do Rosa

Pousada Caminho do Rei | Solar Mirador Exclusive Resort e SPA| Fazenda do Rosa | Fazenda Verde – Praia do Rosa | Hospedaria das Brisas | Pousada Descanso do Rei |

>> Ver + pousadas e apartamentos na Praia do Rosa

Praias de Santa Catarina – Itapema

Nem ia colocar Itapema na lista, mas como eu gosto de puxar a sardinha para o meu lado, aqui está a minha nova morada. Itapema é a terceira cidade do litoral catarinense que mais recebe turistas, no verão chega a receber até 1 milhão de turistas. Ela está localizada na rota “Costa Verde e Mar” e tem 8 praias por toda a sua costa, totalizando 14 quilômetros de orla. Tem praias para todos os gostos, desde praia perfeita para famílias com mar calmo e cristalino, praia com mar agitado para os surfistas, praia selvagem e muito mais.

Vista aérea de Meia Praia
Shutterstock | Por Viagens e Caminhos

Itapema tem ares de cidade grande, mesmo não sendo, e nos últimos foi escolhida a melhor cidade para se comprar um imóvel. Mas ao contrário da vizinha BC, os edifícios são planejados para evitar a sombra na faixa de areia, garantindo sol na praia o dia inteiro. E pelos ares de cidade grande, a infraestrutura de Itapema é um tanto quanto invejável. Tem ótimos hotéis, pusadas, restaurantes para todos os gostos e todas as outras facilidades que você deve precisar.

Onde ficar em Itapema

Itapema Beach Resorts by Nobile | Solis Praia Hotel Itapema | Hotel Residencial Itapema | Pousada Cavern Rock’n | Moradas Elene |

>> Ver + hotéis, pousadas & apartamentos em Itapema

Canto da Praia

O Canto da Praia é o lugar que eu acho mais charmoso em Itapema, e o que tem a melhor gastronomia e pôr-do-sol. Aqui fica uma vila de pescadores que dão um charme extra ao local. É uma praia ótima para ver a vida passar, com os pescadores, seus barcos e redes. Aproveite Se você quer fazer um programa diferente, você pode alugar pranchas de stand-up paddle e caiaques para curtir o dia. No Canto da Praia está localizado o Mirante do Encanto, onde você terá uma vista espetacular de Itapema.

mirante em Itapema

Meia Praia

Te apresento o meu novo lar. Meia Praia é o principal “bairro” de Itapema e é também a praia mais famosa. Ela tem 5 quilômetros de extensão, uma extensa faixa de areia, um mar levemente agitado. Meia Praia tem uma ótima infraestrutura de fazer inveja, tanto que é muito melhor do que o centro da cidade. Tudo o que você procura, aqui você encontra.

Meia Praia

A orla é bem agitada, você pode tomar um maravilhoso banho de mar na água azul esverdeada durante o dia ou curtir a noite nos restaurantes e bares. Além disso a orla oferece várias atividades, desde parquinho para as crianças, quadras de volei, bocha, aparelhos esportivos e tem ainda um ótimo calçadão, onde você poderá caminhar, correr, andar de bicicleta e patins. Se sujou? Não se preocupe! Tem chuveiros para refrescar e tirar o sal do corpo.

Sofistic Hotel | Hotel Itapema Meia Praia | Hotel Enseada Itapema | Cobertura frente ao mar Meia Praia | Edificio Azaleia 

Praia do Centro 

Como o próprio nome já diz, a Praia do Centro está localizada no centro de Itapema, e possui 1,5 quilômetros de extensão e mar calmo, de águas cristalinas, perfeito para as crianças. E por conta de sua larga faixa de areia, a praia é ideal para a prática de esportes e caminhadas à beira mar. Assim como Meia Praia, você encontra uma ótima infraestrutura, com variadas opções de mercado, bancos, hospedagem, restaurantes e baladas. Não deixe de visitar a belíssima Ponte do Suspiro, no encontro do Rio Bela Cruz com o mar.  

Praias de Santa Catarina - Itapema Ponte dos Suspiros

Praia Grossa

A Praia Grossa é a praia dos aventureiros, surfistas e pescadores, e possui um mar agitado. Diria que é a praia dos atléticos também, já que para chegar nela é preciso percorrer 1,5 quilômetros de trilha, onde a entrada é próxima do Mirante do Encanto. A praia está cercada pela Mata Atlântica e é ideal para quem busca um local calmo para relaxar entre arbustos e grama. Quem prefere águas mais calmas, próximo ao Costão, formam-se piscinas naturais, onde é possível aproveitar o banho de mar. Com 565 metros de extensão, a praia é ideal para a pesca.

Praias de Santa Catarina – Laguna

Laguna está localizada ao Sul de Santa Catarina e fica entre o Lago de Imaruí e o Oceano Atlântico, sendo quase uma península. Só por isso ela já é especial. Assim como outras praias de Santa Catarina, Laguna também é uma cidade bem antiga. São mais de 320 anos de fundação, que podemos dizer bem preservados, com seus casarões antigos e construções do século XIX.

Laguna Santa Catarina

Não podendo esquecer que Laguna faz parte da história do Brasil, já que foi palco de diversos acontecimentos históricos, como o Tratado de Tordesilhas e a Revolução Farroupilha. Além do fato de que ela é a cidade natal de Anita Garibaldi. Possui atrações incríveis para conhecer, como o Farol de Santa Marta, o Museu Anita Garibaldi e o centro histórico de Laguna. 

Praias de Santa Catarina - Laguna Farol Santa Marta
Shutterstock | Por Viagens e Caminhos

Mas já que estamos falando de praias, Laguna tem lindas praias como a Praia do Sol, Praia do Iro, Praia do Farol e Praia da Gi. 

Onde ficar em Laguna

Ravena Cassino Hotel | Pousada Ponta da Barra | Pousada Barra Sul | Pousada Quinta do Ypuã | Casa na Prainha Farol | Apartamento Vista para o Mar

>> Ver + hotéis, pousadas & apartamentos em Laguna

Praias de Santa Catarina – Penha

Penha é outra cidade antiga de Santa Catarina, ela foi colonizada no século XVIII, por portugueses que vinham procurar um novo ponto para a caça de baleias. Com o fim da caça da baleia, a economia foi mantida pela pesca artesanal, mas o turismo em Penha não tinha grande expressão em Santa Catarina. Mas eis que em 1991 tudo mudou, e Penha começou a ganhar destaque turístico. O maior parque temático da América Latina nasceu, o Parque Beto Carrero World.

Beto Carrero World
Shutterstock | Por Luis War

Garanta já o seu passeio! >>  Excursão ao Beto Carrero World desde Florianópolis


Mas além de todo o sucesso do Parque Beto Carrero World, Penha para a surpresa de todos, oferece 19 praias. Tem praia para todos os tipos e gostos, todas com uma ótima infraestrutura. Praia de Armação é a maior delas e tem este nome devido à estrutura criada para beneficiamento das baleias (armação). As praias do Quilombo e Grande são conhecidas pelas suas ondas fortes, boas para a prática de surf. A Praia Vermelha tem uma natureza quase intocada. As praias Alegre e Bacia da Vovó (nomes sugestivos né) são ótimas para a família. Armação do Itapocorói ainda mantém a vila de pescadores.

Praias de Santa Catarina - Penha

Onde ficar em Penha

Pousada Pedra da Ilha | Coração Do Oceano Village & SPA | Pousada Canto da Vigia | Pousada Molinha | Villa Di Manú Pousada | Hotel e Pousada Manguinho | Pousada Sossego 

>> Veja + Hotéis, Pousadas & Apartamentos em Penha

Onde ficar perto do Parque Beto Carrero

Hotel Balneário do Parque | Pousada Costa Container | Pousada Queiroz em Frente ao Parque Beto Carrero | Villarejo Parque Hotel | Pousada Paraíso Tropical | Casapark Pousada

>> Veja + Pousadas & Apartamentos perto do Beto Carrero

Praias de Santa Catarina – Piçarras

Piçarras não é a mais linda das praias aqui da minha lista, mas não poderia ficar de fora. Talvez por ter muitas lembranças de quando era criança e por ficar ao lado do o parque de diversões Beto Carrero. Piçarras fica no litoral norte de Santa Catarina e tem uma pequena baía de 8 quilômetros de extensão, com areias finas e mar tranquilo.

