Logo

Noryangjin Fish Market em Seul

Noryangjin Fish Market: O mercado dos peixes de Seul

by / 3 Comentarios / 1 de julho de 2016

Com uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, Seul é um destino ainda relativamente pouco explorado pela grande maioria dos brasileiros que visitam a Àsia. Vibrante e cosmopolita, a capital sul-coreana é uma cidade fantástica e repleta de surpresas e atrações incríveis. Uma cidade fascinante onde o moderno e o tradicional coexistem pacificamente.

Noryangjin Fish Market em Seul

Sempre que viajo, uma das coisa que eu sempre tento fazer quando vou conhecer um novo destino, é conhecer um mercado tradicional local. Em Seul não foi diferente. Depois de visitar a cidade em mais de uma oportunidade, acabei conhecendo vários dos peculiares mercados de Seul.

Noryangjin Fish Market em Seul

No post de hoje da série 1 cidade: 1 atração, irei compartilhar com vocês um pouco mais da minha experiência visitando o Noryangjin Fish Market. O famoso mercado dos peixes e outros frutos do mar de Seul . Sem dúvida, o meu mercado favorito na capital coreana.

Noryangjin Fish Market em Seul

Noryangjin Fish Market: O mercado de peixes e frutos do mar de Seul

Seu nome oficial é Noryangjin Fisheries Wholesale Market. O mercado de peixes e frutos do mar de Seul está localizado na zona sudoeste da cidade, pertinho da estação de metro de Noryangjin, a qual é servida pelas linhas 1 e 9 do metro de Seul.

Noryangjin Fish Market em Seul

Considerado um dos maiores e mais diversos mercados de peixes do extremo oriente, o mercado atacadista de frutos do mar de Seul pode ser visitado a qualquer hora do dia. Isso porque ele fica aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Noryangjin Fish Market em Seul

Abrigando mais de 700 fornecedores que ali comercializam diariamente várias toneladas de pescados oriundos de vários portos pesqueiros da Coréia do Sul e do mundo. Uma visita ao Noryanjin Fish Market é uma das atrações mais peculiares que visitei em Seul.

Noryangjin Fish Market em Seul

Como um bom e verdadeiro mercado atacadista de peixes e outros frutos do mar, a atividade no Noryangjin Fish Market começa bem cedo, quando o leilão que reúne centenas de compradores e vendedores conduzem seus negócios ainda de madrugada.

Noryangjin Fish Market em Seul

Embora fique aberto 24 horas por dia, as principais transações acontecem no início da madrugada nos leilões por atacado. O leilão de pescados geralmente começa em torno de 1:00 am e muitas vezes se extende até o amanhecer. Ao contrário do mercado de peixes de Sydney, em Seul, não cheguei a conhecer o mercado tão cedo no horário do leilão. Porém, mesmo perdendo parte do movimento frenético do leilão, o Noryangjin Fish Market de Seul me surpreendeu bastante.

Noryangjin Fish Market em Seul

Independentemente do horário do dia que você visita o Noryangjin Fish Market, você sempre irá encontrar vários e vários aquários com criaturas subaquáticas comestíveis que vão desde os pepinos do mar, passando por todos os tipos possíveis e imagináveis de moluscos bivalves e peixes.

Noryangjin Fish Market em Seul

Resumindo, todo tipo possível e imaginável de frutos do mar de origem coreana, bem como outros frutos do mar importados. Inclusive criaturas que você nunca viu na vida e nem sabia que existam e que ainda eram comestíveis como é o caso do meongge ou abacaxi do mar.

Abacaxi do Mar no Noryangjin Fish Market em Seul

Se você quiser pegar o Noryangjin Market em ação, você terá que se levantar bem cedo, mas se bater preguiça, como foi meu caso. Você pode visitar e inclusive comprar frutos do mar, barganhando nos preços durante todo o dia e à noite também.

Noryangjin Fish Market em Seul

Na verdade, o Noryangjin Market é uma ótima opção para Almoço ou Jantar em Seul. Aposto que em nenhum outro lugar da cidade você irá encontrar frutos do mar tão frescos. Detalhe tudo pode ser preparado na hora nos restaurantes adjacentes ao mercado.

Noryangjin Fish Market em Seul

Algumas dicas para visitar o Noryangjin Fish Market em Seul

Como este é um mercado de peixes e frutos do mar, use roupas apropriadas. Dentro do mercado pode ser bem gelado. O chão muito provavelmente estará molhado e escoregadio, e as coisas podem ser um pouco confusas já que tudo está escrito em coreano. Sendo assim, mantenha seus melhores sapatos e roupas no hotel, e certifique-se de usar sapatos fechados e que não serão danificados, se ficarem um pouco molhados.

Noryangjin Fish Market em Seul

Como mencionado acima, o Noryangjin Fish Market realiza seus leilões diariamente durante a madrugada. Os leilões começam por volta das 1:00 am com os moluscos e, em seguida o leilão prossegue com crustáceos por volta das 3 e mais tarde os leilões de peixe fresco e vivo. Geralmente, estes últimos acontecem mais ao amanhecer. Porem tudo vai depender do dia.

Noryangjin Fish Market em Seul

Se você decidir almoçar ou jantar por lá, mesmo que os preços pareçam ok, você ainda pode negociar um pouco nos preços. Especialmente se você está comprando mais de um item do mesmo fornecedor/vendedor. Normalmente você pode conseguir cerca de 10% de desconto, mas os preços nem sempre negociáveis, mas não custa tentar.

Noryangjin Fish Market em Seul




Além disso, a maioria das transações acontecem por meios de sinais, já que a maioria dos vendedores falam pouco ou nenhum Inglês. Mas se viram muito bem usando os dedos, calculadoras, lápis e papel, e até mesmo mostrando dinheiro real para que você saiba qual o custo dos itens que você está pensando em comprar. Numa dessas vale à pena levar uma caneta e um pedacinho de papel, caso você queira tomar as rédeas e fazer qualquer negociação um pouco mais fácil.

Noryangjin Fish Market em Seul

Nós fomos almoçar lá num dos dias que estivemos em Seul. Compramos alguns camarões e um caranguejo. E como estava um pouco aventureiro naquele dia, comprei também 3 ouriços para comer como Sashimi. Nunca tinha comido ouriço antes na vida, mas tenho que dizer que não é ruim não.

Noryangjin Fish Market em Seul

Para aqueles que procuram algo diferente de verdade, além do abacaxi do mar, você pode tentar experimentar também o sannakji. O Sannakji é considerado uma iguaria na Coreia do Sul e nada mais é que o fihote de polvo vivo. O pobre filhote de polvo, na maioria das vezes já está morto quando ele chega no seu prato. Porém ainda em movimento e você come ele em um molho quente ou com óleo de gergelim. Não tive coragem de comer polvo cru, muito menos vivo.

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 26

Falando em Polvo, esse mercado é muito interessante neste sentido.. Você encontra desde os filhotes vivos até tentáculos de polvo ou seria lula de quase 2 metros de comprimento. Impressionante!!

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 13

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 12

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 11

Como mencionei no post é possível comprar seus próprios frutos do mar e comer nos restaurantes adjascentes ao mercado. Muitas vezes o pessoal dos restaurantes já ficam no mercado para pegar o resultado de suas compras e mostrar o caminho até o estabelecimento. Voce pode mandar preparar o que comprou de várias maneiras e o preço vai depender do tipo de preparo que você escolher.. Não é caro e você ainda pode escolher acompanhamentos como salada, arroz e afins.

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 1

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 5Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 8

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 9

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 10

Independentemente do que você decidir experimentar, não deixe de experimentar o soju, o popular licor coreano feito à base de arroz fermentado. Ele geralmente é um pouco mais forte que o sake japonês, e este é um bom lugar para experimentar.

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 16

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 19

Como vocês podem perceber pelas fotos, há uma variedade estonteante de opções de frutos do mar neste mercado. A maioria dos visitantes vêm durante o fim da tarde ou à noite.

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 25

Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 23Noryangjin Fish Market em Seul na Coréia do Sul 21

O que você achou de nossa visita ao Noryangjin Fish Market em Seul? Você pretende visitar ou você visitou? Se você tiver alguma dica, comentários ou perguntas, gostaríamos de ouvir de você.

Noryangjin Fish Market

TAGS: , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, 1 Cidade : 1 Atração, Ásia, Blog, Compras, Coréia do Sul, Destinos, Experiências, Feiras e Mercados, Mercados de Rua, Passeios e Atrações Turísticas, Seul

3 Comment

  1. Adorei teu post, mas confesso também não comeria, filhotes e muito menos polvo crú, parabéns pelo lindo post!

    • Obrigado Sarah..

      Pois é polvo cru, vivo e em forma de filhote não rolou mesmo..

  2. […] Noryangjin Fish Market: O mercado dos peixes de Seul […]

Comente Aqui