Página Principal Bonito O que fazer em Bonito MS: todos os passeios imperdíveis!

O que fazer em Bonito MS: todos os passeios imperdíveis!

por Carina
4 comentários

Um destino cheio de atrações! Assim é Bonito, no Mato Grosso do Sul. Assim sendo, escolher o que fazer em Bonito é uma das tarefas mais difíceis na hora de organizar a viagem. Afinal, dentre tantos passeios legais, quais escolher? Certamente eu não vou dar a resposta pra você, porque cada pessoa tem um interesse diferente e o que pode ser muito legal para mim, pode não ser pra você. Mas este post tem a intenção de mostrar o que fazer em Bonito MS e assim começar a te guiar nas tuas escolhas.

Já temos outros posts para te ajudar a entender como funciona o turismo em Bonito e que dão várias dicas boas.


+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO – MS

+ DICAS DE BONITO MS: TUDO QUE VOCÊ PRECISA PARA PLANEJAR SUA VIAGEM

+ FLUTUAÇÃO RIO DA PRATA – TODAS AS DICAS


DICA: Se quiser deixar seu trabalho ainda mais fácil, podemos te indicar a agência que contratamos, gostamos muito e que nos ajudou com todos os passeios. Ela oferece pacotes personalizados para Bonito, caso você tenha interesse em fazer um orçamento, clique no banner abaixo ou mande um e-mail pra gente (tours@viajoteca.com). Deste modo, teremos prazer em te ajudar a realizar esta viagem de sonhos para Bonito (e até para o Pantanal!).

Passeio para Bonito e Pantanal

O que fazer em Bonito MS

Como uma cidade com somente 20 mil habitantes no meio do Mato Grosso do Sul pode ter se tornado referência mundial em ecoturismo? Simples, aliando muitas belezas naturais, estrutura de primeira linha e muito respeito ao ecossistema. Certamente, uma fórmula não tão fácil de ser seguida, mas que é certeza de sucesso.

São mais de 40 atrações espalhadas pelos arredores de Bonito e cidades vizinhas, em áreas onde a Mata Atlântica encontra o cerrado mato-grossense. Sem dúvida, um ecossistema único e especial. Fora que os passeios são na sua grande maioria no meio da natureza e em áreas de preservação permanente.

Boca da Onça o que fazer em Bonito MS
Boca da Onça

Com tanta beleza e tantas opções pode ser bem complicado escolher e encaixar nos dias disponíveis para a viagem tudo que queremos ver e experimentar. Assim sendo, montar um roteiro do que fazer em Bonito pode ser trabalhoso e desafiador, pois sempre fica aquela sensação de se estar deixando algo muito legal de fora. O que, claro, não deixa de ser um ótimo motivo para voltar! Mas existem vários passeios que são praticamente a mesma coisa, só que acontecem em outros lugares e com cenários diversos. Então dá para dividir os passeios em alguns grupos e tentar fazer pelo menos um de cada um numa visita para poder ter um gostinho de ter conhecido as variedades de Bonito.

Seguros Promo

Como montar seu roteiro dia a dia em Bonito MS

Para montar seu roteiro dia a dia em Bonito o ideal é levar em conta o seu perfil. Baseado nele, você deveria procurar os tipos de passeios que vão te agradar mais. Afinal, vão ter diversas opções do que fazer em Bonito para todos os tipos de pessoas. Você gosta de esportes radicais? Então procure as atrações que vão trazer muita adrenalina. Está acompanhado de crianças ou prefere somente passeios leves? Certamente vai ter uma gama de opções para você.

Assim sendo, o ideal é você montar uma lista dos passeios que te agradam. Abaixo neste texto, você vai encontrar uma explicação de cada um dos grupos e de diferentes opções de passeios encontrados em Bonito. Com estas opções anotadas, tente encaixá-las nos dias que você tem disponível para a viagem.

Está difícil de escolher? Entre em contato com as agências de turismo de Bonito! Como eu já mencionei, somente as agências da cidade e região podem vender os passeios para as atrações de Bonito. Deste modo, eles são especialistas em montar os roteiros, encaixando os passeios que tem disponibilidade e fazendo sugestões baseados no seu perfil. Os preços dos passeios são tabelados e as agências não cobram nada a mais para fazer este serviço pra você. 😉

Mas, se você está aberto a aproveitar tudo o que Bonito tem a oferecer, o ideal seria você escolher pelo menos um dos passeios de cada grupo, assim dá para ter um gostinho geral.


A gente também pode te ajudar a organizar sua viagem! Temos uma agência parceira que oferece diversas opções de tours e transfers para Bonito e Pantanal com preços excelentes. Clique aqui ou nos escreva e se informe! (tours@viajoteca.com)


Mas afinal, quais são estes grupos?

Grosso modo, podemos dividir os passeios em:

– Flutuações;

– Trilhas e Cachoeiras;

– Praticar Esportes de Aventura;

– Relaxar nos Balneários;

– Visitar Grutas;

– Observação de animais.

Claro que muitas das atrações podem se encaixar em mais de um grupo, já que muitas vezes o rio onde se faz flutuação pode oferecer mergulhos e boia-cross (esportes de aventura), por exemplo.

O que fazer em Bonito Rio Sucuri Bonito Shutterstock Por NiarKrad
Rio Sucuri / Shutterstock Por NiarKrad

Seguro de Saúde em Viagem

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Mesmo que você vá viajar pelo Brasil, saiba que muitas vezes seu plano de saúde não cobre tratamentos e atendimentos fora da sua cidade ou Estado. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ SEGURO VIAGEM: A IMPORTÂNCIA DE TER UM E COMO COMPRAR


Como escolher os passeios

As opções são tantas que é possível montar vários roteiros diferentes, e você pode optar por fazer um ou mais passeios por dia. Por exemplo, você pode encaixar uma flutuação pela manhã e visitar uma gruta à tarde. Na realidade, o que manda é a sua disposição (vontade, tempo e dinheiro) e a disponibilidade das atrações.

Mas para aproveitar bem seu tempo e as atrações, tente optar por 01 ou no máximo 02 passeios por dia. Mais do que isto você só vai sair correndo de um para outro e não vai curtir como deveria.

Outra dica interessante, caso teu tempo seja curto ou orçamento apertado, é optar por 01 ou 02 passeios de cada grupo numa primeira visita. Por exemplo, opte por uma flutuação, uma trilha com cachoeiras, uma gruta… claro que cada atração é única e todas valem a pena, mas ao escolher o que fazer em Bonito tente abranger pelo menos uma opção de cada.

Assim, se eu fosse indicar para você o que fazer em Bonito, eu diria para você fazer pelo menos uma flutuação, assim como fazer uma trilha com cachoeiras, além de visitar uma gruta. Caso você seja mais animado, inclua algum esporte de aventura. Se estiver dentro do seu orçamento, pense seriamente em incluir o incrível e único Abismo Anhumas!

Sem dúvida, os passeios que eu mais curti foram as flutuações e as trilhas para ver as cachoeiras, por isto, caso você tenha um pouco mais de tempo, faça uma segunda flutuação ou mais passeios de trilhas. Se você tem tempo e um orçamento grande, faça o máximo possível de passeios que você conseguir, afinal cada atração é única e tem algo diferente para mostrar!

Buraco das Araras Shutterstock Por Dias de Pedro
Buraco das Araras / Shutterstock Por Dias de Pedro

Como agendar os passeios em Bonito

Este é um tema importante para quem está planejando uma viagem para Bonito. Por isto, eu fiz um post somente sobre este tema, para ler ele clique abaixo.


+ TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMPRAR OS PASSEIOS EM BONITO MS


Resumidamente, não é possível comprar os ingressos das atrações na hora e eles são vendidos somente pelas agências de turismo da região a preços tabelados. Fora isto, as atrações têm número de visitantes controlados por dia e estes são divididos por grupos e horários. Sempre leve em consideração o período que deseja visitar a região, já que muitas atrações costumam lotar com bastante antecedência na alta temporada. Entre os mais procurados estão a flutuação no Rio da Prata e a Gruta do Lago Azul.

Para saber os valores atualizados das atrações de Bonito, entre na página da ATRATUR, a agência que regula e controla o turismo na região.

Onde ficar em Bonito

Como eu já falei em posts anteriores, Bonito é a cidade base para se fazer os passeios nas fazendas próximas da região. Afinal, é dentro da cidade que fica a grande maioria das opções de hotéis e pousadas em Bonito e aliás, onde também ficam os restaurantes, os bares, as agências de turismo, e ainda o comércio local, como lojas, supermercados e afins.

Naturalmente, existem algumas opções de pousadas em Bonito que ficam mais afastadas do centro da cidade e a experiência com a natureza é maior, de modo que este é o caso da ótima Pousada Olho D’Água, da Pousada Boyrá, do Hotel Cabanas e do Hotel Santa Esmeralda. Entretanto, este é o tipo de hospedagem que você vai precisar ter um carro próprio ou alugado disponível.

Só pra informar, eu me hospedei no Chalé do Bosque e gostei muito. O lugar fica no alto de um morro dentro da cidade, cercado pela natureza e bem privativo. Mas também precisa de carro, já que é longe para ir caminhando até o centro de Bonito.

Quem vai com crianças não deve deixar de olhar o Zagaia Eco Resort. Certamente teria sido minha escolha se eu tivesse levado minha filha.

Por fim, outros lugares para ficar em Bonito mais centrais e bem indicados são a Pousada Surucuá, o Bonito Ecotel e a Pousada Gira Sol.

o que fazer em Bonito Chalé do Bosque
Chalé do Bosque, em Bonito/MS

Bonito com crianças

Muitas famílias desejam viajar junto com seus filhos para conhecer as belezas de Bonito, mas vale a pena ressaltar que a grande maioria das atrações não aceitam crianças menores de 5 anos. Sinceramente, eu não indicaria o destino para crianças menores de 8, 9 anos, isto porque as trilhas, por exemplo, são longas e muitas com escadas. Com isto, as crianças costumam se cansar rapidamente e o que passa a se ouvir a partir de um certo ponto é só reclamações que estão cansados, por parte delas.

O que fazer em Bonito Serra da Bodoquena
Gruta na Serra da Bodoquena

O QUE FAZER EM BONITO MS

Então vamos conhecer as opções do que fazer em Bonito. Abaixo estão os grupos de atrações e em cada grupo estão as opções de passeios mais conhecidas e procuradas na região. São elas: Flutuações, Trilhas e Cachoeiras, Esportes de Aventura, Balneários e Grutas.

Flutuações

Quando se fala de Bonito, logo vem à cabeça as flutuações que acontecem em algumas propriedades da região. Sem dúvida, este foi o tipo de passeio que deu fama à região e se eu puder dar uma dica do que fazer em Bonito MS, certamente é uma flutuação. Caso você tenha mais tempo e disponibilidade, faça mais de uma!

