Dicas de Viagem

Nadar com baleias em Tonga

Baleias Jubarte
0

Foi um casal de amigos australianos que me introduziu a ideia de poder nadar com baleias, antes disso eu nunca imaginei pudesse chegar tão perto de um dos maiores animais do mundo apenas usando máscara de snorkel e pé de pato!

Nadar com baleias em Tonga foi uma das experiências de viagem mais encantadoras e emocionantes que tive a oportunidade de fazer e quero contar um pouquinho de tudo que vivi aqui para vocês.

Nadar com as baleias em Tonga

Tonga é um país localizado no Pacífico Sul, ali pertinho de Fiji e Polinésia Francesa (Tahiti), mas com a diferença de ainda estar fora do eixo de turismo em massa. Então, para quem procura por destinos off beaten, esse é um dos lugar que vai te cativar. Olha o mapa abaixo para você se localizar:

Fiz essa viagem para celebrar meu aniversário de 40 anos!!! Queria um destino bem diferente do usual e como Tonga estava na minha listinha desde 2010, não tive dúvida e escolhi fazer minha festa junto as baleias 🙂

As baleias jubartes, as quais você vai nadar em Tonga, medem entre 12 a 16 meros e pesam cerca de 36.000kg! Elas migram da Antártica para as águas tropicais durante o inverno para reproduzir e cuidar dos filhotes.

Apesar das baleias jubartes fazerem essa migração em vários lugares do mundo, são poucos os lugares permitidos para se nadar com elas, e Tonga é um deles! Talvez o melhor do mundo para essa prática!

Nadar com as baleias em Tonga

Nunca viaje sem seguro! É o barato que pode sair muito caro!

Veja os melhores preços na Seguro Promo e viaje tranquilo(a)!

Como é nadar com as baleias em Tonga

Quando falo em nadar com as baleias, por favor, entenda que esse passeio é para aqueles que fazem snorkel. É tudo praticamente ali; você, as baleias e a emoção. Não é preciso ser nenhum expert em snorkel, mas saber nadar e ter fôlego para dar braçadas fortes por alguns metros, ajuda bastante.

Fiz essa viagem com meu marido e reservamos nosso passeio com as baleias diretamente com o hotel que escolhemos em Ha’apai, o Sandy Beach Resort (a reserva deve ser feito diretamente pelo website, e muito provavelmente, você falará com a Peta, pode dizer que a Mirella do Viajoteca que indicou!).

Sandy Beach Resort, Ha'apai, Tonga
Nosso chalé (#12) no Sandy Beach!

Sandy Beach Resort, Ha'apai, Tonga
Nosso quarto no Sandy Beach, para padrão de Tonga, esse é um dos melhores hoteis do país!

Para “garantir” que teríamos boas chances de ver as baleias de pertinho, resolvemos fazer o mesmo passeio duas vezes, e demos o tiro certeiro, pois um dia foi completamente diferente do outro! Então, minha recomendação é fazer o maior número de passeios com as baleias que seu seu orçamento permitir, nós pagamos NZD 200 por pessoa / por dia (dólares neozelandeses).

Nadar com as baleias em Tonga
Exemplo do barco que nos levou e da praia do Sandy Beach Resort

Nosso barco era pequeno e acomodava no máximo 8 turistas e 3 tripulantes (2 mergulhadores e 1 capitão), achei tudo super informal, mas profissional. O regulamento diz que somente 4 turistas + 1 mergulhador podem estar na água com as baleias ao mesmo tempo, então, quanto menos turistas no barco para dividir o tempo com as baleias na água, melhor! No primeiro dia ficamos pelo menos 1 hora na água e no segundo dia quase 3 horas! Parece pouco, mas é bastante tempo, vai por mim!

Snorkel com baleias em Tonga
Nós e as jubartes! Um caso de amor!!!

Nadar com as baleias em Tonga
Essas fotos dão idéia do quão pertinho a gente consegue chegar das baleias!!!

O passeio todo demora de 5 a 6 horas, incluí almoço e todos os apetrechos de mergulho (roupa, máscara e pé de pato).

No barco a gente recebe uma breve explicação de como proceder e qual a dinâmica do tour. Além de papear com o pessoal, também somos encorajados a encontrar as baleias. A princípio parece quase impossível essa missão, mas depois de um tempo praticando a observação, a gente aprende a enxergar de longe o chafariz da respiração das jubartes ou seu formato no oceano. Em uma baía como a de Ha’apai, não demora muito para saber onde elas estão e ir ao seu encontro.

Quando o barco se aproxima das baleias, os tripulantes analisam se elas “estão a fim de nos conhecer”; se elas estão receptivas e não seguem o caminho da roça, o primeiro grupo se prepara, pula na água delicadamente e nada até as anfitriãs do mar. Todas as baleias que vimos nessa viagem estavam acompanhadas de seu/sua filhote (que já são maiores que a gente) e às vezes, elas também tem outra baleia adulta como acompanhante.

