Lake Manapouri na Nova Zelândia

Lake Manapouri: Um dos lagos glaciais mais bonitos da Nova Zelândia

Lake Manapouri

Considerado por muitos um dos mais belos lagos glaciais da Nova Zelândia, o Lake Manapouri é a porta de entrada para quem visita Doubtful Sound e Dusky Sound na porção central do Fiordland National Park. Emoldurado pelas montanhas do Cathedral e Hunter Ranges, este belíssimo lago de origem glacial foi formado durante o período geológico do Holoceno (+- 12.000anos) e hoje é, além de uma importante atração turística de Fiordland, um importante componente da matriz energética da Nova Zelândia.

Imprevistos acontecem! Garanta seu seguro de viagem aqui!
Utilize o link promocional: CLIQUE AQUI para receber desconto em sua compra.

Com uma profundidade que chega aos 444 metros, o Lake Manapouri é o segundo lago mais profundo da Nova Zelândia, perdendo por apenas 18 metros para outro lago de Fiordland, o Lake Hauroko.

Apesar de estar a apenas 178 metros acima do nível do mar, o Lake Manapouri abriga a maior hidroelétrica da Nova Zelândia, gerando energia suficiente para abastecer uma cidade com 600.000 residências. No entanto, a maior parte da energia gerada pela hidroelétrica de Manapouri é utilizada pela usina de beneficiamento de bauxita em Bluff nos arredores de Invercargill.

Com uma extensão total de cerca de 28 km, o Lake Manapouri possui 4 grandes braços e ocupa uma área total de 142km2. Com um total de 33 pequenas ilhas, sendo que 2/3 delas são cobertas por densas florestas de Nothofagus, o lago de Manapouri tem um perímetro de aproximadamente 170km com inúmeras praias e baías.

Durante a fase de planejamento da usina de Manapouri, cogitou-se a possibilidade da elevação dos níveis do lago visando o aumento de seu potencial hidroelétrico, o que acabaria por imundar estas 33 ilhas e ameaçaria diversas espécies de plantas e animais. Tal iniciativa foi contestada e logo descartada, quando manifestantes de todo o país se posicionaram contra a construção de um dique e consecutiva inundação destas ilhas com a campanha Save Manapouri que mobilizou o país. Hoje, tal campanha é reconhecido como o marco inicial do movimento de proteção ambiental da Nova Zelândia.

Lake Manapouri

Durante uma de nossas visitas à região de Te Anau, tivemos a oportunidade de navegar por suas águas em nosso passeio para o imponente Doubtful Sound. Assim como no nosso passeio pelo Milford Sound, esse passeio foi feito à bordo de uma confortável embarcação da Real Journeys. Por sinal, o barco deles que opera no Lake Manapouri utiliza a mesma tecnologia (made in New Zealand) utilizada nos Jet Boats espalhados pelo país.

No caminho de ida, tivemos a oportunidade de explorar um pouco do North Arm do lago Manapouri. Local onde o diretor Peter Jackson utilizou para ambientar South Rivendell em Senhor do Anéis. Outra atração do lago que passamos bem pertinho foi Pomona Island. A maior das 33 ilhas do lago de Manapouri.

Depois de cruzarmos os quase 30 km do lago, desembarcamos próximo aos vertedouros da hidroelétrica de Manapouri e embarcamos num ônibus que nos levaria para conhecer a usina e depois nos levaria até o Doubtful Sound.

Usina Hidroelétrica do Lake Manapouri

Considerada uma das maiores obras de engenharia da Nova Zelândia, a usina hidroelétrica de Manapouri foi inaugurada em 1971, construída no meio da montanha e é conectada ao mundo exterior por um túnel em espiral de quase 2 km de comprimento pelo qual descemos de ônibus até onde encontram-se os geradores.

Como existe um desnível de quase 180m entre o nível do lago Manapouri e o mar, em poucas palavras, a usina utiliza a água do lago e descarta no mar. O passeio é bastante interessante. Na verdade o túnel chega a ser um pouco claustrofóbico (principalmente pensar que você está no meio de uma enorme montanha de granito numa área suscetível à terremotos). Em todos este anos em operação nenhum tremor causou danos a usina, construída para suportar esse tipo de atividade sísmica. Mas que dá um pouco de medo isso dá. Mas a visita é super legal e vale a experiência.

Lá dentro tivemos não só a oportunidade de visitar a sala de geração da principal hidroelétrica da Nova Zelândia que atualmente conta com 7 geradores, bem como conhecer um pouco mais sobre a história de sua construção.

Terminada a visita à hidroelétrica de Manapouri seguimos por aproximadamemte 21 km de estrada de terra através da Wilmot Pass em direção ao Majestoso Doubtful Sound.

Localizado à cerca de 20 minutos ao sul de Te Anau, Lake Manapouri é também o nome de uma pequena cidade com uma população de apenas 200 pessoas (praticamente sem sinal de celular) onde além desse belíssimo lago às margens do Fiordland National Park existe pelo menos um café e os escritórios das 2 empresas que oferecem passeios para o Doubtful e Dusky Sounds.

E é à partir de uma pequena marina em Pearl Harbour no canto esquerdo do waterfront do Lake Manapouri em Manapouri que partem e chegam os passeios ao Doubtful Sound, Dusky Sound e Resolution Island.

Informações úteis sobre o passeio no Lake Manapouri

A visita ao Lake Manapouri apesar de extremamente bonita, não é completa sem a visita à maior usina hidroelétrica da Nova Zelândia. E já que está alí ao lado, não custa investir no combo lago+usina+fiorde.

A maioria das pessoas que fazem esse passeio visita também o Doubtful Sound. Agora se puder cacifar mesmo, eu faria um cruzeiro + completo com mais de 1 dia de duração visitando Doubtful Sound + Dusky Sound + Breaksea Sound e Resolution Island.

Endereços úteis:

Endereço:

Doubtful Sound Cruise com a Real Journeys

61 Waiau Street, Pearl Harbour, Manapouri

Coordenadas GPS:

Latitude Longitude
S 45 34.141 E 167 36.574

Se este post foi útil para você, ajude o blog a continuar existindo reservando hotel, alugando carro, contratando seguro viagem, comprando passagens, SIM Cards e reservando seus passeios e atrações. Prestigiando nosso trabalho e planejando suas viagens através dos links do blog continuaremos a postar dicas e posts de nossas aventuras pelo mundo e assim esperamos ajudar a melhorar ainda mais a sua experiência de viagem.

Reservando através dos links do blog você não paga mais por isso, mas o blog recebe uma pequena comissão. Você pode ficar sabendo mais sobre como isso funciona na política do blog Fotos & Destinos.

Aproveite também para seguir nossas redes sociais como Instagram e Facebook

 

Obrigado!!

Oscar Augusto Risch

2 Comentários

  1. avatar
    Posted by Iza| 08/03/2016 |Responder

    Super Interessante!!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Todos os campos são requeridos.