Dicas de Viagem

Parlamento de Ottawa (Canadá)

2

Imponente símbolo nacional e sede do governo federal do Canadá, o Prédio do Parlamento de Ottawa foi  inaugurado na metade do século XIX no topo da colina mais alta da cidade em estilo neo gótico.  Além de iluminar a cidade com sua beleza, ele é o palco de celebração da vida cotidiana e política da região. Por isto, hoje nossa série, “1 Cidade : 1 Atração” viaja para o Canadá, e apresenta: “O Parlamento de Ottawa”

Parlamento de Ottawa
Parlamento de Ottawa visto desde o Museu da Civilização

1 Cidade : 1 Atração = Parlamento de Ottawa

  • Por que Ottawa …

Em 1841 a região do “Baixo Canadá” (atual província de Quebec) e o “Alto Canadá” (hoje Ontário) se uniram e formaram a “Província do Canada”, junto a monarquia inglesa. Em 1857, a Rainha Victoria escolheu uma cidade provinciana, longe do território americano e localizada entre Quebec e Ontário para ser a nova capital canadense e desde então, Ottawa brilhou!

Parlamento de Ottawa
Foto por Canadian Heritage – Imagem do novo show “Sound & Light” chamado “Northern Lights” (Aurora Boreal)

Na verdade, a escolha de Ottawa, foi uma grande surpresa, já que cidades pré-estabelecidas e fortes politicamente também estavam no pário, entre elas; Toronto, Kingston, Montreal e Quebec City.

  • Arquitetura do Parlamento de Ottawa

Contruído entre 1859 e 1866, em estilo neogótico e com telhados revestidos de cobre que dão a coloração esverdeada ao longo dos anos, o parlamento é constituido de três edifício formando um “U” ao redor da sua praça central.

O prédio central é sede da Casa dos Comuns e do Senado, com a Torre da Paz a sua frente e a belíssima biblioteca (único prédio que sobreviveu intacto ao grande incêndio de 1916) as suas costas.

Os prédio do lado leste e oeste contêm escritórios dos ministros e senadores, assim como salas de reuniões e espaços administrativos.

Biblioteca do Parlamento de Ottawa
Interior da Biblioteca do Parlamento de Ottawa. (Foto por Ottawa Tourism Board)
  • O sistema de governo canadense

Para melhor explicar o sistema de governo canadense, vou usar a frase do website do Governo do Canadá: “O Canadá é uma monarquia constitucional, um estado federal e uma democracia parlamentarista.”

Basicamente é um governo parlamentarista baseado em uma monarquia constitucional, onde a Rainha Elizabeth II é a cabeça do estado, mas ela não tem poder de governar. Então, se deu nó da sua cabeça e você se perguntou: “Então a rainha da Inglaterra é rainha do Canadá?“… a resposta é sim, e sob a representação de um Governador Geral, ela impera sob solo canadense, mas assim como na Inglaterra, ela não governa e nem toma decisões políticas, só faz o social (espertinha, né?!).

É bacana saber também que o Canadá possui uma legislatura biparlamentar, composta da Câmera dos Comuns e do Senado:




  • 308 membros
  • todos os membros são eleitos por voto direto a cada 3 ou 4 anos nas eleições federais canadenses.
  • o partido com maior número de membros, aponta o Primeiro Ministro como chefe geral do estado.
  • membros podem ser reeleitos indefinidamente.
Parlamento de Ottawa
Casa do Comuns
  • 105 membros.
  • Senadores são indicados pelo Primeiro Ministro do Canadá sempre que uma nova vaga é desocupada.
  • Os senadores tem cargo vitalício até 75 anos e não podem ser demitidos.
Parlamento de Ottawa
Senado – desculpa a qualidade da foto, ops!

Mas chega de falar de política e detalhes do governo canadense e vamos ao que interessa aos turistas …

Como Visitar o Parlamento de Ottawa

Endereço do Parlamento:  111 Wellington Street, Ottawa (para GPS: 90 Wellington Street, Ottawa, Ontario, K1P 5L1)

Não há estacionamento público dentro do prédio do parlamento, mas vários estacionamentos podem ser encontrado ao redor (lista de estacionamentos). Aos finais de semana o estacionamento coberto do prédio World Exchange Plaza [45 O’Connor Street – mapa] é gratuito ao público, entrada pelas ruas Metcalfe St e Queen St.

  • Visitas Guiadas e Gratuitas

As visitas guiadas internas ao Prédio do Parlamento são abertas ao público durante todo o ano (grátis); a sala da biblioteca, do senado e da casa dos comuns são os highlights da visita. Mas na minha opinião, a melhor parte do tour é subir na Peace Tower (Torre da Paz) e ver uma vista linda 360° de Ottawa.

No exterior do parlamento, onde você pode caminhar por conta própria, se destacam a Centenial Flame (Flama do Centenário), as estátuas de pessoas que fizeram parte da história canadense e as vistas de Ottawa e do Gatineau. Dica: no verão, as visitas no período vespertino costumam ser mais vazias.

Quando ir? O tours acontecem todos os dias gratuitamente, e os horário variam de acordo com a época do ano. Para agendar sua visita, dirija-se ao endereço: 90 Wellington Street (prédio em frente ao parlamento – mapa) – Todas as informações estão disponíveis no website: parl.gc.ca/Visitors/

  • Troca da Guarda

Como a Rainha da Inglaterra também é Rainha do Canadá, nada mais justo que os “soldadinhos de chumbo” encantarem a terra do maple também, certo? E durante o verão canadense, todas as manhãs a tradicional troca da guarda acontece durante 30 minutos no gramado do prédio do parlamento. É muito bacana e aos finais de semana chegue cedo para pegar um bom lugar.

Quando ir? 26-Junho à 21-Agosto-2016 às 10am, se o tempo permitir.

  • Sound & Light Show

Esse belíssimo show acontece durante as noites de verão. A plateia usa o gramado do parlamento como sofá e canhões de luzes  usam o prédio do parlamento como tela de cinema para transmitir imagens e sons sobre a história do Canadá. Imperdível!

Esse ano o novo show está no ar e o nome é Northern Lights (Aurora Boreal)

Quando ir? 14-Julho à 10-Setembro-2016. (22hs em Julho, 21hs30 em Agosto e 21hs em Setembro).

2 Comentários
  1. renata borrego Diz

    Mirella, Pessoal do Viajoteca,
    Olá, parabéns pelo site, adorei a completeza das informações e a variedade de dicas. Cheguei até vocês pesquisando sobre meu próximo destino, e gostaria de uma opinião sobre o Canadá em jan/ 18. Não curto estações de esqui e gostaria mesmo de conhecer as cidades, mas consigo conhecer no inverno?
    Pensei em:
    Dois dias em Montreal (31/12/17 a 02/01/18);
    Quebec (02/01/18 a 04/01/18);
    Ottawa (04/01/18 a 06/01/18) e
    Toronto (06/01/18 a 08/01/18).
    Ainda, esses períodos são adequados? Vocês fariam alguma alteração?
    Obrigada e um gde abraço.
    Renata Borrego

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Renata, Tudo bem?
      Eu gostei desse roteiro sim, você minha sugestão de 14 dias por essas cidades? https://www.viajoteca.com/roteiro-14-dias-pelo-leste-do-canada/
      No inverno eu sempre falo para te dar mais flexibilidade no caso de frio extremo ou tempestade de inverno, entende?
      Se for alugar carro dirija com cuidado em caso de neve ou chuva…
      Eu tentaria incluir Mt. Tremblant e Parc Omega, mesmo não gostando de esquiar 🙂
      beijos

Comente Aqui