Página Principal Itália Ponte Scaligero, um dos mais belos cartões postais de Verona

Ponte Scaligero, um dos mais belos cartões postais de Verona

por Carina Dittrich
0 comment

Naturalmente, a grande maioria dos turistas querem boas fotos de suas viagens. Então, nada mais normal que procurar pelos pontos mais bonitos e famosos das cidades que se visita. Mesmo numa cidade cheia de atrações como Verona, sempre tem aqueles pontos mais atrativos. Dessa forma, a gente pode afirmar, sim, que a Ponte Scaligero, em Verona é um dos mais belos cartões postais da cidade. Ela é uma das suas atrações imperdíveis e mais fotografadas.

Sem dúvida, a briga é grande para dizer qual é o cartão postal mais bonito da cidade! Ainda mais numa cidade que tem nada mais nada menos que a Arena de Verona, o Castelvecchio e a Casa de Julieta. Fora a Piazza dei Signori, Piazza delle Erbe, entre outras tantas. Já deu para ver que o páreo é duro, né?

Arena de Verona: Tour Guiado sem Fila

Ponte Scaligero Lisa Boonaerts on Unsplash
Ponte Scaligero / Foto: Lisa Boonaerts – Unsplash
[vc_message message_box_style=”3d” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa! Aliás, nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

[/vc_message]

Ponte Scaligero, em Verona

De linhas elegantes, esta ponte que foi sempre somente para pedestres, sem dúvida, é a mais bonita de Verona. Ela cruza o rio Ádige numa região onde ele faz uma curva acentuada, depois de iniciar no passo Resia, que fica na fronteira com a Áustria e percorrer 400 quilômetros até desembocar no mar Adriático, perto de Chioggia. A saber, o Ádige é o segundo maior rio da Itália.

Chamada de “un arco di trionfo su una via d’acqua” (um arco de triunfo de um curso de água), é uma maravilhosa ponte de três arcos, fortificada e com ameias, que integra e completa o sistema defensivo da grande fortaleza medieval de Castelvecchio.

+ Castelvecchio, em Verona, na Itália

[vc_message message_box_style=”3d” message_box_color=”danger” icon_fontawesome=”fa fa-camera-retro”]

Dica!!!

Um excelente lugar para bater lindas fotos da Ponte Scaligero, em Verona, é dos fundos do famoso Arco dei Gavi. Este arco fica ao lado do Castelvecchio, na Corso Cavour.

Assim sendo, atravesse o arco (mas não deixe de apreciar sua beleza e bater mais fotos!), e siga até a murada que dá para o rio. Então, ali é só olhar para esquerda e ver a ponte em toda sua beleza.

Mas evite deixar para o final do dia, pois no horário que o sol está se pondo, as fotos serão tiradas contra ele. Dessa forma, elas podem perder um pouco qualidade (ou não, no caso dos amantes de fotos contra o sol).

[/vc_message]

Verona: Verona Card com transporte público e entrada prioritária na Arena

Verona: Bilhete de Ônibus Hop-On Hop-Off 24 ou 48 Horas

Ingresso para Ópera na Arena de Verona

Arena de Verona: Excursão Guiada sem Fila

Traslado do Aeroporto Marco Polo para os hotéis de Verona

História da Ponte Scaligero

A Ponte Scaligero, em Verona, também chamada Ponte de Castelvecchio, é considerada pelos historiadores como “a obra mais ousada e admirável da Idade Média em Verona”. Um título e tanto para uma ponte que foi construída por ordem de Cangrande II, para ser um meio para ele e sua família fugir, numa rota de fuga passando pela vizinha Val d’Adige, até o Tirol, onde reinava seu genro Ludovico, o Bávaro.

Ponte Scaligero Verona
Ponte Scaligero

Tour guiado à pé em Pequeno Grupo em Verona

Construída para fuga

De uso exclusivo da família Della Scala e sua guarnição, ela foi planejada para facilitar a fuga. Caso acontecesse ataques, ou mesmo um cerco ao castelo, estes aconteceriam a partir da margem direita do Rio Adige. Isto devido à localização da fortaleza e a forma como foi construída. Por isto a ponte faria com que a família pudessem atravessar a ponte e seguir em direção norte, ganhando tempo sobre os inimigos.

Construída na segunda metade do século XIV, a Ponte Scaligero é um magnífico exemplo da engenharia militar do século XIV. Foi concluída dentro de três anos, possivelmente entre 1354 e 1356. O nome do construtor é um mistério até os dias de hoje. Um documento de 1495 menciona o arquiteto veronese Guglielmo Bevilacqua, que desenhou o Castelvecchio. Mas alguns estudiosos veem numerosas semelhanças entre a Ponte de Castelvecchio e o trabalho de Giovanni da Ferrara e Giacomo da Gozo, mas nenhum documento apoia esta teoria.

Cinco séculos

Por ter sido construída de forma muito eficaz e robusta, permitiu que a ponte atravessasse, praticamente intacta, cinco séculos de história. Não tendo sido danificada por nenhuma inundação severa. Até que em 1802, depois da paz de Luneville, os franceses resolveram remover a torre que ficava no lado esquerdo do rio. Ela dava para Campagnola. E além de remover a torre, removeram (ou emparedam) maioria das ameias, alterando sua aparência definitivamente.

