Dicas de Viagem

Natal em Auckland na Nova Zelândia

1

It’s the most wonderful time of the year!! Final do ano esta chegando e com eles começam a pipocar os eventos celebrando o esprírito natalino ao redor do mundo. Na Nova Zelândia não seria diferente, e embora as celebrações de advento sejam bastante acanhadas quando comparadas com as festividades natalinas na Europa e nos EUA. Na época do Natal em Auckland encontramos algumas atividades para celebrar esta data tão importante do calendário cristão.

NZ

Se não fosse pela troca das cores da iluminação noturna da Skytower para verde e vermelho e principalmente pela floração das belissimas Pohutukawas, uma espécie de mirtácea nativa da Nova Zelândia que floresce nesta época do ano se cobrindo de vermelho. Você certamente quase não perceberia muito a chegada do espirito natalino natalino por aqui. Fazendo parte do grupo dos #loucospornatal, tenho que admitir que estranhei bastante no começo a falta de animação dos Kiwis em relação ao Natal.

Natal em Auckland

Apesar de as pessoas montarem suas respectivas árvores natalinas e celebrar o espirito desta época, na minha opinião pessoal, falta um pouco “glamour” para os kiwis no Natal. Em outros países que já tive a oportunidade de morar, nesta época do ano, as pessoas enfeitam seus jardins com luzinhas e decoração temática, aqui é raro quem faz isso. Até Singapura, que digamos não é um país de origem cristã, me parece neste quesito, celebrar mais o Natal que aqui.

Pohutukawa

Enfim, depois de ver a Martinha e a Carina escrever sobre o Natal em Frankfurt e o Natal em Paris, resolvi escrever um pouco também sobre o Natal em Auckland. Mais precisamente sobre o que fazer na época do advento na maior cidade da Nova Zelândia neste Natal de 2014. Então vamos lá:

Natal em Auckland na Nova Zelândia (1) 

Natal na Queen Street

A Queen Street é digamos a principal rua do centro de Auckland. A decoração natalina colocada pela cidade é super modesta e nestes 3 anos de Nova Zelândia, praticamente nunca mudou. Em 2014, Auckland por muito pouco não perdeu seu principal símbolo do natal. O Papai Noel da fachada da Whitcoulls na esquina da Queen Street com a Victoria Street.

Natal em Auckland

Depois de 54 anos fazendo a parte da história do natal da cidade. Em outubro desse ano, o board do Heart of the City que reúne os lojistas do centro, resolveu aposentar o papai noel que tem um custo anual de instalação e armazenamento estimado em 180 mil NZD. O que gerou certa comoção na cidade e fez com que o tal fosse salvo por pelo menos outros 3 anos graças a doação de uma construtora e do cassino que opera o Skycity.

Natal em Auckland

Ainda na Queen Street, outra tradição natalina da cidade de Auckland é a vitrine da Smith and Cougheys, uma loja de departamento bem tradicional de Auckland que de “certa forma”, tenta imitar a magia que grandes lojas de departamento como Macy’s, Galerie Laffayette, KADEWE, Harrod’s. Claro que numa escala muito mais reduzida, mas estando aqui vale a pena conferir a vitrine e fazer uma rápida visita ao interior da loja.

Natal em Auckland 5.23.50 PM

Este ano o mesmo Heart of the City que “aposentou” o papai noel símbolo de Auckland, instalou uma árvore de natal de uns 6 metros de altura ao lado do Ferry Building Terminal toda feita com bicicletas antigas. Na minha opinião, o objeto de decoração natalina mais legal de Auckland no momento. Estou torcendo para que o mesmo continue existindo nos próximos anos.

Arvore de Natal de Bicicletas em Auckland

Como parte do calendário natalino do centro de Auckland, está acontecendo o 12 Days of Christmas no Downtown Shopping centre. Na minha opinião pessoal meio fraquinho, mas com potencial se fosse realizado como um mercado de Natal formal durante todo o advento alí na Queen Elizabeth II Place. Outros lugares que valem uma passadinha é no Britomart, embora as luzinhas não sejam decoração de Natal é super no clima de Natal. E uma passadinha no Skycity na base da Skytower que sempre tem algo de decoração natalina.

Decoração Queen Street

Ahh e não posso deixar de mencionar a tradicional Farmer’s Santa Claus Parade que geralmente acontece no primeiro domingo de advento e que é patrocinada por outra “loja de departamento” que tenta do seu jeito imitar a Macy’s Thanksgiving Parade em Nova York. Até uns balões de gigantes a tal parada tem.

Parada Natal em Auckland

Franklin Road Lights

A descoberta do ano!! Uma rua em Auckland em que os moradores enfeitam suas casinhas em estilo viotoriano com luzinhas e decoração natalina na área externa. Uma graça..Localizada na Franklin Road em Ponsonby, a decoração pode ser vista todas as noite em Dezembro até o dia de Natal. Por sinal, dalí fica fácil ir jantar num dos inúmeros restaurantes de Ponsonby Road. Lembrando que estacionar pode ser um problema nesta época. Mas com o ônibus verde do Innercity você chega perto fácil.

Natal em Auckland

Wynyard Christmas Quarter – Santa’s Bach at Silo Park

Wynyard Quarter é a região mais badalada de Auckland no momento. O que até pouco mais de 5 anos atrás era uma região industrial/portuária decadente da cidade, hoje conta com uma estrutura de lazer e restaurantes incrível e que parece melhorar a cada nova visita. Lá a celebração do Natal está rolando num estilo bem laid-back.

Lá, principalmente nos finais de semana, está rolando uma espécie de mercado natalino Kiwi com comida, música e algumas coisa de artesanato. Levando um presente ou fazendo uma doação de 1- 2 NZD (Gold Coin) para a Missão das organizações de caridade da cidade de Auckland. É possível conhecer o bach (termo utilizado para residências de férias de verão dos Kiwis) do Papai e Mamãe e tirar fotos com eles.

Todas as noites de sexta-feira, os visitantes podem desfrutar de filmes no Silo Cinema, um cinema ao ar livre que nesta época do ano, está com a programação voltada à filmes com a temática natalina.

Natal em Auckland Silo Park

Quando: 5 – 24 Dezembro 2014

Onde: Silo Park, Wynyard Quarter

Entrada: Gratuita 2 NZD para tirar foto com o Papai Noel

Mais infos aqui

 

MOTAT Nights, Christmas Lights

O museu do transporte e tecnologia de Auckland, nos dois finais de semana que antecedem o Natal fica aberto até mais tarde com o MOTAT Nights, Christmas Lights no qual fica enfeitado com luzinhas e oferece uma gama de opções de entretenimento ao vivo como: Conjuntos cantando músicas natalinas, passeios de trenzinho/bondinho e opções de comes e bebes.

Natal em Auckland MOTAT

Quando: 12-14 & 19-24 Dezembro 2014. Das 20 às 23:00

Onde: MOTAT, Western Springs

Entrada: 2 NZD revertidos para a festa de natal das crianças carentes

APO Celebrate Christmas

A Orquestra Filarmônica de Auckland todos os anos faz algumas apresentações do seu repertório com a temática Natalina. Este ano as cantatas contam com o talentoso cantor de Teddy Tahu Rhodes.

443558-218784-34
Foto de Divulgação

Quando: 12 (19:30) e 13 (15:00) de Dezembro 2014.

Onde: Holy Trinity Cathedral, Parnell

Entrada: 26 até 59 NZD

 

Auckland Choral – Messias de Händel

Assim como a Orquestra, o Auckland Choral faz algumas apresentações especiais nesta época do ano. Em 2014 eles irão apresentar o meu oratório de natal favorito, o Messiah de Händel.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Quando: 15 e 16 de Dezembro de 2014 às 19:30

Onde: Auckland Town Hall

Quanto: 10-89 NZD + taxas

Coca-Cola Christmas in the Park

Provavelmente um dos eventos natalinos mais populares da Nova Zelândia que em 2014 chega a sua 21 edição e acontece tanto em Auckland como em Christchurch. Patrocinado pela Coca-Cola, o Christmas in the Park conta com vários shows de artistas locais, chegada do Papai Noel e uma queima de fogos no final do evento..

Natal no Parque Auckland

Quando: 13 de Dezembro de 2014 às 19:30.

Onde: Auckland Domain

Quanto: Gratuito

 

The Santa Claus Show

Indicado especialmente para crianças pequenas, o Santa Claus show é uma peça teatral da Tim Bray Productions que mostra a magia e significado a este momento especial do ano.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Quando: 08 a 20 de Dezembro de 2014 às 10:30 e 13:00

Onde: The Pumphouse Theatre, Takapuna

Quanto: 11-25 NZD + taxas

 

The Vodafone Season of A Christmas Carol

Patrocinado pela Vodafone, O Ballet Royal da Nova Zelândia no mês de Dezembro deste ano está percorrendo as cidades de Wellington, Dunedin, Christchurch, Palmerston North, Napier e Auckland, apresentando uma releitura do clássico conto yuletide de Charles Dickens.

Foto Divulgação RNZB
Foto Divulgação RNZB

Quando: 03 a 07 de Dezembro de 2014 no ASB Theatre na Aotea Square

                 13 e 14 de Dezembro de 2014 no Bruce Maon Centre em Takapuna

Quanto: 35-145 NZD (adultos) e 25-47 NZD (crianças) + taxas

Mais infos aqui

 

Festive Family Fun Day no NZ Maritime Museum

O museu marítimo de Auckland no Viaduct Harbour tem um dia especial dedicado as crianças nesta época do natal com direito a encontro com o papai noel e atividades dentro e fora dagua que incluem Kayak (pago à parte 15 NZD) oficinas de pipas e artesanato.

Quando: 13 de Dezembro de 2014 às 10:00 e 17:00

Onde: New Zealand Maritime Museum, Viaduct Harbour

Quanto: 1-2 NZD

Mais infos aqui

 

Natal no Zoológico

O Zoológico de Auckland todos os anos faz algo num determinado dia de Dezembro para as crianças. Este ano a atração eram os pinguins do filme Madagascar e o duendes cantando musicas natalinas.

Além disso neste mês (06-24/12) na loja do Zoológico é possível tirar foto (10NZD) com o papai noel das 10:00 às 13:00.

00ZOO

Quando: Primeiro sábado do mês (06 de Dezembro 2014) das 17:00 as 20:00

Onde: Auckland Zoo, Western Springs

Quanto: 30 NZD (Adultos) e 15 NZD (Crianças 4-14)

Mais infos

 

 

Paradas, Cantatas, Mercados e Festivais Natalinos espelhados pela cidade

Além dos eventos e atrações mencionados acima. Acontecem várias outras atividades com a temática Natalina ao longo do mês de Dezembro em Auckland. Visite o site do Auckland Council para maiores informações sobre desfiles natalinos, cantatas, mercados e festivais espalhados nos diferentes bairros da cidade.

Natal em Auckland na Nova Zelândia (2)

Veja também:

Todos os posts sobre Auckland

Todos os posts sobre Natal já publicados aqui  na Viajoteca


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


1 comentário
  1. Natal em Hong Kong

    […] é muito mais celebrado do que eu imaginava que seria. Para dar uma idéia ele dá de 10 x 0 no Natal de Auckland. Sendo uma pessoa que ama absolutamente tudo essa época do ano, que sempre enfeita toda a casa, […]

Comente Aqui