Logo

Praias da Costa Oeste de Auckland

Praias da costa oeste de Auckland

by / 16 Comments / 604 View / 29/04/2016

Cerca de 1/3 da população da Nova Zelândia vive em Auckland. O que muita gente muitas vezes acaba não se dando conta, é que a maior cidade da Nova Zelândia, além de cercada por 3 belíssimas baías que conferem a ela, o título de cidade das velas. É cercada também por muitas áreas verdes e inúmeras praias.

Praias em Auckland

Piha Beach em Auckland na Nova Zelândia

Geograficamente abençoada por natureza e com um excelente planejamento urbano. Auckland vira e mexe aparece nas primeiras colocações nos rankings de cidades com os melhores índices de qualidade de vida publicados por aí.

Muriwai Beach uma das praias de Auckland

Surfista pulando no mar em Muriwai Beach

No post de hoje, iremos conhecer uma área ainda relativamente ainda pouco explorada da cidade, o West Coast de Auckland. Um passeio inesquecível por algumas das mais belas e selvagens praias da costa oeste de Auckland. Muitas delas, praticamente desertas.
Então, vamos lá!?!




Waitakare Ranges e as praias selvagens da Costa Oeste de Auckland

A região da grande Auckland conta com aproximamente 35 parques regionais, e pelo menos 1 dúzia destes está localizado em West Auckland. A maioria destes parques, estão concentrados na região do Waitakare Ranges, e juntos cobrem uma área de aproximadamente 18.000 hectares.

Waitakare Ranges

Estrada pelo Waitakare Ranges em direção à piha Beach

Localizado a apenas 24 km do centro da cidade, o Waitakare Ranges é um verdadeiro santuário da vida selvagem e conta com com floresta nativa praticamente intocada e inúmeros riachos que garantem o abastecimento d’ água da maior cidade neozelandesa.

Karekare Stream

Karekare Stream o pequeno riacho da praia do filme O Pianno

Além disso, Waitakare Ranges conta com litoral impressionante. Caracterizado por falésias e enormes praias de areias monasíticas (areias negras). Muitas dessas paisagens, inclusive já serviram de locação para inúmeros filmes.

Praias de Auckland

Karekare Beach, a praia em que foi filmada o filme O Pianno

De origem vulcânica, o Waitakere Ranges foi formado por uma série de erupções ocorridas nos últimos 22 milhões de anos. Ao longo do tempo, graças ao intemperismo do Mar da Tasmânia e outras forças erosivas, grandes quantidades de areia de origem vulcânica foram formadas na região.

Mar da Tasmânia nas praias costas oeste de Auckland

Mar da Tasmânia em Piha Beach. Um das mais famosas praias da costa oeste de Auckland.

Misturando a sílica das cinzas e outros minerais do intemperismo das rochas vulcânicas, grandes quantidades de areias pretas e magnéticas (monasíticas) foram se depositando nesta costa, formando as tão marcantes praias de areias negras da costa oeste de Auckland.

Wakatipu Beach

Praias de Areias Negras são marca registrada das praias da costa oeste de Auckland

Algumas destas praias foram imortalizadas em produções cinematográficas, como o filme O Piano que foi filmado em Karekare Beach. Ou as séries Xena, Princesa Guerreira e Hercules: The Legendary Journeys, ambas filmadas em Bethells Beach.

Karekare Beach

Karekare Beach, a praia que serviu de cenário para O Pianno

Falando em Bethells Beach, esta praia recentemente serviu como cenário para algumas das cenas do videoclipe Out of the Woods da Taylor Swift. E por sinal foi também uma das minhas recomendações de locais em Auckland para o Leo e Diana do “The World in 80 Music Videos”. Para eles fazerem um dos vídeos na Nova Zelândia.

Betthels Beach

Betthels Beach, praia onde Taylor Swif filmou cenas de um dos seus últimos clipes


Video da Taylor Swift rodado com cenas em Bethells Beach

Principais praias da costa oeste de Auckland

The West is Wild, traduzindo: O oeste é selvagem!! As praias da costa oeste de Auckland são conhecidas por sua beleza selvagem. Banhadas pelas águas do Mar Tasmânia, onde ondas poderosas quebram violentamente contra os rochedos e depois se esparramam nas extensas praias de areias monasíticas.

As praias da costa oeste de Auckland são únicas e são ainda, algumas das praias de surfe mais populares da Nova Zelândia.Surfe em Auckland

A costa oeste de Auckland possui pelo menos 1 dezena de praias populares e facilmente acessíveis. Dentre elas temos Whatipu, Karekare, Piha, Bethells e Muriwai.. Embora pareçam meio longe de tudo, a maioria dessas praias fica a apenas uma hora de carro do centro de Auckland.

Praia em Auckland

 

Piha

É uma praia popular entre os surfistas, mas também super popular entre os Aucklanders para piqueniques e passeios a beira mar. Durante os períodos de maré baixa, aproveite para explorar algumas formações e organismos curiosos que costumam surgir em seus rochedos. Tendo fôlego aproveite para escalar o Lion Rock, uma enorme pedra que fica no meio da praia que segundo alguns lembra um leão olhando para o mar.

Piha Beach em Auckland

Bethells (Te Henga)

Apesar desta ser a menor dentre todas as outras grandes praias com acesso veicular do West Coast de Auckland, ela tem um toque aconchegante. A faixa de areia é larga e ainda existe uma lagoa natural antes do rio atingir o mar. Várias trilhas de caminhada atravessam o Cape North e seguem para a isolada O’Neill Bay, outro spot bastante popular entre os surfistas. Para os mais intrépidos, há algumas pequenas cavernas e reentrâncias interessantes na porção esquedra da praia que podem ser visitandos na vazante da maré.

