O Vale do Douro tem um vasto patrimônio cultural, natural e material. É uma região ocupada desde os tempos pré-históricos, onde vários povos deixaram a sua marca. Eu já falei as minhas 11 razões para visitar o Douro e os 9 programas imperdíveis no Vale do Douro que você tem que fazer/visitar. Hoje vou falar de 2 Mosteiros para visitar no Douro, em Portugal.
Existem lugares que pela sua simplicidade são mágicos, fazendo-nos embarcar numa viagem. Na minha viagem ao Douro ano passado eu me encantei muitas vezes. E tem 2 Mosteiros para visitar no Douro que são duas verdadeiras jóias. O Mosteiro de São João de Tarouca e o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas merecem a visita de todos.
São muitos os Mosteiros para visitar no Douro, mas esses dois merecem a visita. De fora você pode até não dar muito, mas os interiores são impressionantes, com muitos detalhes, azulejos e ouro. Os altares então, são incríveis, com muitos detalhes. Este conjunto de monumentos são uma visita obrigatória para qualquer entusiasta de história.
+ 11 RAZÕES PARA VISITAR O DOURO EM PORTUGAL
+ 9 PROGRAMAS IMPERDIVEIS NO VALE DO DOURO
+ HOTÉIS NO DOURO EM PORTUGAL |ONDE FICAR NO DOURO
2 Mosteiros para visitar no Douro
Eu sou católica, nem tão praticante, admito! Mas tenho adoração em conhecer igrejas, mosteiros, catedrais. Então, em Portugal, é impossível não se apaixonar por elas. Elas são incríveis. São magníficos edifícios e como a maioria deles foram construídos há centenas de anos, eles tem muita história. Na nossa visita, tivemos a sorte de contar com a companhia do Sr. Luís Sebastian, que é o Diretor do Projeto Vale do Varosa. Ele nos contou todas as histórias e detalhes destes 2 belíssimos mosteiros.
Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas foi o primeiro Mosteiro da Ordem de Cister (1152) e fundado num local de forte tradição monástica. À sua fundação está ligado o primeiro Rei de Portugal – D. Afonso Henriques, que pelas suas dádivas permitiu a sua construção. O Mosteiro sofreu várias obras de ampliação nos séculos XVI, XVII e XVIII. Ele se destaca pela sua imponência, e está marcado por vários estilos arquitetônicos que foi acumulando ao longo do tempo.
Está classificado como Monumento Nacional e chegou a ser um dos mais ricos mosteiros portugueses, detentor de uma biblioteca notável. Atualmente representa um ponto de visita incontornável pela sua história e riqueza.

As paredes da capela-mor, assim como a sacristia, são forradas por azulejos do século XVIII, onde se podem observar episódios alusivos à fundação deste mosteiro cisterciense. O retábulo-mor é obra do Barroco Nacional – que é uma soberba composição de talha dourada.

Além de visitar as dependências do Mosteiro, você poderá visitar o exposição permanente “Fragmentos, Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”. Super interessante, até para quem sabe pouco de religião. Com o plus que ela é inteiramente em português.

Não deixe de apreciar o jardim interno do Mosqueiro que é belíssimo. Na minha humilde opinião, as ruínas deram um toque todo especial ao Mosteiro.

ATENÇÃO!! SEGURO VIAGEM EUROPA
Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Além de você não correr o risco de ser deportado (sim, isso acontece muito mais do que a gente imagina), você estará protegido se algo de ruim acontecer. Infelizmente imprevistos acontecem e temos que estar preparados. Nossos leitores recebem um desconto de até 10% na hora de pagar.
Você ainda está na dúvida? Tire todas as suas dúvidas aqui >> SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL?
Jantar Monástico
E um dos programas imperdíveis mais exclusivos do Douro acontece aqui uma vez por ano. O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas abre as suas portas para acolher os “monges”, num jantar que já é uma referência na região. O Jantar Monástico começou tímido, mas já conta com mais de 200 participantes. Cada ano é escolhido um tema, e em torno dele é o menu, decoração, e tudo mais que envolve o evento.
O palco do jantar, é num dos espaços de maior impacto dentro do complexo monástico, o monumental Claustro do Capítulo, do arquiteto maltês Carlos Gimach. O valor do jantar é 25 euros por pessoa. Preço incrível para uma noite super especial.
O programa do Jantar Monástico, integra ainda visitas a alguns monumentos da região: Ponte Fortificada de Ucanha, Mosteiro de São João de Tarouca,etc. Para mais informações você pode entrar em contato por e-mail.


Mosteiro de São João de Tarouca
Conhecer o Mosteiro e Igreja de São João de Tarouca, foi incrível. Um dos lugares que mais me encantei na viagem. A região do Vale do Valosa é realmente linda. A construção do Mosteiro de São João de Tarouca iniciou-se em 1154, sendo este o primeiro mosteiro masculino cisterciense edificado em território português.
A belíssima igreja virou Monumento Nacional em 1956, sendo esta proteção estendida a todo o conjunto em 1978. Entre 1998 e 2010 a igreja foi restaurada, e as dependências monásticas viveram uma exaustiva escavação arqueológica entre 1998 e 2007, tendo a sua musealização concluída em 2013. As ruínas e a Igreja de São João de Tarouca ficam lado a lado.


O Monasteiro foi convertido em igreja paroquial e as dependências monásticas foram vendidas em hasta pública e os seus edifícios explorados como pedreira até aos inícios do século XX. Assim que você entra na Igreja, você já sente o poder da época. O altar é um dos mais belos que já vi. E o teto? Ahhh, o teto… quero esse teto aqui em casa.

Classificado de Monumento Nacional, o complexo monástico integra desde 2009, juntamente com mais dois monumentos (Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e Convento de Santo António de Ferreirim) o Projeto Vale do Varosa. Nesta igreja repousa D. Pedro Afonso, um dos filhos bastardos do rei D. Dinis, num enorme sarcófago em pedra de granito, muito bonito por sinal. Assim como toda a igreja, que tem muitos azulejos, ouro, madeira talhada. Um verdadeiro luxo.

Transfer em Lisboa e Região
Você está planejando uma viagem para Portugal e precisa de um serviço de transfer em Lisboa? Chegou no lugar certo! Pois, nós aqui do Viajoteca, fechamos em parceria com motoristas em Lisboa, super recomendamos, que podem te ajudar. Dessa forma, podemos agendar para você traslados do aeroporto, transfer dentro de Lisboa e passeios por toda região!
Os motoristas são pessoas de total confiança e por isso eles fazem parte da na nossa lista seleta de Parceiros dos Tours Viajoteca. Inclusive, também oferecemos passeios, tours e transfer em cidades como Toronto (Canadá) e Barcelona (Espanha).
Os motoristas brasileiros em Lisboa garantem conforto, segurança e tranquilidade para sua viagem em Portugal. Vivem no país há muitos anos e podem compartilhar muitas dicas e te levar para todos os lugares.
Peça sua cotação sem compromisso: por email ( tours@viajoteca.com ) ou WhatsApp (clique aqui para nos enviar uma mensagem)!
2 Mosteiros para visitar no Douro – Portugal
Onde se hospedar no Porto:
Booking.comLeia também:
- 3 HOTÉIS NO VALE DO DOURO EM PORTUGAL (PARA SE APAIXONAR)
- QUINTA DA CASA AMARELA – UMA QUINTA COM MUITO AMOR E SABOR
- VISITANDO AS CAVES DE VINHO DO PORTO GRAHAM’S

Vale a pena comprar antecipadamente:
Conheça um pouco mais do Vale do Douro e região:
- Tour Vale do Douro: Degustação de Vinhos, Cruzeiro e Almoço
- Excursão de Vinhos no Douro com Almoço e Cruzeiro
- Vale do Douro: Excursão a 3 Vinícolas com Almoço
- Vale do Douro: Degustação de Vinho, Almoço e Cruzeiro
- Peso da Régua: Tour e Cruzeiro Vinícolas do Vale do Douro
- Tour Privado ao Vale do Douro com Degustação de Vinhos e Almoço
- Tour Privado de Dia Inteiro ao Vale do Douro a partir do Porto
- Pinhão: Passeio de Barco Rabelo de 2 Horas com Taça de Porto
- Porto: Excursão de Trem na Cidade, Cruzeiro pelo Rio e Adega
- Porto: Ônibus Hop-On Hop-Off, Cruzeiro e Adega de Vinho
- Porto Card com Transporte Incluído (1, 2, 3 ou 4 Dias)
- Porto: Excursão de Ônibus ao Douro 1 Dia
10 comentários
Você lembrou do Seguro Viagem?
Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem no mínimo um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.
Continue planejando sua viagem:
> Reserve seu hotel
> Seguro Viagem com desconto
> Passagem aérea
> Ingressos e Passeios
> Aluguel de veículos
> Tours Exclusivos Viajoteca
> Chip de celular
Reserve com nossos parceiros para garantir os melhores preços e ótimos descontos. A cada reserva concluída nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!
Olá! Conheço bem a região do Douro Vinhateiro, mas aqui estão dois locais preciosos que ainda não visitei. Quando passar lá novamente terei que arranjar um tempinho para os conhecer, obrigado!
Que riqueza de detalhes hein? Deve ser incrível…
Abs
Olá, adorei o relato, adoro visitar mosteiros e monastérios na Europa. Estivemos recentemente no Porto, não visitamos a região do Douro, mas pretendemos fazer em uma próxima visita! Parabéns!
Uau! Muito obrigada pelas dicas. Esses mosteiros são lindos demais! Preciso conhecer.rs Parabéns pelo post!
Taí duas ótimas desculpas para voltar à Portugal. Esse país tem muita coisa para ver e visitar! Achei esses dois mosteiros sensacionais! Pura arte e história! bj
Oi Martinha, que post bacana. Preciso voltar p Porto para conhecer melhor a região. Fiz só uma viagem rápida mas este ano ainda quero voltar e, claro, conhecer estes mosteiros
Abs, Marlise
Nossa, a paisagem do jardim interno com aquelas ruínas é de perder o folego! Sensacional!
Visitar mosteiros é uma baita experiência cultural! Acho incrível toda riqueza destes lugares! Estes mosteiros de Portugal devem ser fantásticos! Adorei cada detalhe do post e dos mosteiros! Espero ter a oportunidade de conhecê-los algum dia! 🙂
Estou simplesmente encantada com os tetos e com os azulejos! É muita lindeza! De ficar o dia todo admirando! 🙂
This place is a must !