Em 1824, durante o período austríaca, começou a restauração do pilar principal da ponte, que estava parcialmente corroída pelo curso da correnteza. Duas lápides coladas na ponte recordam a data e o nome de quem bancou a restauração: Francisco I, da Áustria. As paredes e as passarelas foram restauradas em 10 anos.

[vc_message message_box_style=”3d” message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Pensando em se hospedar em Verona? Então, encontre as melhores opções clicando aqui!

[/vc_message]

Segunda Guerra Mundial

Na noite do dia 24 para 25 de abril de 1945, a explosão de várias minas colocadas pelo exército alemão em retirada destruiu quase que totalmente esta bela obra medieval, assim como todas as outras pontes de Verona.

Mas este tipo de maravilha não pode se perder na história e foi decidido dar início ao trabalho de reconstrução. Sua restauração começou em fevereiro de 1949, e foi concluído em 1951. A ponte foi reconstruída com muita fidelidade, usando apenas pedras e os tijolos originais, recuperados a partir do leito do rio.

Ponte Scaligero com torre
[vc_message message_box_style=”3d” message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-mobile”]
Você consegue viajar sem celular?

Então, já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa!

[/vc_message]

Arquitetura da Ponte Scaligero

Seja lá quem tenha concebido e realizado o projeto da ponte, fez um trabalho admirável. Prodigiosamente ousada para os tempos, a ponte é assimétrica, já que o arco direita tinha cerca de 50 metros de extensão, enquanto os outros dois possuíam 29,15 e 24,11 metros de comprimento.

A ponte possui internamente 101,84 metros comprimento, sendo quase 130 metros no total. Ela começa na Torre del Mastio, no centro da fortaleza medieval de Castelvecchio. A ponte tem mais de 7 metros de largura. Nas suas paredes estão localizadas ameias e passarelas, com fendas nos pilares. Em suas extremidades, ficavam majestosamente duas torres altas.

Sempre bela!

Construída predominante com tijolos de terracota, mármore branco e vermelho locais, oferece um efeito contrastante lindo, tanto do lado de dentro, como do lado de fora, especialmente quando iluminada. Outro ponto que atrai o olhar são as elegantes ameias gibelinas com a forma característica de uma cauda de andorinha.

A parte inferior ficava até quatro metros acima do que era comum para época. Também possuía duas torres enormes. A maior tinha quinze capitéis coríntios e fragmentos de baixos-relevos romanos (visível apenas quando o rio está seco). A presença desta Torre foi, nos séculos passados, considerada a confirmação da pré-existência no local de uma ponte romana. Esta hipótese, no entanto, nunca foi confirmada, quer por achados arqueológicos, seja por documentos.

Originalmente, a ponte era apenas acessível a partir do pátio interior do castelo. Persistindo desta forma até os anos de dominação austríaca, quando era usada para tráfego militar. A passagem de pedestre só foi permitida depois de 1870, quando um novo arco foi aberto perto da Torre dell’Orologio.

Rio Ádige
Vista da Ponte Scaligero
[vc_message message_box_style=”3d” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Itália? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

De Verona: Excursão em pequeno grupo para Sirmione e Lago de Garda

Endereço

A Ponte fica junto ao Castelvecchio, na Corso Castelvecchio 2, na parte sudoeste do centro antigo da cidade de Verona, e é uma atração gratuita.

Verona: degustação de vinho Valpolicella Classico!

Hospedagem em Verona

Como já mencionei em outros posts sobre Verona, certamente ela é uma cidade muito tranquila para se conhecer à pé. Afinal, todas as suas atrações ficam próximas. Portanto, se você optar por ficar próximo do centro antigo, você estará perto de todas elas. Dessa forma, uma excelente opção, bem próximo da Arena de Verona é o Grand Hotel des Arts. Com uma localização maravilhosa, este é um daqueles hotéis que tornam as férias mais prazerosas.

Ainda bem próximo, mas bem mais em conta, estão os hotéis Hotel Siena e o Hotel Verona, que também tem boas resenhas. Entretanto, quem desejar ficar próximo da estação de trens de Verona, tem como ótima opção o Sole Hotel Verona.

Fora que outras boas opções perto da Ponte Scaligero são Adige Penthouse, Verona House Aparthotel. Ainda tem o três estrelas Hotel Europa.


Leia mais sobre Verona:

+ Conhecendo a Arena De Verona

+ Piazza delle Erbe, em Verona

+ A Torre Dei Lamberti em Verona

+ Verona, A Piazza Dei Signori



GOSTOU DO POST?

Espero que tenham gostado dessas dicas do que fazer em Verona. Pois tenho certeza que se você escolher ir até a cidade, sua viagem será legal demais!

Se puder, compre seu passeio e faça suas reservas com os links que distribui ao longo desse post sobre o que fazer em Verona e Ponte Scaligero. A gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Afinal, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies