Uma visita diferente em Barcelona: Jamón Experience

6

Uma das maravilhas da vida é sempre poder se aprender mais. E o mais interessante é se aprender quando se menos espera! Quando estive em Barcelona para o 1º Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (1EEBB), na tarde que eu chegava tinha uma visita planejada ao Jamón Experience.

Eu, no meu total desconhecimento, imaginei ser uma daquelas típicas atrações pega-turistas. Claro que ao ler o nome do lugar eu já imaginava que se tratava do tema jamón (presunto espanhol). Mas fui mais pelo encontro com os outros blogueiros do que pelo tema em si. Mal sabia eu!

Jamón Experience4

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

>> IMPORTANTE <<

Infelizmente o Jamón Experience fechou em 2017.

No cronograma que recebi do encontro dizia que deveríamos procurar pela Ester na bilheteria do Jamón Experience. E segui para lá. O lugar fica bem em frente do famoso Mercado de la Boquería, na Rambla, a famosa rua de Barcelona que leva da Plaça Catalunya até Barceloneta. Ponto mais central impossível.

Lá, nos reuniríamos e nos seria indicado o lugar do início do tour. Assim o fiz, e fui muito bem recebida pela simpática Ester, que me mostrou as dependências rapidamente e me serviu um copo de vinho com um belo prato de jamón (que até aquele momento era somente presunto para mim).

Jamón Experience2
Foto Divulgação

Jamón Experience

 

O lugar é lindo, moderno, diretamente na Rambla e bem espaçoso. Conta com uma loja no térreo vendendo diversos tipos de jamóns e nos mais variados cortes. Também conta com uma lanchonete para umas tapas rápidas. Mas possui ainda um restaurante no 1º andar, com amplos janelões para Rambla. Ali pode-se degustar a especialidade da casa com mais calma e muito charme, e ainda ver o movimento da Rambla.

Estes lugares são de acesso público e qualquer pessoa pode sentar-se nas mesas e fazer uma hora apreciando o jamón e a vista.

Jamón Experience5

Quem escolhe fazer a visita e ter o “Jamón Experience”, segue para o subsolo onde se faz uma visita interativa pra conhecer a história do Jamón Ibérico e Bellota. São 8 salas audiovisuais muito bem construídas (Disney feelings!) onde se aprende por meio de filmes e apresentações digitais como são criados os porcos até sua transformação no nobre jamón bellota.

As explicações são muito completas, passando pela região, a alimentação, os cuidados, as etapas de seleção das peças, etc. Enfim, um breve passo a passo de 20 minutos que faz a gente entender que um jamón bellota não é somente um jamón!

Degustação

Após a parte audiovisual, passa-se para degustação dos diferentes tipos de jamón. Nesta degustação se experimenta 6 tipos diferentes de jamón, que são explicados conforme sua textura, paladar, cheiro.

Os jamóns provados são o reserva, o ibérico e as quatro denominações de origem do jamón ibérico de bellota (sim, tem denominação, tal e qual os vinhos!): Huelva, Extremadura, Guijuelo e Valle de los Pedroches. Para acompanhar, pode se escolher uma taça de cava, vinho, cerveja ou água.

Jamón Experience3

Você consegue viajar sem celular?
Já saia do Brasil com o seu chip de celular europeu e com internet boa! Ganhe o frete grátis toda vez que usar nosso link.
Jamón

O jamón é cortado na nossa frente por um cortador profissional, que vai explicando cada detalhe. Ele ainda vai explicando o que deve ser percebido em cada tipo em particular. Como numa conversa informal, o papo vai fluindo e o cortador vai mostrando seus conhecimentos. Ele vai nos ensinando e tirando dúvidas, além de te fazer descobrir qual seria teu jamón favorito.

Todo o processo é muito bem bolado e convidativo, a visita é leve e muito instigante. Sem dúvida, é um novo mundo se abre para quem não conhecia (como eu) tudo que está por trás de um perfeito jamón.




Loja

A visita acaba na loja onde, se o visitante quiser, pode ter a oportunidade de comprar o presunto que mais gostou ou que caiba na mala! A loja é farta e tem ideias bem criativas de presentes, como um livro explicando o processo para desenvolver o jamón ibérico e belotta, e que tem nas suas páginas embalagens de todos os tipos de jamón, fatiados e embalados a vácuo, explicados um por um. É como uma degustação guiada. Eu achei muito criativo e didático.

Jamón Experience8
Foto Divulgação

Minha visita ao Jamón Experience foi um oferecimento aos blogueiros participantes do 1EEBB, mas eu indico vivamente a experiência e acho que vale a pena a visita. O tour é oferecido em diversas línguas, mas não em português, mas é perfeitamente compreensível em espanhol.

As visitas começam a cada meia hora e duram no total em torno de 1h.

Se você gostou do post e ele vai ser útil na sua viagem, nos ajude a manter o blog para ter sempre posts deste tipo fresquinho para você!
Reservando seu hotel na Espanha ou Barcelona por aqui, além de você garantir o menor preço você ainda ajuda o blog!
E o mais importante: você não paga nada mais por isto! E ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

Informações sobre o Jamón Experience

 

Atualização: o Jamón Experience fechou.

 

Visita

Visita audiovisual + degustação adultos: €19.

Crianças acima de 5 anos e idosos: €15.

Crianças menores de 5 anos não pagam.

As entradas podem ser compradas na hora ou online aqui: www.jamonexperience.com/es/entradas/

Horário

Aberto diariamente entre 11h30-20h. Último horário vendido é às 19h30.

Acontece um tour a a cada 30 minutos.

Fechado no dia 01.01, 25.12 e 26.12.

Endereço

La Rambla – Carrer de les Flors, 88 – 94, esquina com a calle Bagués

08001 Barcelona

Tel: +34 930028474

www.jamonexperience.com/en/

Vale a pena comprar antecipadamente:


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Europa 1

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Seguros Promo (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!


6 Comentários
  1. Oscar Risch Diz

    Super legal!!!
    Quando visitar Barcelona vou ter que visitar 😉

    1. Carina Diz

      Vcs vão adorar, Oscar!
      Super a cara de vcs. Grande beijo!

  2. Cristina Souza da Rosa Diz

    Eu já fui neste museu e recomendo muito. É uma experiência muito legal e interessante para quem gosta de jamón. Ali se aprende tudo sobre o presunto mais famoso do mundo: desde o cuidado do porco até a diferença entre os jamóns.

  3. Christina Diz

    Adorei a experiência e o melhor de tudo é que meu marido, apaixonado por jamon, já se animou em voltar.
    Carina adorei também suas postagens no blog, sempre com dicas legais e de um jeito gostoso de ler. Parabéns!

  4. Adriana Morais Diz

    Carina, parabéns! Amamos seus post! E demos uma paradinha nesse para comentar! Continue postando amamos.

    1. Carina Diz

      Obrigada!

Comente Aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.