Logo

Lake Manapouri na Nova Zelândia

Lake Manapouri: Um dos lagos glaciais mais bonitos da Nova Zelândia

by / 2 Comentarios / 3 de março de 2016

Considerado por muitos um dos mais belos lagos glaciais da Nova Zelândia, o Lake Manapouri é a porta de entrada para quem visita Doubtful Sound e Dusky Sound na porção central do Fiordland National Park. Emoldurado pelas montanhas do Cathedral e Hunter Ranges, este belíssimo lago de origem glacial foi formado durante o período geológico do Holoceno (+- 12.000anos) e hoje é, além de uma importante atração turística de Fiordland, um importante componente da matriz energética da Nova Zelândia.

Lake Manapouri na Nova Zelândia

Navegando pelo Lake Manapouri na Nova Zelândia

Com uma profundidade que chega aos 444 metros, o Lake Manapouri é o segundo lago mais profundo da Nova Zelândia, perdendo por apenas 18 metros para outro lago de Fiordland, o Lake Hauroko.

Lake Manapouri na Nova Zelândia

Lake Manapouri no fiordland National Park na Nova Zelândia

Apesar de estar a apenas 178 metros acima do nível do mar, o Lake Manapouri abriga a maior hidroelétrica da Nova Zelândia, gerando energia suficiente para abastecer uma cidade com 600.000 residências. No entanto, a maior parte da energia gerada pela hidroelétrica de Manapouri é utilizada pela usina de beneficiamento de bauxita em Bluff nos arredores de Invercargill.

Usina Hidroeletrica no Lake Manapouri na Nova Zelândia

Usina Hidroeletrica no Lake Manapouri na Nova Zelândia

Com uma extensão total de cerca de 28 km, o Lake Manapouri possui 4 grandes braços e ocupa uma área total de 142km2. Com um total de 33 pequenas ilhas, sendo que 2/3 delas são cobertas por densas florestas de Nothofagus, o lago de Manapouri tem um perímetro de aproximadamente 170km com inúmeras praias e baías.

Lake Manapouri na Nova Zelândia

Uma das 34 ilhas existentes no Lake Manapouri na Nova Zelândia

Durante a fase de planejamento da usina de Manapouri, cogitou-se a possibilidade da elevação dos níveis do lago visando o aumento de seu potencial hidroelétrico, o que acabaria por imundar estas 33 ilhas e ameaçaria diversas espécies de plantas e animais. Tal iniciativa foi contestada e logo descartada, quando manifestantes de todo o país se posicionaram contra a construção de um dique e consecutiva inundação destas ilhas com a campanha Save Manapouri que mobilizou o país. Hoje, tal campanha é reconhecido como o marco inicial do movimento de proteção ambiental da Nova Zelândia.

Lake Manapouri na Nova Zelândia

Campanha para salvar as ilhas do Lake Manapouri foram uma das bases do movimento conservacionista da nova Zelândia

Lake Manapouri

Durante uma de nossas visitas à região de Te Anau, tivemos a oportunidade de navegar por suas águas em nosso passeio para o imponente Doubtful Sound. Assim como no nosso passeio pelo Milford Sound, esse passeio foi feito à bordo de uma confortável embarcação da Real Journeys. Por sinal, o barco deles que opera no Lake Manapouri utiliza a mesma tecnologia (made in New Zealand) utilizada nos Jet Boats espalhados pelo país.

Lake Manapouri na Nova Zelândia

Navegando no Lake Manapouri entre Manapouri e a usina Hidroelétrica de mesmo nome

No caminho de ida, tivemos a oportunidade de explorar um pouco do North Arm do lago Manapouri. Local onde o diretor Peter Jackson utilizou para ambientar South Rivendell em Senhor do Anéis. Outra atração do lago que passamos bem pertinho foi Pomona Island. A maior das 33 ilhas do lago de Manapouri.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 23 Lake Manapouri na Nova Zelândia 24 Lake Manapouri na Nova Zelândia 27 Lake Manapouri na Nova Zelândia 26

Depois de cruzarmos os quase 30 km do lago, desembarcamos próximo aos vertedouros da hidroelétrica de Manapouri e embarcamos num ônibus que nos levaria para conhecer a usina e depois nos levaria até o Doubtful Sound.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 38

Usina Hidroelétrica do Lake Manapouri

Considerada uma das maiores obras de engenharia da Nova Zelândia, a usina hidroelétrica de Manapouri foi inaugurada em 1971, construída no meio da montanha e é conectada ao mundo exterior por um túnel em espiral de quase 2 km de comprimento pelo qual descemos de ônibus até onde encontram-se os geradores.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 36

Como existe um desnível de quase 180m entre o nível do lago Manapouri e o mar, em poucas palavras, a usina utiliza a água do lago e descarta no mar. O passeio é bastante interessante. Na verdade o túnel chega a ser um pouco claustrofóbico (principalmente pensar que você está no meio de uma enorme montanha de granito numa área suscetível à terremotos). Em todos este anos em operação nenhum tremor causou danos a usina, construída para suportar esse tipo de atividade sísmica. Mas que dá um pouco de medo isso dá. Mas a visita é super legal e vale a experiência.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 2

Lá dentro tivemos não só a oportunidade de visitar a sala de geração da principal hidroelétrica da Nova Zelândia que atualmente conta com 7 geradores, bem como conhecer um pouco mais sobre a história de sua construção.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 3




Terminada a visita à hidroelétrica de Manapouri seguimos por aproximadamemte 21 km de estrada de terra através da Wilmot Pass em direção ao Majestoso Doubtful Sound.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 39Lake Manapouri na Nova Zelândia 40Lake Manapouri na Nova Zelândia 41Lake Manapouri na Nova Zelândia 42

Localizado à cerca de 20 minutos ao sul de Te Anau, Lake Manapouri é também o nome de uma pequena cidade com uma população de apenas 200 pessoas (praticamente sem sinal de celular) onde além desse belíssimo lago às margens do Fiordland National Park existe pelo menos um café e os escritórios das 2 empresas que oferecem passeios para o Doubtful e Dusky Sounds.

Lake Manapouri na Nova Zelândia 5Lake Manapouri na Nova Zelândia 4Lake Manapouri na Nova Zelândia 6

E é à partir de uma pequena marina em Pearl Harbour no canto esquerdo do waterfront do Lake Manapouri em Manapouri que partem e chegam os passeios ao Doubtful Sound, Dusky Sound e Resolution Island.

Lake Manapouri na Nova Zelândia Lake Manapouri na Nova Zelândia

Informações úteis sobre o passeio no Lake Manapouri

A visita ao Lake Manapouri apesar de extremamente bonita, não é completa sem a visita à maior usina hidroelétrica da Nova Zelândia. E já que está alí ao lado, não custa investir no combo lago+usina+fiorde.

A maioria das pessoas que fazem esse passeio visita também o Doubtful Sound. Agora se puder cacifar mesmo, eu faria um cruzeiro + completo com mais de 1 dia de duração visitando Doubtful Sound + Dusky Sound + Breaksea Sound e Resolution Island.

Endereços úteis:

Endereço:

Doubtful Sound Cruise com a Real Journeys

61 Waiau Street, Pearl Harbour, Manapouri

Coordenadas GPS:

Latitude Longitude
S 45 34.141 E 167 36.574

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI:

Toda vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado e com novas dicas de viagem. Obrigado!!


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Cruzeiros, Destinos, Doubtful Sound, Ecoturismo, Estilo, Experiências, Fiordes, Floresta, Ilha Sul, Ilhas, Lagos, Manapouri, Montanhas, Natureza, Nova Zelândia, Obras da Engenharia, Oceania, Passeios de Barco, Passeios de Jet Boat, Passeios e Atrações Turísticas, Te Anau, Viagem, Viagem em Casal, Viagem em família

2 Comment

  1. Super Interessante!!!

Comente Aqui