Página Principal República Tcheca Olomouc – O tesouro barroco da República Tcheca

Olomouc – O tesouro barroco da República Tcheca

por Martinha Andersen
10 comentários

Olomouc é sem dúvida o tesouro da República Tcheca. Eu ainda não a conhecia, mas me surpreendi todos os dias que estive na cidade, foi uma surpresa atrás da outra. Pois, eu fui descobrindo mais e mais tesouros em Olomouc. Aliás, fiquei bem impressionada com a sua rica variedade de jóias arquitetônicas.

Durante séculos, esta bela cidade foi o centro histórico de Moravia. De fato, depois de Praga, Olomouc contém a maior concentração de monumentos barrocos na República Tcheca. E porque não falar, da Europa! Então, você deve pensar seriamente em colocar a cidade na sua lista. Afinal, ela fica a duas horas de trem de Praga (eu fui com o trem da Leo Express). E te fará descobrir tanta história, beleza e coisas para fazer em Olomouc, que você vai se surpreender.

Olomouc República Tcheca
[vc_message style=”square” message_box_color=”juicy_pink” icon_fontawesome=”fa fa-medkit”] Vai viajar para a Europa? Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5. [/vc_message]

Olomouc e o Barroco

Olomouc é uma cidade histórica, com uma arquitetura barroca impressionante. Além disso, ela tem um queijo tradicional e bem fedidinho, assim como castelos e muito mais. Ela ainda não é uma cidade tão popular como Praga e Cesky Krumlov. Mas aguarde!! Logo, logo o mundo descobrirá esta joia barroca perdida na República Tcheca!

Antes de mais nada, ela costumava ser a sede dos bispos e arcebispos durante séculos. Ainda, tem a segunda mais antiga universidade na República Tcheca. Fora isto, o brilhante compositor Wolfgang Amadeus Mozart compôs lá a sua famosa sexta sinfonia durante sua recuperação de varíola. Certamnete, você encontrará várias referências ao compositor em Olomouc.

Olomouc República Tcheca.

Conhecendo a cidade

A cidade oferece uma atmosfera única e mágica, cheia de monumentos belíssimos e muitas obras-primas barrocas. É impressionante a concentração de igrejas, capelas, palácios e mosteiros dentro de uma única cidade. De início a gente não acha que tem tanta coisa para visitar por ali, mas você irá se surpreender. Quando você começa a caminhar, começa a descobrir igrejas barrocas se misturam com praças, fontes, torres e lindos palácios.

Olomouc República Tcheca

Catedral de São Venceslau

A Catedral de São Venceslau tem quase 1000 anos, e fica num dos edifícios concentrados no lugar original do antigo Castelo de Olomouc. Ela foi renovada e reconstruída muitas vezes, com variados estilos de diferentes épocas, como o românico, gótico e o barroco. Mas, apesar disso, conseguiu manter as suas características originais. A Catedral é o principal templo religioso da Morávia.

Quem vai visitá-la, não deixa de observar sua torre principal, que tem 100,65 metros. Isto faz dela a segunda torre mais alta da República Tcheca. Fora isto, ali na torre ainda se encontra o maior sino da Morávia.

O seu interior é ricamente decorado por tesouros e obras de arte de bispos e coleções do arcebispo. Vale a pena visitar também a cripta da catedral, onde estão enterrados os bispos e arcebispos de Olomouc. Inclusive, você pode ver o órgão da Catedral, que é um dos melhores instrumentos musicais da República Tcheca.

Olomouc República Tcheca.
Viaje Conectado

Museu Arquidiocese

O Museu Arquidiocese também fica nos edifícios do antigo Castelo de Olomouc. Com uma rica coleção, ele é a mais extensa visão histórica da cidade. Embora seja considerado muito moderno, foi construído para se misturar e complementar as antigas estruturas circundantes. Ele apresenta as relíquias e artefatos da igreja, e ainda exibe a cultura espiritual da Arquidiocese de Olomouc.

Olomouc República Tcheca

A galeria de imagens exibe pinturas maravilhosas coletadas pelos bispos de Olomouc desde o século 16. A sala de concertos chamada “Mozarteum”, foi nomeado para comemorar a estadia do famoso compositor neste lugar.

Não deixe de apreciar a carruagem cerimonial do cardeal Ferdinand Julius Troyer (século 18), ela é belíssima. Decorada em ouro, tem esculturas Rococó e em todos os lados tem pinturas representando a mitologia clássica. Esta grande obra de arte pesa três toneladas. Mais maravilhas você encontrará na sala do tesouro, onde dá para ver diamantes deslumbrantes, rubis, esmeraldas da mais alta qualidade e valor. As pedras preciosas foram incrustados em custódias, relicários e cálices.