Praias de Santa Catarina - Piçarras
Shutterstock | Por Juliano Cruz Fotografia

Possui apenas três praias: Central, das Palmeiras e do Jaques, que misturam urbano e litoral. A Praia Central é a principal e se estende pela avenida principal de Piçarras e abriga todo o comércio, hotéis, restaurantes, bares, tudo a poucos metros da praia. A orla é perfeita para caminhadas e pedaladas, apreciando a bela paisagem com o fundo marcado pelas Ilhas Feia e Itacolomi, que podem ser acessadas de barco a partir da praia.

Onde ficar em Piçarras

Hotel Piçarras | Imperador Turismo Hotel | Morada das Pedras Recanto da Paz | Apartamento Dona Elvira | Apartamento dos Sonhos 

>> Veja + Pousadas & Apartamentos em Piçarras

Praias de Santa Catarina – Porto Belo

Porto Belo é outra das praias de Santa Catarina que que você tem que conhecer. Se você fez um cruzeiro pelo Brasil, talvez você já conheça Porto Belo. Desde 1998 Porto Belo é considerada a Capital Catarinense dos Transatlânticos, mas foi por obra do acaso. Graças a um imprevisto com a maré, uma embarcação teve que ser desviada de Itajaí para atracar em Porto Belo. Desde então, tornou-se parada obrigatória para quem passa pelo litoral sul de Santa Catarina.

Porto Belo em Santa Catarina

Passeie por Porto Belo e conheça a sua bela história por meio das construções da época dos colonizadores, em estilo açoriano. Porto Belo tem belas praias de águas cristalinas e calmas, arquitetura açoriana histórica, rico artesanato, ecoturismo e excelente culinária. Não deixe de fazer um passeio de barco até a ilha central , onde é possível visitar um sítio arqueológico e fazer trilhas ecológicas.

Porto Belo em Santa Catarina

A Ilha de Porto Belo é o ponto mais visitado e também um dos mais bonitos, juntamente com as suas 8 praias. O Costão das Vieiras é o point preferido de quem quer fazer mergulho de observação marítima. A Enseada Caixa D´Aço é um porto natural onde permanecem embarcações para horas de relax, que é o maior sucesso nos dias quentes. Perequê é a mais famosa para quem curte boas festas, compras e ótimos restaurantes.

Onde ficar em Porto Belo

Caixa D’aço Exclusive | Resort Refúgio do Estaleiro | Pousada Bora Bora | Pousada Vila Verde | Pousada Vô Jaques | Pousada Shalom Tia Iza | Marques Home 

>> Veja + Pousadas & Apartamentos em Porto Belo

Praias de Santa Catarina – Praia Brava (Itajaí)

Praia Brava está situada entre Itajaí e Balneário Camboriú e hoje em dia é uma das praias mais badaladas no litoral de Santa Catarina. É uma das praias mais bonitas do Norte de Santa Catarina, com suas águas cristalinas e muitas belezas naturais. É uma praia bastante preservada, já que a área verde é abundante. A Praia Brava oferece várias opções de lazer, especialmente para os amantes de surf e paraglider. Já para quem gosta de uma boa festa, algumas das melhores baladas do país estão aqui.

Praia Brava Itajaí

Onde ficar em Itajaí

Hilton Garden Inn Itajaí – Praia Brava | Hotel Joao de Barro| Pousada Ondas da Brava | Sandri Palace Hotel | Mercure Itajaí Navegantes | Hotel Marambaia Cabeçudas – frente mar | IBIS Budget Navegantes Itajai |

>> Veja + Pousadas & Apartamentos em Itajaí

Praias de Santa Catarina – São Francisco do Sul 

São Francisco do Sul além de ser uma das cidades mais antigas do Brasil, é uma das cidades praianas mais charmosa do estado. A cidade está localizada na Ilha de São Francisco, a leste de Joinville. São Francisco do Sul foi fundada em 1504 e conta com belíssimo centro histórico, com suas 150 construções históricas tombadas pelo Patrimônio Histórico que datam do século 18 até o início do século 20.

