Logo

Muriwai Beach: Praia de Auckland com a colônia de Gannets

by / 2 Comentarios / 7 de junho de 2016

Popular entre os surfistas, jipeiros e amantes da natureza, Muriwai Beach é uma das praias de mais fácil acesso entre as praias da costa oeste de Auckland. Localizada à cerca de 45 kilômetros ao noroeste do centro de Auckland, Muriwai Beach é a mais extensa das praias de Auckland e conta com uma das maiores colônias de gannets (gansos-patola) da Nova Zelândia.

Muriwai Beach

Com cerca de quase 60 km de extensão, a praia de Muriwai se extende desde a Muriwai road ao sul, até a entrada da Kaipara Harbour ao norte. Apesar de sua considerável extensão, Muriwai Beach tem tecnicamente apenas uma entrada (Muriwai Road) e é justamente alí, na parte sul da praia de Muriwai que se concentram a maior parte dos visitantes que conhecem Muriwai Beach.

Muriwai Beach em Auckland

Assim como acontece com todas as praias da costa oeste de Auckland, Muriwai Beach tem como característica marcante as areias monasíticas escuras. Isso se deve ao resultado direto da atividade vulcânica existente no passado (+-17 milhões de anos) ao longo de toda esta região.

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 001

Considerada uma das melhores praias para a prática do Surf na região. A praia de Muriwai, assim como Karekare e Piha Beach, tem mar bastante agitado e assim como as outras praias da costa oeste de Auckland banhadas pelo Mar da Tasmânia, não são das mais indicadas para aqueles que querem simplesmente tomar um banho de mar.

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 009

Por outro lado, mesmo que você não caia na água, a paisagem de origem vulcânica, a vida selvagem e o clima descontraído do lugar fazem o passeio até Muriwai certamente valer à pena.

Muriwai Beach em Auckland

Muriwai Beach está localizada no Muriwai Regional Park, um dos 26 partes regionais de Auckland que além de Muriwai Beach e a colônia de gansos-patola também inclui a belíssima Maori Beach.

Colônia de Gannets (Gansos-Patola) em Muriwai Beach na Costa Oeste de Auckland

Apesar de ser um reduto dominado por surfistas, a principal atração de Muriwai Beach não é necessariamente a praia e suas ondas, mas sim uma enorme colônia de Gansos-Patola ou Gannets que existe por ali.

Muriwai Beach em Auckland (39)

Muriwai Beach em Auckland (27)

Muriwai Beach em Auckland (16)

Localizada no alto das falésias do lado esquerdo da praia, para quem chega pela Muriwai road, e não muito longe dos estacionamentos existentes no Muriwai Beach Regional Park. A colônia de Gannets de Muriwai Beach é uma das maiores da Nova Zelândia e pode ser facilmente visitada à partir das plataformas de observação situadas logo acima da área principal da colônia destas aves marinhas.

Muriwai Beach em Auckland (13)

Muriwai Beach em Auckland (9)

Muriwai Beach em Auckland (3)

Para se chegar até estas plataformas de observação, existe uma trilha de curta duração que além de levar até as plataformas tem algumas paradas interessantes pelo caminho para quem quer comtemplar o visual da praia e do Mar da Tasmânia.

Muriwai Beach em Auckland (5)

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 042

Por alí, entre os meses de Agosto e Março, cerca de 1.200 casais de Gannets fazem seus ninhos todos os anos. É bem interessante observar o comportamento destes animais e seus ninhos, muitas vezes construídos apenas centímetros de distância entre sí.

Muriwai Beach em Auckland (8)

Muriwai Beach em Auckland (15)

Muriwai Beach em Auckland

O mais legal na minha opinião alí é ficar observando as tentativas de pouso destas enormes aves migratórias num espaço tão pequeno sem incomodar o vizinho, sem matar o parceiro e mais importante sem quebrar o ovo ou filhote que existe no ninho ao lado.

Muriwai Beach em Auckland (51)

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 031

Muriwai Beach em Auckland

A habilidade de vôo destas aves é um verdadeiro ballet, ou melhor pesadelo, mas de alguma forma os Gannets têm tudo, ou melhor quase tudo, sob controle. Entre uma arremetida ou outra,  aqueles que as vezes, por algum motivo não fazem um pouso perfeito e importunam os vizinhos, logo levam uma grasnada de seus furiosos cincunvizinhos. E assim, as vezes, começam acaloradas “discussões” que resultam inevitavelmente, em impetuosas bicadas.

Muriwai Beach em Auckland (7)

Muriwai Beach em Auckland (23)

Muriwai Beach em Auckland (34)

Levando-se em consideração que estas aves tem cerca de 2 kg e meio e uma envergadura de aproximadamente dois metros, o domínio dos seus “flaps” e “reversos” para tal precisão no pouso é, no mínimo impressionante.

Muriwai Beach em Auckland (12)

Muriwai Beach em Auckland (20)

Muriwai Beach em Auckland (22)

Cada casal de ganso-patola coloca e choca um ovo por estação. Os pais se revezam na atividade de chocar o ovo, nunca abanadonando simultaneamente o ninho. Os filhotes nascem peladinhos, mas em menos de uma semana eles ganham uma plumagem branca fofinha.

Muriwai Beach em Auckland (33)

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 040




Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 034

À medida que o tempo passa, começam a nascer as primeiras penas acinzentadas e os filhotes começar a exercitar suas asas em preparação para o primeiro salto precipício abaixo.

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 004

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 020

Muriwai Beach e Gansos Patola em Auckland 036

Enquanto não deixam a colônia, os filhotes são alimentados pelos seus pais que trazem a comida no papo depois de mergulharem até 30 metros para encontrar comida.  Fato este, que de certa forma explica o quase insuportável fedor de peixe do lugar. Apesar de ser um pouco fedido, dependendo da hora do dia e da direção do vento nem dá para sentir muita coisa. Mas se estiver sol e pouco vento, se prepare porque a fedentina é forte 😛

Muriwai Beach em Auckland (46)

Muriwai Beach em Auckland (42)

Muriwai Beach em Auckland (40)

Aprovados no primeiro salto no precipício e dominando as técnicas de vôo, os gannets jovens nascidos em Muriwai deixam a colônia e atravessam o Mar da Tasmânia em direção à Austrália. Alguns anos mais tarde, as aves sobreviventes, retornam para Muriwai Beach para garantir um local na colônia para construírem seu ninho, e assim perpetuando a existência da espécie e fazendo a alegria de quem vai conhecer a colônia destas aves marinhas.

Muriwai Beach em Auckland (32)

Muriwai Beach em Auckland (30)

Muriwai Beach em Auckland (17)

Além da observação dos Gannets e Surf, Muriwai é também bastante popular por aqueles que praticam Kite-Surf e salto de parapente. Para aqueles que curtem trilhas também não faltam opções por alí. A trilha mais popular e rápida é a Edwin Mitchelson Track, ou os aproximadamente 8 Km da Te Henga Walkway (parte da Hillary Trail) entre Bethells Beach e Muriwai Beach.

Muriwai Beach em Auckland (31)

Muriwai Beach em Auckland (25)

Muriwai Beach em Auckland (10)

Como Muriwai é uma praia super extensa e praticamente deserta mais ao norte, ela também é bastante procurada por aventureiros e jipeiros que andam com seus respectivos veículos pela praia. Lembrando que essa atividade é recomendada apenas para carros 4×4 e de acordo com a tábua das marés e é necessário fazer um cadastro do veículo junto ao Auckland Council.

Nova Zelândia 011

Outra atividade popular em Muriwai são os passeios de cavalo pelas dunas e praia. Eu pessoalmente não cheguei a experimentar essa atividade lá, mas tive a chance de cavalgar em Pakiri Beach no Norte de Auckland e creio que a experiência não seja muito diferente.

Nova Zelândia 010

O caminho de Auckland para Muriwai se dá através da SH-16 que segue em direção a Helensville passando através da pequena cidadezinha de Kumeu. Além de ser uma das 3 regiões vinícolas de Auckland, Kumeu é famosa pelas fazendas de cultivo de frutas e vegetais. Especialmente morangos. Dependendo da época do ano você vai encontrar pelo caminho placas com a sigla PYO (abreviatura para ‘colha você mesmo’). Então aproveite.. Afinal de contas morango colhido no pé é ainda mais gostoso.

Nova Zelândia 013

São algumas fazendas que oferecendo esse tipo de atividade ao longo da SH-16. Nosso ponto de parada favorito é Phil Greig Strawberry Gardens (464 State Highway 16, Kumeu NZ) , onde além de colher nossos próprios morangos, sempre aproveitamos para tomar o delicioso sorvete de creme com morango proparado na hora mesmo na loja. Durante os meses do verão, o estacionamento chega a lotar. Sinal que o negócio é popular entre os locais.

Nova Zelândia 012

Por fim, tendo a oportunidade, quando visitar Muriwai tente ficar até o por do sol. Afinal de contas os pores do Sol nas praias da costa oeste sob o mar da tasmânia costumam ser inesquecíveis.

Nova Zelândia 009

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Auckland, Destinos, Ecoturismo, Estilo, Experiências, Ilha Norte, Natureza, Nova Zelândia, Oceania, Passeios 4x4, Passeios de Cavalo, Praias, Surf, Viagem, Viagem com Crianças, Viagem em família, Vida Selvagem

2 Comment

  1. Nossa Gansos Patola, adorei isso, cavalgadas, e que fotos lindíssimas, mesmo tendo um odor desagradável em certos horários como tu diz, tá valendo, parabéns pelo post.

    • Vale mesmo!!! O fedor nem é assim tão insuportável, só mesmo quando esta sol e sem vento..
      Obrigado pela visita 😀

Comente Aqui