Pasifika: O maior festival de cultura polinésia do mundo

4

Passados quase 3 anos desde a nossa mudança para Auckland, e depois de ter tido a oportunidade de visitar pessoalmente alguns paraísos tropicais aqui nas redondezas da Nova Zelândia no pacífico sul. Finalmente tivemos a oportunidade de prestigiar um dos festivais mais populares e aguardados do calendário anual de eventos de Auckland. O Pasifika Festival.

Pasifika38

Considerado o maior festival de cultura polinésia do mundo, o Pasifika Festival é um evento que começou a fazer parte do calendário oficial de Auckland em 1992 e que geralmente acontece na primeira quinzena de Março.

O festival geralmente dura 2 dias e reúne num só lugar diferentes manifestações artísticas e culturais que vão do artesanato à dança, passando pela gastronomia e entretenimento representando pelo menos 1 dúzia de nações do pacífico e atrai mais de 200 mil pessoas.

Pasifika40

O Pasifika é não apenas de um evento cultural para aqueles Pacific Islanders expatriados que hoje vivem na Nova Zelândia, mas principalmente uma excelente oportunidade para conhecer e experimentar os sabores, os cheiros das diversas ilhas paradisíacas do pacífico. Uma pequena amostrinha daquilo que você encontra nestas ilhas sem mesmo sair do local.

Veja também: Ano Novo Chinês em Auckland

Além de ser conhecida como a “cidade das velas”, Auckland é também a cidade com a maior população polinésia do mundo. Como a Nova Zelândia é associada a algumas nações do pacífico como Cook Islands, Niue e Tokelau. Os cidadãos desses países tem acesso automático ao passaporte neozelândes, sendo assim, em Auckland você encontra mais cidadãos de Niue vivendo na cidade, do que em seu próprio país.

Pasifika14

Com um total de 11 nações representadas em forma de pequenos vilarejos com suas próprias apresentações culturais, comida e artesanato. Fizemos questão de explorar cada uma dessas áreas do festival e tirei algumas fotos para compartilhar com vocês. Se você para escolher 1, qual dessas ilhas você gostaria de conhecer?

Pasifika5

Aotearoa

 

Veja todos os posts do Viajoteca sobre a Nova Zelândia

Tahiti

 

Veja todos os posts do Viajoteca sobre a Polinésia Francesa

Samoa

 

Veja todos os posts do Viajoteca sobre Samoa

Tokelau

 

 

Kiribati

Niue

 

Veja todos os posts do Viajoteca sobre Niue

Cook Islands

Veja todos os posts do Viajoteca sobre as Ilhas Cook

 

Hawaii

Veja todos os posts do Viajoteca sobre o Hawaii

Tuvalu

Fiji

Veja todos os posts do Viajoteca sobre Fiji

Tonga

Informações Úteis:

Em 2015 a 23a edição do Pasifika que geralmente acontecia no Western Springs Park nos arredores do Auckland Zoo teve que que ser transferido de local para o Hayman Park em Manukau ao sul de Auckland devido ao aparecimento de um surto de mosca da fruta australiana de Queensland na região de Grey Lynn que fez as autoridades de biossegurança da Nova Zelândia criar uma zona de quarentena onde nenhum produto de origem vegetal poderia ser retirado do perímetro pré-estabelecido. Como o Western Springs Park estava dentro desta zona de exclusão o evento foi transferido para Manukau, a cidade/bairro ao sul de Auckland nas proximidades do aeroporto.

Para chegar ao local além de ir de carro como fizemos, estacionando no Westfield Shopping, é possível chegar ao Hayman Park com transporte público. Do centro de Auckland é só pegar o trem em Britomart até o Manukau Instituto of Technology que fica literalmente ao lado do Hayman Park.

Nas edições futuras, não sei se o evento irá retornar ao Western Springs Park, mas achei o evento no Hayman Park super bacana e acessível.

 

 

Endereço:

Hayman Park

57 Wiri Station Road

Manukau, Nova Zelândia

GPS

Latitude Longitude
S 36 59.512 E 174 52.649

 

Posts Relacionados:

Todos os posts sobre as ilhas do pacífico sul

Paraísos Tropicais pelo mundo  no Blog 

Procurando por hospedagem para ficar em Auckland ?

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca e você ainda acha um ótimo lugar para se hospedar, com os melhores preços, pode cancelar quando quiser e com todo o suporte (em português!) que você precisar.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. Tenyson Alberto Diz

    Que interessante.. Essas culturas são algo tão distante para nós que vivemos no Brasil.. Deve ser muito legal participar e conhecer as culturas da Polinésia através desse festival

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Com certeza!!!
      Ainda mais legal que no festival é vivenciar essas culturas em seus lugares de origem e de quebra curtir paisagens maravilhosas.. Já deu uma espiada nos nossos posts sobre alguns desses lugares?
      https://www.viajoteca.com/tag/pacifico-sul/

      Abs

  2. […] que iria visitar esse paraíso da polinésia em duas oportunidades distintas esse ano. Durante o Pasifika, o maior festival de cultura polinésia do mundo que acontece todos os anos em Auckland, acabei conhecendo o pessoal do escritório de turismo de Cook Islands e comentei que escrevia um […]

  3. […] Pasifika: O maior festival de cultura polinésia do mundo […]

Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.