Logo

Jardim Chinês em Darling Harbour em Sydney

by / 2 Comentarios / 9 de novembro de 2014

Localizado na vibrante região de Darling Harbour nas proximidades de Chinatown, descobrir o Jardim Chinês de Sydney por obra do acaso, foi uma daquelas surpresas inesperadas que deixam qualquer viagem ainda mais rica e interessante.

Jardim Chinês em Sydney27

Inspirado nos princípios taoístas do Yin-Yang e nos 5 elementos fundamentais do Feng Shui (Terra, Fogo, Água, Madeira e Metal), o Chinese Garden of Friendship de Sydney como o próprio nome sugere, foi criado para celebrar a cooperação e amizade existente entre os povos de Nova Gales do Sul e da província de Guangdong no sul da China.

Jardim Chinês em Sydney29

Fomentado pela comunidade chinesa local e construído como parte das comemorações do bicentenário de fundação da Austrália em 1988, o belíssimo jardim chinês de Sydney teve seu projeto inteiramente concebido pelos arquitetos e jardineiros responsáveis pelos parques e jardins da cidade de Guangzhou na China.

Apelidado como o Jardim Secreto de Darling Harbour, este pequeno oásis de tranquilidade em meio a balbúrdia de Darling Harbour, pode facilmente passar quase incólume pelos moradores e turistas menos avisados.

Jardim Chinês em Sydney12

Inteiramente cercado por um muro branco de quase 3 metros de altura ornamentado por telhas em estilo chinês, o Jardim Chinês da Amizade ocupa uma área de aproximadamente 1 hectare e foi projetado seguindo o estilo paisagístico Ling – Nam, o qual se inspira nas montanhas de Guilin no Sul da China. (Ling = Montanhas, Nam = Sul).

Jardim Chinês em Sydney11

Para recriar uma paisagem semelhante à paisagem encontrada no sul da China, elementos como água, pedras e vegetação são cuidadosamente combinados reforçando a idéia de espaço indoor-outdoor, onde abundam espelhos dagua e pavilhões semi-abertos integrados à paisagem.

Jardim Chinês em Sydney34

Particularmente popular na porção meridional da China, o estilo paisagístico Ling Nam tem como uma de suas principais características, o uso controlado e quase artificial das formas e elementos que quando meticulosamente combinados, recriam de forma minituriarizada o aspecto selvagem e natural da paisagem predominante naquela região do país.

Jardim Chinês em Sydney31

Antigamente este estilo paisagístico era muito apreciado pelos ricos mercadores do sudeste da china, os quais tinham o costume de utilizar o espaço não apenas para o lazer e meditação, mas também como forma de ostentar sua riqueza financeira e refinamento intelectual.

Jardim Chinês em Sydney19

Entre alguns dos highlights que encontrados ao longo do passeio pelo Jardim Chinês de Sydney podemos destacar:

  • Foo-Dogs na entrada:

Guardando a entrada do jardim temos dois Foo-Dogs, um híbrido de cachorro com leão e dragão que representa a lealdade, força e prosperidade. Na tradição chinesa, estes “animais” são sempre encontrados aos pares guardando a entrada de residências, órgãos governamentais e até mesmo edifícios comerciais. Enquanto a fêmea fica à esquerda, geralmemte cuidando dos filhotes, o macho fica na direita guardando a esfera de energia (Chi).

Jardim Chinês em Sydney30

No caso dos Foo Dogs do Jardim Chinês de Sydney, ambos foram esculpidos a partir de um raro tipo de granito encontrado exclusivamente na China.

  • Dragon Wall:

Este interessante “mosaico 3D” feito em porcelana é um presente de Guangdong para New South Wales e representa dois grandes dragões. O amarelado representa Guangdong e o azul representa New South Wales. Entre os dois encontramos a pérola da prosperidade, carregada por uma onda e simboliza a união dos dois estados.

Jardim Chinês em Sydney23

  • Pavilhão sobre a água e lótus:

Aprecie a vista panorâmica deste pavilhão semi-aberto sobre o Lake of Brightness. Dali aproveite também para observar o twin Pavilon e o The Gurr. O primeiro uma construção com duas torres, já o segundo um pagoda hexagonal de 2 andares localizado na porção mais alta do jardim.

Jardim Chinês em Sydney3

E como o próprio nome deste pavilhão sugere, o que não falta por alí dentro do lago são ninfeias e flores de lótus.

  • Pavilhão entre pedras e bambus:

Apresentando um tradicional portal lunar chinês, este pátio interno pode ser considerado uma espécie de mini-jardim dentro do jardim chinês. Com paredes feitas de bambu e um riacho de água corrente, ele é quase inteiramente cercado por uma floresta de bambu que simboliza a humildade e a tenacidade.

Jardim Chinês em Sydney7

Saindo deste recinto do jardim, logo podemos vislumbrar novamente o lago e uma cachoeira artificial localizada entre este recinto e o Twin Pavillon.

  • Twin Pavillion (Pavilhões gêmeos)

Com telhado composto por duas torres, esse pavilhão foi presente do povo de Guangdong para o povo de Nova Gales do Sul e também simboliza a amizade e cooperação entre ambos os povos. Preste atenção neles: Um deles é enfeitado com a Waratah, flor símbolo de New South Wales e o outro com flores de Paineira, flor símbolo de Guangdong.


Jardim Chinês em Sydney4

  • The Gurr

Situado no ponto mais alto do jardim, esta interessante extrutura hexagonal em forma de pagoda é também conhecida como o pavilhão da Boa Vista, ou simplesmente como the Gurr. No interior do mesmo encontramos vários trabalhos em madeira entalhada e seu lustre significa a auspicidade.

Jardim Chinês em Sydney17

  • Tea House (Casa do Chá)

Como em alguns outros jardins chineses espalhados pelo mundo, em Sydney também conta com uma tradicional casa de chá. Além de ser um ótimo local para apreciar diferentes tipos de chá chinês, comer dumplings, pastries e steamed buns (embora o Din Tai Fung fique a poucas quadras dalí #ficaadica), comtemplar a serenidade e a paz que o jardim transmite enquanto aprecia um bom chá é uma experiência super relaxante.

Jardim Chinês em Sydney18

 

Informações Úteis:

Aberto todos os dias do ano das 09:30 da manhã às 17:00. O Jardim Chinês de Sydney não abre ao público apenas no dia de natal (25/12) e na sexta – feira santa. Durante o período do horário de verão ele fica aberto até as 17:30.

O ingresso custa 6 AUD por pessoa. Crianças, estudantes e aposentados pagam 3 AUD. Famílias ( 2 adultos e 2 crianças) pagam 15 AUD

.

Endereço:

Chinese Garden of Friendship

 Pier Street, Darling Harbour, NSW, 2000

 

.

GPS:

Latitude Longitude
S 33 52.591 E 151 12.138

 

Veja Também:

Outros posts sobre Parques e Jardins

Outros posts  sobre a Oceania  


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem oceania 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , , , , , , , ,

CATEGORIAS: Austrália, Destinos, Experiências, New South Wales, Oceania, Parques e Jardins, Passeios e Atrações Turísticas, Sydney

2 Comment

  1. […] Jardim Chinês em Darling Harbour […]

  2. É simplesmente magnífico, estive aí em Dezembro de 2014, amei conhecer Sydney e visitar o Jardim Chinês, até me vesti como chinesa, como faço p/ vc colocar minha foto vestida de chinesa ´passeando pelo jardim? Parabéns vc caracterizou exatamente como ele é( o jardim) Pretendo voltar a Sydney em breve.

Comente Aqui