Olympos, uma vila grega perdida no tempo

0

Olympos é uma bela e remota vila de Karpathos, uma das ilhas do arquipélago Dodecaneso na Grécia. Esta vila, de excepcional beleza, está localizada a 58 km a noroeste de Pigadia, a capital da ilha. Ela é conhecida por manter as tradições de centenas de anos de idade.

A cidade é de uma fofura sem par. Andar pelas suas ruas estreitas é como voltar no tempo. Ali as pessoas ainda se vestem como a centenas de anos e a vida corre num ritmo bem diferente do mundo moderno. E não poderia ser diferente, porque não faz muito que ela foi conectada com as outras cidades da ilha.

Olympos-cidade toda

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Olympos

 

Esta pequena vila de de 556 habitantes vivia até não muito tempo isolada do mundo. A única maneira de chegar ali era de barco.

A rede de eletricidade existe apenas desde 1980 na vila e a estrada que liga Olympos com as demais cidades da ilha foi iniciada nos idos de 1990 e foi concluída somente no ano de 2014!

Somente no início de 1990 que barcos de passeio começaram a sair regularmente de Karpathos (Pigadia) para o porto de Diafani, o porto mais perto. E dali seguiam de ônibus em uma estrada aberta em 1970  até esta aldeia de montanha.

Deste modo, por ter permanecido tão inacessível, seus costumes permaneceram os mesmos de séculos atrás. E toda esta vivência ainda pode se ter ao visitar a cidade.

Olympos-cidade toda

Turismo

O turismo durante a temporada de verão é nos dias de hoje uma importante fonte de renda dos moradores. Isto tem diminuído a importância da agricultura que foi o que sustentou o moradores por séculos. Até meados do século XX, os habitantes tinham de cultivar alimentos para sua própria subsistência por estarem praticamente isolados do mundo.

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Eu testei algumas vezes e aprovei. Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.
História

Olympos foi construída no século VII como um refúgio dos habitantes dos antigos assentamentos Vourgounda, Tristomo, da ilha de Saria e da antiga Vrykous. Eles chegaram aqui fugidos dos constantes ataques de piratas e sarracenos.

A vila foi construída no alto da montanha, a 97 metros de altura, próxima ao mar. Entretanto, foi construída no flanco interior. Portanto mesmo estando próxima ao mar, quando os piratas passavam ao largo não conseguiam ver a vila, já que ela está num vale sem visualização.

Este isolamento do mundo exterior influenciou não só do antigo dialeto dórico, que é até hoje percebido na língua do Olymbites (os moradores). Mas influenciou também na arte, cultura e nos costumes primitivos, que são encontrados em todos os lugares da vila. A aldeia em si é um museu vivo, com uma atmosfera idílica e onde as senhoras ainda usam os trajes tradicionais locais.

Moradora de Olympos
Moradora de Olympos

Olympos-construções antigas
Construções antigas pela vila

Ruas

Por suas ruas estreitas e labirínticas, como na maioria das vilas de Karpathos, não entram carros. Desta forma, a única maneira de se locomover é a pé. Mas isto não é um problema, já que as vilas são realmente pequenas, contando com somente algumas ruas.

Pela viela principal de Olympos encontram-se algumas lojas de souvenirs. Nelas pode-se comprar artigos feitos nos arredores como azeite de oliva, patês, artigos em couro, sabonetes, entre outros. Mas até os imãs feitos na China já estão presentes!

Hospedagem

É possível sim, sem hospedar em Olympos. Inclusive eu já fiz isto numa das nossas muitas idas à ilha. E indico muito! Esta é a melhor fora de aproveitar a vila. Já que depois que todos os turistas que fazem bate-volta não estão mais pelas suas ruelas, a vila tem outro brilho. Ainda mais intenso e mágico.

Olympos não conta com nenhum hotel, mas tem inúmeras pousadas e casas de aluguel a disposição. E acredito que uma ou duas noites por ali sejam suficientes. Nós nos hospedamos na Irene’s House e adoramos!

Irene’s House, como o nome já diz, é a casa da Irene. E você fica na casa dela (que não está lá, obviamente). É uma casinha na ruela principal e da sacadinha pode-se ver todo o ir e vir das pessoas. A casa é pequena e muito fofa, mobiliada ao estilo tradicional da cidade, você se sente um habitante!

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na Grécia ou Olympos por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Conhecendo Olympos

 

Igreja

O edifício mais notável da cidade foi construído no século XV e é a igreja paroquial Kimisi tis Panagías. A igreja fica na pracinha principal da vila. O relevo na torre do sino apresenta a Virgem Maria em trajes local, rodeado pelos arcanjos Miguel e Gabriel. Esta é uma representação moderna e foi feita no ano de 2002.

Dentro da igreja está um iconóstase valioso da primeira metade do século XVIII.

Todos os anos, no dia 15 de agosto a vila organiza um grande festival dedicado à Assunção da Virgem. As mulheres usam trajes tradicionais, os homens tocam instrumentos musicais tradicionais e todos comem e dançam juntos.

Além da igreja principal encontram-se várias capelas menores na vila e em torno de Olympos.

Olympos-igreja1

Moinhos

Olympos é famosa por seus belos moinhos de vento antigos feitos de pedras. E é lindo ver os típicos moinhos alinhados na encosta da montanha. Hoje eles não estão mais em funcionamento, mas ainda rendem belíssimas fotos. E a caminhada até estes moinhos é um deleite, já que a vista do alto do morro é de tirar o fôlego.

Os moinhos eram usados para moer a farinha usada para fazer o pão escuro tradicional nos fornos de lenha e que ainda podem ser comprados por ali.

Há também uma espécie de museu em uma das casas mostrando bordados e outros pequenos itens do dia-a-dia dos moradores. Algumas casas também podem ser visitadas e desta forma pode-se ver como vivem os habitantes da vila.

Como chegar

Hoje, além do passeio de barco saindo de Pigadia, pode-se chegar lá confortavelmente de carro alugado. Só a ida até Olympos é um grande passeio em si. Isto porque a estrada que leva até lá atravessa aldeias tradicionais, belos vales verdes e penhascos com o mar azul transparente a muitos metros abaixo. No caminho ainda se passa pelas mais lindas praias de Karpathos, como Apella, Achata e Kyra Panagia. Então, até se chegar a este belo assentamento que fica na encosta de uma montanha, paisagens magníficas não faltam.

Para quem deseja alugar somente um quadriciclo para ir até Olympos, recomendo a Million Motorbikes que fica em Amopi, já que sua dona, a Fay, é uma simpatia e sempre pronta a negociar.

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.