Logo

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage – A passagem mais legal de todas

by / 1 Comentario / 5 de fevereiro de 2015

Antes de eu ir para Dresden, eu comecei a pesquisar o que iria encontrar nesta viagem. E eis que me deparei com a Kunsthofpassage. Na verdade, foi somente uma foto. A do prédio azul, bem engraçado e cheio de calhas. E lá dizia: “Quando a chuva começa a cair e passa pela calha, se transforma em um instrumento musical encantador”. Fui pesquisar na internet, vi fotos de outros prédios, mas a estrela era sempre o “prédio musical”. Olhei o endereço no mapa e vi que ficava em Neustadt, a mesma região do apartamento que eu ia me hospedar e relaxei. Ia passar por ela.

Passaram-se dois dias e eu nem lembrava mais da Kunsthofpassage. Lá fui eu olhar no mapa novamente e no dia seguinte lá estava eu, cuidando a numeração para não perder de vista. Eu sempre que passava na Alaunstrasse ou na Görlitzerstrasse eu ficava de olho, para ver se avistava o prédio, mas nada! Quando finalmente o encontrei que entendi. Para encontrar esta passagem, você tem que saber exatamente onde está, uma vez que não é provável que você vai tropeçar em cima dela.

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage é um dos segredos mais bem guardados de Dresden. Isso notei bem, pois quando coloquei as fotos no facebook e instagram, várias pessoas que já visitaram Dresden não conheciam esta preciosidade. A passagem é, na verdade, uma série de cinco pequenos pátios – não visível à partir da rua (só entra quem realmente conhece) – que se transformaram em uma experiência da arte, o projeto Ginkgo. Um grupo de artistas – escultores e designers – redesenharam as fachadas de um grupo de edifícios antigos, dando a cada edifício e seu pátio, um tema específico. Cada um tem seu próprio charme. O projeto foi concluído em 2001.

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage

O “Pátio dos Elementos” é uma das atrações mais estranhas e mais agradáveis de Neustadt (cidade nova). Criado pelos artistas Annette Paul, Christoph Rossner e Andre Tempel, esta peça foi inspirada por Rube Goldberg Machine, convertendo o simples tamborilar da chuva em uma sinfonia orquestral espetacular. A parede do edifício é toda coberta com funis e sarjetas. Quando a chuva começa a cair, se transforma em um instrumento musical encantador. Tente imaginar estes sons durante uma chuva forte. Provavelmente ninguém no prédio consegue dormir.

Outro pátio fascinante é o “Pátio dos Animais”, onde o edifício de fachada verde é decorado com animais selvagens: uma manada de macacos pulando sobre a cabeça de uma girafa gigante, de janela em janela. A girafa está puxando um grande pano que parece estar cobrindo a parede. A cor da parede é verde-escuro, contrastando muito bem com as varandas marrom feitas de vime. Sem falar da fonte de touro e os porquinhos de pedra.

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage

Eu fiquei imaginando como o “Pátio da Luz” deve ser incrível em dias ensolarados. A fachada do edifício é decorada com espelhos de metais que produzem uma variedade de reflexões, dependendo do sol, deve lançar uma luz incrível no pátio, “meio discoteca”.

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage

Esteticamente agradável e talvez o mais colorido é o “Pátio da criatura mítica”. O desenho na parede simboliza o fluxo da vida, e é uma combinação de mosaico e esgrafitos. Projetado por Viola Schöpe, exibe um desenho intrincado feito com azulejos da Itália, Portugal e Meissen.

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage

Kunsthofpassage

E o menos atraente de todos, mas ainda assim muito interessante é o “Pátio das Metamorfoses”. Mas eu acabei nem tirando fotos, começou a chover e nem lembrei de tirar com o celular. 🙁

E se não bastasse todos esses prédios incríveis, ali você ainda vai encontrar pequenas lojas descoladas, cafés, num ambiente super descontraído e tranquilo. Eu amei este lugar e, na minha opinião, vale muito a pena uma visita.

O restante da região de Neustadt também é muito “pitoresca”, com muita arte de rua, muitas lojas, cafés, bares e restaurantes. Mas isso é assunto para um outro post!

Endereço: Alaunstrasse 70/GörlitzerStrasse 20-25

 

E você, já visitou Kunsthofpassage?

 

Essa viagem faz parte do projeto #youngDresden idealizado pela Germany Travel & Dresden Marketing, com o apoio do iAmbassador. Todas as opiniões expressadas aqui são minhas, tenho total liberdade editorial. 

 

Você encontra todos os posts de Dresden AQUI

 

Todos os posts sobre a Alemanha estão aqui!

 

Quer um roteiro personalizado pela Alemanha ou Dresden? A Senzatia Roteiros faz exclusivamente para você!

 

 


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem europa 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Alemanha, Arquitetura & Design, Bairros históricos, Cultura, Curiosidades, Destinos, Dresden, Europa, Experiências

One Comment

  1. […] nada mais nada menos que um Mini Cooper no telhado. Logo em seguida você encontra a Kunsthofpassage , que como eu já disse AQUI, é a passagem mais legal de todas. Quando você vê, tem um […]

Comente Aqui