Página Principal Itália La Morra, um encanto de cidade em Piemonte, na Itália

La Morra, um encanto de cidade em Piemonte, na Itália

por Carina Dittrich
0 comment

Eu nunca havia ouvido falar de La Morra, uma pequena e bela vila nos arredores da famosa Barolo, na Itália. Uma cidade tão pequena, que mais parece um vilarejo, na incrível região de Langhe, em Piemonte, no norte da Itália. Mas me encantei com ela e toda região assim que começamos a subir a estrada sinuosa que leva até a cidade, que fica no alto de monte.

E como não se apaixonar por La Morra? Afinal, ela fica no cume de uma colina, a 550 metros de altitude, olhando vinhedos a perder de vista. Lá do alto, o que se vê é um mar de vinhedos descendo em todas as direções. La Morra é a Itália que a gente sonha conhecer!

Tour privado: degustação de vinhos no Piemonte, em Barolo e La Morra

Piemonte
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-user-md”]

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem! Pois você sabia que ele é obrigatório nas viagens para a Europa? Sim, é obrigatório ter um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros! Então não corra o risco de não poder entrar na Europa por falta dele! Por isso, faça já o seu! Inclusive, é muito mais em conta do que você imagina. 😉

Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Então, use o código promocional: VIAJOTECA5.

+ SEGURO VIAGEM É IMPRESCINDÍVEL? SIM! SAIBA PORQUÊ!

[/vc_message]

La Morra – Itália

Um pouco de história…

A História conta que La Morra, assim como a maioria das cidades vizinhas, foi fundada no local por razões de segurança. No período medieval (século XII) a cidade foi construída com a proteção de um alto muro ao redor de si. Já o seu nome vem de Loci Murrae, que significa “recinto de ovelhas”. De fato, presume-se que os frades beneditinos que moravam em Annunziata (parte da cidade) pastoreava seu rebanho nestas terras.

A região sempre foi uma área vinícola próspera. Teve tempos nesta região, que era ilegal cortar uma videira de uva Nebbiolo. Caso ousasse-se cometer este crime, podia-se contar com penalidades severas que iam desde ter uma mão amputada até o enforcamento (!).

Os primeiros a introduzir o cultivo de uvas de uvas na região foram os monges que viviam na atual Igreja dell’Annunziata, que na época era uma aldeia de mesmo nome. Até hoje este convento do século XIII existe na cidade, e é um monumento de interesse histórico e artístico, que vale a visita.

Piemonte e Turim Card: passe de 24 horas até 5 dias para visitar as residências reais com transporte público

Entretanto, nem tudo sempre são flores e vinhos…

O lugar também passou por uma sucessão de períodos difíceis. A região de Langhe foi abalada pela guerra, pela peste e pelo devastador terremoto de 1222. Estas catástrofes deram lugar ao fervor religioso, que só aumentou com a chegada de São Francisco de Assis, em 1223, que pregou nestes terras.

Mas os tempos ruins ficaram para trás e a cidade tem muitas belezas a oferecer em seu bem-conservado e animado centro histórico, e especialmente à mesa! A cidade é famosa por seus vinhos finos e excelente cozinha.

Mangialonga

A cultura do vinho e boa comida é tão difundida e reconhecida em La Morra, que o seu evento mais popular é o Mangialonga (algo como “comer longamente”). Este evento acontece no último domingo de agosto, e envolve uma série de paradas para saborear produtos tradicionais ao longo de uma rota de quase quatro quilômetros entre vinhas, quintas e capelas espalhadas por todo o campo nos arredores da cidade.

Piemonte: tour de caça as trufas!

O que ver em La Morra

Chegando em La Morra, vindo pela Via Alba (estrada que sobe a colina e leva até a cidade) deixe o carro no estacionamento da Piazza Martiri. A circulação de carros nas estreitas ruas da vila é limitada aos moradores, e além do que a cidade é facilmente percorrida à pé. Dali já se tem belas vistas da região e uma ideia do que se esperar desta visita!

vinhedos piemonte

Logo ali ao lado está o serviço de informação turística que oferece informações eficientes das atrações histórico-culturais, além de auxiliar os turistas com reservas de hotéis, restaurantes e etc. A cidade oferece ao lado de todas as suas atrações placas com uma curta explicação sobre o lugar, o que facilita bastante a vida dos turistas curiosos.

La Morra mapa

Seguindo pela graciosa Via Umberto I, com seus vários restaurantes e lojinhas que despertam o apetite, chega-se na Piazza Castello.

La Morra rua

Piazza Castello

Esta praça fica no ponto mais alto da cidade e oferece uma vista inesquecível das colinas circundantes e da cidade de Barolo, logo abaixo. Aqui estão a maioria das atrações da cidade, além de alguns restaurantes.

Esta praça já foi lugar de um imponente castelo, propriedade da Falletti (uma das famílias nobres mais importantes da área). Mas em 1544 (durante a guerra Espanhola-Francesa de 1537-1559), o comissário do rei da França deu ordens para que ele fosse destruído.

La Morra Piazza Castello

Nesta praça pode se ver as antigas muralhas da cidade, e o Monumento al Vignaiolo d’Italia (Monumento aos Lavradores da Itália), que é símbolo de La Morra, e um trabalho em bronze feito em 1972 pelo escultor A. Munciguerra para homenagear todos os agricultores pelo difícil trabalho nas vinhas.

Ainda aqui está o busto de mármore de Giuseppe Gabetti (1796-1862), que viveu os últimos anos de sua vida em La Morra. Ele era o compositor da Marcha Real, que se tornou o hino nacional italiano entre 1861-1946.

De Turim: tour de degustação privado pelos vinhedos de Barolo

Outra grande atração da cidade também fica na praça e é a Torre Campanaria.

Torre Campanaria

Esta torre do sino foi construída entre 1709 e 1711, e tem 31 metros de altura. A torre é composta por cinco pisos com painéis simples e sóbrias e um campanário em estilo barroco. Na cave ainda são visíveis fragmentos de pedra que datam da torre medieval pré-existente. Este é um dos poucos vestígios do castelo demolido em 1544 por ordem das tropas francesas de ocupação.

A torre, de propriedade da cidade de La Morra, está aberta de março a novembro, aos sábados e domingos. A subida na torre é gratuita e feita por escadarias que levam até o último andar. No alto estão os sinos, e de onde se tem as mais lindas vistas da região. Imperdível!

La Morra Torre
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-bed”]

Se você quer se hospedar na região de La Morra, procure seu hotel aqui e encontre as melhores opções e melhores preços!

[/vc_message]

Mas não se pode falar sobre esta praça sem mencionar um outro símbolo que distingue e sintetiza as duas vocações da cidade: a beleza da paisagem e do vinho/gastronomia abrangido pela Cantina Comunale, que fica ao lado da Torre Campanaria.

Cantina Comunale

Abrigada no Palazzo dei Marchesi di Barolo, do século XVIII, reúne o melhor da produção local. O lugar serve como um ponto de partida para excursões para descobrir os vinhos desta terra e seus produtores. O lugar é gerido pelos produtores de La Morra e aqui pode se provar e comprar, escolhendo entre mais de 60 diferentes vinhos Barolo.

Diariamente aberto entre 10-12h30 e 14h30-18h30.

Via Carlo Alberto, 2.

La Morra CANTINA COMUNALE

Seguindo pela Via Carlo Alberto, se chega na Piazza del Municipio. Ali estão as Igreja de São Martinho, e quase em frente, a Igreja di S.Rocco.

La Morra San Rocco

Chiesa Parrocchiale di San Martino

Esta igreja é dedicada à padroeira do país, San Martino, cuja estátua está acima da entrada principal. A igreja é um dos mais importantes exemplos de arquitetura e de pintura barroca da região.

Esta igreja barroca de 1699 teve sua fachada desenhada por Michelangelo Garove. Ela abriga no seu interior recentemente restaurado tesouros preciosos de trabalhos artísticos, retábulos, afrescos e alfaias sagradas. Entre as pinturas, vale a pena prestar atenção no retábulo-mor, obra de Giovanni Carlo Aliberti de Canelli (1662-1740), que descreve Madonna e a criança com San Martino e San Crispin. Ainda, atribuído ao mesmo autor, o afresco da abóbada da capela-mor descreve o triunfo do San Martino.

O teto da nave foi pintado por Luigi Morgari em 1880: dividida em quatro segmentos, cada um narrando um episódio na vida de San Martino.

La Morra San Martino

Chiesa di San Rocco

A igreja foi construída como uma oferta de gratidão pelos Irmãos Turchini, porque La Morra não tinha sido acossada pela praga. Mas teve uma construção conturbada entre 1716 e 1750, quando finalmente foi terminada. No seu interior observe a abóbada pintada por Peter Paul Operti Bra, que ilustra a glória de San Rocco.

La Morra San Rocco
[vc_message message_box_color=”turquoise” icon_fontawesome=”fa fa-car”]

Pretende alugar carro na sua viagem pela Itália? Então, clique aqui e veja as melhores ofertas!

[/vc_message]

E foi ali, bem em frente a Igreja de San Rocco que tivemos um almoço delicioso no Le Vigne Bio, então só posso recomendar fortemente!

Almoço Piemonte

Outros passeios nos arredores de La Morra:

No vilarejo de Annunziata, está o Museu Ratti dei Vini di Alba. Este museu conta a história e técnicas de enologia e viticultura da região.

Claro, a imperdível Barolo, cidade que dá nome a um dos vinhos mais nobres do mundo e que fica a cerca de 6 quilômetros de distância.

Seguros Promo

Informações úteis

Escritório de Informações Turísticas de La Morra

Piazza Municipio, 1 – 12064 La Morra (Cn).

Aberto 2ª e 3ª-feira entre 09h30-13h30; fechado na 4ª-feira, de 5ª-domingo entre 10-18h.


Leia mais sobre Piemonte, na Itália:

+ BASÍLICA DE SUPERGA, EM TURIM: ONDE A VISTA E HISTÓRIA SE ENCONTRAM!

+ UMA DELICIOSA VISITA AO EATALY TORINO LINGOTTO, EM TURIM


Gostou do post?

Espero que tenham gostado de La Morra. Pois tenho certeza que se você escolher passar por ela, sua viagem será legal demais!

Por fim, se puder, compre seus passeios e faça suas reservas da sua viagem pela Itália com os links que distribui ao longo desse post. Pois a gente recebe uma pequena comissão a cada reserva completada e você não paga a mais por isso! Inclusive, isso nos ajuda a manter o blog e a gente garante dicas atuais e bem legais para você! 😉

Vale a pena comprar antecipadamente:

LEIA TAMBÉM:

Fale com a gente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O Viajoteca usa cookies para tudo funcionar direitinho no seu browser, tudo bem? Aceito Leia mais

Privacidade & Cookies