Logo

Passeio de Helicóptero no Hawaii: Lava do vulcão Kilauea visto do alto

Passeio de helicoptero no Hawaii: Sobrevoando o vulcão Kilauea

by / 5 Comentarios / 9 de junho de 2014

Fazer um passeio de helicoptero no Hawaii é uma das melhores maneiras de se conhecer as belezas naturais deste magnífico arquipélago do pacífico. Na Big Island, sobrevoar o vulcão Kilauea é sem dúvida uma das experiências mais fantásticas que você pode ter vivenciar na maior ilha do arquipélago havaiano . Em erupção contínua desde 03 de janeiro de 1983, o Kilauea é considerado um dos maiores e mais ativos vulcões do mundo.

Passeio Helicóptero Hawaii

EC-130 da Blue Hawaiian em Hilo

Expelindo lava continuamente por mais de 30 anos, o Kilauea é um vulcão extremamente peculiar e digamos pouco temperamental. O que faz não só a alegria de cientistas e vulcanologistas do mundo todo e que há anos estudam o comportamento e dinâmica do mesmo, mas também, mais de 2.6 milhões de turistas que visitam o Hawaii Volcanos National Park todos os anos.

Entrada do Hawaii Volcanoes National Park

Embora seja possível avistar a lava incandescente do Kilauea com relativa facilidade dentro do Parque Nacional dos Vulcões do Hawaii. Dependendo da época da sua visita e do sentido do escorrimento da lava, para se chegar até perto dela é necessário, em alguns casos se fazer grandes caminhadas.

Casal voltando de uma caminhada por um dos campos de lava do kilauea na Big Island

Enfim, quando decidi voltar ao Hawaii e visitar a Big Island, esperava ver a lava incandescente do Kilauea de pertinho. De preferência do barco vendo a mesma escorrendo em direção ao mar como nesse post do Uma Malla pelo Mundo sobre a aventura de barco para ver a lava no Hawaii.

Fotos do passeio de barco da Lucia Malla e André Seale 

Acontece que quando visitei a Big Island, o lava flow infelizmente não estava seguindo em direção ao mar, e sim correndo em direção oposta em direção a uma remota área florestada do parque. E por justamente estar consumindo uma floresta em local pouco acessível, as trilhas de acesso até onde poderia ver de perto a lava incandescente do Kilauea estavam todas fechadas.

Floresta sendo consumida pela lava do Kilauea .jpg

Floresta sendo consumida pela lava do Kilauea .jpg

Sendo assim, a única maneira que nos restava para ver um campo de lava incandescente era num passeio de helicóptero. Tal experiência já estava nos nossos planos e antes mesmo de sairmos da Nova Zelândia já havíamos efetuado nossa reserva para um passeio no finalzinho da tarde quando o crepúsculo do anoitecer faz com que a lava quente fique ainda mais visível do helicóptero.

Passeio Helicóptero Hawaii (8)

Como optamos em ficar hospedados na região de Waikoloa e Kona na costa leste da Big Island, o passeio escolhido e reservado foi o mais completo. Chamado de Big Island Spetacular, este passeio da Blue Hawaiian Helicopters tem uma duração aproximada de 2 horas e além dos vulcões também explora a Kohala e Hamakua Coasts.

Passeio Helicóptero Hawaii (39)

Só que para nosso infortúnio, logo que chegamos no heliporto da Blue Hawaiian de Waikoloa em nosso segundo dia na Big Island, o passeio foi cancelado por conta do mal tempo para os lados de Hilo. Sem ter muito o que fazer, remarcamos o passeio de helicóptero para dali 2 dias, uma vez que na noite seguinte já estávamos com a agenda tomada pelo mergulho noturno com as jamantas na costa de Kona.

Enfim, dois dia depois, lá estávamos nós prontos para finalmente fazer o passeio de helicóptero pelos vulcões da Big Island. Infelizmente, assim como na primeira tentativa, o mesmo acabou sendo cancelado por conta do mal tempo na área sobre o Volcano National Park. Pelo menos desta vez nem precisamos assistir ao briefing de segurança pois todos os vôos daquela tarde haviam sido suspensos.

Por sorte, nosso retorno para a ilha de Oahu (Honolulu) no final da tarde do dia seguinte não era por Kona e sim por Hilo. Desta forma, como uma última tentativa, acabamos remarcando o passeio para o dia seguinte.

