Página Principal Tonga Viagem para Tonga – dicas e snorkel com as baleias

Viagem para Tonga – dicas e snorkel com as baleias

por Mirella Matthiesen
6 comentários

Nunca imaginei que um dia fosse fazer uma viagem para Tonga, na verdade até 2010, eu nem sabia direito que existia um país, no meio do Oceano Pacífico, chamado Tonga e muito menos que existe um turismo sustentável em torno da estação das baleias!

Foi um casal de amigos australianos que me introduziu a ideia de poder nadar com baleias, antes disso, não imaginava que isso fosse possível para pessoas como a gente, sem experiência e sem certificado de mergulho. Mas em Tonga, você pode chegar perto de um dos maiores animais do mundo apenas usando máscara de snorkel e pé de pato!

Nadar com baleias em Tonga foi uma das experiências mais encantadoras e emocionantes que tive a oportunidade de fazer e quero contar um pouquinho de tudo que vivi aqui para vocês.

Já pensou em viajar para Samoa?

Casal Mikix em Tonga

Viagem para Tonga

Tonga é um país localizado no Pacífico Sul, ali pertinho de Fiji e Polinésia Francesa (Tahiti), mas com a diferença de ainda estar fora do eixo de turismo em massa. Então, para quem procura por destinos off beaten, esse é um dos lugar que vai te cativar.

Mapa de Tonga para você se localizar:

Tonga Mapa

Fiz essa viagem para Tonga para celebrar meu aniversário de 40 anos!!!

Queria um destino bem diferente do usual e como Tonga estava na minha listinha desde 2010, não tive dúvida e escolhi fazer minha festa junto as baleias!!! Isso mesmo… realizei um sonho de chegar perto das jubartes, mas as respeitando como se deve ser um turismo sustentável.

E uma coisa super importante em qualquer viagem é ter um bom seguro saúde para viajar tranquilo e protegido. Faça aqui uma cotação para encontrar os melhores preços e descontos especiais!

Como chegar em Tonga

Há vôo internacionais direto para Tonga a partir da Australia (Sydney), Nova Zelândia (Auckland), Fiji (Nadi e Suva) e América Samoa (Pago Pago).

  • Empresas aéreas Virgin Australia e Air New Zealand ambas tem vôos a partir de Auckland.
  • Virgin Australia também voa saindo de Sydney.
  • Air Pacific voa a partir de Fiji, pelas cidade de Nadi e Suva.
  • Talofa Airways voa a partir da América Samoa,

Você consegue ver o itinerário dos voos internacionais de/para Tonga clicando aqui e para os voos nacionais aqui.

As vezes se consegue vôos promocionais na rota internacional, mas internamente os trajetos não são baratos, já que a Real Tonga possui exclusividade nas rotas.

Real Tonga
“Se a canoa não virar olê olê olá! Eu chegou em Ha’apai!” (risos).

Onde ficar em Nuku‘alofa (Tongatapu)

Como mencionei acima, a ilha principal de Tonga chama-se Tongatapu e a capital onde todos os turistas costuma se hospedar é Nuku‘alofa.

Não há muitas opções de hospedagens, e na alta temporada (que coincide com a estação das baleias) os preços sobem significantemente, já o turismo anual depende desse trimestre para se sustentar.

Nós escolhemos o hotel Seaview Lodge and Restaurant e gostamos muito, mas há outras opções em Nuku‘alofa para escolher!

Nuku‘alofa
Palácio em Nuku‘alofa

Melhor época de fazer uma viagem para Tonga?! 

A alta temporada de Tonga, combina com o período de observação e encontro com as baleias, já que esse é um dos principais motivos das pessoas irem até lá! 

De Julho a Outubro, todos os anos, as baleias jubartes se deslocam do ártico para as águas quentes do pacífico sul para darem a luz as jubartinhas.

De Agosto a Outubro são os meses mais indicados, pois as baleias-bebês já terão de 4 a 6 semanas, e conforme elas vão ficando mais independentes, as mamães ficam mais tranquilas de deixarem elas interagirem com a gente! Vocês não tem ideia o quanto é legal os bebês virem ao nosso encontro!

