Dicas de Viagem

Passeio de balão em Dubai

23

Passeio de Balão pelo Deserto em Dubai

Aproveitando a visita aos Emirados Árabes Unidos, resolvi fazer um passeio de balão pelo deserto de Dubai e assim riscar mais esta atividade da minha longa bucketlist de atividades e destinos a serem experimentados um dia. Tenho que dizer, amei andar de balão e certamente pretendo repetir a experiência um dia novamente, de preferência em outros destinos.

Além de ter sido uma atividade totalmente inédita, essa foi sem dúvida a melhor forma para ter uma pequena amostra da vastidão do deserto da arábia, e ainda se mostrou uma excelente oportunidade para fazer algumas fotos bem bacanas deste ambiente tão inóspito e ao mesmo tempo tão peculiar.

O passeio de balão pelo deserto de Dubai começa cedo, literalmente no meio da madrugada por volta das 04:00 da manhã, quando a operadora do passeio passa com sua van pegando os participantes do passeio pelos hotéis de Dubai e Abu Dhabi. Eu tive “sorte” de ser do último hotel do périplo da Van naquele dia. Ou seja, do nosso hotel, seguimos diretamente para o ponto de partida do nosso passeio de balão.

Depois de aproximadamente uns 40 minutos de viagem em direção ao emirado de Abu Dhabi, paramos num posto de gasolina na beira da estrada e onde a outra van com outros participantes do passeio já nos aguardava. Lá também se juntaram ao grupo algumas outras pessoas (russos) , que sei lá como chegaram até tal posto no meio do nada.

Após a parada no posto na beira da estrada no meio do nada, os minutos finais do trajeto da van da empresa que opera o passeio de balão em Dubai são através de uma estrada secundária em que literalmente entramos no meio do deserto em direção a Sweihan. Seguimos por alguns minutos até um lugar ermo no caminho para Ain City onde uma equipe já trabalhava na preparação do vôo e a decolagem do balão.

Antes de desembarcarmos da van, recebemos as primeiras instruções de segurança de vôo em balão: Entre elas, a proibição de levar mochilas ou sacolas a bordo. Ou seja, rapidamente tive que escolher qual das lente levar comigo (Infelizmente uma lente grande angular fez falta durante o passeio).

Ainda era noite quando recebemos um rápido treinamento de como se preparar para o pouso. Nada muito complicado, mas realmente importante caso no momento do pouso, o balão tenha dificuldades para parar por conta do vento. Felizmente no dia do nosso passeio as condições estavam absolutamente perfeitas.

Enquanto recebíamos as últimas instruções, o balão era enchido com ar quente. E tão logo este processo estava completo, embarcamos no cesto. E quando menos esperávamos estávamos levando vôo.

Eu particularmente não esperava que tantas pessoas iam juntas num mesmo balão. A operadora do passeio de balão em Dubai, opera com balões com capacidade para transportar até 24 passageiros que são distribuídos em 4 diferentes compartimentos com 6 pessoas cada. No centro disso tudo encontram-se os cilindros de gás e o balonista que comanda o vôo. E no dia do meu vôo ele (infelizmente) estava lotado e cerca de 1/4 dos participantes eram brasileiros.

Enfim, à medida que ganhávamos altitude, nosso balonista se comunicava com a torre de comando de uma base aérea das redondezas passando nossas coordenadas, altura que ele pretendia voar e potencial trajetória que o balão deveria pegar. Como nos vôos com balão se depende totalmente das condições atmosféricas e principalmente do vento, cada dia o balão adota um trajeto um pouco diferente do trajeto anterior.

A este ponto, o Sol já estava nascendo. No entanto, devido a forte interferência atmosférica (aka poeira do deserto), só conseguimos observar o sol de fato depois que ele nasceu e já havia se levantado no horizonte. E medida que  sol ia se levantando no horizonte e os raios de sol atingindo o deserto, as cores das dunas ficavam ainda mais fantásticas.

Devo ter tirado pelo menos umas 300 fotos ao longo do passeio. E embora muitas destas fotos sejam muito parecidas, cada uma tem algo em especial, mas confesso que selecionar algumas para o post não foi tarefa das mais fáceis.

O vôo dura em média cerca de 1 hora- 1 hora e meia. Ao longo do trajeto, além de incontáveis dunas que se perdem no horizonte, tivemos a chance de observar alguns animais selvagens, algumas vilas de beduínos e em alguns lugares com uma vegetação bem esparsa, quando presente.


Nosso passeio terminou exatamente 1h 05 minutos após nossa decolagem sabe Deus onde. Aparentemente fizemos um trajeto em U. Com tanta areia para todos os lados e uma paisagem tão parecida, meu GPS mental ficou sem sinal.

O que eu lembro é que nosso balão pousou em meio a um grande pátio praticamente plano ao lado de uma mesquita e uma pequena fazenda de criação de camelos e outros animais.


Assim que pousamos tentei sair o mais rápido possível do cesto para tentar conseguir uma foto bonita do balão com a mesquita,mas foi só esboçar que iria sair para levar um pito do balonista alemão. Moral da história, só após receber o ok de all clear, pude sair do cesto para fotografar. Quando finalmente pude sair tentei me afastar rapidamente do balão para tirar uma foto, infelizmente ele já estava meio mucho.

Resumindo, a experiência foi incrível, principalmente para quem como eu que nunca tinha voado de balão antes. Agora se você já passeou de balão em lugares como a Capadócia, o Novo México, África e afins, o passeio até vale, mas não vai ser necessariamente inesquecível pois a paisagem é digamos meio monótona.

Na minha opinião, o que realmente faltou nesse passeio, foi pelo menos mais um ou dois balões voando com a gente para completar as fotos. Aparentemente durante a alta temporada eles voam com pelo menos 2-3 balões de cada vez. Mas como era final da baixa temporada, só um balão vôou no dia que fiz o passeio.

Veja também:

.
 


		

Informações Úteis para o passeio de Balão em Dubai:

A duração do vôo de balão em Dubai é de aproximadamente uma hora. O passeio sai super cedo e  por volta da 9 da manhã você vai estar de volta em seu hotel a tempo de ainda tomar café da manhã e explorar outras atrações de Dubai.




O pick up nos principais hotéis de Dubai é gratuito e seu horário é informado na véspera do vôo. Por isso, assim que chegar em Dubai é importante comunicar qual o número do seu quarto para que a empresa possa dar uma estimativa mais precisa de que horas eles irão  passar pelo seu hotel.

Cada balão leva 24 pessoas a bordo e este grupo é dividido em 4 grupos menores que ficam em 4 diferentes compartimentos do grande cesto do balão que a empresa opera em Dubai.

Devido ao color excessivo durante o verão, o passeio de balão em Dubai só funciona entre 20 de setembro e e 31 de maio.

O passeio e até mesmo a decolagem podem não acontecer caso a visibilidade seja baixa, ou esteja ventando muito ou por outras razões. Existem casos de pessoas que acordaram cedo, foram até o local de lançamento do balão e tiveram que voltar para Dubai pois as condições não eram ideais.Não existe uma idade máxima para voar de balão, porém apenas crianças com mais de 5 anos e acompanhadas dos país podem realizar esta atividade.

Compre o passeio de balão aqui

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Cada vez que você reserva algo através do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.

Políticas do Blog Viajoteca

Procurando hotel para a sua viagem?

Fiz o passeio de balão em Dubai com uma tarifa diferenciada como cortesia da Baloon Adventures Emirates.  Todas as opiniões como sempre, são minhas e refletem minha experiência pessoal e estão de acordo com a política do blog.

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

23 Comentários
  1. Mirella Diz

    Show Oscar… sou doida pra andar de balão!!!! Nós fizemos esse passeio pela dunas em 4×4,e foi bem legal… foi quando conheci o Riq, o Nick e a Fê (Viaggio Mondo)… foi muito legal ver a cara da galera no jipe ahahah …

    Em São Carlos, até o ano passado tinhamos campeonato de balonismo… muito linda ficava a cidade nos dias que eles cruzavam os céus…

    Me diz uma coisa… é silencioso ou mega barulhento voar de balão? Pois o que adorei no para-pente na Nova Zelândia foi o fato de ser super silencioso, só ouvir o vento e apreciar a paisagem… muito legal!

    bjo

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Mi andar de balão é super legal…
      Então quando o balonista abre a válvula com gás para fazer o balão subir faz um pouco de barulho sim, mas de uma forma geral é bem silencioso.. A única coisa ruim é o calor que a chama gera. Aliado ao calor do deserto de Dubai, faz você quase derreter

      Bjs

  2. Biano Diz

    Muito interessante o passeio Oscar. Olha só devo passar o fim de ano em Dubai e quero ver os fogos do melhor lugar possível. Nos blogs que andei lendo os fogos no Burj Kalifa são os mais bonitos e pensei nas opções de ficar na rua para apreciar todos os fogos ou ficar num restaurante com uma mesa com vista para o edifício, não queria ficar dentro como por exemplo no AT.MOSPHERE o restaurante 360o pois acho que perderia a visão dos fogos. A outra opção seria os fogos do Burj Al Arab com as mesmas observações o que vc recomenda ? Se possível comentar o custo médio dos restaurantes que citar. Grato.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Biano

      Então eu também recomendo ficar em algum lugar ao ao livre para poder fotografar.. Vendo a queima de fogos de Dubai na virada deste ano, acho que preferiria estar fotografando do Burj Khalifa.. Durante minha passagem por Dubai, jantei uma das noites num restaurante Libanês no segundo andar do Dubai Mall chamado Al Hallab que além de comida excelente tinha uma vista fenomenal para o show das águas, do complexo e da torre.. Se você conseguir uma mesa no mezanino como eu consegui,você consegue ver tranqüilamente a queima de fogos dali..
      Quanto ao custo dos restaurantes, achei os preços interessantes e não abusivos, pelo menos onde eu comi. No caso desse libanês que comentei acima, nossa conta para 4 pessoas ficou por aproximadamente 100 USD. Levando em consideração a qualidade da comida e a vista achei excelente custo beneficio..

      Abs

  3. Biano Diz

    Grato pelas dicas. tentei a reserva do AL HALLAB mas pelo site só fazem para os proximos 30 dias a reserva. Mas acredito que vou deixar os restaurantes para os outros dias e cirtir os fogos na rua. Só preciso decidir se na praia Burj Al Arab (tem as ondas pra pular kkk) ou mais afastado no Burj Kalifa. Que achas ? E quanto ao hotel ? acho Mirella ficou no Four Points by Sheraton Bur Dubai e gostou vc teria outra dica ? Abraços Biano

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Levando em consideração nossa tradição de pular ondas e tal.. Acho que a experiência de ver a queima de fogos do Burj Al Arab sem dúvida é mais interessante. A única coisa que aconselho checar é se a praia alí é aberta para não hospedes no dia da virada do ano (Geralmente é aberto).. O que eu sugiro é você cassifar e se hospedar pelo menos na noite da virada no Jumeirah Beach Hotel. Assim você garante o acesso a praia com o melhor visual do Burj al Arab.. Durante minha estada em Dubai fiquei 1 noite no Palm Atlantis e 4 noites no Al Marooj Rotana pertinho do Dubai Mall ambos ótimos!!

      1. Biano Diz

        verifiquei os hotéis e praticamente todos mais próximos ao Burj Al Arab e estão esgotados para 31 dez da mesma forma hotéis próximos ao Burj Kalifa. Li num blog da Mirela , da mesma forma que vc cita acima, que tem uma PUBLIC BEACH próximo ao Burj al Arab, não sei como descobrir se realmente estará aberta ao publico. Resumindo, acredito que ficarei num hotel o mais próximo (que possa pagar) de um dos edifícios e verei os fogos da rua. Nos dias seguintes reservo os restaurantes. Grato por suas dicas. Se lembrar de algo mais…. agradeço antecipadamente.

        1. Oscar Augusto Risch Diz

          A public beach estará aberta mas a visão dela não é lá muito boa não.. Fica meio longe e é parcialmente obstruída se for a praia que estou pensado que é ao lado do Jumeirah Beach Resort

      2. Biano Diz

        Melhor pedir pra Mirela explicar aonde fica essa Public Beach , se dá para ver os fogos desse local. Mirela…. com a palavra..kk http://www.mikix.com/