Olomouc República Tcheca
Foto: Olomouc Archdiocesan Museum
Olomouc República Tcheca
Foto: Olomouc Archdiocesan Museum

Coluna da Santíssima Trindade

Bem no centro da cidade, você encontra um excelente exemplo de monumento barroco. A Coluna da Santíssima Trindade foi erguida no século 18 e é um símbolo de uma forte fé religiosa. Inclusive, este monumento tem o maior agrupamento de esculturas na Europa Central, sendo que também é um símbolo de orgulho civil. A coluna tem 32 metros e é composta por mais de 40 esculturas, das quais a mais significativa é a Trindade com o Arcanjo Miguel.

A Coluna da Santíssima Trindade é um excelente exemplo do barroco, com uma rara honra de ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Este monumento foi onstruído logo após a praga que atingiu Moravia entre 1714 e 1716. sem dúvida, ele é excepcional por causa de sua decoração rica, tamanho impressionante e a rara combinação de material escultural (pedra e cobre dourado).

Ele conta com o maior grupo de estátuas barrocas dentro de um único monumento escultórico. Desse modo, o monumento soma 18 santos esculpidos, além de 12 figuras portadoras de luz e mais 6 bustos de apóstolos. Além desses, ele conta ainda com alguns grupos escultórico de destaque, onde se vê a ‘Assunção da Virgem Maria’, as ofertas de Caim (colheita) e até Abel (primícias do seu rebanho). Ainda tem Noé fazendo oferendas depois do Dilúvio, assim como Abraão (Isaac e cordeiro), e morte de Jesus. Inclusive, o monumento tem até uma pequena capela em sua parte inferior (que é aberto ao público durante o verão).

Fontes & Colunas

Olomouc tem um conjunto de seis fontes barrocas na área central. Todas com nomes mitológicos, que atraem visitantes desde o século 17. As fontes César, Mercúrio, Júpiter, Hércules e Triton foram construídas entre 1688 e 1727. As fontes representam o auge da cidade Olomouc durante os dias barrocos.

Olomouc República Tcheca

Já a sexta fonte foi introduzida em 2002. A moderna fonte Arion tem uma tartaruga que faz muito sucesso. Mas é um tanto quanto exótica. Durante a temporada de verão, a fonte Arion serve como uma piscina rasa, que é popular principalmente entre as crianças.

Além da Coluna da Santíssima Trindade, a cidade tem uma outra coluna, um pouco menor, que é a Coluna Mariana. Mas, apesar de não ser tão grande, também merece uma visita, pois é tão bonita quanto.

Olomouc República Tcheca

Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Olomouc (Prefeitura) ainda é usada como tal. O edifício de mais de 600 anos domina a praça principal e é ponto de encontro dos moradores e turistas. O interior do edifício é belíssimo, muitos deles preservados 100%, incluindo um salão cerimonial que é usado para casamentos.

Olomouc República Tcheca

Tivemos a honra de subir os 140 degraus da torre, que tinha uma vista incrível da cidade. A Torre está fechada para turistas, assim como o prédio inteiro, que está em reformas e restauração. Para a minha enorme alegria, estava nevando. Não preciso falar que a emoção foi ainda maior. A vista era de babar, com os belíssimos telhados e a arquitetura exuberante com suas muitas cores. Fora que a vista de cima da Coluna da Santíssima Trindade é incrível. Só assim para termos a exata dimensão do seu tamanho.

Olomouc República Tcheca

Relógio Astronômico

Assim como o Relógio Astronômico de Praga, Olomouc também tem um relógio para chamar de seu. O relógio astronômico de Olomouc fica na frente da câmara municipal e é uma raridade. A partir do século 15 o relógio sofreu muitas mudanças e reformas. Inclusive, ele teve de ser reconstruído após a Segunda Guerra Mundial. Então, optaram pelo estilo realista socialista com um lindo mosaico e figuras de trabalhadores, esportistas e muitas outras “profissões” do mundo atual.

Olomouc República Tcheca

Basílica Menor da Virgem Maria

A segunda grande surpresa que tive em Olomouc (que na verdade nem é em Olomouc,e sim nos arredores) foi sem nenhuma dúvida conhecer a Basílica Menor da Viergem Maria, no Vale Sagrado. Lógico que grande parte disso foi pela neve que lá encontrei. Me julguem!! Mas não posso negar que a Básílica tem um dos edifícios barrocos mais lindos que conheci. Inclusive, lembra muito Ouro Preto, em Minas Gerais.

Mas não posso esquecer de mencionar que a Basílica é um dos lugares de peregrinação mais famosos da Morávia. Anota ai, pois ela é uma das atrações mais famosas da Europa Central, devido à sua localização, arquitetura e interiores.

Olomouc República Tcheca
Fachada

A fachada da igreja cria uma estrutura impressionante, com uma rica decoração escultural. No topo do portal há um trio de anjos, que são símbolos de esperança, generosidade e graça abundante. Logo acima deles está a Virgem Maria, São Estêvão, Santo Agostinho e São Norberto.

O topo é adornado com esculturas dos Doze Apóstolos e São Sebastião e Roch, que foram os protetores contra a peste. Já na escada da igreja, existem duas estátuas, uma de São Cirilo e outra de São Metódio do ano de 1909. Em 1980, o Papa João Paulo II declarou-os co-padroeiros da Europa.

Olomouc República Tcheca

O primeiro edifício no Vale Sagrado foi uma pequena capela, construída em uma clareira na florestas nos anos 1629-1632. Desde lá, esta igreja foi sendo aumentada e reformada. Até que chegou no seu formato de hoje. O interior é belíssimo, mas não pode fotografar. Apesar disso, tenha a certeza que você não vai esquecê-la jamais, de tão bela! O interior da igreja é dos anos 1669-1679 e irá surpreendê-lo com espaço, leveza e decoração artística rica.

Olomouc República Tcheca
By Capkova Pavlina [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Sua arquitetura e design artístico o  colocaram entre os edifícios barrocos mais bem sucedidos na Morávia. Entretanto, este local de peregrinação tem experimentado períodos de prosperidade e de declínio. Em maio de 1945, as torres e fachadas foram danificadas pela guerra, mas foram restauradas logo depois.

Olomouc República Tcheca
Seguros Promo

Onde ficar em Olomouc, República Tcheca:

Booking.com

E você, conhece Olomouc?

Apesar de seus muitos encantos, Olomouc ainda não foi descoberta pelos turistas da mesma forma como Praga ou Cesky Krumlov. Por um lado agradeçemos, pois dá para fazer a visita super tranquilamente, sem massas de pessoas. Mas, por outro, Olomouc é tão linda e especial, que todo mundo deveria conhecê-la. Sem dúvida, um verdadeiro tesouro escondido da República Tcheca.

Você conhece a cidade? Se já esteve lá, conta pra gente nos comentários o que você achou! Vamos adorar saber das suas experiências em impressões!

[vc_message message_box_style=”outline” style=”square” message_box_color=”turquoise” icon_type=”linecons” icon_linecons=”vc_li vc_li-paperplane”]Eu viajei para Praga a convite do Turismo da República Tcheca. O conteúdo dos posts é genuíno e reflete a minha experiência e opiniões.[/vc_message]

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

10 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

luju 15 de setembro de 2018 - 09:53

Olá! Alguém já ouviu falar ou conhece BRNO?

Responder
Martinha Andersen 23 de setembro de 2018 - 09:39

Oi Luju. Eu conheço Brno. Estive lá, mas ainda não escrevi nenhum post da cidade. Vou escrever em breve e te aviso. =)

Responder
luju 12 de setembro de 2018 - 09:10

Olá! Que beleza de cidade. Na sua opinião seria fácil ir de Viena a OLOMOUC? Quantos dias você recomendaria?

Responder
Martinha Andersen 15 de setembro de 2018 - 07:48

Oi… Acredito que o melhor é você fazer Viena – Praga – Olomuc. 2 – 3 dias em Olomuc é suficiente. A cidade é pequena mas tem muito o que ver/fazer. =)

Responder
luju 15 de setembro de 2018 - 08:19

Ok muito obrigado.

Responder
itamarjapa 14 de janeiro de 2018 - 11:57

Que sonho de cidade! Arquitetura linda demais! Adorei conhecer esta cidade através do blog! Sensacional!

Responder
Juliana Rios (Juny) 20 de dezembro de 2017 - 22:56

Que lugar inscrivel! Nunca tinha ouvido falar de Olomouc e com certeza depois desse post vou querer visitar quando for à Republica Tcheca.
A arquitetura barroca é impressionante e bem legal as referencias ao Mozart.

Responder
Tati Sisti 20 de dezembro de 2017 - 18:40

Que lugar incrível! Eu nunca tinha lido profundamente sobre esse lugar e fiquei muito tentada a conhecer. Adorei as dicas!

Responder
Flávio Borges 20 de dezembro de 2017 - 17:28

Que cidade incrível! Achei a arquitetura demais!
Curto muito a ideia de se fugir do tradicional e conhecer lugares menos turísticos. Quando eu for visitar a Republica Tcheca, certamente colocarei esta cidade no roteiro.

Abraços

Responder
Jair Prandi 18 de dezembro de 2017 - 19:00

Estas cidades da República Checa tem centros históricos espetaculares. Nunca tinha ouvido falar desta cidade tão repleta de atrações e pouco conhecida.

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies