Dicas de Viagem

Goat Island: Melhor snorkel e mergulho em Auckland

4

Localizada à cerca de 85-90 km ao norte do centro de Auckland, já nos limites do pequeno vilarejo de Leigh, encontramos a ilha de Motu Hawere, mais conhecida como Goat Island. Famosa por sua proximidade junto à costa e impressionante diversidade subaqúatica, Goat Island é considerada um dos melhores, mais acessíveis e frequentados pontos para snorkel e mergulho nos arredores de Auckland.

Goat Island o melhor snorkel e mergulho em Auckland

Ocupando uma faixa de 800 metros com uma área total de cerca de 518 hectares entre o Cabo Rodney e Okakari Point, a região foi a primeira das inúmeras reservas marinhas criadas na Nova Zelândia nos últimos 40 anos. Criada em 1975 e oficialmente inaugurada em 1977 visando a conservação do ecossistema marinho do país, esta importante reserva ecológica marinha criou o precedente  e um modelo que posteriormente seria adotado e levado para outros pontos de interesse conservacionista ao longo da costa do país. Entre eles a magnífica Poor Knights Islands Marine Reserve que já falei antes aqui e aqui no blog.

Goat Island o melhor snorkel e mergulho em Auckland 26

Originalmente habitada pelos Maoris, a costa de Leigh, historicamente sempre foi um prolífico ponto de extrativismo marinho. Dali se extraiam grandes quantidades de peixes, mariscos, lagostas e algas.  Porém, a partir da década de 1940, a pesca predatória e a coleta desenfreada de crustáceos e moluscos além da capacidade de regeneração do ambiente por parte moradores e pescadores da região começou a afetar o ecossistema de maneira quase irreversível.

Praia em frente a Goat Island o melhor snorkel e mergulho em Auckland

Até que em 1964, a Universidade de Auckland instituiu um laboratório de biologia marinha no local. Com a instalação do laboratório, não demorou muito para que os pesquisadores e funcionários da universidade tivessem a brilhante idéia de criar um pedaço protegido de costa. E assim, quase 1 década depois, criou-se a Goat Island Marine Reserve que viria por lei proibir totalmente a pesca e coleta de qualquer organismo vivo no local em 1975.

Goat Island o melhor snorkel e mergulho em Auckland 31

Hoje passados 40 anos desde a sua criação, o local conseguiu se recuperar quase que por completo, ou pelo menos se adaptar as suas novas condições e agora transborda vida marinha. Fazendo a alegria de mergulhadores e praticantes de snorkel. Tanto que hoje a Goat Island é considerada o melhor point de snorkel e mergulho em Auckland

Goat Island

Obviamente pelo fato das águas serem frias (em torno dos 16-19o C), não encontramos corais nem peixinhos multi coloridos como em paraísos tropicais pelo mundo. Por outro lado, encontramos uma verdadeira floresta de algas (kelp) e uma interessante variedades de peixes, especialmente peixes da família Lutjanidae, a mesma dos pargos e ciobas conhecidos aqui na Nova Zelândia como tamure ou snapper.

Snapper em Goat Island

Estivemos na Goat Island pela primeira vez quando fomos explorar a região do Matakana Farmers Market e algumas das vinícolas existentes naquela região. Como naquela oportunidade não fomos preparado para cair na água, ficamos só olhando o pessoal se divertir.

Desde então já estivemos lá umas 2- 3 vezes (durante o verão) sendo que a primeira delas foi aproveitando que nossos amigos do Havaí estavam nos visitando aqui na Nova Zelândia no final de Março de 2013, quando fomos com eles mergulhar na Goat Island logo no primeiro dia da visita deles aqui em Aotearoa.

Se você não quiser cair na água, dá para conhecer um pouco das belezas subaquáticas do local fazendo um passeio de barco com fundo de vidro operado por essa empresa. Agora se você mergulha, pode alugar equipamento com esta aqui.

Melhor snorkel e mergulho em Auckland 2

Pertinho da Goat Island e Leigh também encontramos a belíssima Pakiri Beach que tive a oportunidade de andar de cavalo e que falo a respeito dessa experiência neste post aqui.




Informações úteis sobre Goat Island:

A visibilidade subaquática na Goat Island tende a ser melhor no outono e inverno. Durante o fim do verão, quando a água é também mais quente (18-19oC) a visibilidade cai para cerca de 5-8 metros. Depois de chuvas mais fortes e em dias de vento leste a visibilidade é normalmente reduzida.

Como a grande maioria das praias que conheço aqui na Nova Zelândia, o local apresenta uma infra-estrutura fantástica, levando-se em conta que é gratuita. E que incluem banheiros, vestiários, ducha fria, quiosque de informações e painéis educativos. O ideal é levar seu próprio material para mergulho, mas por alí é possível alugar mascaras para Snorkel ou equipamento completo alí perto com a Goat Island Dive que também opera outras Dive Trips para lugares fantásticos como a Little e Great Barrier Islands.

A reserva marinha de Goat Island é um interessante para adultos e crianças que podem experimentar o snorkelling e ver a vida marinha em quantidade e diversidade raramente vistos em qualquer outro lugar da costa de Auckland.

Coordenadas GPS para Goat Island:

Latitude Longitude
S 36 16.202 E 174 47.763

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


4 Comentários
  1. Lucia Malla Diz

    Preciso comentar? <3 <3 <3 <3

    Lugar lindo demais, país lindo demais!!!!! 🙂

    1. Oscar Augusto Risch Diz

      😀

  2. […] volta à partir de Auckland onde você pode explorar várias atrações do norte de Auckland, como Goat Island Marine Reserve, Puhoi Valley, Pakiri Beach e as inúmeras praias e vinícolas da […]

  3. […] Goat Island: Melhor Snorkel e mergulho em Auckland […]

Comente Aqui