Logo

Plantações de Chá Longjing nos arredores de Hangzhou

by / 8 Comentarios / 4 de julho de 2017

Visitando as plantações Longjing Tea nos arredores de Hangzhou

Considerada uma das mais famosas e apreciadas regiões produtoras de Chá da China. Lóngjîng é uma região que produz um tipo chá-verde especial muito valorizado na China e ao redor do mundo. Durante minha visita à Hángzhōu na província de Zhèjiāng, um dos programas mais interessantes que fiz por lá, foi conhecer Méijiāwù Lóngjîng Cún (杭州梅家坞村村). Um encantador vilarejo tipicamente chinês em meio a um vale cercado por enormes plantações de chá, cujas encostas produzem, desde a dinastia Qing, um dos melhores Longjing Tea do mundo.


Os vilarejos e plantações de Chá em Lóngjîng estão localizados nos arredores de Hángzhōu, e são uma viagem inesquecível através da cultura do Chá na China. Além do interessantíssimo aspecto cultural de produção, preparação e consumo do Chá. Caminhar em meio as plantações de Camellia sinensis, espécie de planta utilizada para a produção deste tipo de chá-verde, é um verdadeiro colírio para os olhos.

Lóngjǐng (龙井) cuja tradução literal significa “Dragon’s Well” ou “Poço do Dragão”, é o nome aplicado a esta região ao sudoeste da cidade de Hangzhou e seus respectivos produtos produzidos. Mais notavelmente, o nome se refere ao próprio “Poço do Dragão”, uma fonte d’água localizado perto da vila de de Méijiāwù no distrito de Xihu. Um local repleto de lendas e histórias que remontam ao tempo da dinastia Qing na China.

A região de Lóngjǐng consiste em várias aldeias, plantações, casas de chá, parques e alguns templos. O Vilarejo de Méijiāwù Cún em especial, pode ser definido como o destino quintessencial do Chá Lóngjîng. A área é muito popular entre os chineses que vão até o local para colher, beber e comprar chá. Para entrar no clima deste post, veja esse videozinho que fiz com algumas imagens com a paisagem da região que gravei durante a minha passagem pelo local.

Lindo não é mesmo?! Visitei a região no finalzinho do inverno e início da primavera, quando a colheita do chá ainda estava muito incipiente, mas quando se produz o chá de melhor qualidade da região. Foi muito interessante visitar algumas plantações, o museu nacional do Chá e principalmente conhecer um pouco mais sobre a história e o cultivo desta planta/bebida tão apreciada pelos chineses.

Longjing

Assim como a maioria dos outros chás verdes chineses, as folhas de chá Longjing são assadas logo após a colheita no início do processamento. Desta forma, elevando-se a temperatura interrompe-se processo natural de oxidação, que é parte da criação de outros tipos de chás pretos e oolong. Ao aquecer os brotos das folhas em enormes tachos de cobre, a ações das enzimas oxidantes é imediatamente interrompida.

Como no caso de outros chás verdes (e chás brancos), as folhas de chá Longjing devem ser colhidas e processadas o mais rápido possível para que o produto final tenha uma oxidação mínima.

Quando mergulhado em água quente, o chá produz uma cor amarelo-esverdeada característica. O chá contém vitamina C, aminoácidos e, como a maioria dos chás verdes chineses mais finos, possui uma das maiores concentrações de catequinas e taninos entre os chás.

 

Longjing: O chá verde imperial chinês.

O Chá Longjing recebeu o status de Gong Cha, ou chá imperial, na dinastia Qing pelo imperador Kangxi. De acordo com a lenda, o neto do Imperador Kangxi, o então príncipe Qianlong, visitou o Lago Oeste de Hangzhou durante uma de suas férias em Hangzhgou. Em determinada ocasião ele foi ao Templo Hu Gong sob a Montanha Shi Feng Shan e foi apresentado com uma xícara de chá Longjing.




Em frente ao Templo Hu Gong haviam 18 arbustos de chá. Qianlong ficou tão impressionado com o chá Longjing produzido aqui que ele conferiu a esses 18 arbustos de chá status especial imperial. Estes arbustos estão vivos até hoje e o chá que produzem é leiloado anualmente por um preço mais alto por grama do que o ouro.

O passeio até Longjing Tea Plantation a partir de Hangzhou é realmente um passeio interessantíssimo para relaxar e desfrutar as exuberantes plantações de chá. As casas de chá, os pavilhões de chá e o restaurante estão maravilhosamente colocados entre bosques de bambu e arbustos de chá. Os trabalhadores todos usam roupas de estilo tradicional e são muito bons em fazer Gongfu Cha. Então, se você tiver chance de visitar Hangzhou, não perca a oportunidade de visitar as plantações de chá nos arredores da cidade.

 

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem asia 728x90

.


CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Ásia, Chás, China, Compras, Destinos, Experiências, Feiras e Mercados, Gastronomia, Hangzhou, Plantações, Zhejiang

8 Comment

  1. A China deve ser uma viagem legal demais. Esse passeio parece lindo e interessante, e é bem diferente do que eu imaginaria encontrar no país – o que é ótimo. Obrigada pelas informações!

    • A China é um país fascinante. Eu fiquei especialmente impressionado com Hangzhou e essa região produtora de chá.
      Obrigado pela visita 😀

  2. Sabe que tenho a maior curiosidade em experimentar esse chá, legítimo.. Adorei a história dos 18 arbustos! Será que hoje em dia o chá produzido por eles é melhor? Creio que valha mais só pela denominação imperial e pela raridade.. de qualquer forma a história é muito legal!!

    • Laís

      Eu estou levando um pouco para o Brasil, se conseguir te encontrar em Blumenau tento levar para você experimentar 😀 Não o imperial, claro que esse não tenho $$ para comprar, mas o chá de Longjing.

      Bjs

  3. Eu tenho certeza que iria adorar este passeio, pois amo chás, qualquer tipo de chá. As paisagens são lindas e ver de perto chá imperiais e ainda conhecer um pouco mais de seu processo ia me deixar encantada! 🙂

    • É mesmo muito legal!! Eu não sou assim super chegado em chás, mas o Longjing é gostoso

  4. Que universo diferente é a China, né? Rafa – meu marido – já foi, e teve a chance de ver tudo isso de perto, e eu fico babando nas histórias e nas fotos. O amigo que viajou com ele era um aficionado por chá, e eles visitaram uns lugares bem parecidos com esse. Como ele ficou próximo a Hangzhou, agora fiquei na dúvida… Será que foi por lá que ele visitou as plantações? Vou perguntar, quem sabe! Seria uma baita coincidência – o mundo é mesmo pequeno pra gente, viajante! 🙂

  5. Oi, Oscar. O post está lindamente escrito, valoriza demais o lugar, que já deve ser cinematográfico. Mas o vídeo foi um complemento perfeito para eu ficar morrendo de vontade de conhecer. Abraços.

Comente Aqui