Afinal, o que é uma flutuação? Como a própria palavra já entrega, flutuação é flutuar pelos rios. Ou seja, você vai descer um rio se deixando levar pela correnteza. Acredite, o passeio é uma delícia e não tem perigo algum, já que a maioria tem pouca profundidade e tudo é bem seguro. Definitivamente, a correnteza dos rios é bem fraquinha e pode-se ir deslizando vagarosamente e ir apreciando a natureza ao redor e dentro da água.

As águas da região costumam ser cristalinas e os rios são cheios de peixes, das mais diversas variedades. Os passeios são sempre guiados por guias experientes e a entrada do passeio já inclui o aluguel de uma roupa de neoprene, botinha de neoprene e snorkel, e naturalmente, coletes salva-vidas. Como toda esta paramentação nos protege da temperatura da água e nos faz boiar, o passeio se transforma só em diversão e assim pode ser feito até por quem não sabe nadar.

Mas anote aí as flutuações mais famosas de Bonito: as flutuações no Rio da Prata, no Aquário Natural e no Rio Sucuri. Naturalmente, existem muitas outras opções e cada uma tem seus pontos fortes, mas estas 3 são as mais procuradas, sendo que a flutuação no Rio da Prata é a aquela que exige uma boa programação antecipada, já que costuma estar esgotada nos períodos de alta temporada. E ó, ela vale muito a pena, é incrível!!

Flutuação Rio da Prata Bonito
Flutuação no Rio da Prata

As opções de flutuação em Bonito

Recanto Ecológico Rio da Prata

Este foi o primeiro passeio que eu fiz e devo reconhecer que ele fez eu me apaixonar por Bonito já no 1º dia. Ele começa no rio Olho d’Água, onde consegue se ver até as nascentes do mesmo, que é bem transparente e cheio de peixes. A seguir, a flutuação segue no próprio Rio da Prata, que é um rio maior e mais profundo. O passeio é lindo e delicioso, com várias paradas e muita natureza para se observar. Vale ressaltar que só é permitido para maiores de 8 anos e é bem concorrido, então se você quiser fazer mesmo este passeio, organize-se com antecedência.

A fazenda onde a flutuação acontece fica a cerca de 50 quilômetros de Bonito, na cidade vizinha de Jardim e o almoço está incluído no valor do passeio. O passeio dura pelo menos umas 4, 5 horas e tem o percurso mais longo entre as flutuações.

Aliás, uma das boas dicas de Bonito é: compre o doce de leite produzido nesta fazenda, é considerado o melhor doce de leite do Brasil! E ó, é bom mesmo.

Endereço: Rodovia BR 267, km 512, Jardim (45 km de Bonito).

Horário: diariamente entre 07h30-17h.

https://www.riodaprata.eco.br/


+ FLUTUAÇÃO NO RIO DA PRATA: UM DOS PASSEIOS MAIS INCRÍVEIS DE BONITO – MS


Flutuação Rio da Prata Bonito
Rio da Prata

Aquário Natural

Um dos passeios mais próximos do centro, esta flutuação fica a cerca de 8 quilômetros do centro de Bonito e ideal para crianças menores e pessoas da terceira idade, além de ser o certeiro para aqueles que não sabem nadar.

Principalmente, o lugar é conhecido por sua profusão de peixes, que já estão bem acostumados com as pessoas, e devido sua vegetação lembra muito um aquário (e por isto tem este nome). Ah, também tem uma tirolesa que agrada a todos. Enfim, este é um passeio que pode ser encaixado com mais algum outro num mesmo dia.

Endereço: Rodovia Bonito/Guia Lopes da Laguna, km 7 (07 km de Bonito/MS).

Horário: diariamente entre 08-18h.

http://www.aquarionatural.com.br/

Nascente do Rio Sucuri

É importante ressaltar que existem 2 flutuações que acontecem no Rio Sucuri, o conhecido como Nascente do Rio Sucuri e a flutuação na Barra do Rio Sucuri. A flutuação da Nascente do Rio Sucuri é famosa pela transparência da água deste rio, que dizem ser um dos mais transparentes do Brasil, entretanto ela é mais procurada que a outra flutuação que acontece no mesmo rio pelo fato de começar a flutuação na nascente do rio.

Apesar de não ser um rio cheio de peixes, o passeio vale a pena pois o rio mais parece uma piscina, fora que aceita crianças acima de 4 anos. Aliás, esta flutuação é a 2ª mais longa e recorrentemente ela costuma ser escolhida como uma segunda flutuação para quem tem mais tempo em Bonito.

Endereço: fica na Fazenda São Geraldo, km 18 Rodovia Bonito (19 km de Bonito).

https://www.riosucuri.com.br/

Flutuação Rio Sucuri Shutterstock Por Appreciate
Flutuação Rio Sucuri / Shutterstock Por Appreciate

Barra do Rio Sucuri

Apesar desta flutuação acontecer também no Rio Sucuri, ela tem menos atrativos que a anterior por não começar pela nascente. O que acontece é que o rio atravessa 2 fazendas que oferecem flutuação no Rio Sucuri, e a flutuação que acontece na Barra do Rio Sucuri começa mais na metade do rio, fora que é necessário ir de barco até o ponto inicial do passeio.

Naturalmente, o passeio também é bonito, e vale a pena ser considerado por aqueles que querem fazer alguma economia ou está complicado de conseguir vaga em outras flutuações. Outro ponto positivo é que esta flutuação aceita crianças.