Bethells Beach na costa oeste de Aucklkand

 

Muriwai

Uma das maiores praias da região. Com aproximadamente 60 km da praia, as principais atividades recreativas de Muriwai são a pesca, passeios à cavalo e carro 4×4 pela praia, e obviamente o surfe. Na minha opinião pessoal, a melhor atração de Muriwai é sem dúvida a vida selvagem. Lá você vai encontrar uma enorme colônia de Gannets (gansos patola). São aproximadamente 1.200 pares que controem seus ninhos numa área também conhecida como Takapu Refuge. Embora possam ser vistos praticamente o ano todo, é no verão entre Agosto e Março que a colônia fica lotada destes animais. O acesso até a colônia de Gannets é fácil e bem sinalizado.

Muriwai Beach costa oeste de Auckland

Whatipu

Está ao norte da entrada da Manukau Harbour. Por alí, fortes correntes cruzam os bancos de areias até se encontrarem com as ondas do Mar da Tasmânia. Muitos navios naufragaram nesta região ao desviarem-se do canal mais profundo. Um trilha pela floresta nativa, parte da Hillary Trail, percorre as cadeias de montanhas que cercam a praia. Com belíssima vegetação de restinga, conta também com dunas de areias negras, troncos secos ao sol e uma enorme caverna, que de vez em quando é usada para concertos ou até mesmo para festas de casamento.

Praias costa oeste de Auckland
Karekare

Na minha opinião, é uma das praias mais bonitas de Auckland, seu isolamento acrescenta um toque ainda mais especial à sua beleza natural. Parte do Waitakere Ranges Regional Park, Karekare ficou mundialmente famosa pelo filme o Piano, vencedor de 3 Oscars na década de 90. Em Karekare há várias trilhas, incluindo a trilha que leva para Karekare Falls, com uma queda de 30 metros e uma bela piscina natural. A praia é perfeita para surfe, caminhadas ou corridas à beira do mar.

Karekare Beach na costa Oeste de Auckland

 

Karioitahi

A poucos quilômetros de Waiuku no sul de Auckland, Karioitahi é uma extensa praia de areias pretas na Awhitu Peninsula que se extende desde Manukau Heads até Port Waikato na foz do Waikato River perto de Raglan. Localizada a pouco mais de uma hora do centro da cidade, Karioitahi é provavelmente a praia mais longe do West Coast o que faz com que ela seja praticamente deserta e desconhecida até mesmo para muitos Aucklanders.

Praias costa Oeste Auckland

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!




16 Comment

  1. […] Praias da Costa Oeste de Auckland […]

  2. Ai, que saudade de lá…! Seu post foi um tanto quanto… nostálgico para mim! ?

    Continua a saga, tá? Tô saudosamente acompanhando daqui…

    • Putz nem me fale… Tenho muitos posts sobre esse país para colocar no papel ainda..
      Obrigado pela visita

      Bjs

  3. Após conhecer a ilha sul, espero um dia ter a oportunidade de conhecer o norte deste país maravilhoso!

    • A Ilha Sul é a Nova Zelândia do imaginário das pessoas, mas a Ilha Norte tem também seus encantos.. Vale à pena conhecer…

  4. Tô com a Clarissa: esse post foi nostálgico pra mim. Estive em Piha Beach e Waitakere num dia bem melancólico, era meu último dia na Nova Zelândia, e estava triste por deixar meus amigos queridos que estavam comigo para trás. Então ambas ficaram com gostinho de “quero mais”. São sensacionais. E no verão dá até pra arriscar entrar…

    • Para ser perfeito a NZ podia ter uma águas mais quentinhas, tipo dá para encarar mas não é assim uma delícia… Prefiro o mar daí do Hawaii
      Bjs

  5. Ah que lugar maravilhoso! Já falei antes, mas lendo o blog é como viajo pelo mundo! Ótimo!

    • Jussara

      Legal..Precisaria de mais tempo e um pouco mais paciência para manter o blog atualizado do jeito que gostaria.. Mas se depender de mim você ainda vai viajar bastante com a gente por aqui ?
      Obrigado pelo comentário.. É ese tipo de feedback que nos motiva a continuar

  6. Ai ai, já começou a fazer a NZ subir na minha lista…

    • Luciana

      A Nova Zelândia é certamente um dos 3 países mais bonitos que já conheci e provavelmente seja meu favorito. Uma das coisas que mais me fascinam por lá é a diversidade de paisagens num país tão pequeno… Num mesmo dia você vê praia, floresta, vulcão, deserto e neve.. Para ser de fato o paraíso, a temperatura da água do mar poderia ser um pouquinho mais quente…

      Bjs

  7. Como sempre, acompanhando vocês e desde que estive na NZ com o Gustavo e encontrei com vocês, não vejo a hora de voltar.
    Quanta riqueza de lugares e as fotos, como sempre, estonteantes!

    • Obrigado pela visita.. Não faz nem um ano que mudamos e não vejo a hora de voltar….

  8. Oscar, parabéns! Todos os seus posts de NZ sao ótimos. É o melhor guia sobre a NZ que consegui na web. Terei 4 dias em Auckland e gostaria de dedicar um dia a fazer um passeio pelas praias. Fiquei especialmente curiosa a conhecer as praias da regiao oeste depois que li o seu post. Mas depois surgiu uma duvidas entre as outras opcoes do North Shore. Vc poderia me ajudar a escolher? Obrigada!

    • Oi Ana Paula
      Eu pessoalmente acho que o West Coast é o mais interessante.. No North Shore eu curto a praia de Narrow Neck em Davenport, Takapuna e Waiwera Beach.
      Abraço

  9. […] Praias da costa oeste de Auckland […]

Comente Aqui