Dicas de Viagem

Mergulho em Niue

10

Com uma visibilidade impressionante que varia entre 50 e 100 metros, Niue é considerada um dos melhores mergulhos do pacífico. Pelo fato de a ilha ser inteiramente constituída por material calcário e poroso, toda a precipitação que cai sobre a mesma na forma de chuva é rapidamente absorvida pelo solo, filtrada e liberada no enorme lençol freático que existe no subsolo da mesma.

Mergulho em Niue

.

Sendo assim, sem lagos, rios e nem mesmo riachos correndo em sua superfície em direção ao mar, o carregamento de sedimentos para o oceano é praticamente nulo. Isso faz com que a visibilidade dentro da água, um dos aspectos favoritos de qualquer mergulhador, chegue facilmente até os 80-100m.

Golfinhos roteadores em Niue
Golfinhos roteadores em Niue

Esta pureza/transparência, faz com que as águas costeiras de Niue sejam classificadas entre as melhores do mundo para a pratica do mergulho e snorkel e que aliadas com a sua agradável temperatura na casa dos 25 a 29o C, faz com que a experiência de mergulho em Niue seja absolutamente excepcional.

Cardume de Barracudas
Cardume de Barracudas

Devido as características geológicas e do relevo da ilha, mergulhadores além explorar de uma rica, diversa e abundante vida marinha tem a oportunidade de se aventurar nas inúmeras cavernas, grutas e abismos subaquáticos.

Mergulho em Niue

Embora este tenha sido meu primeiro dive site tropical e apenas o segundo lugar que mergulhei com cilindro além de Poor Knights na Nova Zelândia. Nessa vida já tive a oportunidade de fazer snorkel em muitos outros paraísos tropicais por aí. Porém tenho que dizer, acho que nunca antes me surpreendi tanto com o estado praticamente imaculado dos recifes de corais moles e duros como em Niue. Todos muito saudáveis e coloridos como nunca tinha visto antes em nenhum snorkel tropical.

Snorkel em Niue

Niue além de uma vida marinha bastante diversificada e preservada para os padrões mundiais atuais, é o lar de várias espécies endêmicas, como a famosa Katuali (Laticauda schistorhynchus), uma espécie de serpente marinha pulmonada e venenosa que só existe em Niue.

Katuali - A serpente marinha endêmica de Niue
Katuali – A serpente marinha endêmica de Niue

Quando você flutua por essa maravilha subaquática toda, você quase chega a se emocionar ao pensar o quão privilegiado você é de poder mergulhar num local ainda tão selvagem e único no mundo.

DCIM101GOPRO

De fato, apenas algumas centenas de pessoas tiveram a oportunidade de mergulhar em Niue. A única operadora de mergulho na ilha, a Niue Dive do simpático casal australiano Shannon e Krystal abriu a poucos anos e tem um cuidado todo especial em manter intocado este pedacinho do paraíso na terra para que as futuras gerações também possam usufruir.

Mergulho em Niue

Além do aspecto educacional abordado nos mergulhos, eles operam apenas com embarcações pequenas para no máximo 4-6 pessoas e que explora cerca de 17 dive sites ao redor da costa oeste da ilha. Ou seja, reservar os passeios com antecedência é fundamental para evitar desapontamento.

Embarcação que leva os mergulhadores aos Dive Sites
Embarcação que leva os mergulhadores aos Dive Sites

A grande maioria dos dive sites estão a menos de 10 minutos de barco. Sendo que a viagem mais longa é de apenas meia hora. A grande maioria dos sítios de mergulho apresentam uma infinidade de particulariedades como grutas, cavernas e recifes de corais, quando não a combinação deles todos.

Mergulho em Niue

Para quem nunca mergulhou em caverna, nenhum treinamento especial é digamos necessário para os mergulhos em Niue. Todos os dive sites comercialmente explorados têm acesso fácil e fonte de luz natural. Respeitando o seu nível de capacitação/certificação tudo me pareceu bastante seguro. Além disso, todos os mergulhos da Niue Dive são mergulhos guiados para que possamos aproveitar o máximo de Niue e seus incríveis dive sites.

Mergulho em Niue

Durante minha estada em Niue tive a oportunidade de cair na água algumas vezes. Cada um mais especial que o outro. Depois de estar acostumado a mergulhar nas águas geladas da Nova Zelândia, mergulhar em Niue, com um Wetsuit de 3 mm curto, foi só alegria.

IMG_1184

.

.