Endereço: fica na Fazenda América, km 17 Rodovia Bonito (16 km de Bonito).

Horário: de sexta-feira a quarta-feira das 08-14h30.

https://www.sucuri.com.br/

Nascente Azul

Mais uma boa opção para crianças (a partir de 4 anos) e pessoas da 3ª idade, a flutuação da Nascente Azul é super tranquila e quase sem correnteza, fora que é também a mais curta das flutuações em Bonito. Como lindas todas são, você deve se apegar em outros detalhes para escolher a que melhor vai funcionar no seu caso, e esta pode ser uma ótima opção para os grupos acima citados.

Entretanto, ela pode ser um passeio bem bacana para quem curte mergulho, mesmo sem equipamento, já que é possível mergulhar até cerca de 7 metros de profundidade para ver de perto a nascente. Inclusive tem uma corda que está presa ao fundo e ajuda os menos desenvoltos a chegar lá.

Aliás, outro ponto interessante é que o valor da entrada dá direito a usar o Balneário da fazenda, que é cheio de outras atrações (algumas pagas). Então como o passeio não demora mais de 3 horas, dá para usar a estrutura no restante do dia.

Endereço: Rodovia Bonito/Bodoquena, km 22 (34 km de Bonito).

Horário: alta temporada – diariamente entre 08-15h.

Baixa temporada – de quarta-feira a segunda-feira das 08-13h20.

https://nascenteazul.com.br/

Nascente Azul Bonito Shutterstock Por Luciana Nobre Deliza
Nascente Azul / Shutterstock – Por Luciana Nobre Deliza

Trilhas e Cachoeiras

Boca da Onça

O meu segundo passeio em Bonito foi a trilha ecológica da Boca da Onça e, se eu já estava apaixonada por Bonito depois da flutuação no Rio da Prata, eu caí de amores para sempre depois deste passeio! Sim, ele é muito recomendável, não deixe de fazer se tiver oportunidade.

Afinal, o que é tão especial nesta trilha? Tudo! A paisagem é linda, a estrutura da fazenda é incrível e a trilha passa por tantas belezas que nem dá para enumerar todas. Mas para começar, neste trajeto de 4 km (e com mais de 900 degraus, devo avisar!) se passa por várias cachoeiras lindas, entre elas a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul que tem 156 metros de altura. Aliás, é possível fazer rapel na pedra desta cachoeira, que se chama Boca da Onça.

Fora isto, tem o Buraco do Macaco onde precisa se mergulhar sobre pedras e chegar num buraco com uma cachoeira, sem dúvida, um dos pontos altos do passeio. Mas não acaba aí, outras cachoeiras lindas e uma vista do vale de tirar o folego estão pelo caminho. Ademais, o almoço e o café da manhã estão incluídos no valor do passeio, que dura o dia todo. Não perca! Quem avisa, amigo é. 😉

Endereço: Rodovia Bodoquena/Bonito MS 178 – KM 26, Bodoquena/MS (a distância total de Bonito é 58 km).

https://www.bocadaonca.com.br/


+ A IMPERDÍVEL TRILHA DE CACHOEIRAS BOCA DA ONÇA EM BONITO


o que fazer em Bonito Buraco do Macaco Boca da Onça
Buraco do Macaco, Boca da Onça

Estância Mimosa

Este é outro passeio é outro tão delicioso quando o doce de leite servido e vendido lá (caso você não tenha comprado no Rio da Prata, não deixe de fazer isto aqui!)! A Estância Mimosa é outra fazenda bem cuidada, que oferece um almoço gostoso incluído no valor do passeio e que se preocupa em mostrar o que a região tem de melhor.

Em resumo, o que você vai encontrar são várias cachoeiras, sendo que 10 delas você pode parar e tomar banho, numa trilha de 4,5 km. Ainda, o passeio inclui um passeio de barco e pode-se mergulhar de uma plataforma que fica a 6 metros de altura.

Assim como em toda trilha, pode-se observar vários animais e na sede tem um lago enorme com alguns jacarés, além de lindas araras e muitos patos. Outro passeio possível é um passeio de cavalo (pago à parte).

Por fim, vale dizer que este é um passeio de meio dia e que fica perto de Bonito (cerca de 25 km), deste modo, você pode planejar outro passeio para a outra metade do dia.

Endereço: Rodovia Bonito/Bodoquena, MS 178, Km 18 (24 km de Bonito).

Horário: diariamente entre 07h30-17h.

https://www.estanciamimosa.eco.br/


+ ESTÂNCIA MIMOSA EM BONITO: TRILHAS, CACHOEIRAS E MUITA DIVERSÃO


O que fazer em Bonito Estância Mimosa
Cachoeiras na Estância Mimosa

Fazenda Ceita Corê

Conhecida por possuir a sede de fazenda mais bonita da região, o Ceita Corê também oferece um delicioso almoço incluído no valor do passeio. Entretanto, não é por isto que as pessoas visitam esta fazenda e sua trilha encantadora que passa por várias cachoeiras num trecho de 4 km. Aliás, são 7 cachoeiras visitadas, sendo 6 delas onde você pode mergulhar e se refrescar. Fora isto, o passeio conta com cavalgadas, tirolesa, pontes suspensas, trampolim, além de uma piscina de água natural que pode ser usada por todos e até uma caverna inundada que tem 155 m de profundidade!

O passeio é feito em duas partes e é dos mais indicados para pessoas mais idosas e crianças.

Endereço: Rodovia Bonito/Bodoquena, MS 178, km 30 (36 km de Bonito).

Horário: diariamente entre 08-17h.

http://fazendaceitacore.com.br/

o que fazer em Bonito Ceita Corê
Imagem: divulgação Ceita Corê

Cachoeiras Serra da Bodoquena

De maneira semelhante aos anteriores, esta é mais uma oportunidade de trilha que passa por diversas cachoeiras e que também possui um balneário, onde a gente pode ficar relaxando ao final do passeio. O lugar é muito bonito, e conta com diversas cachoeiras e até gruta. Fora que é possível andar de caiaque, bote e até tirolesa. A fazenda oferece também opção de hospedagem, e o almoço é incluído no valor do passeio.

Endereço: Fazenda Betione 1,5 do centro de Bodoquena – MS (cerca de 70 km de Bonito).

http://www.cachoeiraserradabodoquena.com.br/


+ A TRILHA PARA CONHECER AS CACHOEIRAS SERRA DA BODOQUENA EM BONITO


O que fazer em Bonito cachoeiras serra da Bodoquena
Cachoeiras Serra da Bodoquena

Parque das Cachoeiras

Assim como acontece com a flutuação do Rio Sucuri, o Parque das Cachoeiras também divide um rio com outra fazenda que oferece o mesmo passeio, que é a Estância Mimosa. Certamente, a Estância Mimosa é mais atrativa, mas a beleza das cachoeiras está ali também, onde pode se tomar banho em 7 cachoeiras diferentes com piscinas naturais. Não é indicado para menores de 12 anos.

Endereço: Rodovia Bonito/Bodoquena, MS 178, km 11 (17 km de Bonito).

Horário: diariamente entre 08h30-17h30.

https://www.parquecachoeiras.com.br/

Como Comprar passeios em Bonito capa
Parque das Cachoeiras

Cachoeiras do Rio do Peixe

Mais uma trilha elogiada com 11 cachoeiras a se visitar, na Fazendo Água Viva. Aliás, este passeio é dividido em dois, sendo que a primeira parte acontece pela manhã e a segunda depois do almoço (incluído no preço do passeio). De fato, das 11 cachoeiras avistadas, 7 são paradas para banho nas piscinas naturais. Além disto, tem trampolins e tirolesas para se divertir muito. Por fim, ainda é possível ter interação com animais como macacos, tucanos, araras, entre outros, fora os inúmeros cardumes de peixes nos rios Olaria e do Peixe.

Endereço: Rodovia Bonito/Bodoquena, km 22 (35 km de Bonito).

Horário: passeio começa às 08h da manhã.

O que fazer em Bonito MS: praticar Esportes de Aventura

Abismo Anhumas

Sem dúvida, um dos passeios mais incríveis para se fazer nos arredores de Bonito é o Abismo Anhumas. Realmente, o lugar é único e vale muito a pena ser conhecido. À primeira vista, o que chama atenção é o valor do passeio, que é pelo menos 4 vezes mais caro que os passeios de primeira linha de Bonito. Antes de mais nada, isto se justifica? A resposta é sim, o passeio é caro, mas é incrível.

Entretanto, o Abismo Anhumas não é um passeio para todo mundo, já que acontece dentro de uma enorme caverna, onde tem um lago incrível que com a incidência de luz se torna mágico. Mas para chegar na caverna é necessário passar por uma fenda estreita e descer de rapel. Ou seja, somente os mais aventureiros encaram o passeio. A descida de rapel é de 72 metros de altura, que apesar de poder ser feita por uma cadeirinha elétrica, ainda assim é um passeio ousado para muitos.

Lá embaixo, o passeio prossegue com uma volta no lago com um bote e pode-se optar por fazer flutuação com snorkel ou mergulho de cilindro (pago à parte). Outra parte é a observação das formações calcárias incríveis e únicas, tanto dentro, como fora da água. Como o próprio site do abismo se descreve “uma caverna parcialmente submersa, com um lago cristalino, com uma floresta de cones de calcário – tendo o maior cone já registrado na literatura mundial”. Algo realmente especial!

O passeio começa cedo pela manhã e pode ser considerado de meio dia. Lembre-se de reservar com bastante antecedência, já que ele é bem concorrido e oferece poucas vagas por dia.

Endereço: Estrada para Campo dos Índios, km 22 (23 km do centro de Bonito).

http://abismoanhumas.com.br/

Lagoa Misteriosa

O nome vem do fato de ser um mistério a profundidade desta lagoa, sabe-se que tem mais de 240 metros de profundidade, mas nunca ninguém conseguiu descobrir sua real dimensão. Entretanto, o que se sabe é que é um passeio incrível e que só acontece durante alguns meses do ano, já que a proliferação de algas no calor é tanta, que compromete a visibilidade da água. Por isto o passeio não acontece entre meados de outubro a meados de abril.

Assim sendo, este passeio é ideal para quem gosta de mergulho com cilindro, mas claro que pode se fazer somente a flutuação e snorkel no local, para observar a visibilidade de 30 metros de profundidade do local (chegando a 40 m no inverno!). Além disto, também tem uma trilha pela mata para chegar no local da lagoa e ainda um mirante de onde pode-se observar a mesma.

A Lagoa Misteriosa pertence ao mesmo grupo do Rio da Prata e fica bem próxima, então é possível casar este passeio com uma das mais lindas flutuações da região. Fora que você ainda tem mais uma oportunidade de comprar o melhor doce de leite do Brasil.