Melhores ilhas para observação das baleias em Tonga

Qual ilha escolher

Se você decidir fazer snorkel com as baleias em Tonga, uma das primeiras decisões que você vai ter que tomar será em relação a qual conjunto de ilhas de Tonga que você irá conhecer.

Algumas pessoas ficam na ilha principal (Tongatapu), local onde todos os vôos internacionais chegam, nós mesmos ficamos na ilha principal 3 noites (duas noites da chegada e 1 noite antes de retornar a Austrália).

Ficando na ilha Tongatapu é possível fazem excursões para ver as baleias, mas não é o melhor lugar, e na minha opinião, já que se viajou tão longe, porque não ir aos melhores lugares, não é mesmo?!

Ha’apai ou Vava’u

As melhores ilhas para se nadar com as baleias em Tonga são Ha’apai e Vava’u (ver mapa acima).

A mais procurada é Vava’u, mas depois de ler vários relatos e levando em consideração o tipo de viagem que queria fazer, escolhi Ha’apai. Quem tiver tempo, deve fazer os dois! (Minha opinião!)

Centenas de baleias migram todos os anos para Tonga.

Geograficamente falando, Ha’apai fica mais ao sul da ilha principal, então as baleias passam lá primeiro antes de finalmente chegar a Vava’u.

Sendo mais ao sul, as águas frias de Ha’apai são mais preferidas pelas baleias e outra vantagem de Ha’apai é que existem menos operadoras de tours com baleias, então a porcentagem baleia x homem é menor, e isso se torna mais sustentável e ecologicamente correto!

Minha sugestão para te ajudar nessa decisão é a seguinte: escolha Vava’u se prefere fazer live board (dormir no barco) e escolha Ha’apai se quiser misturar passeios com as baleias e praia (nosso caso).

Independente da opção, você chegará em Tonga na ilha principal Tongatapu e a capital chama-se Nuku‘alofa que merece 1 dia de visita. Depois você pode voar ou navegar até essas outras ilhas. Eu recomendo avião, pois a distância entre as ilhas é grande e já aconteceu um acidente grave há alguns anos com o ferry!

Passeando de bike em Ha'apai
Além de ver baleias, a gente pode fazer passeio de bike pelas ilhotas de Ha’apai!


Baleia Jubarte em Tonga

As baleias jubartes migram da Antártica para as águas tropicais de Tonga durante o inverno do hemisfério sul para reproduzir e cuidar dos filhotes.

Apesar das baleias jubartes fazerem essa migração em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, são poucos países que permitem a prática de observação das baleias com snorkel (nadar com baleias). Tonga talvez seja o melhor do mundo para essa prática!

Tonga até a década de 70 tinha a caça as baleias como a principal fonte de renda de seus residentes, hoje, desde que a caça foi abolida e o país reverteu o esforço para o turismo e muitos locais vivem exclusivamente dessa economia para sobreviver.

Onde ficar em Ha’apai

Não há muitas opções de hospedagens em Ha’apai e talvez por isso tudo seja tão interessante.

Nós escolhemos o hotel mais “luxuoso” da ilha, o Sandy Beach Resort, minha segunda opção seria o Matafonua Lodge, mais rústico e interessante, logo ao lado do nosso hotel e do mesmo dono, mas não tinha banheiro privativo, então desistimos.

Sandy Beach Resort, Ha'apai, Tonga
Nosso chalé (#12) no Sandy Beach!
Sandy Beach Resort, Ha'apai, Tonga
Nosso quarto no Sandy Beach, para padrão de Tonga, esse é um dos melhores hoteis do país!

Como é nadar com as baleias em Tonga

Fiz essa viagem para Tonga com meu marido e reservamos nosso passeio com as baleias diretamente com o hotel que escolhemos na ilha de Tonga chamada Ha’apai, o Sandy Beach Resort. O hotel irmão do Sandy Beach, é o Matafonua Lodge, e ele que organiza as excursões para ver as baleias saem desse hotel.

Quando falo em nadar com as baleias, por favor, entenda como sendo um passeio de snorkel. Não é preciso ser nenhum expert em snorkel, mas saber nadar e ter fôlego para dar braçadas fortes, ajuda bastante, na verdade é essencial.

Para “garantir” que teríamos boas chances de ver as baleias de pertinho, resolvemos fazer o mesmo passeio duas vezes, e demos o tiro certeiro, pois um dia foi completamente diferente do outro! Então, minha recomendação é fazer o maior número de passeios com as baleias que seu seu orçamento permitir, nós pagamos NZD 200 por pessoa / por dia (dólares neozelandeses).

Nadar com as baleias em Tonga
Exemplo do barco que nos levou e da praia do Sandy Beach Resort

O hotel tem dois barcos, se não me engano, cada um acomoda no máximo 8 turistas e 3 tripulantes (2 mergulhadores e 1 capitão), achei tudo super informal, mas profissional.

O regulamento para nadar com as baleias em Tonga diz que somente 4 turistas + 1 mergulhador podem estar na água com as baleias ao mesmo tempo, então, quanto menos turistas no barco para dividir o tempo com as baleias na água, melhor! No primeiro dia ficamos pelo menos 1 hora na água e no segundo dia quase 3 horas! Parece pouco, mas é bastante tempo, vai por mim!

Snorkel com baleias em Tonga
Nós e as jubartes! Um caso de amor!!!
Nadar com as baleias em Tonga
Olha o quão pertinho a gente consegue chegar das baleias!!!

O passeio todo demora de 5 a 6 horas, incluí almoço e todos os apetrechos de mergulho (roupa, máscara e pé de pato).

No barco a gente recebe uma breve explicação de como proceder e qual a dinâmica do tour. Além de papear com o pessoal, também somos encorajados a encontrar as baleias.

A princípio parece quase impossível essa missão, mas depois de um tempo praticando a observação, a gente aprende a enxergar de longe o chafariz da respiração das jubartes ou seu formato no oceano. Em uma baía como a de Ha’apai, não demora muito para saber onde elas estão e ir ao seu encontro.

Quando o barco se aproxima das baleias, os tripulantes analisam se elas “estão a fim de nos conhecer”; se elas estão receptivas e não seguem o caminho da roça, o primeiro grupo se prepara, pula na água delicadamente e nada até as anfitriãs do mar.

Todas as baleias que vimos nessa viagem estavam acompanhadas de seu/sua filhote (que já são maiores que a gente) e às vezes, elas também tem outra baleia adulta como acompanhante. Era muito lindo ver em alguns momentos a mãe ensinar o filhote a fazer movimentos na água! Surreal!

Me surpreendi com a delicadeza das baleias jubartes, apesar imensas, cada movimento parecia um ballet. Nosso guia (Grant Thomas) sempre nos indicava manter distância, mas as vezes, elas chegavam tão perto, que a gente morria de medo! Até agora não consigo encontrar palavras para descrever a emoção!


Leia também:


Dicas para fazer a viagem para Tonga e snorkel com as baleias

1- SEMPRE escolha empresas para nadar com as baleias registradas e autorizadas a realizar o passeio. E de preferência quando parte da tripulação é local.

2- Dê preferência para empresas que operam com o menor número de pessoas possível no barco, a regra para nadar com as baleias é que somente 4 pessoas podem estar na água com as baleias, dessa forma, quanto mais gente, menor o tempo e a chance de chegar pertinho das jubartes!!!! (O barco que peguei eram de 8 pessoas).

3- É preciso saber nadar, conseguir dar piques de braçadas e saber se virar com o snorkel.

4- Tente fazer mais de um tour durante sua viagem, pois as baleias não são contratadas para o tour (risos), elas podem simplesmente não querer interagir e não há muito o que se fazer. Nós fizemos dois dias, e o segundo foi infinitamente melhor que o primeiro.

5- Se você usa óculos e não sabe fazer snorkel com lente de contato. Avise a empresa que contratar sobre seu grau, assim, elas podem tentar encontrar uma máscara de snorkel que ajude na visualização.

6- Se você passa mal em barcos, não esqueça de tomar medicamento antes do passeio (os passeio que fizemos, mesmo com chuva, foi bem tranquilo).

7- Reserve o passeio com antecedência para garantir que você terá lugar nos barcos. Nós reservamos hotel e passeios com 3 meses de antecedência, e quase ficamos sem! 🙂

8- Os tours são liberados para ficarem somente 1h30 com cada grupo de baleias, então para grupos maiores que 4 pessoas, há revesamento.

9- As fotos MARAVILHOSAS desse post, são do instagram do Grant; nosso guia, mergulhador e fotógrafo! Ele disse que eu poderia dividir algumas fotos do trabalho dele com vocês e por isso as coloquei aqui.

Conclusão

Essa foi uma das viagens mais legais que já fizemos, especialmente porque eu ADORO conhecer lugares diferentes e pouco visitados.

Uma coisa que notei é o número de igrejas que existem em Tonga, muitas são Mórmons, outra surpresa. Isso me deixou um pouco ressabiada, pois essa igrejas acabam impactando a cultura local! Mas… quando eles precisam, são essas igrejas que ajudam a comunidade. Para refletir!

De resto, peço que sempre que puderem usem nossos links para fazer suas futuras reservas, ganhamos uma mini-comissão e isso nos ajuda a pagar as contas do blog e as dicas sempre fresquinhas para vocês! Obrigada!

PLANEJE SUA VIAGEM COM NOSSOS PARCEIROS:

Todas as Viagens - Botão Seguro Viagem

 

Botão Chip de Celular
Todas as Viagens - Botão Passagem aérea

 

Botão Hoteis

Todas as Viagens - Botão Aluguel de carro

 

Botão Ingresso

LEIA TAMBÉM:

6 comentários

maurivan 23 de fevereiro de 2018 - 01:28

Oi Mirella,
Ja tem alguns anos que estou meio q planejando minha viagem para Tonga, seu site esta bem completo com muitas dicas.
Nesse ano eu decidi, eu vou! Pretendia ir em Novembro, mas agora vejo que devo alterar a data.
Pretendo seguir bem suas dicas, os locais, hospedagem e período. farei contato com o Sandy Beach Resort, para agendar as saidas e com o Grant Thomas.
Vc tem alguma dica extra?

Responder
Mirella Matthiesen 25 de fevereiro de 2018 - 20:58

Oi Maurivan, Tudo bem?
Que legal que gostou do post, com certeza ele não reflete toda a emoção que tive com essa viagem. Eu amei ter ido para Tonga.
Agora o Sandy Beach tem no booking também, talvez fique mais fácil de reservar. Aqui o link.
Eu não sei se o Grant vai ainda estar trabalhando lá, mas você pode perguntar … eu gostei muito dele e você viu as fotos deles? Sempre fico babando.
Eu não sei se tenho dicas extras, mas pode vir aqui perguntar, ajudo no que puder.
Se for fazer o passeio na ilha principal (da capital), pesquise como eles estão, pois teve o ciclone que destriu bastante coisa por lá, inclusive o prédio do parlamento (que era de madeira).
Abs,

Responder
Leo 26 de fevereiro de 2018 - 11:11

Oi Mirella! Adorei o relato!

Qual liveaboard voce indica ?

Responder
Mirella Matthiesen 2 de março de 2018 - 18:49

OI Leo,
Eu não fiz live board, eu ia e voltava todos os dias mesmo.
Para live board, acho que Vavau é mais legal.
Abs

Responder
Feriado em Palm Cove e Barreira de Corais na Australia - Casal Mikix no Canada 11 de setembro de 2018 - 04:27

[…] pensando em uma próxima viagem de snorkel… adoro! Vocês leram sobre a que fizemos para Tonga no ano passado para mergulhar com as baleias jubartes no meu niver de 40 anos? […]

Responder
Lugar que gostaria de visitar na Austrália depois do COVID-19 25 de maio de 2020 - 06:25

[…] com as baleias em Tonga […]

Responder

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies