Logo

Delta Okavango barco

Passeio de barco pelo Delta do Okavango

by / 0 Comments / 156 View / 25/06/2014

 

Botsuana oferece paisagens belíssimas e uma das melhores formas de conhecer uma de suas maiores belezas é fazendo um passeio de barco pelo Delta do Okavango e seus canais de águas limpas e transparentes.

Como contei no post Sobrevôo no Delta do Okavango havíamos feito o sobrevôo sobre esta região e achamos que seria muito interessante ver o lugar de uma maneira mais íntima ainda e a escolha pelo passeio de barco pelo Delta do Okavango foi muito acertada.

 

Delta Okavango barco

 

O Delta do Okavango é um delta interior (que não desagua no mar) na região no noroeste de Botsuana e que é produzido pela inundação da região, tendo seu tamanho mudado sazonalmente. O rio Okavango drena a chuvas de verão (janeiro-fevereiro) dos planaltos de Angola e que percorrem aproximadamente 1200 km em um mês para chegar até o Delta do Okavango. Ao chegar no delta, as águas se espalham ao longo de uma área de 250 km por 150 km ao longo dos próximos quatro meses (março-junho). A alta temperatura do delta provoca transpiração e evaporação rápida, resultando em um ciclo de subida e descida do nível da água. Os picos de cheias são entre junho e agosto, que são os meses de inverno seco do Botsuana, e quando o delta aumenta para três vezes o seu tamanho permanente, atraindo animais que vem de quilômetros de distância e criando uma das maiores concentrações de animais selvagens da África.

O delta é muito plano, com uma variação de altitude inferior a 2 metros de altura em todo seus 15,000 km².

 

Delta Okavango barco

 

O interior do Delta do Okavango é ainda quase que todo intocado e de uma beleza e variedade incrível. Apesar de somente uma parte dele ser realmente uma reserva de preservação ambiental, mais precisamente um terço, que é o Moremi Game Reserve, o conjunto é muito bem protegido pelo governo que tenta restringir ao máximo o acesso de pessoas e circulação.

 

O Moremi Game Reserve que fica no coração do Delta do Okavango, tem uma das maiores concentrações de vida selvagem na África e onde podem ser encontrados os Big 5, já que a pouco tempo os rinocerontes foram reintroduzidos na região, podendo ser vistos na área de Chief’s Island, uma área dentro do Moremi. Outro grande motivo para visitar a região são os cachorros selvagens, 30% deles no mundo estão aqui, não sendo facilmente encontrados avistados em outros lugares.

 

Delta Okavango barco

 

A Chief’s Island é a maior ilha do delta, foi formada por uma falha geológica que elevou uma área de mais de 70 km de comprimento e 15 km de largura. Historicamente, a área foi reservada como área de caça exclusiva para o chefe, de onde vem seu nome, por sua grande variedade de fauna e flora.

 

Adentrar no Delta do Okavango de carro, mesmo que de 4×4, só quem tiver licença ou quem apresentar reserva em um dos poucos e caríssimos logdes no seu interior. Mas esta não é a forma mais indicada de os hóspedes chegarem nos lodges e sim de avião, num vôo de 25 minutos a partir de Maun, e que nunca está incluso nas salgadas diárias. Lugar exclusivo que mesmo tendo uma opção “budget”, o Oddball’s, ainda assim possui valores de diárias que afastam a grande maioria dos viajantes.

 

Delta Okavango barco

Um dos Lodges dentro do Delta do Okavango, na região de Chief’s Island

 

Mas a região não é somente para quem se hospeda na região, existe a possibilidade de fazer passeios de um dia saindo dos arredores de Maun, a cidade-base do Delta do Okavango.
O logde onde nos hospedamos nos arredores de Maun, o Island Safari Lodge, nas margens do Rio Thamalakane, oferecia em seu rol de opções de passeios, um passeio de barco pelo Delta do Okavango de um dia todo, saindo do seu deck e entrando no Moremi, indo até Chief’s Island, no coração do Delta do Okavango, e foi este que escolhemos depois de ouvir a indicação do pessoal da recepção, já que o passeio nos levaria a áreas não acessíveis de outras formas.

 

Delta Okavango barco

Caminhos por dentro do Delta

 

Uma outra opção para região seria um passeio de carro 4 x 4 (valor US$ 110,00 por pessoa), que passaria por uma região diferente, mas como fomos no final de abril/começo de maio e a mata estava alta, nos disseram que seria mais difícil de ver os animais.

 

 

Passeio
O passeio de barco pelo Delta do Okavango, que levava somente nós quatro, saiu às 06:30h da manhã e retornou às 17:30h, tendo um barqueiro muito simpático e que conhecia muito bem a fauna, flora e caminhos da região. O passeio custou US$ 90,00 por pessoa, incluindo café da manhã e almoço, que foi levado já pronto dentro do barco e realizado numa ilha intocada dentro do Moremi.

Realmente inesquecível e muito indicado, a beleza da região é incrível e única.

 

Um pouco do que vimos neste dia segue abaixo.

 

Delta Okavango barco

Sol nascendo no Rio Thamalakane

 

Delta Okavango barco

Manhã gelada com água em temperatura mais alta: beleza e surpresa da natureza

 

Delta Okavango barco

Trechos estreitos que se intercalavam com…

 

Delta Okavango barco

enormes lagoas onde esncontram-se animais como hipopótamos

 

Delta Okavango barco

Águas limpíssimas

 

Delta Okavango barco

Papiros

 

Delta Okavango barco

 

Delta Okavango barco

 

Delta Okavango barco mokoro

O mokoro, famoso barco encontrado na região

 

Delta Okavango barco

 

Delta Okavango barco

 

Delta Okavango barco

Nosso barco estacioando para o café da manhã no meio do Delta do Okavango

 

Delta Okavango barco

 

Delta Okavango barco

 

Delta Okavango barco

 

Para ler todos os posts sobre Botsuana, clique aqui!

 

Quer um roteiro personalizado pela África? A Senzatia Roteiros faz exclusivamente para você!

 

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

– Quer um roteiro personalizado para África? A Senzatia Roteiros faz pra você!

– Reserve seu hotel com o Booking.com

– Compre seu seguro viagem com a Mondial Assistance

– Alugue seu carro com a RentalCars

– Compre seu bilhete ou passe de Trem com a RailEurope

– Quer fugir da fila nos museus e fazer passeios? O TicketBar te ajuda!

– Procurando por excursões? Veja com a Viator!

– Índice com todos os posts do Viajoteca

 

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.

 

Procurando hotel para a sua viagem?

Comente Aqui