Endereço: Rodovia Bonito/Jardim – MS 178 ou pela BR 267, km 515, Jardim, mesma estrada de acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata (48 km de Bonito).

https://www.lagoamisteriosa.eco.br/

Lagoa Misteriosa Bonito
Imagem: divulgação Lagoa Misteriosa

Rapel na Boca da Onça

Caso você goste de esportes bem radicais, talvez você fique bem interessado em fazer o rapel ao lado da mais alta cachoeira do Mato Grosso do Sul. Quem faz a trilha na Fazenda Boca da Onça (mencionada lá em cima na parte das trilhas e cachoeiras) tem a oportunidade de ir até a plataforma no alto, ao lado da cachoeira onde começa o rapel. De fato, eu subi até lá e devo dizer que a estrutura é de alto nível e a vista é simplesmente incrível. Se rapel é seu esporte, não perca esta oportunidade!

Endereço: Rodovia Bodoquena/Bonito MS 178 – KM 26, Bodoquena/MS (a distância total de Bonito é 58 km).

https://www.bocadaonca.com.br/

Boca da Onça Bonito
A mais alta cachoeira do MS, Boca da Onça

Passeio de Boia Cross, Mergulho e Cavalgada no Parque Ecológico do Rio Formoso

O Parque Ecológico do Rio Formoso fica cerca de 08 quilômetros do centro de Bonito e o lugar oferece diversos tipos de passeios diferentes, entre eles um aventureiro passeio de boia cross no Rio Formoso, assim como mergulho de cilindro em diferentes pontos do rio. Além disto, o lugar ainda oferece cavalgadas onde é possível avistar animais nativos e conhecer a vegetação da região.

Cada um destes passeios deve ser agendado à parte e o Parque Ecológico ainda oferece um passeio de trilha, que dá direito a utilizar toda estrutura e permite a utilização gratuita de caiaque e stand up na lagoa do lugar.

Endereço: Rodovia Bonito Guia Lopes, km 7 (08 km de Bonito).

https://www.parquerioformoso.com.br/

Passeio de Boia Cross e Arborismo no Hotel Cabanas

Caso seja ou não hóspede do Hotel Cabanas, você pode se divertir muito em algumas atrações oferecidas ali. Uma das mais famosas é o passeio de boia cross que acontece no rio Formoso, onde boias infláveis descem o rio passando por 2 corredeiras e 3 cachoeiras, promovendo muita diversão.

Ao mesmo tempo, o lugar ainda conta com um parque de arborismo com 20 atividades diferentes, onde vai se passando pelas copas das árvores atravessando obstáculos e se divertindo em tirolesas.

Endereço: Rodovia MS 382, km 6 (07 km de Bonito).

www.hotelcabanas.com.br

Arborismo Ybirá Pê

Ybirá Pê, em Tupi-Guarani, significa caminho das árvores e é exatamente isto que esta atração oferece: um passeio pela copa das árvores, enfrentando obstáculos com muita diversão. Só para ilustrar, a aventura tem um percurso tem aproximadamente 380 metros de extensão, onde pode se chegar até 20 metros de altura.

O lugar fica nas margens do Rio Formoso e pode-se ter contato com árvores como Aroeira, Bálsamo, Peroba e Ipê. De modo que todos os passeios são acompanhados por guias experientes da região, você pode conhecer muito sobre a fauna e a flora, além de se divertir muito. Fora que no final do percurso está uma tirolesa que faz a alegria dos participantes!

Peso máximo permitido: 100 kg.

Idade mínima: 07 anos (a partir de 1,15 metros de altura).

Horário: diariamente entre 08 e 18h.

Passeio de Boia Cross, Duck e Bote no Eco Park Porto da Ilha

O Eco Park Porto da Ilha oferece 3 passeios de aventura que fazem a alegria dos mais destemidos: a descida do Rio Formoso em uma boia (boia cross), em um caiaque inflável (duck) e em botes. Naturalmente, um mais aventureiro que o outro! Fora estas atrações, o lugar oferece ainda stand-up paddle e barco a motor elétrico para aqueles que não querem encarar as corredeiras e cachoeiras pelo trajeto do rio. Mas não se assuste, não é nenhum passeio muito perigoso e pode ser encarado pela grande maioria das pessoas. Na realidade, todos os passeios de aventura têm adrenalina, mas não são radicais.

Além das atrações, o Eco Park tem uma boa estrutura para quem quer passar o dia por lá, descansando no balneário e aproveitando a natureza e as cachoeiras.

Endereço: Rodovia do Turismo, km 13 (13 km de Bonito).

Horário: Baixa Temporada: 09h às 17h, de Terça-feira a Domingo.

Alta Temporada: 08h às 17h – diariamente.

https://portodailha.eco.br/

Rafting Rio Sucuri Bonito Shutterstock Por mundoaovivo
Rafting no Rio Sucuri / Shutterstock Por mundoaovivo

Passeio de Quadriciclo Rota Zagaia

Mais um passeio oferecido pela região é o percurso de 3,5 km feito em um quadriciclo, que nada mais é que uma moto de 4 rodas. Vale lembrar que a região é bem propícia para este tipo de passeio, já que passa por dentro da mata e conta com alguns obstáculos da própria natureza. Bem como é possível observar diversas aves e animais silvestres no seu habitat natural.

Os passeios são realizados dentro do Hotel Zagaia, que é um dos mais bacanas para quem vai em família, já que tem uma super estrutura pra todas as idades. Certamente, os passeios são conduzidos por guias experientes e dura aproximadamente 40 minutos

Endereço: Rodovia Bonito Morros 3 (cerca de 4,7 km do centro).

