Logo

Mercado do Peixe de Sydney

by / 15 Comentarios / 19 de novembro de 2014

O Fish Market de Sydney é o maior mercado de peixes e frutos do mar do hemisfério sul. Perdendo apenas para o famoso Tsukiji Market nos arredores de Tóquio no Japão, o mercado de peixes de Sydney é o segundo maior mercado de peixes e frutos do mar em termos de variedade de espécies diariamente comercializadas no mundo.

Mercado Peixe de Sydney

Comercializando cerca de 14.500 toneladas de peixes e outros frutos do mar por ano, o mercado do peixe de Sydney é ainda o terceiro maior mercado de pescados em termos de volume total comercializado no mundo.

Veja também: Mercado dos peixes e vegetais de Dubai

Sempre tive muita curiosidade em conhecer e presenciar in loco o leilão num dos grandes mercados de frutos do mar do mundo. Enquanto a oportunidade de conhecer o Tsukiji Market na terra do sushi e do sashimi não chega, aproveitamos para ir conhecendo outros mercados de peixes pelo mundo e conhecer um pouco dos bastidores do mercado do peixe de Sydney foi uma excelente amostra do que um dia ainda pretendo ver pessoalmente no Japão.

Mercado Peixe de Sydney (13)

Localizado em Blackwattle Bay no bairro de Pyrmont a cerca de pouco mais de 3 km do Jardim Botânico de Sydney, o Sydney Fish Market foi fundado em 1966 e como qualquer mercado de peixe que se preze, começa o seu expediente bem cedinho. O leilão, que é na verdade o coração do mercado, funciona de segunda à sexta-feira e começa as 05:30 da manhã e se extende até as primeiras horas da manhã.

Mercado Peixe de Sydney (8)

Desde 1989 o modelo de leilão utilizado pelo Sydney Fish Market é o mesmo adotado pelo Veiling em Holambra e pelos produtores de flores na Holanda. Assim como em outros mercados de produtos perecíveis pelo mundo, neste modelo de leilão “invertido” e contra contra o relógio. A venda do lote de um determinado produto inicia com um valor máximo baseado na média histórica dos maiores lances dados pelo produto no passado e que com o passar do tempo (Klock) vai desvalorizando até algum dos potenciais compradores participantes do leilão dar um lance e arrematar o produto.

Veja também: Holambra: Visitando a Expoflora

Em outras palavras, trata-se de um sistema super interessante, ágil e digamos um pouco tenso. Afinal de contas, o tempo médio entre um lance e o outro são míseros 1,9 segundos. Se você piscar, literalmente perde o lance.

Mercado Peixe de Sydney (7)

Enfim, se você estiver em Sydney de férias e um dia quiser acordar bem cedo, existe a possibilidade de você observar o leilão no behind the Scenes Tour. O mesmo é oferecido a um grupo de no máximo 10 pessoas acompanhadas por um guia todas as segundas, quintas e sextas (exceto entre natal a ano novo e feriados).

Mercado Peixe de Sydney (6)

O tour pelos bastidores do mercado é super bacana. Uma pena só que não se pode fotografar a área do leilão em si. Pensando que não poderia fotografar absolutamente nada, fui para o tour da madrugada sem minha máquina e celular. No final das contas, acabei até me arrependendo pois teria conseguido tirar algumas fotos fora da área do leilão em sí. De toda forma, voltei lá no dia seguinte e fiz as fotos que ilustram este post quando fui apreciar melhor a parte do varejo do mercado.

Mercado Peixe de Sydney (5)

Se você não quiser literalmente madrugar para assistir ao leilão e participar do tour pelos bastidores do mercado, você pode visitar a parte do varejo do mercado que é aberta ao público em geral e que funciona diariamente entre as 07:00 até as 16:00. Por sinal, se você curte frutos do mar frescos, este mercado é literalmente o paraíso para foodies.

Mercado Peixe de Sydney (3)

Além disso, nas dependências do mercado também funciona a maior escola de culinária da Austrália, a Sydney Seafood School, que funciona no local desde 1989.

Mercado Peixe de Sydney (2)

Quando estiver visitando Sydney, tente dar uma passadinha por lá perto da hora do almoço. Sim, om local vai estar super abarrotado de gente, mas você vai encontrar desde alguns dos melhores fish and chips da Sydney, passando por lagostas, vieiras, mariscos, ostras, camarões e afins. Tudo da melhor qualidade, fresco e a preços bem razoáveis.

Mercado Peixe de Sydney (10)

Embora a maior parte das lojas do mercado de peixes de Sydney vendam seus produtos crus como qualquer peixaria pelo mundo, algumas preparam os frutos do mar alí mesmo na hora. Outras tem tudo pré preparado, prontinho para esquentar no forno/micro ondas para você comer.

Mercado Peixe de Sydney (11)

Os orientais em especial fazem a festa por alí. Se você por um momento “esquecer” que está na Austrália, e olhar para o lado e ver aquele mar de olhinhos puxados, você pode facilmente se sentir em qualquer grande mercado de frutos do mar da Ásia.

Mercado Peixe de Sydney

Dentre as inúmeras espécies de peixes, moluscos, crustáceos e afins, algo que realmente me chamou atenção foram uns caranguejos gigantes vivos comercializados alí. Eu que pensava que os caranguejos utilizados para fazer o Singapore Chilli Crab já eram enormes, estes à venda no mercado em Sydney eram então absolutamente gigantes!!

Mercado Peixe de Sydney (14)

Pois bem, estava eu lá fotografando os peixes e outros frutos do mar na segunda visita ao mercado quando uma família de chineses resolveu fazer uma comprinha de alguns frutos do mar. Levaram 3 destes carangueijos gigantes e 2 lagostas vivas. Preço da brincadeira mais de 1500 AUD (3400 BRL) pagos em cash. Uma das lagostas e um dos carangueijos comprados por eles foram feitos e devorados alí mesmo no mercado os outros 3 foram para a próxima refeição.

Mercado Peixe de Sydney (12)

Enfim, como no dia do tour pelos bastidores era muito cedo para comer frutos do mar e eu estava sozinho, acabei de contentando em apenas em olhar e contemplar o funcionamento do lugar. Porém como acabei voltando lá no dia seguinte pela hora do almoço, aproveitamos para nos deliciar com algumas delícias (mais baratinhas) vendidas fresquinhas alí mesmo no mercado. Super Recomendado!!

Mercado Peixe de Sydney (9)

Informações Úteis:

O Fish Market de Sydney abre ao público diariamente das 07:00 às 16:00 sendo que algumas das lojas alguns dias funcionam até um pouco mais tarde. O único dia que o mercado fecha é no dia de Natal (25/12).

O tour pelos bastidores do mercado é oferecido às segundas, quintas e sextas-feiras e começa pontualmente às 06:40 em frente ao Doyle’s Café e termina por volta das 08:30 da manhã. Reservar com antecedência é fundamental, uma vez que o tour tende a esgotar com dias ou até semanas de antecedência.

O custo do tour é 25 AUD e é permitido apenas para maiores de 10 anos. E no tour é necessário usar calçado fechado e preferencialmente de borracha uma vez que toda a área e molhada. Fotografia não é permitida no interior do leilão e em boa parte do passeio.

Endereço:

Sydney Fish Market

Pyrmont Bridge Rd, Pyrmont

Coordenadas GPS:

Latitude Longitude
S 33 52.360 E 151 11.582

 

Veja também:

Todos os posts sobre a Austrália

Todos os posts sobre Sydney

Post sobre o mercado do peixe de Sydney no Mala Inquieta


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Austrália, Comidas de Rua, Compras, Destinos, Experiências, Feiras e Mercados, Gastronomia, Mercados de Rua, New South Wales, Oceania, Passeios e Atrações Turísticas, Sydney, Viagem

15 Comment

  1. Morei a 200 metros do mercado e costumava ir lá nos finais de semana. Era ótimo não só para comprar peixes e frutos do mar, mas também para saboreá-los.

    Agora deu saudade! 🙂

    • Que legal Pedro…
      Se eu morasse em Sydney iria lá sempre também 😀

      Obrigado pela visita

      Abs

  2. […] Mercado de peixe em Sydney […]

  3. Parabéns…mais uma vez, excelente post!!!

  4. É necessário ter um paladar bastante exótico para “fazer compras” nesse mercado. Deve ser bem interessante conhecer. Muito bom o post Oscar.

    • Raul,
      Nem precisa ter paladar tão exótico assim não.. Mesmo que você não queira se aventurar conhecer o local é super legal mesmo!!

      Abs

  5. Adorei o post! Meu Deus que lagostas… Imagino assistir a um leilão destes, deve ser muito emocionante. E comer as delícias na hora do almoço. Fiquei ainda com mais vontade de ir a Australia. Beijos!

    • Luciana,

      É muito legal.. A única parte ruim de ir ao leilão é ter que literalmente madrugar.. Mesmo assim curti bastante e as comidinhas não preciso nem falar que estavam excelentes!!

      Abs

  6. Oscar, o blog de vocês é diferente….tem alma….simplesmente maravilhoso, inspirador….Adoro. Sérgio Matos, Brasília-DF.

    • Obrigado pelas palavras.. Sempre é bom receber um feedback assim 😀
      Esperamos continuar sempre assim

      Abraço

  7. […] O mercado do peixe de Sydney […]

  8. Meu Deus, porque só conhecI este blog, hoje!!!?? Ê semsacional. Estou literalmente encantada.

    • Tatiana

      Seja bem vinda!!! Aproveite para seguir a gente também nas redes sociais @viajoteca 😀

  9. […] geralmente começa em torno de 1:00 am e muitas vezes se extende até o amanhecer. Ao contrário do mercado de peixes de Sydney, em Seul, não cheguei a conhecer o mercado tão cedo no horário do leilão. Porém, mesmo […]

Comente Aqui