        1. Mirella Matthiesen Diz

          Uia… a conversa está boa por aqui, hein? Tó curtindo 🙂
          Então Severino, como conversamos no facebook, eu nunca passei o ano novo em Dubai, mas se você não quiser gastar uma grana em restaurante ou em um super lugar luxuoso com preços de deixar qualquer ser humano triste (risos), eu acho que da praia perto do Burj Al Arab vai garantir uma visão bem legal sim, pois dá pra ver o Burj Dubai, o Burj Al Arab e a região do Atlantis, que basicamente são os lugares que tem os melhores fogos de Dubai… A praia que estou me referindo chamam-se Kite Beach.
          Achei um video no youtube que mostra como foi os fogos agora em 2014… achei BEM legal!
          https://www.youtube.com/watch?v=WIfcSq1eEKQ

          Se bobear, até da propria praia da Marina, vai dar pra ter visão legal dos fogos do Atlantis / Palm Jumeirah – mas aí melhor pesquisar, pois estou falando de achometro mesmo.

          Espero que ajude 🙂

  4. Flora Diz

    Que lindo! Voar de balão é bom demais…

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Flora

      Como falei no texto.. Esse foi meu primeiro vôo e com certeza não será o último.. 3 lugares que tenho vontade de andar de balão… Festival de Balonismo em Outubro no Novo México, Num Safari na África, na Capadócia na Turquia e até mesmo aqui na Nova Zelândia..
      Obrigado pela visita 😀

  5. Maryanne Diz

    Fotos maravilhosas. Vcs foram corajosos, sempre quis andar de balāo e já tentei uma vez na Turquia, mas o tempo fechou. Agora, depois dos dois acidentes, fiquei meio com medo.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Maryanne

      Na verdade o passeio é super tranqüilo… O que aconteceu no Egito e na Turquia foram fatalidades.. Não acredito que seja assim tão perigoso.. No Napa Valley tenho certeza que é super seguro e a vista deve ser fantástica.. Como vc mora em SFO eu deixaria para fazer o passeio no Outono quando a paisagem esta mais colorida.. Eu pretendo repetir a experiência outras vezes

      Bjs

  6. Simone Polessi Diz

    Uau! Mas eu não teria coragem! Super beijo prá vocês!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Simone

      Olha eu achei super tranquilo.. A unica coisa que me incomodou um pouco foi tanta gente indo num mesmo balão.. Não sei se todos são assim, mas eu achava que iam no máximos umas 10-15 pessoas.. De uma forma geral achei bastante seguro.. Quando o gás não esta queimando para aquecer o balão é um silêncio do vôo é algo fantástico que não mencionei no texto

      Bjs

  7. Fe Costta - viaggio-mondo.com Diz

    Que lindo o passeio!!! Até hoje nunca fiz em Dubai!!! Suas fotos me inspiraram! 🙂
    Bjo grande!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Eu curti bastante o passeio.. Como vc mora aí em Dubai eu deixaria para fazer quando esta mais fresco e quando pelo menos 2 balões saem.. As fotos ficaram legais, mas se tivesse um balãozinho extra ficariam ainda melhores 😀
      Peninha que nos desencontramos desta vez…

      Bjs

    2. Oscar Augusto Risch Diz

      Eu curti bastante o passeio.. Como vc mora aí em Dubai eu deixaria para fazer quando esta mais fresco e quando pelo menos 2 balões saem.. As fotos ficaram legais, mas se tivesse um balãozinho extra ficariam ainda melhores 😀
      Peninha que nos desencontramos desta vez…

      Bjs

  8. Suzana Melo Diz

    Nossa que diferente… mas é bem mais perto que sair do Brasil não é? Tem voo direto de New Zeeland?

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Suzana
      Não não tem vôo direto da Nova Zelândia até lá.. Geralmente se faz uma parada na Australia com a Emirates. No nosso caso, fomos via Cingapura com a Singapore Airlines

  9. Claudio Lemos Diz

    Que bom que vcs gostaram, eu fiz exatamente esse tour no começo do ano e não tenho a menor vontade de repetir o voo de balão.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Cláudio

      O meu vôo foi super tranqüilo, tanto a subida como o pouso.. Certamente faria o passeio novamente em outro lugar.. A única coisa que não gostei de passear de balão para dizer a verdade foi o calor de Dubai + Chama do balão. Fora isso, achei que o passeio cumpriu bem seu papel.. Acordar cedo nem foi um problema tão grande graças a diferença de fuso quando cheguei em Dubai.
      Abraço