Passeios de Bicicleta Rota Aventura

Quer fazer um passeio de aventura pela região? Então basta se juntar a um grupo que sai de bicicleta, passando por trilhas lindas, conhecendo grutas e tomando banho de cachoeiras. Em resumo, existem diversos roteiros que podem ser escolhidos, sendo elas das mais diferentes distâncias como, por exemplo, a Rota Boiadeira, que tem 9 km, a Gruta de São Mateus (9 km), ainda a Ybira Pe (18 km) e além da Sinhozinho (22 km). Aliás, existem diferentes horários de saídas todos os dias, sendo eles às 07h30h, 14h ou 20h, sendo que os passeios têm a duração entre 2h e 4h.

Os diversos roteiro de bicicleta são em meio a natureza, passando por picadas no meio da mata e sempre acompanhados por guias profissionais que conhecem muito da região.

http://rotaaventura.blogspot.com/

Passeios de Bicicleta Lobo Guará Bike

Outra empresa que fornece o mesmo tipo de serviço citado acima é a Lobo Guará Bike. Assim como a anterior, eles têm vários roteiros diferentes de bicicletas para escolher o que fazer em Bonito MS, com variadas durações de tempo e distâncias. Com uma consciência ecológica forte, no final de cada tour, os participantes plantam uma muda de árvore.

http://www.loboguarabikeadventure.com.br/

cachoeiras-serra-da-bodoquena-tirolesa
Imagem: Cachoeiras Serra da Bodoquena

Relaxar nos Balneários

Afinal, o que são os famosos balneários de Bonito já que o lugar não tem praia? Os balneários são lugares nas margens de rios com bastante espaço para relaxar, tomar banho de rio e ainda praticar inúmeros esportes. Na realidade, são fazendas que ficam ao longo dos rios e disponibilizam este espaço para os visitantes. Assim sendo, você paga uma taxa para usar o espaço por um dia e fica o tempo que quiser e pode usar a estrutura do lugar e ainda alugar no lugar botes, pedalinho, pranchas de stand up paddle, caiaques, etc.

Muitos deles tem uma excelente estrutura para passar o dia, uma vez que contam com banheiros, vestiários, chuveiros, restaurantes ou lanchonetes, e ainda podem oferecer outros tipos de passeios, como flutuação e trilhas.

Balneário Municipal

Administrado pela cidade, este é um dos passeios mais baratos para aqueles que procuram o que fazer em Bonito MS gastando pouco. Não só é perto da cidade, como também tem uma taxa de entrada baratinha. Ali pode-se nadar no Rio Formoso, ver seus peixes e ainda relaxar bastante. Ideal para aqueles dias em que você está querendo só ficar esticado numa cadeira e mergulhar no rio.

Horário: aberto diariamente entre 08h e 17h.

Endereço: Rua Cel. Pílad Rébua, 1780, Bonito (07 km do centro).

Praia da Figueira

A Praia da Figueira tem, além do rio, ainda uma piscina com um belo escorregador, o que atrai muitos visitantes. A estrutura é boa e no valor da entrada estão incluídas atividades como cama elástica, tirolesa, pedalinho, caiaque e stand-up paddle. Não apenas o lugar oferece flutuação no rio Formoso, como também passeios de barco, ambos pagos à parte. Na lagoa formada pelo rio fica um avião que é a marca registrada do lugar, juntamente com a figueira centenária que dá nome ao lugar.

Horário: diariamente entre 09h e 17h.

Endereço: Rodovia Bonito/São Geraldo, km 14 (17 km do centro).

https://www.praiadafigueira.com.br/

o que fazer em Bonito Balneário Praia da Figueira
Imagem: divulgação Balneário Praia da Figueira

Balneário do Sol

Mais uma boa opção do que fazer em Bonito MS com crianças, o Balneário do Sol é conhecido pela transparência de suas águas e variedade dos seus peixes. Também fica no Rio Formoso e além de cachoeiras e piscina natural, os grandes atrativos são os animais, tirolosa, parquinhos infantis e quadras esportivas.

Endereço: Rodovia do Turismo, km 8 (10 km do centro).

https://balneariodosol.tur.br/

o que fazer em Bonito Balneário do Sol
Balneário do Sol / Imagem: Divulgação Balneário do Sol

Balneário Ilha Bonita

Mais um balneário às margens do Rio Formoso, o Ilha Bonita tem uma boa estrutura e bastante verde. Aliás, o lugar também oferece passeios como boia cross, passeios de bote e tirolesa.

Endereço: Rodovia do Turismo, km 8 (12 km do centro).

http://ilhabonita.com.br/

O que fazer em Bonito MS: visitar Grutas

Gruta do Lago Azul

O passeio mais famoso de Bonito é realmente um lugar lindo e também um Monumento Natural e deste modo é de preservação permanente. De beleza indescritível, esta caverna tem um lago com mais de 80 metros de profundidade no seu interior onde, quando os raios do sol batem, se vê uma cor azul intensa. Apesar de não ser possível entrar na água do lago, este é o passeio mais procurado pelos visitantes de Bonito e que deve ser programado com antecedência, já que as vagas esgotam rapidamente.

Endereço: Rodovia Bonito/Três Morros, km 19 (20 km de distância).

https://grutadolagoazul.com.br/

o que fazer em Bonito lagoa azul

Grutas de São Miguel

Embora esta seja mais uma gruta, ela é um passeio completamente diferente da gruta anterior. Aqui o negócio é conhecer as formações como estalactites, estalagmites e coraloides que dão a beleza ao lugar e foram formadas há milhares de anos. Outras atrações do lugar são uma ponte suspensa e um museu indígena, que fica na sede da fazenda onde está a gruta.

