Macy’s Thanksgiving Parade: Guia para a parada do dia de ação de graças em Nova York

Dicas para Curtir o Desfile de Thanksgiving da Macy’s em Nova York

Balão na Macys Thanksgiving Parade em Nova York
0

? Macy’s Thanksgiving Parade ?

Guia para a parada do
Dia de Ação de Graças em Nova York

A Macy’s Thanksgiving Parade em Nova York é um desfile super tradicional que marca o início oficial das comemorações das festas de final de ano nos Estados Unidos. No post de hoje, vamos conhecer um pouquinho mais sobre o evento, sua história, curiosidades e algumas dicas práticas para aproveitar melhor essa experiência genuinamente americana.

Envolvendo diretamente quase 10 mil pessoas para sua realização, a Parada de Thanksgiving da Macy’s atrai cerca 3.5 milhões de espectadores para as ruas de Manhattan em Nova York. E tem uma audiência televisionada pela NBC muito maior do que isso. A qual só perde para a final do SuperBowl Americano.

Parada de Thanksgiving em Nova York por Fábio Angheben do Dicas de Nova York

Como o próprio nome sugere, a parada do dia de Ação de Graças da Macy’s acontece todo ano na quarta quinta-feira do mês de Novembro. Exatamente no dia em que a maioria dos americanos se reúnem em família ou entre amigos, no entorno da mesa de jantar para comemorar o tradicional feriado do dia de Ação de Graças.

Charlie Brown na Macy's Thanksgiving Parade em Nova York
Charlie Brown na Macy’s Thanksgiving Parade em Nova York

Assistir a parada da Macy’s em Nova York é uma tradição tipicamente americana com mais de 90 anos de existência, que nos dias de hoje atrai não apenas espectadores de todo o país, mas de todo o mundo. Os quais lotam os hotéis e as ruas de Manhattan nessa época do ano. Tudo isso para ver as alegorias, os balões gigantes e os artistas e participantes desfilarem.

Atualmente o desfile começa nas imediações do Museu de História Natural na 77th Street em Central Park West. Ao longo de sua caminhada de 43 quarteirões, segue para o sul em direção ao Columbus Circle virando à esquerda na 59th Street até chegar na 6ª Avenida. Por onde, então continua até terminar em frente da Flagship Store da Macy’s na Herald Square.

Pikachu na Parada de Thanksgiving da Macy’s em Midtown Manhattan

Trazendo carros alegóricos elaborados, bandas marciais de diferentes regiões do país, animadoras de torcida (cheerleaders), palhaços e várias celebridades. A Macy’s Thanksgiving Parade cria uma atmosfera quase carnavalesca, mas com o toque familiar de festas de final de ano.

Uma das 12 bandas marciais que se aparesentaram duramte a Macy’s Thanksgiving Parade em 2018

Apesar de todas as estrelas e celebridades que fazem parte do show, a principal atração da parada são os gigantescos balões de hélio, muitos dos quais são representações de personagens de desenhos animados ou da cultura pop americana. E a principal estrela da parada obviamente é o papai noel. O simpático bom velhinho chega no ultimo carro alegórico do desfile, “fechando o thanksgiving” e abrindo oficialmente a temporada de Natal em Nova York.

Percorrendo cerca de 5km, o espetáculo tem cerca de três horas de duração e começa às 9h da manhã na altura do Museu de História Natural e termina por volta do meio dia nos arredores da Macy’s na Rua 34th West. E foi justamente na manhã de Thanksgiving mais gelada dos últimos 100 anos que eu fui com a Cláudia do Blog Aprendiz de Viajante prestigiar o desfile nas ruas de Manhattan em Nova York.

Uma experiência memorável.

História da Parada de Ação de Graças da Macy's (Macy’s Thanksgiving Parade)

Fundada em 28 de Outubro de 1858, a Macy’s é a maior e uma das mais tradicionais lojas de departamentos dos EUA. No entanto, foi apenas 66 anos mais tarde. Mais precisamente em 1924 que a loja  promoveu seu primeiro desfile do fim de ano nas ruas de Nova York. Uma prática que virou uma verdadeira tradição de Final do Ano em Nova York.

Inicialmente chamada de Macy’s Christmas Parade. O desfile era composto por três carros alegóricos (todos puxados por cavalos), quatro bandas e vários animais como camelos, elefantes, burros, zebras e cabras. Todos emprestadas do zoológico do Central Park para o evento.

O desfile começou a tomar forma parecida com o desfile atual no finalzinho dos anos vinte. Uma época de grande prosperidade e efervescência cultural em Nova York. E era encenado por funcionários da Macy’s, muitos dos quais emigraram para a América vindos da Europa e que ansiavam por uma celebração semelhante à  aquelas encontradas nos seus respectivos países de origem.

Naquela época, o desfile tinha uma rota muito mais extensa do que tem hoje. E começava na esquina da 145th Street com a Convent Avenue entre Sugar Hill e Hamilton Heights e seguia até a loja Macy’s na Herald Square na altura da 34th Street e Broadway em Midtown West.

E desde aquela época, assim como acontece nos dias de hoje, Papai Noel era o último destaque da programação. Abrindo oficialmente a temporada de Natal em Nova York.

Em 1927, os gigantescos balões que agora são o elemento principal do desfile, fizeram sua primeira aparição. Os balões substituíram os animais do zoológico que eram assustadores para algumas crianças. Os primeiros balões não eram tão grandes quanto os dos dias de hoje, mas já incluíam personagens de desenhos animados como  o gato Felix.

O interessante é que naquela época, após a conclusão do desfile, os balões gigantes eram liberados no ar. Em 1928, a Macy’s começou a oferecer uma recompensa de US$ 100 por qualquer balão retornado, que fosse afixado com etiquetas de endereço de retorno endereçados à Macy’s. Nos dias de hoje esses 100 USD equivaleriam a aproximadamente 15000 USD.

Em 1931, o piloto Clarence E. Chamberlain conseguiu resgatar um balão com a asa de seu avião. Fato que levou à proibição de resgate dos balões por aviões no ano seguinte. Mesmo assim, depois do desfile de 1932, outro piloto tentou capturar um balão e quase caiu, levando a Macy’s a interromper a liberação dos balões no final do desfile.

Foi a partir daí que em 1934, as celebridades se tornaram um elemento importante do desfile com o cantor-ator Eddie Cantor participando do evento naquele ano. O balão de hélio do Mickey Mouse também foi apresentado aos participantes do desfile neste ano pela primeira vez.

Entre 1942 a 1944, o desfile foi cancelado por causa da escassez de hélio e borracha durante a Segunda Guerra Mundial. Esses três anos, foram a única vez em que a Macy’s Thanksgiving Parade foi cancelada.

Quando o desfile retornou em 1945, ele foi transmitido pela televisão pela primeira vez e foi o maior desfile já visto até então nas versões anteriores.

Desde então todos os anos, uma equipe da Macy’s trabalha para superar o evento do ano anterior. Essa evolução significou balões maiores, mais carros alegóricos mais elaborados, materiais melhores e novas tecnologias. Tudo isso, resultando no espetáculo que rola até os dias de hoje pelas ruas de Nova York no final de novembro.




Em 2018, a Macy’s celebrou seu 92º desfile com 31 carros alegóricos, 26 balões de hélio gigantes e 12 bandas marciais totalizando 2.585 membros. E apesar do frio polar de -12oC atraiu um público razoável para as ruas de Nova York.

Curiosidades sobre os Balões da Parada de Thanksgiving de Nova York

Os balões gigantes da Macy’s Thanksgiving Parade, foram introduzidos na parada cerca três anos após o desfile de inauguração em 1927. E que continham personagens de desenhos animados que entraram em cena para substituir os animais vivos do zoológico.

Balão da parada de Thanksgiving em Nova York
Balão da parada de Thanksgiving em Nova York

Inicialmente, os balões eram preenchidos com ar quente. Mais tarde, uma mistura de hélio e ar de baixa densidade foi usada. Isso permitiu que os designers de desfiles criassem balões de grande proporção.

Balão do Bob Esponja em Nova York por Fabio Angheben do Dicas para Nova York

Hoje, os balões são criados pelo Macy’s Parade Studio em New Jersey. Tudo começa com um esboço a lápis. Consultores em aerodinâmica e engenharia auxiliam nos cálculos para garantir que o balão voe adequadamente. Aí, uma réplica em escala real é feita de argila e um modelo pintado (também uma réplica em escala real) são construídos no galpão antes que o balão real seja recortado em tecido.

Grinch na Macy’s Thanksgiving Parade por Fabio Angheben do Dicas para Nova York

Cada balão tem várias câmaras e inclui um zíper, um dispositivo de inflação e uma válvula de alta pressão. Testes de vôo, inflação e deflação são executados e ajustes cosméticos são feitos. Finalmente, o balão pode aparecer no desfile em Manhattan. Todo esse processo, pode levar mais de 1 ano para ser finalizado.

Os balões são atualmente feitos de poliuretano, apesar de originalmente serem feitos de borracha. As dimensões dos balões variam, mas a maioria deles tem uma altura de cerca de cinco a seis andares e algo em torno de 18 metros de comprimento e 9 metros de largura. Por exemplo, o balão do Charlie Brown tem 16 metros de comprimento, 9.5 metros de largura e 14 metros de altura.

Balão do Charlie Brown na Macy’s Thanksgiving Parade por Fabio Angheben do Dicas para Nova York

Para mover estes balões, são necessários cerca de 2.000 a 3.000 voluntários, que devem pesar pelo menos 55 kg e estar em boa saúde para seguram e manobrar os balões. Destes, apenas algumas centenas de líderes de equipe são obrigadas a participar de treinamentos, embora todos sejam convidados. O treinamento inclui aulas de aerodinâmica, geometria e física.

Balão do Olaf na Macy’s Thanksgiving Parade por Fabio Angheben do dicas para Nova York

As equipes de cada balão/dirigível incluem um líder geral, um piloto, um capitão e dois pilotos auxiliares. Um policial marcha com cada balão para garantir a segurança. Os maiores balões exigem mais de 70 manipuladores, enquanto outros podem precisar de apenas 50.

Macy’s Thanksgiving Parade por Fabio Angheben do dicas para Nova York

Os voluntários se vestem com roupas que combinam com seu balão e seguram as cordas para guiar o balão pelas ruas de Nova York. Além disso, cada balão também é amarrado a dois veículos utilitários de 800 libras cada.

Curiosidades sobre os Carros Alegóricos da Parada de Thanksgiving de Nova York

Os carros alegóricos são uma das principais atrações do desfile desde a sua criação em 1924. Os carro alegóricos não eram nada de especial até 1969, quando Manfred Bass começou a projetar os carros alegóricos para a parada da Macy’s.

Arvore de Natal Cantante na Macy's Thnaksgivibg Parade
Arvore de Natal Cantante na Macy’s Thnaksgivibg Parade

Como em Manhattan seria muito caro produzir esses carros alegóricos. Bass os projetou para que pudessem construídos em New Jersey, desmontados para sua viagem pelo Lincoln tunnel. E no dia anterior ao desfile, fossem trazidos à Manhattan.  Onde eles são então reagrupados e remontados durante as primeiras horas antes do amanhecer do desfile.

Diana Ross no desfile da Macy's Thanksgiving Parade
Diana Ross no desfile da Macy’s Thanksgiving Parade

Nos dias de hoje, os carros alegóricos são construídos com materiais comums, incluindo madeira, metal, fibra de vidro, tecido e espuma. A equipe do Macy’s Parade Studio começa a definir os carros alegóricos da parada com um esboço e faz um protótipo em escala real.

As peças e adereços do carro alegórico são construídas, começando com uma base plana chamada de flutuador e depois pintadas. Adereços são adicionados, e o float é totalmente concluido no estúdio.

