Logo

ISENÇÃO DO VISTO DO CANADÁ PARA BRASILEIROS

Sobre a isenção do visto do Canadá para brasileiros … novidades!

by / 127 Comentarios / 31 de outubro de 2016

O que é o eTA

Desde 15/Março/2016, visitantes que anteriormente não precisavam de visto para entrar no Canadá, passaram a ter que apresentar a autorização eletrônica de viagem, que foi denominada eTA.

Atualmente, somente os americanos continuam isentos de qualquer tipo de visto. A lista completa para os países que precisam do eTA pode ser acessada nesse link.

O eTA é um processo de visto simples, rápido, online e custa apenas C$7 (dolares canadenses) [link].

A boa notícia é que a partir do dia 01/Maio/2017, brasileiros também poderão fazer parte da lista do eTA, mas preste atenção, somente poderão se aplicar aqueles que:

  • Já tenham tido um visto canadense nos últimos 10 anos; ou
  • Tenham um visto de turista americano válido
  • PS: até o momento o eTA valerá somente para brasileiros entrando no Canadá via aérea, qualquer outra maneira, será exigido o visto completo.

 

Caso não atendam os requisitos acima, será necessário tirar o visto de visitante “completo”, e todo passo a passo está nesse link.

Como disse anteriormente, o eTA poderá ser tirado eletronicamente [link], e em apenas alguns minutos, seu eTA estará associado ao número do seu passaporte, não precisando de selo ou carimbo para comprovar.

O visto eletrônico, eTA, terá validade de 5 anos ou até que seu passaporte expire.

Vai ser simples, indolor e rapidinho! Quem se animou em ir para o Canadá, hein? Veja todas as dicas do Viajoteca aqui.

Não é obrigatório seguro viagem para o Canadá. Mas se alguma coisa acontecer com você, o governo canadense não cobrirá suas despesas …

Viajar sem seguro é o barato que pode sair muuuuuito caro. Faça sua cotação com o pessoal da Real Seguro Viagem, eles trabalham com várias empresas do setor e nós recomendamos!

Seguro viagem geral 728x90

Para entender esse post da Isenção do Visto canadense:

Para quem acompanhou todo o vai e vem dessa questão do eTA durante esse ano, sabe que foi uma novela Mexicana.

Se você está chegando aqui nessa página pela primeira vez, continue a leitura entenderá tudo o que aconteceu desde Março/2016 até 01/Nov/2016.

[POST ATUALIZADO e REPUBLICADO no dia 01/Nov/2016] Hoje, saiu a nota oficial do governo canadense afirmando que Brasileiros, que já tiveram visto do Canadá ou que possuam o visto americano, vão poder se aplicar para o visto eletrônico, eTA, a partir do dia 01/Maio/2017.

O eTA, garante um processo bem mais fácil, rápido e barato!

Veja:

Isenção do Visto para o Canadá

Para quem acompanha a novela da isenção do visto canadense para brasileiros, sabe que isso pode mudar, como já aconteceu outras vezes. Mas agora, o tabuleiro está rodando a nosso favor, e vamos torcer para que nada mude até lá.

[Novidades do dia 31/Oct/2016, 21h] Hoje, foi anunciado na página oficial do governo canadense no Brasil no facebook, que existe a INTENÇÃO do governo do Canadá liberar o visto eletrônico eTA  para brasileiros a partir do dia 01 de Maio de 2017.

Isenção do Visto para o Canadá

Para quem está acompanhando a novela da isenção do visto do Canadá para brasileiros, sabe que essa história vai e vem, e sinceramente já tivemos falsas esperanças algumas vezes (todas essas atualizações foram colocadas nesse post, basta rolar a página para ler tudo o que aconteceu desde out/2015) .

Mesmo com essa nota do embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, eu acredito que não vale a pena se empolgar com essa idéia, pelo menos por enquanto, pois se você ler com atenção, verá que foi mencionado a palavra INTENÇÃO!!! (e bem sabemos que de boas intenções o inferno está cheio… risos!).

Para te colocar no prisma da realidade, hoje, no website do Government of Canada (new.gc.ca), só saiu essa tal “intenção”, para as pessoas com passaportes da Romênia e/ou Bulgaria (Brasil que é bom, nadica!), veja abaixo:

Isenção do Visto para o Canadá

Esse post não tem a intenção de desanimar futuros visitantes ao Canadá, muito pelo contrário, ele tem  o intuito de te deixar realmente antenado no que está acontecendo, e ter a sensibilidade de ver as nuances das palavras.

Eu, particularmente, acredito que seja questão de tempo para que brasileiros tenham acesso ao eTA, pois o México já ganhou a autorização (começando dia 01/Dez/2016), e pelo visto, a Romenia e Bulgaria estão a caminho de conseguir o mesmo no ano que vêm.

Dessa forma, só sobraria o Brasil da lista oficial dos próximos países a terem o benefício do eTA (visto eletrônico). #Oremos #eTAnoBrasil

[Entenda o que significará o eTA para brasileiros – clique aqui]

 

Enquanto o eTA não sai, saiba o passo a passo de como tirar seu visto online para o Canadá através desse link.

[Novidades do dia 29/Jun/2016, 11h38] O governo canadense realmente está de brincadeira com a gente, só pode ser! Hoje, as 8am da manhã atualizei esse post com a notícia (oficial do cic.gc.ca) que o eTA, autorização eletrônica e isenção do visto do Canadá para brasileiros, entraria em vigor a partir do dia 01/Dez/2016, mas exatamente 2 horas depois da publicação, essa informação foi retirada do website sem nenhuma explicação.

Para minha sanidade mental, agradeço que tive a ideia de fazer o print screen da tela que confirmava a informação, do contrário eu mesma iria acreditar que estava fantasiando (risos) – continue lendo a novela desse post, para ver a imagem e o drama que essa notícia vem causando desde Outubro/2015.

Resumindo, tudo continua como antes! E até segunda ordem, todos os brasileiros que pretendem visitar o Canadá precisam do visto para entrar, nesse link vocês encontram o passo a passo de como se aplicar online e por conta própria.

eta para brasileiros

Esse link foi atualizado, eliminando o Mexico da lista, pois os mexicanos vão poder usufruir do eTA a partir do dia 01/Dezembro/2016.

Eu sinceramente não sei qual a intenção do governo canadense com esse tipo de atitude, essa foi a segunda vez que eles criaram uma expectativa e de repente, tudo muda sem nenhum explicação plausível. Estou achando tudo isso uma falta de responsabilidade e de organização da equipe que release informação pela web.

Mas nem tudo está perdido e há esperança dessa isenção realmente acontecer para brasileiros no futuro. Digo isso, pois o México que estava na mesma lista do Brasil, para entrar na lista de países que precisam somente eTA para entrar no Canadá, foi aprovado… então, se der tudo certo com os mexicanos, temos chances de sermos incluídos na próxima leva. Oremos! 😉

PS: sonho com o dia que o mundo será realmente globalizado em sem fronteiras!

[Novidades do dia- 29/Jun/2016, 8h13] É com grande alegria que trago novidades sobre a isenção do visto do Canadá para brasileiros, e dessa vez, espero que a notícia realmente siga em frente! Oremos 🙂




Segundo a atualização do website do Governo Canadense (imagem abaixo), brasileiros precisarão do visto de turismo para entrar no Canadá até 30/Novembro/2016. A partir do dia 01 de Dezembro de 2016, precisaremos somente a Autorização de Viagem Eletrônica, o eTA, que além de muito mais fácil e rápida de pedir, custa apenas C$7.

visto eletrônico para o Canadá

Finalmente, o governo canadense colocou datas para o início dessa nova fase do eTA, o que nos dá real esperança desse processo realmente seguir em frente e ficar cada vez mais fácil viajar para o Canadá a turismo ou para estudar inglês até 6 meses!

Ainda não se sabe se essa “isenção” será aplicada apenas para pessoas que já tenham tido um visto canadense ou que tenham o visto americano válido, mas independente da decisão, isso já é um grande avanço entre as fronteiras brasileiras e canadenses.

POST ORIGINAL ESCRITO EM 25/FEV/2016 – para entender o que aconteceu quando o eTA foi implementado.

A nova fase do programa de isenção de visto para o Canadá, o processo chamado “Electronic Travel Authorization (eTA)“, entrará em vigor na metade de março de 2016, mas infelizmente, diferentemente do que todos nós estávamos esperançosos, o Brasil ficará de fora, assim como os outros países da segunda chamada; México, Bulgaria e Romênia.

Eu sei … essa notícia é um balde de água fria, mas a verdade, é que nenhuma nota do governo até o momento, confirmou a data oficial que nós brasileiros, vamos fazer parte dos países qualificados para se aplicar para o visto eletrônico eTA.

ISENÇÃO DO VISTO DO CANADÁ PARA BRASILEIROS

Entenda o que aconteceu … ou o que nunca aconteceu 🙂

No ano passado, a nova regra do visto eletrônico (eTA) para o Canadá foi instituída, e a partir de 15/março/2016 ela irá entrar em vigor para países que anteriormente não precisavam de visto, com exceção dos Estados Unidos. Muitos países Europeus e da Oceania estão nessa lista e o processo do visto eletrônico promete ser simples, rápido e barato, apenas C$7 (dolares canadenses).

Em outubro/2015, uma nota do governo canadense, anunciou a possibilidade da expansão do visto eletrônico para mais 4 países; Brasil, Bulgaria, México e Romênia.  E foi quando jornais, revistas e blogs, entraram em um frenesi divulgando que “brasileiros não precisariam mais de visto para entrar no Canadá!“.

Mas pera lá, você acha mesmo que o Canadá, de uma hora para outra, iria abrir a porteira para a galera entrar? Claro que não, nunca foi assim, a regra do eTA para brasileiros sempre foi bem específica ao mencionar que somente pessoas com um visto canadense aprovado nos últimos 10 anos, ou com um visto americano válido, poderiam se aplicar para o eTA.

Foi um populismo gigante e confesso, que eu também estava muito confiante, mas o que nunca prestamos atenção, foi na palavra “SOON“, que em inglês, significa “BREVE“, e que sempre esteva presente nas notas oficiais do governo. Dessa forma, o Canadá só mostrou o doce, mas colocar o programa em vigor pra brasileiros que é bom… na na ni na não!

A última nota que eles emitiram agora em fevereiro/2016, continua mostrando a palavrinha “soon”, comprovando mais uma vez, que um dia será implementado, mas quando (?) … ninguém sabe 🙁

SOBRE A ISENÇÃO DO VISTO DO CANADÁ PARA BRASILEIROS

Nota oficial do Governo do Canadá

O pessoal da Global Visa, foi ainda mais longe, e advertiu que corre-se o risco do programa ser até cancelado para brasileiros, devido a “instabilidade política e econômica do país, ou a quantidade crescente de brasileiros com visto negado para o Canadá“. Mas isso eu não sei, e também não quero criar especulação.

Para enfatizar ainda mais a questão da NÃO vigência do eTA para brasileiros, a Julianne T., que participa do nosso grupo Viajando pelo Canadá no facebook, dividiu com a gente a mensagem que recebeu esse mês do Consulado Canadense:

“Por ora, cidadãos do Brasil necessitam de visto para ingresso no Canadá, à exceção dos residentes permanentes dos EUA (portadores de US Alien registration, ‘green card’).
O eTA (Eletronic Travel Authorization) ainda não está disponível para cidadãos do Brasil. Há previsão de expansão do programa eTA para nacionais de alguns países, dentre eles o Brasil, entretanto não há uma data estimada para tal.
Até que seja oficialmente divulgada uma data confirmada de início da vigência do eTA aplicável a brasileiros atendidas certas condições, cidadãos do Brasil necessitam de visto para ingresso no Canadá, inclusive para trânsito (conexão de vôos).

Cordialemente.

The Visa Section / La section des visas (01545)

Consulate General of Canada / Consulat général du Canada”

E para quem ainda está duvidando, acesse esse link do governo canadense e veja que o Brasil continua incluído na lista de países que precisam do visto, enquanto os países que só precisam do eTA estão nessa lista!

O que eu recomendo sobre o visto do Canadá …

Então meu amigos, se você tem viagem marcada para o Canadá para os próximos meses, minha dica é que você não perca tempo e comece logo a providenciar o visto canadense do jeitinho que sempre foi.

Para quem sabe inglês, e quiser se aplicar por conta própria, segue aqui o passo a passo de como tirar o visto do Canadá online, que eu fiz com muito amor e carinho para te ajudar.

Seguro viagem geral 468x60


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem geral 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , , , ,

CATEGORIAS: .Novos posts na Viajoteca, Alberta, América do Norte, Américas, Banff, Canada, Columbia Britânica, Destinos, Jasper, Lake Louise, Manitoba, Montanhas Rochosas, Montreal, Mt. Tremblant, Newfoundland & Labrador, Northwest Territories, Nunavut, Ontario, Ottawa, Planejamento de Viagem, Quebec, Quebec City, Toronto, Utilidades, Vancouver, Victoria, Visto

127 Comment

  1. Sou brasileiro mas tenho visto turista B2 dos EUA válido. Mesmo assim não posso aplicar pro eTA?

    • Oi Daniel,
      Infelizmente não … vale a nacionalidade do passaporte, independente do tipo de visto ou entradas que tenha carimbado nele, entende?
      Temos todos que esperar quando o Canadá vai liberar!
      Espero que logo 🙂
      Abs

  2. Eu sou brasileira com dupla nacionalidade a segunda é portuguesa! Eu posso aplicar pro eTA?

  3. Excelente explicação Mirella! O “Soon after March” no início da frase deixa claro que os 4 paises mencionados estao em um bloco de incio diferente dos demais países já isentos de visto. O certo eh sempre acompanharmos o site oficial do governo do Canadá.

    • Pois é Tati,
      Essa palavrinha SOON, nos tirou o sono, né?
      Uma pena … agora é torcer para que eles aprovem o eTA para os brazucas rapidinho 🙂
      bjos

  4. visto de turismo dos EUA viajando por terra para o Canadá sem chance???

    • Oi Roberto,
      Tanto faz entrar por terra ou aéreo, o visto canadense é diferente do visto americano.
      Precisa ir atrás disso.
      Abs

  5. Sem querer ofender mas já é 15 de março? Esta extipulado nessa data talvez atrase um pouco mas enfim ainda é fevereiro você esta muito apressada não acha? Vamos esperar para ver o que acontece :/

    • Não estou ofendida não Elena… eu entendo a questão do 15 de março e respeito sua frustração. Ela deve ser tão grande quando a minha, pois eu trabalho como agente de intercâmbio especializada em Canadá e se tem alguém que amaria que esse eTA entrasse logo em vigor para brasileiros, essa pessoa sou eu.
      Mas o Consulado Canadense em São Paulo já emitiu nota para empresas despachantes e a carta que coloquei nesse post, também comprova a afirmação.
      Outro link que também confirma é esse aqui: http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas-all.asp , verifique que o Brasil ainda está na lista para quem precisa do visto e não do eTA.
      Minha intenção não foi criar polêmica, mas alertar, especialmente as pessoas que estão com viagem marcada para Abril ou Maio, e que estão esperando pelo eTA.
      Vamos torcer para ele o processo entre logo para o Brasil… eu estou muito na torcida, de verdade!
      Abs

  6. Eu sou Brasileiro mais vivo no México a 2 anos já estava me imaginando indo para o Canadá e já vejo que nananinanao kkkkk obrigado pela informação
    Atte Thiago

    • Uma pena, né Thiago… vamos esperar, quem sabe seja questão de semanas para ser implementado pra gente…
      Oremos juntos! 🙂

  7. […] Realidade sobre a isenção do visto do Canadá para brasileiros … sim, vai atrasar! […]

  8. e como eu faco pra retirar desde o inicio o visto canadense e o dos EUA , obg pela atencao .

  9. Parabéns pela atualização do assunto! Precisei desta informação algumas semanas atrás e não achei em lugar algum. Quando soube a resposta pensei em compartilhar mas não soube como…
    Fui bastante prejudicado com esse processo. Ao invés de solicitar o visto Canadense, fiz o processo do Americano (caro heinnn). Fazia muito sentido ter o americano e poder ir para o Canadá pagando poucos dólares canadenses, é óbvio (rs)! Nas últimas 3 semanas a minha agência de intercâmbio parou de me responder os e-mails sobre o assunto do eTA, achei muito estranho, peguei alguns telefones de despachantes de visto na internet, liguei e tomei o susto. Não acreditei, escrevi para o consulado Canadense e eles confirmaram que ainda não há previsão para o Brasil ter a isenção do visto.

    Segue resposta completa.
    Por ora, cidadãos do Brasil necessitam de visto para ingresso no Canadá, à exceção dos residentes permanentes dos EUA (portadores de US Alien registration, ‘green card’). Visite o site http://www.cic.gc.ca
    para obter orientações completas sobre como compor e submeter um pedido de visto.

    Fazemos notar que há previsão de expansão do programa eTA para nacionais de alguns países, dentre eles o Brasil, entretanto não há uma data confirmada para tal. Informações completas sobre o eTA (Eletronic Travel Authorization) estão disponíveis no site do CIC (Citizenship and Immigration Canada):
    http://www.cic.gc.ca ou clique diretamente no link:
    http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/results-by-topic.asp?st=16.7

    Recomendamos que regularmente consulte o site do CIC, posto que o mesmo está sempre atualizado.

    Visão geral relativa ao eTA:
    • O Canadá esta introduzindo um novo requisito de entrada, conhecido como autorização eletrônica de viagem (eTA), para estrangeiros isentos de visto que viajam para o Canadá por via aérea.
    • Cidadãos de outros paises, que não sejam dos Estados Unidos (EUA), que normalmente não precisam de visto para entrar no Canadá, podem solicitar online a partir de agora o seu eTA antes da data obrigatória que será 15 de Março de 2016.
    • O período voluntário de registro (1 de Agosto de 2015 até 14 de Março de 2016) oferece aos viajantes tempo para conhecer e obter o seu eTA antes que se torne obrigatório.
    • Solicitar um eTA é simples, o custo é baixo (CAD $7) e o processo online é rápido. Na maioria dos casos, o eTA será concedido em poucos minutos após o indivíduo efetuar o pedido e estará válido por 5 anos ou até a validade do passaporte, o que ocorrer primeiro.
    Expansão eTA:
    • No orçamento federal de 2015, o Canadá anunciou que iria expandir a elegibilidade da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para viajantes de baixo risco do Brasil, Bulgária, México e Romênia.
    • Sob expansão, cidadãos do Brasil, Bulgária, México e Romênia que tiveram um visto canadense nos últimos 10 anos ou que possuirem um visto americano válido, não precisarão pedir o visto canadense quando chegarem ao Canadá por via aérea. Eles necessitarão apenas do eTA.
    • Os viajantes elegíveis ao eTA serão ainda pré-avaliados, a fim de identificar e prevenir a chegada ao Canadá daqueles indivíduos conhecidos por serem inadmissíveis.
    • Não há uma data confirmada para a expansão do eTA, no entanto é esperado que somente seja implementado após o eTA estar totalmente operante para os viajantes que atualmente estão isentos de visto.

    • Oi Daniel, Tudo bem?
      Pois é …. muita gente foi prejudicado, pois na minha opinião, o governo canadense criou um expectativa e no final, meio que pulou para trás, apesar dele nunca ter dito uma data precisa para o início … mas enfim, agora é correr atrás do prejuízo.
      Agradeço por me mandar a carta completa e por provar mais uma vez, para quem não está acreditando, que realmente processo do eTA para brasileiros vai atrasar.
      Abs

  10. Ola mirella, voce lembra de Mim ?
    Eu acabei de chegar do Canadá . Na verdade tem 1 semana .
    Lembra do Meu visto reprovado e como sofri para visitar meu namorado ? Bom , com eu lhe disse eu tive apenas de One entry é válido até dia 24/05/16. Estou pensando ir em julho , então terei que aplicar um visto novamente ? Nossaaaaaaa ???? não acredito estava super feliz por esse Eta. Fiquei triste , você acha q será implementado esse ano ainda ?

    Beijos !!!!!!!

    • Oi Leda,
      Que bom que a viagem deu certo e já está pensando em retornar 🙂 . Gostou? Tem alguam dica imperdível para dividir com a gente?
      Pois é … esse eTA foi um banho de agua fria… agora é esperar quando eles vão liberar.
      bjão

  11. Olaaaaaaaaa tarde
    Primeiramente preciso agradecer imensamente esse blog MARAVILHOSO!
    Já li de “cabo a rabo” e as dicas são incríveis.
    Mas entro em contato porque preciso de uma informação que vai “bater o martelo” na minha decisão de ir a Toronto fazer um intercambio e aprimorar o inglês (escolhi por uma escola que fica em Yorkville).
    Mas o que está complicando é que eu não tenho muita noção de quanto vou gastar POR DIA com metrô, refeições, e passeios na parte da tarde.
    O curso será de 3 semanas e terei a tarde livre. Quanto devo levar por dia para consumir? Por favor me ajude.

    Desde já obrigada pela ajuda.
    Abraços

    • Oi Gisleine, Tudo bem?
      Que bom que está gostando das dicas aqui do blog, faço tudo com muito carinho 🙂
      Esse curso que você pretende fechar já vêm com homestay? Quantas refeições por dia? Essas são perguntas importantes, pois aí o valor que vai gastar muda …
      Eu sou agente de intercâmbio também e trabalho com a Global Village, uma escola em Yorkville, se quiser, posso também te mandar o orçamento 🙂 – meu e-mail: contato@mikixintercambio.com
      Abs

  12. “…mas o que nunca prestamos atenção, foi na palavra “SOON“, que em inglês, significa “BREVE“, e que sempre esteva presente nas notas oficiais do governo…”

    Ok, mas não está apenas a palavra “soon” (aí eu concordaria que seria uma indefinição total de prazo) e sim “Soon after march 2016” (logo após março?) que, seu eu fosse chutar, diria abril ou maio…

    Bem, é um palpite.

    • Oi Fabio,
      Estamos TODOS na torcida para que o brasil entre na lista no dia 16 de Março, mas quem vai garantir? O consulado já emitiu notas e está respondendo email informando sobre o assunto, se você ler um dos comentários acima, vai ver o email na integra., e vai concordar comigo, que não parece que isso vai acontecer tão cedo (uma pena!)
      Dessa forma, a ideia desse post não é ser pessimista, e sim dar um alerta, se sua viagem está próxima, melhor pagar logo e ter o visto em mãos, do que perder a viagem e ficar a ver navios, não é mesmo?!
      Abs

  13. Mirella, parabéns pelos ótimos posts com informações valiosas sobre o visto pro Canadá!

    Tenho uma agência de intercâmbio online que é especializada na Inglaterra, porém nos últimos meses recebemos muitos pedidos para estudar no Canadá e venho aqui reconhecer publicamente que suas informações precisas são muito úteis, não só para os estudantes, mas para nós aqui na agência também!

    Este post aqui com o esclarecimento sobre a eTA para brasileiros e o post que explica como tirar o visto online são ótimos e tenho divulgado sempre que nos perguntam aqui.

    Parabéns pelo ótimo trabalho e sucesso pra vc!

    Luciano Baldauf
    Global Active Study

    • OI Luciano, Tudo bem?
      Então somos concorrentes (risos)… eu também trabalho como agente de intercâmbio, mas sou especializada em Canadá!
      Fico feliz que as informações que coloco aqui ajudem seus clientes e também vocês… 😉
      Abs e sucesso para todos nós!
      Abs

  14. […] Fonte: Realidade sobre a isenção do visto do Canadá para brasileiros … sim, vai atrasar! […]

  15. O governo canadense não criou expectativa nenhuma. Vamos deixar de dar uma de brasileiros e aprender a ler direitinho. No link de 25 de maio de 2015, do site do governo (http://www.cic.gc.ca/english/department/acts-regulations/forward-regulatory-plan/eta-expansion.asp) está claro: Março de 2015 era o prazo para países isentos de visto começarem a usar o eta. Soon after (logo após, sem nenhuma data) cidadãos de Brasil, Bulgaria, Mexico e Romenia, que tenham tido visto canadense nos últimos 10 anos ou que tenham visto americano corrente válido. Nunca foi dito que Brasil seria agora. A falta de interpretação de texto foi que criou falsas expectativas.

    • Oi Carlos,
      Concordo com você, mas é complicado não criar expectativas, né? Especialmente depois de tantas notas da impressa em cima disso..
      Uma pena, pois teve bastante gente que se prejudicou esperando o tal visto eletrônico.
      Abs

  16. Ja imaginando que não iriam liberar no dia 15/03 fiz minha solicitação de visto de turismo online no dia 07/03 e até agora nada. Minha viagem esta marcada para 03/04. Pela sua experiência, vc acha que esse visto sai Mirella?

    • Oi Diogo,
      Você pediu o visto meio em cima da hora… eu acho que dá tempo, mas não dá para garantir nada, né?
      A última pessoa que nos mandou as informações das datas disse que fez o upload das infos no dia 16/Fev e no dia 01/Mar pediram o passaporte.
      Boa sorte e depois me avisa o que aconteceu 🙂
      Abs

  17. […] prevista para começar em março deste ano, foi adiada. Ou, como explica o pessoal do Viajoteca, ainda não entrará em vigor para viajantes brasileiros este mês. A única coisa que sabemos é que isso deverá ocorrer em breve, sem data […]

  18. Mirella,

    Após receber a carta solicitando meu passaporte, qual a forma mais rápida de enviar e receber de volta ? Eu moro no RJ capital, então posso deixar direto na VFS daqui. Quanto tempo costuma demorar esse vai e vem do passaporte?

    Obrigado!

    • Oi Diogo,
      Você pode levar e buscar no VFS do Rio se for fácil para você.
      Eu acredito que em no máximo 10 dias você tem o passaporte de volta.
      Abs

  19. Obrigada pelo post, ficou claro. Alguma coisa mudou esses dias?
    Um brasileiro, tendo o visto canadense, ainda terá que preencher/ter a eTA para entrar no Canadá via aérea ou terreste?

    • Oi Claudia,
      Se você jea tem o visto, está tudo certo, não precisa do eTA.
      o eTA vale somente para países que não precisam do visto formal 😉
      Abs

  20. […] Vários fatores contribuíram para isso, o dólar canadense é mais barato já existem voos diretos para cá. Ano passado também saiu a notícia que os brasileiros não precisariam mais de visto, mas o Canadá já voltou atrás nessa decisão – entenda o que aconteceu aqui. […]

  21. Boa tarde Mirella!
    Estou com uma grande dúvida!
    Eu e meu namorado vamos para o Canadá, em outubro deste ano e ficaremos lá durante três meses. Iremos fazer o visto de turismo e não pretendemos fazer nenhum curso de línguas. Parte da viagem ficaremos hospedados em casa de família e o restante da viagem em hotéis. Iremos para nos familiarizar mais com a língua inglesa e aproveitar e viajar pelo Canadá, pois temos condições de custear toda a viagem.
    Minha dúvida é se teríamos algum problema na imigração do aeroporto no Canadá, em relação ao tempo que pretendemos ficar no Canadá (3 meses), e se iriam permitir esse período de tempo para nós, sem termos nenhum curso ou trabalho, somente turismo? Outra dúvida e se precisamos de alguma carta-convite da família que vive no Canadá onde iremos nos hospedar por um tempo?
    Aguardo retorno
    Obrigado.

    • Oi Juliana,
      Se apliquem para o visto de turista normal e diga que vai viajar por 15 dias, não precisa criar caraminholas na cabeça do oficial que irá analisar o pedido do visto.
      Porém, no momento que vocês estiverem chegando no Canadá, você precisa ter toda comprovação de onde ficarão durante meses 3 meses para confirmar tudo, ter o endereço da casa de família e a carta da família seria excelente, eu até pediria o telefone para caso o oficial queira ligar.’
      Diga também que pretende viajar por várias cidades durante esse período etc …
      Ajudei?

  22. Olá Mirella , as informações divulgadas aqui estão sendo muito úteis para mim!!! Gostaria de tirar uma dúvida: Somos brasileiros ,e estamos em Chicago (EUA) , estudando por seis meses,e gostaríamos de passar um final de semana em Toronto, seria possível solicitarmos o visto Canadense daqui?

    • Oi Silvia,
      Acho que falei com você poe email ou whatsapp, né?
      Eu sinceramente não sei como proceder… tenta ir no Consulado do Canadá em Chicago e perguntar, eu faria isso 🙂
      Boa sorte e depois me conta como isso se desenrolou.
      Abs

  23. Olá, parabéns pelo cuidado na veracidade das informações. Pretendo ir ao Canadá agora em Junho, e possuo visto americano válido até 2022, minha pergunta, eu preciso também solicitar o visto canadense ou posso utilizar este americano para realizar a viagem?

  24. Oi Mirella. Estou com uma dúvida. Eu tenho um visto canadense válido até 16.07.2016. Mas tirei um novo passaporte. Ele continua válido ou preciso renovar tendo em vista que viajarei fim de maio para Vancouver? Obrigada.
    Dayze

    • Oi Dayze,
      Se não me engano, mesmo os visto antigos, são válidos de acordo com a data do passaporte. Dessa forma, melhor tirar um novo visto, acoplado a seu novo passaporte.
      Abs

  25. Oi
    Mirela gostaria de tirar uma duvida ja tive visto canadense tirei em 2014 so que agora vou novamente em julho vou apresentar a carta convite vc acha que o fato de ter tido o visto junto com uma carta ajude a sair?

    • Renata,
      O que você vai fazer no Canadá dessa vez? Quem vai te dar essa carta?
      Se for amigo ou coisa assim, mais fácil nem colocar a carta, diga somente que vai visitar ou estudar e pronto.
      Como você já teve visto canadense e viajou para o Canadá (com carimbo no passaporte), isso que mais vai ajudar 😉
      Abs

  26. Oi Mirela, boa tarde!
    Estou com uma dúvida, vou participar de um congresso em Toronto, uma semana. sei que preciso do visto. Mas não sei o tipo, quando leio as opções não me acho em nenhuma delas, trabalho, estudo?
    qual tipo? Poderia me ajudar? Obrigada!

    • Oi Ana Paula,
      Eu sinceramente não sei, de repente seria melhor se aplicar com um despachante… se você for só para assistir, eu tiraria o de turismo mesmo e nem falaria nada da conferência, mas se você for falar, aí acho que precisa de um business visa ou algo assim.
      Se precisar de despachante, eu recomendo o pessoal da SOS Canadá.
      Abs

  27. Olá! Estou indo para Vancouver em julho e vou ficar apenas 5 dias para participar de um congresso na minha área de pesquisa. Porém, vou partir para Vancouver de Denver (EUA) porque vou estar participando de um outro congresso lá também. Já tenho o visto americano e gostaria de saber se devo continuar esperando essa isenção do visto ou se devo tirar logo o visto canadense.

    Além disso, estou com dúvida sobre o processo de envio e recebimento do passaporte. Ainda não encontrei informação sobre isso. Após fazer todo o procedimento de solicitação de visto online, eu devo enviar meu passaporte por correio?

  28. Oi Mirella tudo bem? Achei seu blog hoje e queria tirar uma dúvida com vc. Eu e meu marido pedimos visto para dois meses. O primeiro mes para um curso de inglês em vancouver. Porém fizemos por conta própria, deixamos de enviar IR e como somos autônomos, não tinhamos decore ainda e o visto foi negado. Desta vez contratamos uma empresa para auxiliar, reunimos toda a documentação que foi solicitada e agora temos o visto americano. Mesmo assim ainda estamos morrendo de medo. Sua opinião, o que acha? Temos chance? Dois meses é muito tempo?

    • OI Fran, Tudo bem?
      Eu acho que não se vocês tiverem como comprovar renda para ficarlá 2 meses estudante e posteriormente passeando, não haverá problema nenhum, especialmente por já ter o visto americano em mãos, no momento.
      Qualquer coisa diga que vai apenas passear por 15 dias, depois que saiu o visto, essas questões de quanto tempo vai ficar lá (se for até 6 meses) não vale tanto assim, entende?
      Ah … eu trabalho com intercâmbio, se quiser, posso te enviar opções de escolas 🙂
      Meu e-mail: contato@mikixintercambio.com
      Abs

  29. Oi Mirella. Obrigada pelas informações. Eu solicitei o visto através de um agente em 27.04.16. Viajo dia 28.05.16. Estou preocupada. Eu havia sido informada que o visto no passaporte antigo era válido. Mas achei melhor pedir um novo. Você acha que dará tempo? Ou devo ir pessoalmente me informar? Obrigada. Dayze

    • Oi Dayze,
      Pela experiência que outros leitores estão colocando aqui, o processo de aplicação e retorno do passaporte, está demorando cerca de 30 dias ..
      Vamos torcer para dar certo 🙂
      Abs

  30. Oi Mirella. Td bem? Gostaria de dizer que recebi o visto hoje. Foram 20 dias corridos. Abraços. Dayze

  31. Gente, simplesmente ja li tudo o que podia para encontrar a resposta de que preciso, inclusive no site da imigração, mas não encontro especificamente para o meu caso. Eu tenho ja tenho visto de estudante, multiple, que é válido até 2025. Ja estive em Toronto por 3 meses, retornei em fevereiro. A minha dúvida é: preciso entrar com processo de visto novamente se quiser viajar ao Canadá de novo??

    • Oi Caroline, Tudo bem?
      Certeza que o que você tem é o visto de estudante e não de turismo? Porque geralmente o visto de estudante vale até o período do seu curso, podendo ter extensão, caso se matricule novamente. Diferentemente do visto de turismo, que vale até período do passaporte e você pode estudar até 6 meses e pode retornar várias vezes (desde que num período de 12 meses, não ultrapasse 6 meses).
      Abs

  32. Esse visto é apenas para estudo ou posso conseguir um para trabalho?

    • Oi Hugo,
      O eTA não está em vigor, o governo retirou essa informação do website…
      Mas o visto de turismo permite você somente estudar por menos de 6 meses.
      Abs

  33. olá boa noite, fiz tudo on line sem intermediação de ninguém, essas consultorias são um roubo, fiz tudo com correio aqui pra Pernambuco mas taxas deu tudo R$545,00 podem fazer tudo sozinhos que é bem fácil esta demorando cerca de 15 dias úteis pra eles darem a resposta no site do mycic do governo depois você manda pro vac e pronto, o meu chegou hoje tudo certo, não precisa de consultoria se souber inglês, tudo da em media de 1 mês o processo.

  34. Oi Mirella, bom dia, tudo bem? Muito obrigado por tantas informações uteis. Elas tem me ajudado bastante. Tenho minha viagem (turismo) programada para dia 17 de julho, e dei entrada online no visto dia 20 de junho e ainda não obtive resposta para o envio do passaporte. Ja se passaram duas semanas. Voce saberia me dizer se aquela previsão de tempo dado no site do CiC são em dias úteis ou corridos?
    Estou preocupado de não conseguir a documentação a tempo da viagem.
    Sera que existe a possibilidade de fazer uma solicitação de urgencia do visto como no visto americano, caso eles demorem muito para responder? Existe algum lugar que me receberia pessoalmente para explicar minha situação caso o tempo fique realmente apertado?
    Você ja ouviu de pessoas que nao conseguiram o visto de turista a tempo do embarque?
    Muito obrigado!

    • Oi Caio, Tudo bem?
      Puxa… você mandou a papelada com tempo bem apertado mesmo, acabei de ver no website e estão dizendo 20 dias.
      Da minha mãe, que apliquei em Maio, e ela já teve visto canadense e tem visto americano, demorou 15 dias corridos para eles pedirem o passaporte.
      Então, assumo que a média é de 20 dias corridos. Passando os 20 dias, você pode tentar ligar para perguntar a situação, mas logo aviso que demora muito para se ter atendimento.
      E sim, já teve vários casos que pessoas que não conseguiram o visto a tempo e tiveram que remarcar a viagem 🙁

      Mas calma, ainda tem 17 dias… e depois que eles pedem o passaporte, geralmente leva 5 dias uteis para eles te retornarem.
      Abs

  35. Oi Mirella. Muito obrigado pela resposta. Pois eh, estou super aflito. No dia que eu fiz a aplicação, marcava 19 dias. Eu tenho o visto americano e ja tive o Canadense tambem, mas faz mais de 10 anos.
    Quando voce diz para ligar lá, voce se refere ligar no consulado ou na VFS?
    Estou com toda viagem paga, olha que sufoco! Voce recomenda ir la pessoalmente?

    Muito obrigado novamente!

    Caio

    • Oi Caio,
      Eu acho que você tem que esperar dar os 20 dias corridos antes de fazer qualquer coisa… a VFS não pode fazer nada até você receber o email pedindo o passaporte. Quando apliquei para minha mãe, o tempo de espera estava de 18 dias e recebi a resposta em 15.
      Eu mencionei de ligar lá no telefone da imigração mesmo, tenta ligar no consulado, mas eu acho que eles vão saber informar. E 20 dias da sua aplicação só vai ser na sexta, não é?
      Fica de olho no status da sua aplicação, as vezes, vc não recebe o email e eles já estão pedindo o passaporte.
      Onde você mora? Se for em Brasilia, Sao Paulo ou Rio, quando pedirem o passaporte, leve no posto do VFS em mãos o passaporte, talvez seja mais rápido que enviar pelo correio.
      Abs

  36. Oi Mirella, obrigado novamente pela resposta! Estou entrando no site de 2 a 3x por dia por via das duvidas.
    Ainda bem que existe a chance deles responderem antes dos dias previstos no site. Isso já da uma luz no fim do tunel.
    Eu estou em Sao Paulo, e tenho planos mesmo de entregar pessoalmente. Farei todo possivel para ajudar e ganhar tempo.
    Voce acha que eu ja posso ir pagando a taxa no Santander nesse meio tempo? Pq assim q eu receber a resposta, imprimo o papel e voo pra lá sem perder mais nenhum segundo. Rsrs
    Obrigado e otimo domingo!

    • Oi Caio,
      Lidar com essa ansiedade é dureza, já tive estudantes (sou agente de intercâmbio), que receberam o visto um dia antes da viagem, eu quase morria junto (risos).
      Estou aqui na torcida por você.
      Sobre o pagamento, não dá medinho pagar sem receber a resposta? Sei lá … eu acho meio arriscado.
      Abs

      • Ultima duvida! Prometo!!! Rs
        Vou viajar com um amigo meu, e demos entrada no mesmo dia no processo. Sera que tem como fazer um link nas duas aplicações? Isso é possivel?
        Obrigadoooo pelas dicas e ajuda!!!!
        Assim que tiver novidades, volto para te falar! ?

        • Oi Caio,
          Não tem como não … vocês não são família, e mesmo que fosse, teriam que ter se aplicado juntos…
          Nesse momento, vamos torcer para sair logo esse visto!!! Oremos 😉
          Abs

  37. […] saber sobre o visto de turista do Canadá Passo a passo de como tirar o visto online para o Canadá Sobre a isenção do visto para o Canadá Guia: “Made in Canada” (conheça produtos, bebidas, restaurantes de origem canadense) […]

  38. Eles tiraram novamente a informação do e-TA a partir de setembro? Também sou agente de intercâmbio e estou na maior expectativa, tenho duas alunas indo em janeiro. Será que é melhor orientar logo a tirar o visto canadense? Elas vão tirar o americano do mesmo jeito, seria economizar em taxas, né!

    • Oi SIlvana,
      Eu não arriscaria, se elas estão indo em janeiro, eu esperaria no máximo até outubro para organizar os vistos.
      Pelo menos esse é o conselho que estou dando aos meus estudantes de intercâmbio.
      Abs

  39. Pelo visto pode atualizar de novo, mudaram pra Outubro.

    • Oi Felipe,
      Onde você viu isso? Acabei de ir no site e tudo continua como antes, Brasileiros precisam do visto.
      Me deixa o link de onde encontrou essa info, por favor, me interessa muito 🙂
      Abs

  40. Oi Mirella. Boa tarde! Meu passaporte chegou agora com o visto! Ufa! ???
    Apliquei dia 20 de junho e chegou hoje quinta feira, lembrando que eu viajo nesse fim de semana.
    Quase morri rsrs mas graças a Deus esta aqui! Obrigado por tudo!

    • uia … você já deve estar no Canadá!!! Maravilha 🙂
      Divirta-se por aí (ou por aqui, pois estou no Canadá tb … kkkk).
      Abs

  41. Olá, por favor, poderia esclarecer uma dúvida?

    Tenho o visto de visitante válido, preciso tirar o eTA também?

    Obrigada 🙂

    • Não Fernanda … o eTA é para pessoas que não precisam do visto formal completo.
      Abs

  42. Estou pesquisando sobre visto para o Canada, ainda mantem normal, como para os EUA? não foi isento?

    • Ola Ademir,
      Se você ler o post, perceberá que é exatamente isso que estamos falando…
      Tudo continua como antes … esse é um post meio que histórico (risos), onde vou descrevendo o desenrolar dessa história, mas por enquanto, realmente nada mudou.
      Abs

  43. Oi Mirella! To com uma duvida aqui, se puder ajudar, agradeço. Já tenho meu visto canadense e To indo pra lá mês que vem. Minha mãe mora nos EUA e tem o Green Card americano. Ela também precisa de visto pra ir lá me ver no Canadá?!? Muiiiiito obrigada. Bjs

  44. Olá Mirella, Tudo bem?! Entrei no site e não achei mais que Brasileiros precisam tirar o visto de turista e que podemos usar o eTA. Confere ou foi comida de bola minha? http://www.cic.gc.ca/english/visit/eta-facts-pt.asp

  45. Bom dia, li a publicação atualizada de junho/2016. Vou para o Canadá dia 22 de dezembro e pretendo solicitar o visto essa semana, será necessário?

  46. Após a agente da Embaixada do Canada em New York ter sido muito grosseira (mal humorada e grossa) comigo, decidi que o Canadá será o último lugar do mundo que eu irei visitar. Só mesmo se eu for “obrigada” via trabalho. As dificuldades que o Canadá tem promovido na emissão de visto, me faz estar mais certa em minhas decisões. Há muitos lugares melhores e maravilhosos para se visitar ou para estudar.

    • Puxa Eliane, que experiência triste essa sua no consulado de NY.
      Esse tio de atitude dos oficiais pega muito mal… Nem sei o que dizer, eu acho que você precisava vir para o Canadá, para conhecer o país e tirar essa imagem ruim que o consulado passou. O Canadá e os canadenses são incríveis, e julgar só por uma experiência negativa não é justo.
      Mas entendo sua frustração, muito chato.
      bjos

  47. […] >>>> Há discussão que no fututo, brasileiros também poderão se aplicar para o visto eletrônico, veja o que estão falando sobre o tema: clique aqui. […]

  48. Mirella, ótima noticia!!!

    Olha o que acabou de sair no site cic…

    http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16

    For Brazilian citizens – Starting May 1, 2017, citizens from Brazil would be able to apply for an eTA if they:
    held a Canadian visa in the past 10 years; or
    have a valid U.S. nonimmigrant visa

    • Oi Rafael, Tudo bem?
      Eu vi … e já atualizei o post 🙂
      Estou super feliz!!!!
      beijos

  49. Boa tarde, Mirella!

    A respeito sobre a dispensa de visto canadense pra brasileiros vc disse que se encaixam nessa categoria brasileiros que:

    “- Já tenham tido um visto canadense nos últimos 10 anos; ou
    – Tenham um visto de turista americano válido”

    A minha dúvida é sobre a primeira possibilidade.

    Já tenham o visto canadense nos últimos 10 anos ou já tenham viajado ao Canadá nos últimos dez anos? Pq no meu caso eu tenho o visto, mas, nunca viajei para o CND.
    E mais, os últimos 10 anos é contado a partir de que data?

    Desde já, agradeço a disposição.

    • Oi Adriano, Tudo bem?
      Nas informações do governo, eles são claros dizendo que basta ter tido um visto canadense nos últimos 10 anos, eles não mencionam que precisa ter vindo visitar, entende? E os 10 anos é a partir da data da sua aplicação para o eTA.
      É importante ressaltar que tudo é ainda muito novo, e ao longo dos meses vamos aprender mais sobre todos os detalhes do eTA para brasileiros.
      Abs

  50. Boa noite Mirella! Só uma perguntinha, quem já teve dois visto do Canadá veio duas vezes e nunca passou do prazo, voltou para o Brasil e como o visto já tinha vencido foi pedir e foi negado duas vezes como fica essa situação? Obrigada minha amiga

    • Oi MArta,
      Se o visto que você teve já passou de 10 anos, vai ter que se aplicar para o visto normal. Se não venceu, eu sinceramente não sei como vai ficar.
      Teoricamente você pode se aplicar para o eTA, mas eles podem não aceitar e pedir para você passar pelo processo completo do visto de turista.
      Teremos que esperar e ver como vai ficar.
      Abs

  51. Oi Mirella. Gostei das informações! O passaporte do meu amigo vai expirar no final do ano 2017, consequentemente ele só tem até junho para estar no Canadá como turista. Pois bem, em Abril ele vai solicitar um novo passaporte ao Consulado Brasileiro em Toronto, e como já estará valendo a regra do ETA em 01/05/17, você acha que ele consegue solicitar o ETA estando no Canadá – pra poder ter mais 6 meses como turista, tipo uma extensão/prorrogação? Ou ele terá que sair do Canadá, ir para os EUA, ou Brasil, por exemplo, pra poder aplicar? Você acha que se ele sair do Canadá. consegui o ETA, e voltar com tipo 1 mês depois, terá algum problema? Obrigado. Abs.

    • Oi Vini, Tudo bem?
      Boa pergunta … esse caso é complexo.
      Seguindo a lógica, acredito que ele terá que sair do Canadá e depois reentrar com o novo visto eTA. Mas o eTA por enquanto só vai valae para entrada aérea, dessa forma não valeria cruzar a fronteira de carro… o que vai ser um negócio muito estranho e acho que logo vão mudar essa regra.
      Ajudei?

      • Ajudou sim!
        Vamos ver como vai ser isso do eTA.
        Obrigado!
        Abraços.

  52. Oi Mirella, moro nos Estados Unidos , mas entrei ilegalmente e ainda nao tenho nenhum hipo de legalização.
    Como seria para q eu pudesse tirar o visto para o Canadá, estando nos Estados Unidos ?

    • Oi Vania,
      Eu sinceramente não sei como fazer no seu caso com o visto… pois estando ilegalmente, eu não sei se teria algum problema no momento que você tivesse que mandar o passaporte para colocar o selo do visto. E o eTA só vai valer para quem já tem o visto de turismo americano, e eu acredito que não é o seu caso, né?
      Abs

  53. Oi Mirella,
    Eu tenho o visto C1 e B1/2 Americano e ja tive o canadense. Como trabalho em navio e minhas ferias sao curtas, nao tive tempo de fazer outro visto de turista, e para fazer o visto de turista online, a empresa nao vai liberar meu passaporte para eu mandar para a embaixada Canadense, pois ja vou estar a bordo. Eu precisaria do visto para o mes de junho de 2017. Quero desembarcar do navio como tripulante e reembarcar como passageira apenas por 10 dias.
    Caso seja aprovada essa lei.
    As perguntas sao as seguintes:
    Mesmo eu estando sem o meu passaporte em maos, eu poderia aplicar para o eTA?
    Para o eTA eu preciso mandar o passaporte para eles?
    Quais sao os documentos que eles exigem para mandar online? (apenas todas as paginas do passaporte escaneadas?)
    O eTA eu so poderia entrar por aereo? (no caso se eu desembarcar em Vancouver por navio, nao vou poder ficar no pais)?
    Quanto tempo demora para ficar pronto o visto eTA?
    Existe alguma outra maneira de conseguir o visto? Tem algum consulado em Vancouver que eu possa ir la diretamente?

    Desde ja agradeço

    • Oi Nivi,
      O eTA ainda não está em vigor para brasileiros, então várias dessas perguntas eu ainda não sei, pois ainda não pudemos testar ao vivo e a cores.
      Até onde eu sei,o eTA só vai valer para entrada via aéreas, não vai precisar enviar o passaporte e o visto deve sair muito rápido.
      O visto deve ser sempre tirado fora do país da visita, dessa forma, Vancouver não poderia ser uma opção.
      Abs

  54. ok obrigada Mirella

  55. Olá Mirella
    Fiquei com uma dúvida, eu tenho visto americano válido, contudo o passaporte onde consta o visto americano expirou e tenho um passaporte novo, neste caso eu estou no grupo de pessoas “abençoadas” pelo eTA? ou Preciso Necessariamente tirar o Visto Canadense?

    • Oi Mauricio,
      Se o visto americano expirou, provavelmente você terá que tirar o visto normal e não o eTA.
      Nesse caso, melhor renovar o visto americo e depois de Maio tentar o eTA canadense.

      Abs

  56. Olá Mirella,
    Tirei o visto Canadense ano passado, validade de 10 anos. Pra mim não muda nada referente a este eTA, estou certo?

    • Oi Thiago,
      Se você tem o visto válido, não precisa do eTA.
      Só vai precisar pensar nisso depois que vencer seu visto canadense.
      Abs

  57. Ei Mirella, tudo bem? Parabéns pelo site, estou adorando!
    Estou com uma mega dúvida e queria ver se vc pode me ajudar…
    Vou para o Canadá em maio e queria comprar a passagem direto com a Air Canada (são as passagens mais baratas que estou encontrando). Já tive problemas com sites de compras de passagem tipo decolar.com, e não queria ter que usá-los… O problema é que não dá pra comprar a passagem direto pelo site do aircanada aqui do Brasil. Mas entrando em janela anônima poderia comprar como se estivesse comprando dos EUA por exemplo… Vc acha que isso traria algum problema??
    Obrigada!

    • Oi Ana,
      Eu acho melhor não fazer isso, vai que dá algum problema. Eu nunca testei, mas nesse caso de passagem, melhor não arriscar.
      Assim, se você tiver interesse, me manda um email, que posso ver se a agência que trabalho no Brasil cobre esse valor que vc achou na Air Canadá.
      Eu também não sou muito fã da Decolar, então entendo seu receio.
      Email: mirella@mikix.com
      Abs

  58. Ei Mirella, muito obrigada pela resposta!
    Pretendo te mandar um email sim, mas devo comprar as passagens daqui a um mês mais ou menos, então vou mandar mais pra frente =)

  59. Bom dia Mirella, sou agente de viagens aqui no MT, e os clientes estão me deixando doida, tentei falar com o consulado geral, mas é impossível minha gente, me ajuda com minha dúvida, quando o ETA estiver vigente, o brasileiro poderá ficar no canadá com o período máximo de 6 meses como no visto?

    • Oi Daniele, Tudo bem?
      Até onde entendi, o eTA não vai alterar o funcionamento de entrada no Canadá. O prazo que você poderá permanecer no Canadá como Turista é de 6 meses, a não ser que o oficial da imigração no momento de sua entrada no país coloque uma data inferior aos 6 meses. Nesse caso o que valerá será a data que ele colocou no seu passaporte. Caso ele não faça nenhuma anotação o válido será 6 meses.
      Teremos que ver na prática como isso vai ficar, mas tudo indica que permanecerá igualzinho.
      Abs

  60. Boa noite, Mirella!
    Tenho o visto americano válido, porém não cheguei a viajar aos EUA, mesmo assim poderei solicitar o eTA?

    • oi Marcus,
      Sim, você poderá se aplicar para o eTA. Isso não significa que será aprovado ou que eles não pediram documentação extra, entende? Então faça o eTA com uma certa antecedência da sua viagem … 😉
      Abs

      • Entendi! Muito obrigado pela ajuda!

  61. Mirella, boa tarde!
    A minha situação é parecida com um posto anterior, que, infelizmente, não foi adequadamente respondido. Estou com passagens emitidas para o Canadá para o dia 02/06/2017, tenho visto americano que vencerá em 2019, porém, o visto americano está em um passaporte que encontra-se vencido. Nesta situação, quando viajo para o Estados Unidos, apresento os dois passaportes para comprovar a permissão de entrada e um passaporte válido. Você entende que, para emissão do eTA em maio, poderei ter algum problema? A minha dúvida é que, nas regras do Canadá, o visto vale apenas durante a validade do passaporte. Desculpe o tamanho do texto e obrigado. Silvio Junqueira

    • Oi Silvio,
      Temos ainda poucas informações dos detalhes do eTA para brasileiros.
      A princípio, eu diria que você não terá problema, pois a regras para o eTA são: ter um visto americano válido ou já ter tido um visto canadense nos últimos 10 anos … o que está dentro do seu quadro.
      Lembrando sempre que o eTA vale apenas para entrada por ar (avião), não vale para entrada terrestre, ok?
      Agora, se eles vão mudar de ideia em relação ao eTA para brasileiros, isso eu não posso dizer, e confesso que se alguma coisa mudar, você terá apenas 1 mês para correr atrás do visto e pode ser pouco tempo.
      Ajudei?

  62. Mirella,
    Com certeza, ajudou bastante.
    Também estou preocupado, pois, o prazo é curto. Estou, realmente, pensando na possibilidade de incorrer nas despesas normais e solicitar a emissão do visto.
    Mais uma vez, grato pela atenção e ajuda.
    Silvio

  63. Oi, Mirella,

    Tudo joia?
    Por coincidência, eu já estava planejando em ir em maio pra o Canadá fazer curso de inglês.
    Tenho dúvida se eu precisaria de visto ou bastaria o eTA para estudar lá.
    São muito uteis suas informações. Obrigado.

    • Oi Bruno,
      Teoricamente, se você for em Maio, e for estudar por menos de 6 meses, só precisa do eTA, mas como ele ainda não entrou em vigor e as regras ainda podem mudar, se eu fosse você, já providenciaria o visto para desencargo de consciência, e também para ter a liberdade de poder viajar por terra, muitos estudantes vão a Nova York aos finais de semana de ônibus…
      Ah … se precisar de orçamento de curso de inglês, fala comigo. Moro em Toronto e trabalho com intercâmbio, meu email: contato@mikixintercambio.com
      Abs

  64. Oi Mirella,

    Li o seu post e estou com dúvida: afinal, vai acontecer mesmo isso de não precisar de visto canadense quem possui visto americano válido?

    Irei para o Canadá em Julho de 2017, mas gostaria de ir primeiro para Nova York de avião, e posteriormente pegar um ônibus que vá para o Canadá. Não poderei entrar somente com eTA neste caso, visto que iria de onibus?

    Obrigada

    • Oi Bárbara,
      Como disse para outras pessoas que deixaram comentário, tudo indica que vai realmente entrar em vigor o eTA em Maio, mas eles podem mudar de ideia, claro…
      Pelo que eles deixaram claro, o eTA só vale para entrada em aeroportos, então acho arriscado você não tirar o visto completo mesmo ..
      Ajudei?

  65. Oi Mirella

    Tenho duas dúvidas.

    A Primeira é que pretendo viajar dia 15/05, ou seja, no meio dessas mudanças todas de visto/ eTA. Eu consigo aplicar o eTA agora para viajar somente em Maio?! Ou preciso esperar 1º de maio para aplicar o eTA?! E se tiver que fazer os trâmites somente a partir de 01/05, terei tempo hábil para fazer e ter retorno até 15/05? Acho muito arriscado….

    Sendo assim a melhor opção ainda seria tirar o bom e velho visto de turista, não?!

    Segunda dúvida, tenho 2 passaportes. O passaporte vigente e o vencido que tem o visto americano vigente. Vc acha que terei problema para entrar no Canada?!

    Obrigada pela ajuda!

    • Oi Joanna,
      Você só poderá se aplicar depois que o eTA entrar em vigor para brasileiros em Maio, e sim, eu acho arriscado, pois vá que acontece algum problema, né? Será que vale o risco? Eu me aplicaria logo para o visto de turismo e ficaria com a cabeça tranquila..
      Se você tem o visto americano válido, não tem problema que o outro passaporte tenha vencido, isso é muito comum. Não se preocupe, mas leve ele com você….

      Abs

Comente Aqui