Horário: diariamente entre 07h30 e 16h30.

Endereço: Rodovia do Turismo km 02 (3 km do centro).

https://www.facebook.com/grutasaomateus

Gruta São Miguel Shutterstock Por Appreciate
Gruta São Miguel / Shutterstock Por Appreciate

Observação de animais

Como a região é belíssima e muito bem preservada, uma das muitas coisas atrações do que fazer em Bonito MS envolvem observação de animais. Deste modo, alguns passeios são destinados exclusivamente para ver de perto diversos tipos de animais, como os abaixo.

Projeto Jibóia

Um dos passeios rápidos e centrais que podem ser encaixados no seu dia em Bonito é o Projeto Jibóia. Certamente, como o nome entrega, ele envolve cobras. No Projeto Jibóia você pode ter a oportunidade de conhecer características e aprender sobre o comportamento de diversos tipos de cobra. Sobretudo, você pode bater uma foto com uma jiboia no pescoço no final do passeio, caso seja corajoso o suficiente para isto!

Endereço: Rua Nestor Fernandes, 610 (01 km do centro).

http://www.projetojiboia.com.br/

Buraco das Araras

O Buraco das Araras é exatamente o que o nome descreve, um enorme buraco com 500 metros de circunferência e 100 metros de profundidade que abriga inúmeras araras vermelhas e diversas outras aves (mais de 150!). O passeio é somente para observar as aves e o ideal é visitar este lugar ou no começo do dia, bem cedo, ou no final da tarde, quando as aves estão mais em atividade. Devido a proximidade, ele é indicado fazer no mesmo dia que a flutuação no Rio da Prata (5 km) ou da Lagoa Misteriosa.

Endereço: Rodovia Jardim/Porto Murtinho, BR 267, km 28 (53 km de Bonito).

https://www.buracodasararas.com.br/

Buraco das Araras Shutterstock Por Erica Catarina Pontes
Buraco das Araras / Shutterstock Por Erica Catarina Pontes

Fazenda San Francisco

Já que Bonito não fica muito distante do pantanal, o passeio a Fazenda São Francisco, em Miranda, dá uma ideia do que a região oferece. Só para ilustrar, a programação inclui safári fotográfico, passeio de chalana, pesca de piranha, almoço pantaneiro, entre outros. Fora que o lugar oferece tanto a oportunidade de usar a estrutura por um dia (o chamado day use), ou ainda a oportunidade de dormir uma noite na própria fazenda e ter uma experiência mais completa.

Apesar de ser uma oportunidade super bacana, onde pode-se observar diversos animais e a paisagem pantaneira, certamente ela não substitui uma viagem ao pantanal. Caso você tenha pouco tempo, prefira aproveitar melhor as outras atrações e prefira preencher o seu tempo do que fazer em Bonito MS na região mesmo. E lembre-se, caso tenha vontade de conhecer o Pantanal e Bonito, temos um parceiro que oferece tours incríveis pela região. Entre em contato conosco! (tours@viajoteca.com)

Endereço: Fazenda San Francisco Agro Ecoturismo BR 262, km 583 – Pantanal do Miranda, MS (160 km de Bonito, cerca de 2h30 de carro).

http://fazendasanfrancisco.tur.br/

o que fazer em Bonito Fazenda São Francisco
Imagem: divulgação Fazenda São Francisco

Prontos para viajar para Bonito?

Espero que tenham curtido essas dicas sobre o que fazer em Bonito, no Mato Grosso do Sul! Certamente um lugar muito especial, repleto de atrações para todos os gostos e ainda que vale a visita!

Sendo assim, qualquer dúvida ou sugestão, estou a disposição nos comentários no final desse post! 🙂

Aliás, aproveito para pedir para usar nossos links de parceiros sempre que possível, assim a cada reserva concluída ganhamos uma micro-comissão que nos ajuda a manter o Viajoteca com dicas sempre atualizadas! Naturalmente, você não paga a mais por isso, fora que às vezes ganha descontos especiais e nos ajuda muito!

Banner Pantanal Bonito Viajoteca

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

4 comentários

Você lembrou do Seguro Viagem? 


Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.


Cotação seguro viagem



Continue planejando sua viagem:


> Reserve seu hotel

> Seguro Viagem com desconto

> Passagem aérea

> Ingressos e Passeios

> Aluguel de veículos

> Tours Exclusivos Viajoteca

> Chip de celular


Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Vanessa Orfao 16 de fevereiro de 2021 - 19:49

Nossa, seu post está extremamente bem explicado. Eu nunca fui para Bonito, mas já estava fazendo roteiro para ir para lá, sem dúvida o seu relato vai me ajudar muito na montagem dele! E borá viajar!!!

Responder
Carina 17 de fevereiro de 2021 - 14:40

Fico muito feliz em saber, Vanessa! Qualquer dúvida, volta aqui que faço questão de te ajudar. 🙂

Responder
ANDRESSA 17 de fevereiro de 2021 - 14:32

Parabens pelo artigo! Muito completo, além das fotos lindissimas! Bonito certamente é uma das prioridades de destinos para conhecer no Brasil!

Responder
Carina 17 de fevereiro de 2021 - 14:39

Obrigada, Andressa!
Realmente Bonito é um dos lugares mais incríveis que já visitei. 🙂

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies