Dicas de Viagem

Novidades sobre o visto americano … provavelmente teremos mudança (para pior)!

0

Estava achando que nada iria mudar com relação a brasileiros se aplicando para o visto americano sob o governo Trump, especialmente depois de ter lido a reportagem da BBC no dia 8 de Fevereiro desse ano.  Mas, pelo visto, essa realidade deve mudar nos próximos meses!

Segundo a reportagem de hoje da Bloomberg, políticas de seleção mais restritas deverão ser implementadas para viajantes de países que necessitem de visto americano, incluindo até inspeção em social media para alguns candidatos!

O único problema é que essa mensagem, como a grande maioria das novas políticas do governo atual, não vem com detalhamento e quando foi pedido mais esclarecimentos, o porta-voz governo americano mencionou: “o público será informado sobre as mudanças no momento propício” – isso aconteceu ontem.

Essa nova política tem como alvo turistas de países como o Brasil, México, China, Argentina, Colombia e Africa do Sul serão. Segundo a estimativa do USTA (US Travel Association), um total de aproximadamente 15 milhões de viajantes (de lazer e corporativo) serão afetados. Mais um choque e prejuízo perante a imagem do turismo americano no mundo.

Apesar desse ser um post ainda especulativo, nossa intenção não é causar desespero, mas somente alertar que novas políticas devem entrar em vigor para o visto americano, e logo!

Notícias sobre o visto americano
Imagem: shutterstock.com

O que isso significa para industria do turismo americana

Para quem gosta do assunto, tentemos colocar em números o quanto a indústria de viagem americana pode vir a perder com essa e outras recentes atitudes por parte do governo americano. Vale lembrar que em menos de 3 meses de governo o Trump já teve desentendimento com vários lideres de países como a Australia, Alemanha, México e China. Houve também a proibição de entrada de cidadãos de vários países muçulmanos, o que gerou protesto e mais repercussão negativa para o país. E, mais recentemente, veio a restrição de se levar aparelhos eletrônicos na mala de mão para pessoas voando de/para 8 países, muçulmanos também, incluindo cidades com alto hub aéreo como Dubai, Abu Dhabi, Doha, Cairo e Istanbul!

Roger Down, executivo da USTA, está prevendo uma queda de 4% de queda do turismo no país esse ano, mas ele diz ainda que isso é somente a ponta do iceberg. Um pena, pois durante o governo Obama a mesma industria viu um crescimento superior a 50%, de 51 milhões de visitantes em 2006 para 78 milhões em 2015!

Esse tipo de proposta do atual governo, a meu ver, é um banho de água fria para a industria do turismo americana, pois havia uma esperança que sendo o Trump, um empresário da área hoteleira, o governo teria uma visão mais aberta em relação ao turismo.

Agora, só nos resta torcer para que essas novas políticas sejam clarificadas rapidamente para sabermos como lidar com tudo isso.

Em face aos desdobramentos da política externa do governos Trump, você pensa em mudar seus planos de viagem para os Estados Unidos? Conta para gente na caixa de comentários.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui