Pastéis de Belém é uma das confeitarias mais movimentadas e conhecidas em um país que é super conhecido por seus doces deliciosos. É impossível não se apaixonar pelos doces de Portugal. E o pastel de nata é apenas uma das delícias que encontramos no país. Sendo assim, a confeitaria Pastéis de Belém é a casa do tradicional e delicioso Pastel de Nata em Belém | Lisboa. Sem nenhuma dúvida, nenhuma viagem a Lisboa é completa sem saborear os Pastéis de Belém.
Eu e o meu gosto bizarro por doces, assim como não gostava da maioria dos lindos e deliciosos doces de Paris, também não via muita graça no Pastel de Nata. Mas eis que em uma viagem à Portugal com a Fer, aprendi a gostar na marra. Então, se eu consegui gostar, se você não gosta ainda, com certeza gostará. E um dos melhores lugares para provar o pastel de nata em Lisboa é o icônico Pasteis de Belém. E não se assuste, não importa muito o horário que você chega, você provavelmente encontrará alguma fila. Mas super valerá à pena.

Shutterstock | Por Alexandre Rotenberg
Leia também:
+ ROTEIRO PORTUGAL: LISBOA E ARREDORES
+ 14 RAZÕES PARA VISITAR LISBOA EM PORTUGAL
+ ONDE COMER PASTEL DE NATA EM LISBOA
PASTÉIS DE BELÉM
Incrivelmente, o Pastéis de Belém é uma das atrações mais popular de Lisboa e um dos “restaurantes” mais populares do mundo. Em 2017 registrou mais de 10.000 avaliações do TripAdvisor – mais do que qualquer outro restaurante ou café no mundo. Mas muitas vezes todo o sucesso é um certo problema. E neste caso, o problema de ser tão conhecido é que este não é um tesouro escondido. Você sempre correrá o risco de encontrar muitos turistas no local.
Mas o lado bom é que se você não quer arriscar dar de cara com vários ônibus de turistas, você sempre pode ir em outros lugares que tem um pastel de nata delicioso. O meu pastel de nata preferido nem é o do Pastéis de Belém, já que eu fui altamente influenciada pela Fer. Mas acho que por o Pastéis de Belém, antes de tudo ser um lugar histórico, vale muito à visita.
>> VEJA HOTÉIS EM LISBOA COM ATÉ 50% DE DESCONTO

HISTÓRIA
O Pastéis de Belém foi o primeiro comércio a vender pastéis de nata. Isso levou outros comerciantes a tentar copiar a receita. O que fez com que o pastel de nata se tornasse a guloseima mais famosa de Portugal. Hoje, Pastéis de Belém vende pelo menos 20 mil pastéis de nata por dia e atrai milhares de visitantes.
Mas o que poucos sabem, é que Pastéis de Belém não inventou o pastel de nata. O doce foi inventado pelos monges no Mosteiro dos Jerônimos. Realmente, Portugal deve muitos dos seus bolos e pastelaria aos monges e freiras. Naquela época, as claras de ovos eram usadas para engomar os hábitos das freiras. Então, isso significava que restavam muitas gemas de ovos. Oi, gemada!!

Tradição
Muitos dos tradicionais, os bolos e tortas portugueses têm recheios à base da gema doce e são originários de padarias que estavam próximas aos principais mosteiros. Os monges e freiras experimentavam diferentes receitas, o que levou à criação de pastéis de nata. Além destes, surgiram outros doces, como ovos moles, queijadas e pudim de leite. “Coincidentemente”, a casa do Pastéis Belém fica ao lado do Mosteiro dos Jerônimos. Sendo assim, Pastéis de Belém foi o primeiro lugar a começar a vendê-los comercialmente.
Lá por 1800, o Mosteiro dos Jerônimos começou a ter problemas financeiros. Os monges começaram a vender pastéis de nata para tentar levantar fundos, mas não foi o suficiente. Em 1834, o monastério teve que fechar e os monges venderam sua receita. O comprador da receita foi um empresário local chamado Domingos Rafael Alves, dono de uma refinaria de açúcar local. Ele abriu Pastéis de Belém que, até hoje, ainda é dirigida por seus descendentes.

+ ONDE COMER PASTEL DE NATA EM LISBOA
+ MERCADO DE CAMPO DE OURIQUE EM LISBOA
+ MERCADO DA RIBEIRA EM LISBOA – TIME OUT MARKET LISBOA
;
>> Tour de um dia em Belém e Sintra
RECEITA DO PASTÉIS DE BELÉM
Apenas algumas poucas pessoas conhecem a receita do Pastéis de Belém. Afinal, este é um segredo de família bem guardado.
>> Passeio a Pé de 3 Horas em Belém

VISITANDO O PASTÉIS DE BELÉM
Como eu já falei, Pastéis de Belém é uma das atrações turísticas mais populares de Lisboa. Ele vende dezenas de milhares de pastéis de nata por dia, e por isso, é sucesso. Para quem não gosta muito tumulto, fuja. Geralmente está lotado e barulhento, então se torna desconfortável depois de um tempo, ouvindo a gritaria.
Portanto, se você realmente quer aproveitar a sua experiência com o legítimo pastel de nata, chegue cedo. Geralmente, é bem tranquilo pela manhã. Inclusive, este é um bom momento para fazer uma parada estratégica no Pastéis de Belém e depois sair para visitar as outras atrações de Belém, como p Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, que estão ali do ladinho.

>> Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 horas
BELÍSSIMO PRÉDIO DO PASTÉIS DE BELÉM
Se tem uma coisa que chama muita atenção, e o belíssimo prédio do Pastéis de Belém. O local é incrivelmente bonito. Como já era de se esperar : belos azulejos portugueses, decorção antiga e fofa, vitrines servindo de mostruário e lâmpadas suspensas internas. Vale a pena tirar uns minuto para apreciar a decoração.

Assim que você entra no Pastéis de Belém, a 1ª sala é apenas para encomendar os pastéis de nata para viagem. Embora, haja um lugar para pedir e comer no balcão. Se você for como a maioria das pessoas que prefere sentar-se, ande até os fundos e encontre uma mesa vaga para você. O lugar é ótimo, pois tem várias salas e ambientes.


Há também uma grande janela onde você pode ver os pastéis de nata sendo feitos. Então, é bem interessante perder uns minutinhos ali também.

Se você não gosta muito de pastéis de nata, não se deixe enganar. Portanto, é também um ótimo lugar para comer salgado ou almoçar, se você estiver com fome de outras coisas. Sendo assim, é um ótimo lugar para uma pausa com um café e pastéis de nata.


>> Passeio de Bicicleta de 3 Horas por Belém
Hospedagem em Lisboa:
Booking.comINFORMAÇÕES PRÁTICAS
Endereço:
Rua de Belém nº 84 – 92 | 1300-085 | Lisboa – Portugal.
Horário de funcionamento:
- 1º de outubro a 30 de junho: das 08h às 23h
- 1º de julho a 30 de setembro: 08h às 24h
- Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro fecha às 19h.
Pastéis de Belém está aberto todos os dias do ano.
Como chegar:
Trem (comboio): pegue a Linha de Cascais saindo do Cais do Sodré (que tem uma estação do metrô de mesmo nome) e desça na estação “Belém”. A passagem custa €1,35. Geralmente tem um trem a cada meia hora, sendo que nos horários de pico, o intervalo é menor. Confira os horários no site Comboios de Portugal.
Tram (bonde elétrico): pegue o tram número 15E, em alguma de suas paradas e siga até a parada “Belém-Jerónimos” ou “Centro Cultural Belém”. A linha 15E começa na Praça da Figueira, próximo da estação do metrô Rossio, mas passa por paradas como Terreiro do Paço e Cais do Sodré. O tram custa €3,00 (passagem embarcada), mas se você tiver o Lisboa Card sai de graça (saiba mais no fim do texto).
Ônibus: por exemplo, você pode pegar o ônibus 728 na praça do Comércio, no centro de Lisboa.
Gostou do post?
Caso você tenha mais alguma sugestão deliciosa para gente, nos conte ali nos comentários! Afinal, nós e nossos leitores vamos amar saber de mais dicas. 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:
FILAS? NUNCA MAIS! INGRESSOS PARA SUA COMODIDADE
- Lisboa Card: Passe de 24, 48 ou 72 horas
- Ingresso Oceanário de Lisboa
- Ingresso para o Mosteiro dos Jerônimos
- Torre de Belém: Ingresso de Acesso Prioritário
- Excursão Lisboa Essencial: História e Estilo de Vida
- Pacote 4 em 1 com Bonde e Ônibus Hop-On Hop-Off
- Cruzeiro de 2 Horas c/ Champanhe
- Aerobus: Traslado do Aeroporto de Lisboa
- Aeroporto de Lisboa: Traslado Particular de Ida ou Volta
- Ingresso "Fado in Chiado": O Melhor Show de Fado em Lisboa
- Ingresso sem Fila para o Palácio e Parque da Pena
- Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
- Excursão de Meio Dia a Fátima saindo de Lisboa
- De Lisboa: Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
2 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Martinha, tudo vale a pena para comer os pastéis de Belém. Essa lugar é mágico, só de ler o post senti o cheiro e o gosto dos deliciosos pastéis. Todas as vezes em Lisboa tem que ir na Pastéis de Belém. E as fotos estão maravilhosas.
Oi Malu… Obrigada pela visita!! Nem me fale.. uma delícia né… e olhe que eu nem gostava de pastéis de nata. Beijinhos =)