Dicas de Viagem

Natal em Hong Kong

9

Hong Kong é uma das maiores e mais cosmopolitas metrópoles asiáticas. Apesar de historicamente ter como religiões predominantes as tradicionais religiões chinesas (xintoísmo e confucionismo), taoísmo e budismo. O fato de a cidade ter sido colônia britânica por pouco mais de 150 anos fez com que o cristianismo se tornasse uma das principais religiões de Hong Kong. Apesar de hoje em dia, apenas pouco mais de 10% da população se identificar como cristã, tanto a Páscoa quanto Natal são eventos de origem cristã celebrados em Hong Kong inclusive com feriados. E no post de hoje, vou justamente falar um pouco mais sobre o mais popular deles: Afinal, como é o que esperar do que o Natal em Hong Kong?

Natal em Hong Kong
Natal na Disney de Hong Kong

Para dizer a verdade, desde que me mudei da Nova Zelândia para Hong Kong, fiquei surpreso em constatar como Hong Kong encarna o espírito natalino. Num primeiro momento cheguei a pensar que o Natal por aqui não passaria de algo totalmente comercial, afinal quase todos os shoppings começaram a ser decorados logo após o Halloween. Porém depois que passou o Thanksgiving, árvores de natal e coroas de advento começaram a ser vendidas nos mercados que frequento e vários outros lugares começaram a aparecer enfeitados para Natal. Isso sem falar, numa série de eventos natalinos como mercados natalinos, concertos de musica clássica e natalinas que começaram a pipocar em vários cantos da cidade.

Tenho que admitir que estou surpreso e adorando o Natal em Hong Kong. Até porque, só pelo fato de termos um feriado de dois dias no final de ano já era motivo para estar feliz. Além disso, o tempo nessa época de fim de ano em Hong Hong está se revelando uma ótima surpresa com clima seco, dias ensolarados e temperaturas amenas. Nunca imaginei que teria que usar roupa de inverno por aqui :D.

Enfeites de Natal em Sham Shui Po em Hong Kong
Enfeites de Natal em Sham Shui Po em Hong Kong

Herança dos britânicos ou talvez pela quantidade de expatriados ocidentais que vivem em Hong Kong, o Natal em Hong Kong é muito mais celebrado do que eu imaginava que seria. Para dar uma idéia ele dá de 10 x 0 no Natal de Auckland. Sendo uma pessoa que ama absolutamente tudo essa época do ano, que sempre enfeita toda a casa, manda cartão de para várias pessoas, não poderia estar mais feliz. #LoucosporNatal.

Natal em Hong Kong
Cartões Natalinos de Hong Kong

Principais Eventos na época de Natal em Hong Kong

Hong Kong Disneyland’s “Happily Ever After Christmas”: Diversão e entretenimento com temas natalinos com os principais personagens na Disney. Este ano com o tema Happily Ever After Christmas, o Natal 2015 na Disney de Hong Kong tem como uma de suas principais atrações a cerimônia de acendimento da árvore de natal pelas princesas Elsa e Ana do Frozen.

The Hong Kong Ballet: Uma das cias de Ballet mais prestigiadas da Ásia, A cia de Ballet de Hong Kong é um deleite para quem gosta de ópera e ballet. Este ano, o tema do ballet é o Quebra-Nozes.

The Hong Kong Philharmonic: Seleções de músicas clássicas e músicas natalinas executadas pela orquestra filarmônica de Hong Kong. Um clássico do Natal de Hong Kong que apesar de poucas performances sempre lota.

WinterFest – Uma variedade de eventos que incluem descontos, promoções e eventos natalinos em vários shoppings, praças e lojas de Hong Kong que culminam com a queima de fogos da virada do ano na Victoria Harbour.

Hong Kong Symphony of Lights: O tradicional show de luzes nos edifícios ao redor da Victoria Harbour ganham ainda mais cores e vida quando vários dos prédios ganham uma decoração luminosa especial de Natal.

Decoração nos principais shoppings e praças da cidade: A decoração natalianas dos shoppings centers de Hong Kong nessa época do ano são um espetáculo à parte. Não deixe de visitar shoppings como o Elements, IFC, Landmark, Pacific Place entre outros.

Igrejas: As principais igrejas cristãs de Hong Kong oferecem uma série de eventos que incluem cantatas natalinas e performances especiais. Esses dias mesmo recebi pelo correio o convite para uma cantata de músicas natalinas no Aqualuna Junk Boat pela Victoria Harbour da Igreja Adventista de Hong Kong.




Jantares de Natal Gourmet: Hong Kong é provavelmente a cidade com a maior concentração de restaurantes com estrelas Michelin do mundo. Se não me engano são mais de 75. Nesta época do ano, vários deles e outros restaurantes gourmet, especialmente aqueles hospedados nos hotéis chiques da cidade, apresentam cardápios especiais para a época natalina.

Mercados de Natal: Apesar de Hong Kong não ter um mercado natalino que fique aberto durante todo o mês de dezembro como os mercados natalinos da europa, durante todos os final de semana do mês de dezembro e nos dias que antecedem o Natal acontecem alguns mercados de natal em Hong Kong. O mais famoso deles certamente e o mercado de natal alemão em Stanley.

Fotos do Mercado Natalino Alemão de Stanley em Hong Kong

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

9 Comentários
  1. Joao Paulo Mello Diz

    Oscar, conheci o blog quando o Rodrigo do aquelapassagem indicou e nas minhas pesquisas para a próxima viagem, tenho a grata surpresa que vocês estão morando ai! Ainda vou destrinchar o site, mas gostaria de tirar uma duvida. Chegamos em Hong Kong dia 08 de fevereiro, as 18hrs. Há fogos nesse dia devido ao ano novo chinês? Seria no dia 07? Se tiver, gostaria de saber o melhor lugar para ir após deixar as malas no hotel. Estarei em um Holiday inn no Soho.

    Forte abraço pra você e pro Mauricio!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Olá João Paulo tudo jóia?
      Então, mudamos para Hong Kong em Setembro do ano passado e ainda não escrevi muita coisa sobre Hong Kong ainda…
      Pelo que andei pesquisando na Internet a queima de fogos do ano novo chinês em Hong Kong acontece no segundo dia do Chinese New Year ou seja em 2016 no dia 09 de Fevereiro.. Quanto ao melhor lugar para ver os fogos, bem certamente de Tsim Sha Tsui. Infelizmente parte da chamada Avenue of the Stars está fechada para reformas, mas do lado de Kowloon você terá um ótimo visual..
      Abraço e obrigado pela visita

  2. Joao Paulo Mello Diz

    Obrigado Oscar, vou adaptar meu roteiro para ver os fogos dia 09 então. Espero que poste mais matérias até lá!
    Muito obrigado, abraços!

  3. Gabrielle Diz

    Olá, estava pesquisando sobre passar o natal em Hong Kong e encontrei o seu blog. Estou querendo comprar uma passagem para Bangkok que tem uma parada de 15 horas em HK no dia 25/12 e fiquei na dúvida se seria uma boa ideia sair do aeroporto. O que você acha? Obrigada!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Oi Gabrielle

      Com 15 horas de layover no Aeroporto de Hong Kong dar uma passeada pela cidade certamente é uma boa pedida. Pegue o Airport Express até Central e de uma passeada pela cidade. Na hora de comprar o ticket com pre ida e volta que sai mais barato.. Abs

  4. Danielle Diz

    Olá Oscar, como vai? Venho acompanhando seus posts sobre Hong Kong e estou adorando tudo! Vamos estar em HK durante o natal deste ano 2016 e gostaria de saber se você conhece ou indica algum restaurante legal mas que não seja muito caro que possamos jantar na noite do dia 24. E outra duvida também, a programação de natal da Disney continua depois do dia 25? Estamos pensando em ir na segunda ou terça feira dias 26 ou 27. É isso, no mais parabéns pelo site,
    Abraço,
    Danielle

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Olá Danielle
      Tudo joia e com você? Legal saber que você anda acompanhando nossas postagens, embora as de Hong Kong estão bem atrasadas por aqui.
      Então de uma maneira geral, a grande maioria dos restaurantes não fecham durante o Natal aqui em Hong Kong.. No entanto se você tem alguma preferencia culinária, é interessante fazer reserva com antecedência, principalmente no dia 25, quando o Natal é de fato celebrado por aqui. Como nesse ano, o Natal cai num Domingo e muita gente aqui em Hong Kong curte fazer Brunch dia 25 pode ser mais difícil em alguns lugares.. No dia 24 não é para ser muito problema, mas vale à pena fazer reserva para evitar desapontamento. Um lugar famoso pelo Natal é o tradicional Hotel Peninsula
      Quanto à Disney, bem a informação ainda não está no site, mas sei para confirmar liguei lá e esse natal as festividades de Natal seguem até dia 02 janeiro de 2017.
      Espero ter ajudado

      Abs

      1. Danielle Diz

        Ei Oscar, muito obrigada por responder! Então pensamos em passar o dia de natal em Macau e assistir ao show House of Dancing Water! Na segunda vamos ao Victoria Peack e andar pela Ilha! Mas vamos ficar de olho nas programações natalinas por que é uma época que adoro muito!! Beijos!!

        1. Oscar Augusto Risch Diz

          Legal o show do House of Dancing Water é lindo!! Super recomendo!!Esse ano o Hong Kong Pulse 3d light show de Natal está bem bacana.. dá uma espiada nesse link .

          Abs