Os locais de mergulho em Niue

Snake Gully – Dive site mais famoso e popular de Niue. Composto por uma caverna repleta de lagostas pintadas e dezenas (às vezes centenas) de serpentes marinhas, localmente conhecidas como Katualis. Por alí é bastante comum aparecer cardumes de barracuda. Bem eu pessoalmente não estava muito confortável com a idéia de nadar com serpentes. Apesar de serem altamente venenosas extremamente curiosíssimas reza a lenda que ninguém jamais foi mordido na água por uma. Bem, eu não fiz muita questão de chegar perto delas não.. Mas tenho que admitir, elas são criaturas lindas e acabam sendo um dos highlights do mergulho em Niue.

Adicione a isso, a possibilidade de avistar tartarugas, tubarões e Maori Wrasses. Sendo assim, é fácil entender por que a maioria dos mergulhadores querem voltar ao Snake Gully outra vez. Bem eu fui uma vez mergulhando e outra vez só fazendo snorkel. Este é um dive site para todos os níveis de experiência com profundidades variando entre 5m-30m. Simplesmente fantástico!!

Mergulho em Niue (2)

Matavai Bommie – Como já mencionei anteriormente neste e outros posts sobre Niue. Niue é o maior atol elevado do mundo. Neste dive site os mergulhadores tem a oportunidade de explorar um levante coralino começando das profundezas e seguindo seu caminho até o raso. Pelo caminho acabamos encontrando muita vida e diversidade marinha, principalmente ao longo da encosta onde encontramos verdadeiros tesouros escondidos. Ótimo local para apreciar a visibilidade e o crescimento de grandes placas de corais. No local podem ser feitos tanto mergulhos profundos como mergulhos mais superficiais. Indicado para todos os níveis de experiência. A profundidade deste dive site varia entre 5m-40m.

Mergulho em Niue (10)

Ana Mahaga (Cavernas gêmeas de Limu) – Duas cavernas dispostas quase lado a lado com um túnel interligando as mesmas. Grande o suficiente para fazer o mergulhador mais novato, como eu, se sentir confortável. E com desafios interessantes para satisfazer os mergulhadores mais experientes. A vida marinha encontrada regularmente neste dive site, inclui enguias, moréias, peixe-leão, cardumes de trevally, baiacus e tubarões da barbatana com ponta branca. Exclusivo para mergulhadores com Advanced PADI ou outras certificações mais avançadas. Profundidades variando entre 5 e 30 metros.

Mergulho em Niue (11)

The Dome – Um mergulho dramático para as pessoas que não têm medo do escuro. A caverna relativamente rasa se estende por cerca de 30 metros ilha adentro onde os mergulhadores podem emergir em um pavilhão com pequenas estalactites e muitas vezes vários Coconut Crabs. Cardumes de Sweeper e peixe esquilo adoram frequentar a caverna e a forma juvenil do Mover Wrasse é muitas vezes vistos na entrada da mesma. Recomendada para todos os níveis e com profundidade de 3m a 18m.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

The Chimney – A chance de você brincar de ser Papai Noel, Neste dive-site você desliza /mergulha para baixo numa espécie de chaminé subaquática até chegar na lareira. Pelo caminho é possível se visualizar muitas lagostas. Lá embaixo a 28m de profundidade você pode fazer um “mergulho de naufrágio“. Uma vez que lá encontramos os restos de um Toyota Land Cruiser e cortador de grama lavado para o fundo do mar num dos ciclones que atingiu a ilha a alguns anos atrás. No caminho de volta, nade através da encosta para explorar a vida marinha a medida que vai emergindo em direção de águas mais rasas. Para mergulhadores com certificação avançada apenas, profundidade de 5m-30m.

Mergulho em Niue (14)

Bubble Cave – Um dos dive sites mais populares de Niue e que tem algo para todos os níveis de certificação. A caverna leva até uma câmara fechada com grandes estalactites. E é dentro desta caverna onde as Katualis costumam depositam seus ovos, então prepare-se para ver um grande número de Sea Snakes pelo caminho. O local por sinal foi destaque no Episódio 2 “Répteis e Anfíbios” da série LIFE da BBC TV. A segunda caverna explorada no mergulho é indicada para explorar o recife de coral e lá é bastante comum encontrarmos o peixe anêmona e uma grande diversidade de vida macro como meus queridos Nudibrânquios. Recomendado para todos os níveis de habilidade em mergulho, a profundidade varia de 5m a 24m.