Era muito lindo ver em alguns momentos a mãe ensinar o filhote a fazer movimentos na água! Surreal!

Me surpreendi com a delicadeza das baleias jubartes, apesar imensas, cada movimento parece um ballet. Nosso guia (Grant Thomas) sempre nos indicava manter distância, mas as vezes, elas chegavam tão perto, que a gente morria de medo!

Até agora não consigo encontrar palavras para descrever a emoção! Deixo abaixo um vídeo do hotel para mostrar um pouquinho da experiência.

Já reservou seu HOTEL no Tonga?

Confira as melhores ofertas no booking.com! 

Ha’apai ou Vava’u? 

Se você decidir fazer snorkel com as baleias em Tonga, uma das primeiras decisões que você vai ter que tomar será em relação a qual conjunto de ilhas conhecer.

Algumas pessoas ficam na ilha principal (Tongatapu) e de lá fazem excursões ida e volta. Mas já que foi tão longe, porque não ir nos lugares mais indicados, não é?!




Mapa de Tonga
Fonte: TongaHoliday

Dito isso, os principais arquipélagos para se nadar com as baleias em Tonga são Ha’apai e Vava’u. O mais procurado e famoso é Vava’u, mas depois de ler vários relatos e levando em consideração o tipo de viagem que queria fazer, escolhi Ha’apai. Quem tiver tempo, deve fazer os dois! (Minha opinião!)

Passeando de bike em Ha'apai
Além de ver baleias, a gente pode fazer passeio de bike pelas ilhotas de Ha’apai!

Centenas de baleias migram todos os anos para Tonga, geograficamente falando, Ha’apai fica mais ao sul, então as baleias passam por lá primeiro antes de ir a Vava’u. Sendo mais ao sul, as águas frias de Ha’apai agradam mais as baleias também. Outra vantagem de Ha’apai é que tem menos operadoras de tours com baleias, então a porcentagem baleia x homem é menor!

Minha sugestão para te ajudar nessa decisão é a seguinte: Vava’u para quem prefere fazer live board (dormir no barco) e Ha’apai para quem quiser misturar passeios com as baleias e praia (nosso caso).
Independente da escolha, você chegará em Tonga na ilha principal Tongatapu (que merece 1 dia de visita) e depois você pode voar (Real Tonga) ou navegar (Friendly Island Shipping Agency) até essas outras ilhas. Eu recomendo avião, pois a distância entre as ilhas é grande!

Real Tonga
“Se a canoa não virar olê olê olá! Eu chegou em Ha’apai!” (risos).

Qual a melhor época para nadar com as baleias em Tonga?! 

A alta temporada de Tonga, combina com o período de observação e encontro com as baleias, já que esse é um dos principais motivos das pessoas irem até lá! 

De Julho a Outubro, todos os anos, as baleias jubartes se deslocam do ártico para as águas quentes do pacífico sul para darem a luz as jubartinhas 🙂 . 
De Agosto a Outubro são as épocas mais indicadas, pois as baleias-bebês já terão de 4 a 6 semanas, e conforme elas vão ficando mais independentes, as mamães ficam mais tranquilas de deixarem elas interagirem com a gente!

Dicas para fazer a viagem para nadar com as baleias em Tonga valer a pena!

1- SEMPRE escolha empresas para nadar com as baleias registradas e autorizadas a realizar o passeio.

2- Dê preferência para empresas que operam com o menor número de pessoas possível no barco, a regra para nadar com as baleias é que somente 4 pessoas podem estar na água com as baleias, dessa forma, quanto mais gente, menor o tempo e a chance de chegar pertinho das jubartes!!!! (O barco que peguei eram de 8 pessoas).

3- É preciso saber nadar, conseguir dar uns piques de braçadas e saber se virar com o snorkel.

4- Tente fazer mais de um tour durante sua viagem, pois as baleias não são contratadas para o tour (risos), elas podem simplesmente não querer interagir e não há muito o que se fazer. Nós fizemos dois dias, e o segundo foi infinitamente melhor que o primeiro…

5- Se você usa óculos e não sabe fazer snorkel com lente de contato. Avise a empresa que contratar sobre seu grau, assim, elas podem tentar encontrar uma máscara de snorkel que ajude na visualização.

6- Se você passa mal em barcos, não esqueça de tomar medicamento antes do passeio (os passeio que fizemos, mesmo com chuva, foi bem tranquilo).

7- Reserve o passeio com antecedência para garantir que você terá lugar nos barcos. Nós reservamos hotel e passeios com 3 meses de antecedência, e quase ficamos sem 🙂

8- Os tours são liberados para ficarem somente 1h30 com cada grupo de baleias, então para grupos maiores que 4 pessoas, há revesamento.

9- As fotos MARAVILHOSAS desse post, são do instagram do Grant; nosso guia, mergulhador e fotógrafo! Ele disse que eu poderia dividir algumas fotos do trabalho dele com vocês.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui