Koningsdag – Dia do Rei em Amsterdam

Dia do Rei em Amsterdam, saiba todos os detalhes e dicas nesse post: http://wp.me/p436H8-34M
4

No próximo dia 27 de Abril a Holanda se fantasiará de laranja, sairá pelas ruas e celebrará um de seus principais feriados, o Dia do Rei, ou o Koningsdag. Não se engane achando que é uma festinha com paradas e desfile militar, na Holanda o pessoal faz uma festa de verdade com direito a feriado nacional, festas, música, DJs e muita animação.

Koningsdag Amsterdam
Festa nos canais de Amsterdam no Koningsdag – se não me engano esse era o Canal Herengracht com o Reguliersgracht!

Estivemos lá no ano passado e adoramos o clima maluquete que a cidade se transformou 🙂 .

1 – Vista-se de laranja… quanto mais laranja melhor

2- Dê preferência pra pagar as coisas em dinheiro

3- Evite a todo custo chegar ou partir da cidade nesse dia, muitas ruas são fechadas e o transporte público não funciona

4- Caminhe pela cidade para descobrir sua praia, ou melhor, seu canal.

5- A festa é boa e a diversão é garantida, mas não recomendo levar crianças nessa data para Amsterdam. Melhor programar para curtir a celebração em uma cidade no interior da Holanda.

6- Reserve acomodação com antecedência, nós ficamos no hotel boutique Sir Albert (recomendamos!), mas você encontra outras opções nesse link.

7- Odeia multidão e festa? Ops… acho que você escolheu a data errada para conhecer Amsterdam!

O Dia do Rei foi celebrado pela primeira vez na Holanda em 2014 para homenagear o dia do aniversário do Rei Willem-Alexander, que foi inaugurado como cabeça da monarquia “laranja” no dia 30 de Abril de 2013, quando sua mãe, a Rainha Beatrix, abdicou voluntariamente do trono.

Levando em consideração que essa tradição holandesa teve inicio somente em 1885 com o nascimento da Rainha Wilhelmina e que por 120 anos a Holanda só teve monarcas mulheres, o dia do feriado mudou de acordo com o aniversário do novo rei e o nome da celebração passou a ser chamada de Koningsdag (Dia do Rei) ao invés de Koninginnedag (Dia da Rainha), entendeu?

 Quer aprender a falar Koningsdag em holandês, Repita comigo: Koninsdarrrr (ou clique no link para ouvir).

Dia do Rei em Amsterdã
Dia do Rei em Amsterdam em frente ao Museu Rijksmuseum

Os canais de Amsterdam são um dos principais atrativos da cidade, e como vocês já viram em algumas fotos aqui desse post, o pessoal enfeita os barcos e saem pelos canais para comemorar. A experiência de curtir a festa nos barcos deve ser muito bacana, mas as festa não se resume nas águas, a maioria das praças e bares da cidade fazem sua parte e atraem a galera pra chacoalhar o esqueleto, ver o tempo passar, comer umas comidinhas típicas ou tomar uma cervejinha!

Pra quem gosta de festa, a animação começa na noite anterior e algumas ruas, bares e boates organizam show com DJs e essas coisas para o esquenta, abaixo tem uma foto da festa que participamos no bairro Pipj.

Dia do Rei no Pijp em Amsterdã
Noite anterior em algum lugar na rua Albert Cuypstraat no bairro descolado do Nieuwe Pipj.

Como bom negociantes que são, os holandeses adoram fazer uma feirinha de rua para vender produtos usados e de segunda mão nesse Dia do Rei, na lingua local isso é chamado de Vrijmarkt.

Nas cidades do interior da Holanda, as “barraquinhas” ganham mais espaço, mas em Amsterdam também vimos alguma coisa – um verdadeiro brechó a céu aberto e no meio da festa 🙂

Vrijmarkt em Amsterdã no Dia do Rei
Vrijmarkt (feiras de segundamão) em Amsterdam no Dia do Rei

A Praça mais importante da cidade, De Dam, se transforma em um parque de diversão com roda gigante, trem fantasma, cadeira mexicana, entre outros brinquedos …

A praça De Dam em Amsterdã
A praça De Dam em Amsterdam virou um parque de diversão 🙂

E acho que a turma da ressaca se concentra no Monumento Nacional logo em frente ao De Dam, foi o único lugar que passamos que tinha um clima de velório ao invés de festa (risos).

Dia do Rei em Amsterdã
Dia do Rei em Amsterdam no Monumento da Ressaca, ops, Monumento Nacional 🙂

Pra quem não sabe, eu morei em Amsterdam por 4 meses em 2007 e tem certas coisas que a gente nunca esquece, especialmente em se tratando de culinária local. Uma delas foram as variações dos queijos Edam e Gouda (o novos e envelhecidos), outras foram as sopas de tomate e finalmente as delicosas panquequinhas com manteiga e açucar de confeiteiro chamadas Poffertjes (que nunca vou conseguir falar corretamente). Recomendo vocês experimentarem!

Poffertjes em Amsterdã
Poffertjes em Amsterdam … tem que experimentar!

Apesar do grande número de pessoas nas ruas tendo como objetivo único festejar e beber, achei tudo muito civilizado… Claro que no final da tarde vi algumas pessoas caídas no chão trêbadas esperando atendimento médico para sair do coma alcoolico, mas a festa como um todo é muito bacana e vale a experiência.

Observar as festas nos barcos foi nosso programa favorito, sentamos na beira do canal em Herengracht e lá ficamos vendo o malabarismos de tantos barcos e a festa da galera! Olha um curto vídeo do canal:

E no dia seguinte, quando você acorda para passear e caminhar pela cidade, está tudo limpinho e em perfeita ordem, como se nada tivesse acontecido no dia anterior…

Leia todos os posts da Holanda aqui no Viajoteca

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

4 Comentários
  1. val Diz

    o que mais me encanta é a o ” estar tudo limpinho ” no dia seguinte…
    ontem, aqui em SP vi uma faixa da Copa do Mundo na rua …:-o

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Val,
      Realmente o Brasil precisa aprender os holandeses esse quesito de pós-festa, pois eles já aprenderam com a gente a como fazer uma festa animada ahahah…
      bjos e obrigada pelo comentário

  2. Karolinne Diz

    Olá! Descobri depois que comprei passagens que passarei esse feriado em Amsterdam, mas não sei se fiquei feliz ou triste. Rs. Acho que vai ser legal, experiência cultural, mas eu e meu marido somos mais tranquilões, não gostamos tanto de festa, sabe me dizer, se caso a gente queira fazer uma programação alternativa nesse dia, após ver o início de movimentação, como ir a um museu ou a noite sair para jantar, é aberto? Ou realmente tudo para em Amsterdam nesse dia?!

    1. Mirella Matthiesen Diz

      Oi Karoline,
      Sei bem como é isso … pela manhã, acho que vai ser legal vocês passearem e curtirem a cidade para ver a festa, especialmente nos canais, mas entendo que tudo vai entrar em clima de festa e você vão ver uma Amsterdam bem diferente do que ela é no dia a dia.
      Uns amigos que estava com a gente, aproveitaram para ver o museu Rijksmuseum que estava vazio e aberto (um sonho, eles disseram!).
      Meu conselho, é vocês seguirem mais ou menos essa página e ver o que estará aberto, ainda não saiu a lista: http://www.iamsterdam.com/en/visiting/whats-on/kings-day/all-about-kings-day-in-amsterdam
      Abs

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.