Tendo que ir até Hilo e sabendo que as condições para o vôo mudam drasticamente em questão de poucas horas (as vezes minutos), acabamos desistindo do passeio mais completo (Big Island Spetacular) saindo de Waikoloa e optamos pelo Circle of Fire plus Waterfalls que sai da Blue Hawaiian Helicopters do aeroporto de Hilo na costa oeste da Big Island. No final das contas, apesar de não vermos a impressionante costa norte da Big Island, esta foi a melhor decisão que tomamos.

Como a viagem de carro de Waikoloa até Hilo leva cerca de 3 horas, acabamos marcando o passeio para as 10 da manhã do dia seguinte.

Acordamos cedinho e seguimos em direção a Hilo pela Highway 200 ( ex Saddle Road) que acabara de ser totalmente pavimentada e que literalmente cruza a Big Island pelo meio entre o Mauna Kea e o Mauna Loa.

Chegamos ao aeroporto cerca de 30 minutos antes do passeio e quando estávamos prontos para o embarque depois do nosso segundo briefing sobre segurança da aeronave, literalmente prestes a embarcar, o passeio foi cancelado mais uma vez por conta do mal tempo. Fala sério?! Embora todas as vezes os passeios tenham sido cancelados por conta do tempo, eu até então não tinha visto uma gota sequer de chuva na Big Island.

Passeio Helicóptero Hawaii (40)

Enfim, como a gente não desiste nunca, e ver a lava incandescente do Kilauea era um dos motivos pelos os quais voltamos ao Hawaii. Remarcamos o passeio para as 16:00, como uma última tentativa, e ficamos na torcida para que São Pedro colaborasse com a gente.

Moral da história, como não tínhamos lá muito tempo entre 10:30 e 16:00, acabamos não explorando o Hawaiian Volcanos National Park da forma que eu gostaria e que ele merecia em terra. Ainda assim, além de visitar rapidamente algumas das principais atrações do Parque Nacional dos vulcões do Havaí, ainda demos jeitinho de fazer uma rápida visita a deliciosa fábrica de Macadâmias da Mauna Loa.

Como nosso vôo para Honolulu saia as 17:45, já de volta ao aeroporto no final da tarde, aproveitamos para devolver nosso carro alugado e fazer nosso check-in para Honolulu antes do passeio de helicóptero. E desta vez, por incrível que pareça tudo deu certo. Depois de 3 tentativas frustradas, o vôo panorâmico de helicóptero sobre o vulcão mais ativo do Hawaii finalmente se realizou.

Passeio Helicóptero Hawaii (22)

Tenho que ser honesto e dizer que ele não é tão bonito quanto o sobrevôo que fizemos pela NaPali Coast em Kauai, mas sobrevoar um campo de lava vulcânica incandescente é uma experiência única, para não dizer um pouco assustadora.

Passeio Helicóptero Hawaii

Embora não tenha visto a lava do Kilauea encontrando o mar como imaginava que a experiência de conhecer o vulcão mais longo em atividade no mundo seria, tenho que admitir que ver a lava por alguns minutos avançando lentamente sobre a floresta foi algo surpreendente.

Lava do Kilauea consumindo floresta

Lava do Kilauea consumindo floresta


Lava do Kilauea consumindo lentamente a floresta no Hawaii

Lava do Kilauea consumindo lentamente a floresta no Hawaii

Mais surpreendente ainda teria sido se o passeio tivesse sido no final da tarde/inicio da noite como planejado quando o vermelho da lava fica ainda mais visível. De qualquer forma foi uma experiência e tanto.

Lava Vulcânica no Passeio Helicóptero Hawaii

Passeio Helicóptero Hawaii (11)

Lava do Kilauea vista no Passeio Helicóptero Hawaii

Outra peculiaridade, foi sobrevoar alguns dos inúmeros vents do vulcão e constatar que além da coloração amarela do enxofre característico da atividade vulcânica, em muitos deles era possível ver a lava vermelha a milhares de graus celsius.




Passeio Helicóptero Hawaii

Lava numa das fumarolas do Passeio Helicóptero Hawaii

Passeio Helicóptero Hawaii (26)

Antes do Kilauea no Hawaii, já tinha visto vários vulcões e áreas geotermais pelo mundo, mas nada igual ao que vi na Big Island do Havaí. Uma pena que os 45 minutos do passeio passaram num piscar de olhos, e quando nos demos conta já estávamos seguindo de volta em direção a Hilo.

Passeio Helicóptero Hawaii (23)

Além dos extensos campos de lava do Kilauea, também sobrevoamos inúmeras plantações de Macadâmia, e pelo menos uma dezena de cachoeiras no vôo em direção a Hilo.

Plantação de Macadâmicas no Hawaii

Plantação de Macadâmicas no Hawaii


Cachoeira Passeio Helicóptero Hawaii jpg

Cachoeira Passeio Helicóptero Hawaii


Cachoeiras na Big Island no Hawaii vista do passeio de Helicóptero

Cachoeiras na Big Island no Hawaii vista do passeio de Helicóptero


Cachoeiras da Big Island perto de Hilo

Cachoeiras da Big Island perto de Hilo

Já de volta ao aeroporto, ainda atordoados com tudo o que vimos, só tivemos tempo de desembarcar do helicóptero e seguir para o embarque para Honolulu com a certeza que um dia precisamos voltar novamente.

Costa de Hilo

Costa de Hilo


Hilo

Hilo


Aeroporto de Hilo

Aeroporto de Hilo

Veja Também:

Vulcão Hawaii

Lava Flows

Vulcão Kilauea

.

Para ver estes e outros vídeos da Blue Hawaian Helicopters acesse este link

Dicas para o passeio de Helicóptero na Big Island no Hawaii

Prefira os passeio do período da tarde de preferencia antes do anoitecer, com o crepúsculo a lava incandescente se torna mais visível.

Fazendo o passeio durante o dia procure usar roupas escuras para diminuir o reflexo no vidro caso queira tirar fotos.

Se possível tente sugerir sentar nas posições 1 e 3.. Infelizmente você não tem controle sobre isso uma vez que a alocação dos assentos está condicionada ao balanceamento do peso dos passageiros na aeronave.

Reserve o passeio com antecedência pela Internet, sai mais barato que chegar para fazer o passeio na hora. Se o passeio for cancelado por conta do mau tempo eles remarcam ou devolvem o dinheiro.

No helicóptero leve apenas a maquina fotográfica/filmadora.. Bolsas, Mochilas e afins não são permitidos a bordo

Ao final do passeio compre o vídeo com a filmagem do seu próprio passeio.. Afinal de contas sempre vale a pena ver de novo 😀

Para maiores informações sobre o status da erupção do Kilauea, consulte este link do Serviço Geológico dos EUA com boletins atualizados diariamente.

Endereço:

Blue Hawaiian Helicopters – Hilo

Hilo International Airport, 2450 Kekuanaoa St,

Hilo, HI 96720, Estados Unidos

Coordenadas GPS

Latitude Longitude
N 19 42.878 W 155 02.438

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Cada vez que você reserva algo através do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.

Políticas do Blog Viajoteca

Procurando hotel para a sua viagem?


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem geral 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , ,

CATEGORIAS: América do Norte, Américas, Big Island, Cachoeiras, Destinos, Estados Unidos, Estilo, Experiências, Floresta, Hawaii, Lua de Mel, Luxo, Natureza, Parques Nacionais, Passeios de Helicóptero, Passeios e Atrações Turísticas, Viagem, Viagem em família, Viagem Solo, Vulcões

5 Comment

  1. Que post bacana Mau! Para complementar o seu post e o da Lucia Malla, vou escrever sobre minha experiencia: chegar até a Lava caminhando pela trilha. Sentir o calor da Lava que desce devagar e ver a cachoeira vermelha desaguando no mar foram uma das coisas mais sensacionais que fizemos no Hawaii.

    • Que legal Mari

      Queria muito ter visto ela de pertinho mas infelizmente a única maneira de ver a lava quando visitei foi de helicóptero e por pouco quase fiquei sem ver.. Quero ler seu post depois!!

      Bjs.

  2. […] Sobrevoando o vulcão Kilauea no Hawaii de Helicóptero […]

  3. Olá Oscar,

    Adorei o post completinho!
    Eu não consegui ir para Big Island (ainda), mas fui pra Oahu este ano e documentei toda a minha viagem em meu canal do Youtube. Dá uma olhada:

    Um abração
    Magali Viajante

Comente Aqui