Caverna cheia de serpentes marinhas
Caverna cheia de serpentes marinhas

Tunnel Vision – O barco leva os mergulhadores até a entrada de uma caverna, onde os mergulhadores fazem o seu caminho através de uma paisagem quase lunar, ao redor da base de uma grande pedra antes de voltar em sentido águas rasas mais rasas em direção a Bubble Cave. Dependendo do consumo de ar dos mergulhadores, os mesmo tem a oportunidade de no mesmo mergulho explorar Bubble Cave. Neste mergulho além de grande moréias, é comum encontrar tubarões de coral e ocasionalmente algumas arraias. Apenas para mergulhadores experientes, profundidade de 5m-18m.

Mergulho em Niue

Sand River – Siga um rio de areia das águas rasas em direção ao drop-off. Fique de olho no horizonte para enxergar possíveis visitantes do fundo do mar. Flutue ainda sobre um belíssimo recife de coral, ocupado com diversas formas de vida marinha. Neste verdadeiro jardim subaquático encontramos muitos peixes de coral coloridos com muitos cardumes de Trigger Fish e Peixe Cirurgião. Para todos os níveis de certificação e com profundidade variando entre 10m e 30m.

Mergulho em Niue

Channeling – Uma série de canais ou ravinas cobertos por um belo recife de coral duro com criaturas super interessantes escondidos ao longo das bordas. Para aqueles que querem ir mais fundo, há um grande coral cérebro a cerca de 30m de profundidade. Também recomendado para mergulhadores que desejam um mergulho relaxante no meio de um verdadeiro “aquário” de vida marinha tropical. Para todos os níveis de mergulhadores, e profundidade de 5m a 35m.

Nemo em Niue

Tama – Um ótimo dive site para mergulhadores que já faz algum tempo que não mergulha. Um dive-site agradável e fácil de ser explorado com uma bela parede de coral onde sempre há algo interessante para ver. Ótimo para fotógrafos e qualquer pessoa que queira um mergulho cruisy. Para todos os níveis de experiência, profundidade de 5m-30m

Mergulho em Niue (9)

Gothic City – Um mergulho fantástico ao longo da costa sul de Niue. O mergulhador viaja através de uma “cidade” de corais cérebro, alguns com até 500 anos de idade, com cardumes de peixes nadando em torno das “ruas”. Muitas vezes o local tem corrente que pode trazer consigo alguns organismos pelágicos. Este site é muito dependente das condições do tempo, e recomendado apenas para ​​mergulhadores confortáveis em águas abertas e com corrente. Profundidade variando entre 10m e 40m .

Mergulho em Niue (6)

Tepa Point – O mergulho mais profundo comercialmente opertado em Niue. Localizado na ponta sul da baía Avetele que as vezes também apresenta fortes correntes que trazem os pelágicos. Um pequeno jardim de Gorgonias começam a surgir em torno de 30m e continuam para além de 40 metros além do drop-off. Tubarões, Atuns, Barracudas e Trevally são freqüentemente avistados neste mergulho. Várias anêmonas podem ser encontrados ao longo da parede. Para todos os níveis de mergulho. Profundidades variando de 10m a 40m.

Gorgonia em Niue
Gorgonia em Niue

The Maze – Um mergulho legal para mergulhadores com um bom senso de direção. Com voltas e mais voltas a medida que os mergulhadores fazem o seu caminho através de uma série de pedras e voçorocas. Lugar onde frequentemente se vê Parrot Fish e Sea Snakes. White Tip Reef Sharks são muitas vezes vistos neste dive site também. Assim como moreias e ocasionalmente algumas tartarugas. Para todos os níveis de mergulhadores, a profundidade de 5m-20m.

NTO_13

The Cut – O barco leva mergulhadores no topo de um abismo profundo que dispenca em mais de 30 metros, onde o mergulhador é convidado a descobrir a vida marinha escondida ao longo das paredes. Depois da descida, os mergulhadores começam então a fazer o seu caminho de volta ao longo da borda do recife em direção as águas mais rasas. Há uma série de canais e passagens que é possível se nadar através. Para mergulhadores avançados apenas, profundidade de 5m-30m.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

The Catacombs – Este é o sistema de cavernas mais raso para se mergulhar em Niue. Repleto de lagostas, peixes e outros organismos. Muitas destas cavernas são interligadas entre sí como se fossem um queijo suíço. Excelente para todos os níveis de certificação e especialmente recomendado para aqueles com senso de aventura. Profundidade 4m-12m.

Mergulho em Niue (3)

Anchorage – Localizado sob os ancoradouros da baía de Alofi. Alí encontramos cardumes de Trevally e muitos tubarões que às vezes vêm de fora do coral. Spot de mergulho para mergulhadores avançados, profundidade de 10-30 metros.

Mergulho em Niue (12)

Tomb Point – Dive site onde o Night Dive da Niue Dive é conduzido e onde os mergulhadores tem a oportunidade de conhecer muitos animais que só saem à noite. Regularmente vistos nos mergulhos noturno em Niue temos Fantail ou Blotched Marble Rays, White Tip Reef Sharks, Featherstars, quantidades infinitas de camarões, caranguejos e outros crustáceos. As famosas Katualis também podem ser vistas nadando durante a noite. Recomendado para qualquer nível de mergulhador, desde que o mesmo não tenha problemas com o escuro. Profundidade variando entre 5 e 15 metros.

Mergulho Noturno em Niue

.

.

Informações úteis sobre Mergulho em Niue:

Niue Dive fica literalmente ao lado do Matavai Resort onde ficamos hospedados em nossa estada em Niue. A Niue Dive utiliza equipamentos de alta qualidade, tem um histórico de segurança impecável e todos os instrutores são todos certificados pelo PADI e capazes de orientar os novatos e especialistas.

Para quem tem mais tempo, cursos de mergulho também estão disponíveis a partir Openwater até ao nível Divemaster. Todos os equipamentos para mergulho podem ser alugados, incluindo câmera subaquática (exceto mascaras de grau). Para maiores informações visite o site da Niue Dive.

Como a demanda pelos passeios é maior que a oferta. Durante a alta temporada reservar os passeios/mergulhos com antecedência é altamente recomendável. Lembrando que entre Dezembro e Fevereiro o Niue Dive fecha por ser a temporada de ciclones e baixa temporada em Niue.

Antes de embarcar, não esqueça de pegar sua carteirinha PADI e certificar o seu limite de profundidade. É recomendável também ter um seguro saúde com remoção/repatriamento para qualquer emergência, lembrando que a câmera de descompressão mais próxima está na Nova Zelândia e uma remoção a partir de Niue pode custar uma verdadeira fortuna.. Por essas e outras o ideal é evitar na medida do possível mais de 1 mergulho por dia.

.

Onde fica Niue

 

 

Veja também:

Outros posts sobre paraísos tropicais pelo mundo

Outros posts sobre ilhas do pacífico sul

Outros mergulhos pelo mundo

.

.


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

10 Comentários
  1. Tania Pereyra Diz

    Oscar,
    Que lugar maravilhoso! Sonho de qq mergulhador. E as fotos?! Perfeitas. Vc usou caixa ou uma máquina subaquática? Esse lugar vai para a bucket list de mergulhos. Ando bem enferrujada nos meus mergulhos mas vontade não passa nunca. Parabéns pelo post.

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Usei uma câmera com caixa estanque

  2. Mirella Matthiesen Diz

    Oscar, você tirou essas fotos com a go pro?

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Algumas.. Mas a maioria com caixa estanque e uma Nikon

  3. philmuller Diz

    WOW Oscar! Que fenomenal! E as fotos estão incríveis! Parabéns!

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Phillip…
      Eu não mergulhei em muito lugares ainda, mas como em Niue acho que vai ser difícil encontrar..
      Obrigado pela visita e um feliz natal para vocês..
      Abs

  4. Matheus Hobold Sovernigo Diz

    Cara, que lugar maravilhoso. Parabéns pelas fotos! Pelo que estou vendo é possível praticar snorkeling por conta própria saindo direto da praia sem ter que pagar por um barco, é isso mesmo?

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      Olá Matheus

      Então, como Niue é um Atol elevado que confere ele o título de a pedra do pacífico, praticamente não existem praias em Niue.. Porém existem alguns locais para a prática do Snorkel sem que você precise de um barco.São algumas enseadas e reentrancias com agua calma com abundante vida marinha.. Entre os locais que recomendo temos Limu Pool, Matapa Chasm, Avatele e perto de Avaiki Cave. Porém, o melhor ponto de snorkel na minha opinião são umas piscinas naturais em Hikutavake, porém lá você só consegue ir quando a maré permite entre o final da vazante e inicio da maré cheia.. Abraço

  5. Matheus Hobold Sovernigo Diz

    Ótimo, valeu a dica!