Alegoria na Thanksgiving Parade da Macy's
Alegoria na Thanksgiving Parade da Macy’s

As dimensões dos carros alegóricos variam, mas desmontados não podem ter mais que  3.65metros de altura e 2.40 metros de largura, permitindo-lhes viajar do Macy’s Parade Studio N.J., através do Lincoln Tunnel e entrar em New York City um dia antes do desfile.

Dicas para Curtir o Desfile de Thanksgiving da Macy’s em Nova York

O desfile começa às 9 da manhã na 77th Street com Central Park West. O desfile  percorre a Central Park West Avenue até o Columbus Circle, entra no Central Park South, depois segue pela 6th Avenue (Avenida das Américas) até chegar na Macy’s Herald Square, na 34th Street.

A Macy’s Thanksgiving parade  é um evento gratuito e aberto ao público. Nenhum ingresso é vendido para o desfile na rua. Os assentos em arquibancada temporária no final do percurso é apenas para VIPs e membros da mídia. Por isso quem quiser um bom lugar para ver a parada é bom chegar cedo. Muita gente já começa a tomar seus postos às 6:30 da manhã.

Alternativamente, caso queira escapar da multidão e do frio, você pode alugar um quarto num hotel com vista para o trajeto da Parada da Macy’s Thanksgiving Parade.  E curtir o espetáculo do conforto do seu quarto. Mas prepare o seu bolso e reserve com bastante antecedência, porque esses quartos costumam esgotar com até 1 ano de antecedência.

Resolvemos encarar o frio de -12oC para assistir a parada ao vivo e a cores e não apenas da transmissão da NBC. Saímos de casa por volta das 07:30 da manhã e inicialmente pretendíamos ficar na altura do Columbus Circle para assistir a parada.  Como estava ventando um pouco, o que deixava a sensação térmica ainda mais baixa, os balões estavam voando muito baixo.

Como o visual alí do Columbus Circle não estava legal. Depois que a parada começou, acabamos optando por tentar achar outro lugar. Acabamos ficando na Rua 57 que é uma Crosstown de pista dupla e mais larga de onde acabamos conseguindo um amplo campo de visão, com um ótimo lugar para podemos curtir a parada. Na verdade, acredito que só conseguimos esse super lugar por alí depois que a parada começou, por conta do frio congelante que estava.

Por essas e outras, é muito importante estar super bem agasalhado e se vestir em camadas de roupas para aguentar o frio que pode eventualmente fazer no dia da Thanksgiving Parade em Nova York.

Os espectadores posicionados mais perto do início da rota do desfile podem esperar ver os participantes do desfile mais cedo. Os espectadores mais próximos do ponto final da parada aguardarão mais tempo para o desfile chegar até eles. O tempo aproximado entre a abertura e o final da parada é de cerca de 90 minutos. Lembrando que a sexta avenida entre as ruas 34 e 38 é off limits para quem não tem credencial de imprensa ou é VIP.

Vi muita gente com carrinhos de criança e cadeirinhas sofrendo para se locomover na multidão. Por essas e outras é bom deixar os carrinhos de criança e as cadeiras dobráveis em casa, o volume deles atrapalha todo mundo. Cobertores para se agasalhar e sentar no meio-fio até o inicio da parada podem ser uma boa ideia.

Lembrando que o trânsito crostown e as vagas de estacionamento podem ser particularmente difíceis no dia da parada. Por essas e outras, usar o transporte público é altamente recomendado.

Para quem quiser ver os balões de pertinho, vale a pena ir no finalzinho de tarde do dia anterior da parada na região dos arredores do Museu de História Natural acompanhar o processo de inflagem dos mesmos.

Você já esteve em Nova York na época da Macy’s Thanksgiving Parade? Tem alguma dica extra para compartilhar com a gente? Se você nunca esteve em Nova York nessa época e tem alguma dúvida em particular, escreve aí na caixa de comentários que a gente vai tentar te ajudar.

Gostou desse post? Salve ele no Pinterest

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter.

Sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Comparar

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


Comente Aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.