Praias de Santa Catarina - São Francisco do Sul

As construções centenárias têm um estilo bem misturado (português, alemão e norueguês) e que te farão viajar pela história do Brasil. Não deixe de visitar também o Museu Nacional do Mar, que é o único museu de embarcações do país. Ele é incrível.

Praias de Santa Catarina - São Francisco do Sul
Shutterstock | Por neicabral

Mas voltando a falar das belas praias de Santa Catarina, não faltarão belas praias para você curtir em São Francisco do Sul com uma boa água salgada. Entre as praias mais bonitas e procuradas pelos turistas, estão a Praia do Capri, Ubatuba, a Praia da Enseada e a Prainha, point de surfe. Não deixe de conhecer a rústica Praia Grande, linda e com um canto de pedras que faz a alegria de adultos e crianças.

Onde ficar em São Franciso do Sul

Hotel Villareal São Francisco do Sul | Pousada Casa da Praia | Pousada Vida Simples | Morada dos Ingleses | Recanto Da Val | Canto das Ondas Apart Studios | Recanto Praia do Forte – SC | Capri Beach House

>> Veja + Pousadas & Apartamentos em São Francisco do Sul

Qual das Praias de Santa Catarina é a sua preferida?

Bom Passeio!!

10 comentários

Gabriela Torrezani 3 de novembro de 2020 - 09:20

Nossa, quantas praias lindas em Santa Catarina! Adorei especialmente a Praia das Laranjeiras. Se a pandemia deixar, ano que vem tenho que ir a um casamento em Floripa e estamos planejando esticar as férias pra ficar uns 20 dias explorando o litoral catarinense!

Responder
Martinha Andersen 9 de novembro de 2020 - 21:05

Sou suspeita a falar.. mas acho Santa Catarina belíssima. Desde as praias mais badaladas até as menos conhecidas.. Venham sim, vocês vão adorar!! =)

Responder
Hebe 3 de novembro de 2020 - 15:42

Nossa, depois de ler esse seu post sobre as praias de SC, cheguei a conclusão que preciso voltar urgente. Quanta coisa anda por conhecer. Adorei!

Responder
Martinha Andersen 9 de novembro de 2020 - 21:07

Oi Hebe.. quando der, volte!! Não irá se arrepender.. Até quem mora aqui, sempre tem uma praia nova para conhecer. =)

Responder
angie 5 de novembro de 2020 - 15:27

sou do PR mas sempre passei o verão em SC hahah adoro piçaras e bombinhas, BC não curto muito por causa do agito e q a tarde ja n tem mais sol por causa das sombras dos predios

Responder
Martinha Andersen 9 de novembro de 2020 - 21:11

Oi Angie.. Piçarras é gostinho de infância pra mim.. vai que já esbarramos por lá. =D BC tá cada vez pior.. os novos prédios estão cada vez mais altos. =)

Responder
ana 5 de novembro de 2020 - 18:45

De fato são lindas as Praias de Santa Catarina, eu pretendo conhecer o máximo possível dessa lista!

Responder
Martinha Andersen 9 de novembro de 2020 - 21:12

Oi Ana.. Vai adorar conhecer as praias de Santa Catarina. Na torcida para que seja breve! =)

Responder
Fernanda Scafi 6 de novembro de 2020 - 02:08

Só recentemente q fui conhecer Santa Catarina e fui para o vale Europeu enão para as praias hahaha acho essencial essa dica da temperatura das praias no começo do post pq praia com mar gelado não rolaaaa rs A q eu mais fiquei com vontade de conhecer foi São Francisco do Sul na verdade, pq amo história!

Responder
Martinha Andersen 9 de novembro de 2020 - 21:14

Oi Fê.. eu também amei essa tabela, mesmo não utilizando ela.. já que eu e água somos duas coisas que não combinamos. Nem o Mediterrâneo que é quentinho eu entrava. Favor voltar pra curtir uma praia. =)

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies