Ilhas Seychelles: o paraíso de águas cristalinas e beleza intocada

Conhecendo um pouco sobre um dos lugares mais belos do mundo!

0

Quando se fala em paraísos na Terra, é impossível deixar as Ilhas Seychelles de fora da lista dos TOP 10. Este lugar exótico e com paisagens belíssimas, logo é lembrado como um dos mais lindos do mundo. As Ilhas Seichelles são, de fato, tudo o que falam dela. E muito mais!

O arquipélago de 115 ilhas fica na costa leste da África, num ponto remoto do globo, no meio do Oceano Índico. E como é de se esperar, um lugar de beleza ímpar, com inúmeras praias entre as mais lindas do mundo e com os mais diversos tons de azul-turquesa banhando praias de areias brancas.

Ilhas Seychelles Mahé Anse a la Mouche barco
Anse a la Mouche, Mahé

Um lugar sem igual no mundo, e que faz de tudo para preservar suas belezas. Quase 50% da área de terra total das Ilhas Seychelles estão sob proteção natural, o que é um recorde no mundo. As ilhas Seychelles também são líderes mundiais em turismo sustentável. Desta forma atraem mais visitantes com grande poder financeiro e quase nada de turismo de massas de curta duração.

Não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem para Seychelles! E transforme sua viagem ao paraíso ainda mais completa e sem riscos. Nossos leitores recebem um desconto de 5% na hora de pagar. Use o código promocional: VIAJOTECA5.

Ilhas Seychelles

 

As Ilhas Seicheles constituem um arquipélago de 115 ilhas, com uma superfície total de 451 km². Entretanto, somente algumas destas ilhas são habitadas e suas três ilhas principais são as mais povoadas, sendo elas Mahé, Praslin e La Digue. Ainda fazem parte das Ilhas Seichelles, as Ilhas Amirante, as ilhas Farquhar, as ilhas Aldabra e algumas outras ilhas dispersas.

 

A capital do país chama-se Victoria e fica na maior ilha, Mahé, onde está a maior parte da população. Portanto ali vivem cerca de 95.000 de habitantes e que contam com ótimos índices de desenvolvimento. A população tem educação, saúde e bem-estar garantidos por lei. O país, apesar de tão pouco populoso, tem até uma Universidade, que aliás oferece mais de dez cursos.

Mahé vista do alto
Ilha de Mahé, Seychelles

Onde fica Ilhas Seychelles

 

As ilhas Seychelles estão localizadas no Oceano Índico, no Continente Africano. O país é constituído por 115 ilhas distribuídas entre vários arquipélagos localizados a norte e nordeste de Madagáscar. Além de Madagáscar, os seus vizinhos mais próximos são as Ilhas Maurício, a sudeste, as ilhas Comores e Mayotte, a sudoeste, e ainda as Ilhas Gloriosas, a sul.

Seychelles mapa
Mapa de Seychelles

O que fazer nas Ilhas Seychelles

 

Ilhas de Seychelles

Como já dito, as 3 principais ilhas, Mahé, Praslin e La Digue, são as mais populosas. Assim, também são as que mais recebem turistas e consequentemente as que são de mais fácil acesso. Nestas ilhas se tem uma oferta maior de hotéis para diferentes bolsos, restaurantes e mais atividades. Entretanto, a visita a este paraíso não se resume somente a estas 3 ilhas.

O país conta com várias ilhas que não são habitadas, mas que podem ser visitadas. E ainda conta com ilhas ditas “exclusivas”. Elas dão a fama de cara as Ilhas Seychelles, já que nestas ilhas geralmente funcionam somente um hotel, e que sempre são exclusivos. Cobrir tanto luxo é para poucos, afinal precisa-se despender uma boa soma de dinheiro para ficar nestes lugares. Mas pode-se ter a segurança de contar com férias sofisticadas e de sonhos.

O que pode se ter certeza ao escolher as Ilhas Seychelles como destino é que suas férias serão inesquecíveis. Mesmo que seu budget não permita extravagâncias, saiba que o país vale a pena. Em qualquer uma de suas ilhas pode-se contar com uma natureza exuberante e com suas praias fantásticas!

Praias em Seychelles

O que não falta nas Ilhas Seychelles são praias incríveis e paradisíacas. De fato, é uma mistura de águas cristalinas azuis e areias brancas e finas de fazer suspirar. Não a toa muitas delas estão entre as mais bonitas do mundo. E definitivamente escolher quais visitar é sempre uma dificuldade. Com efeito, o melhor é visitar todas e fazer sua própria lista das mais belas.

Mas para começar a fazer sua seleção particular, por certo coloque na lista as praias de Anse Lazio e Anse Georgette em Praslin. Assim como em Mahé acrescente Anse Soleil e Anse Takamaka. E na bela La Digue, igualmente não deve faltar as praias de Anse Marron, Grand’Anse e Anse Source D’Argent.

La Digue, Anse Source d'Argent
A praia que sempre figura entre as mais belas do mundo: Anse Source d’Argent, em La Digue.

Tartarugas gigantes de Seychelles e Esmeralda

Uma das belezas da natureza nas Ilhas Seychelles são suas tartarugas gigantes de Aldabra. Elas estão entre as maiores do mundo e podem ser vistas facilmente pelas ilhas. Em muitos lugares elas são até animais domésticos, por assim dizer. Elas são extremamente dóceis e adoram um carinho no pescoço! Dá pra imaginar que numa das casas que alugamos haviam tartarugas morando no jardim?! De sonho!

As tartarugas nas Seychelles são enormes mesmo e parentes próximas delas já estão extintas em vários outros lugares. Mas aqui, neste canto isolado do mundo, a espécie segue forte e conta com cerca de 150.000 exemplares. Em nenhum outro lugar do mundo existem tantas tartarugas como nas Ilhas Seychelles. E sendo um animal de vida bem longa, não é de se espantar que uma das tartarugas mais velhas do mundo viva aqui.

Apesar de ser macho, a tartaruga é chamado de Esmeralda, e é a maior e mais pesada tartaruga do mundo! Inclusive ele entrou no livro dos recordes por ser a tartaruga livre mais pesada do mundo. Ele pesa mais de 304 kg e acredita-se que ele tenha até 170 anos de idade. Alguns falam que ele nasceu por volta de 1771, e que tenha mais de 240 anos de idade, mas é somente especulação. Entretanto, Esmeralda é uma das mais antigas tartarugas gigantes do mundo e é a criatura mais famosa das Seychelles. Um feito e tanto!

Ilhas Seychelles Curieuse tartarugas
Tartarugas gigantes na Ilha Curieuse

Coco de Mer

Outra das grandes atrações das Ilhas Seychelles é um tipo de coco que só nasce no país. Mais precisamente na Ilha de Praslin e na sua vizinha, Curieuse. O coco do mar, ou “love nut”, nasce de uma espécie de palmeira que surpreendentemente chega a ter 40 metros de altura. Além disto, ela é a maior semente do mundo e ao passo que leva 7 anos para amadurecer. E ainda a chamam de “noz do amor” devido à sua forma sugestiva e voluptuosa.

Pode-se ver alguns exemplares desta palmeira em Mahé, no Jardim Botânico e no Jardin de Roi Spice Garden, e também em La Digue. Entretanto, em nenhum destes lugares ela está seu ambiente natural. Afinal Praslin é sua casa e onde consegue-se vê-la em abundância. Na ilha fica o Vallée de Mai, um parque natural que é Patrimônio Mundial da Unesco, com mais de 5.000 exemplares desta palmeira.

Curieuse coco de mer
O Coco de Mer, ou love nut

Fauna e Flora de Seychelles

Este paraíso tem várias espécies raras, seja de fauna ou de flora. A árvore mais rara do mundo, árvore da água-viva, por exemplo, só existe na ilha de Mahé, nas Ilhas Seychelles. Outra espécie que chama a atenção e são vistos primordialmente em Mahé são os morcegos gigantes. É muito fácil vê-los voando em bandos, principalmente no fim do dia. Apesar de serem grandes, eles são inofensivos, já que se alimentam exclusivamente de frutas.

Mahé Seychelles Morcego Por RickyNova
Morcegos gigantes em Mahé. Fonte: Shutterstock / Por Rick Nova

A vida marinha nas ilhas é muito rica, afinal mais de 1.000 espécies de peixes foram registadas. Assim sendo, o mergulho e a pratica do snorkel é algo fascinante na região. E para completar, as Ilhas Seychelles abrigam algumas das maiores colônias de aves marinhas do mundo.

Hospedagem não é um problema em Seychelles! Existem excelentes opções para todos os gostos e bolsos. Procure aqui o hotel que mais combina com você!

O Booking tem as melhores opções por aqui, oferece o menor preço e, ainda tem, na maioria dos hotéis e apartamentos, a opção de cancelamento gratuito.

+ HOSPEDAGEM EM SEYCHELLES: COMO ACHAR O LUGAR CERTO PARA O SEU BOLSO!

Sobre o país Seychelles

 

Desenvolvimento

Segundo dados da ONU, 97% da população tem acesso quase que universal à água e saneamento básico. Juntamente com a Tunísia, Líbia, Botsuana e as Ilhas Maurício, são os únicos países do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado alto. Para se ter uma ideia, o país está na 64ª posição do ranking global, e 11 posições à frente do Brasil (75ª).

Criminalidade em Seychelles

As Ilhas Seychelles são consideradas relativamente seguras, e a criminalidade é baixa. Entretanto, conhece-se casos de roubo e violência. Portanto, cuidado sempre é importante, especialmente para as mulheres que viajam sozinhas. Deve-se evitar áreas desertas após o anoitecer, incluindo praias, estradas escuras e lugares remotos.

As dicas de precaução são: deve-se deixar objetos de valor no cofre do hotel, especialmente documentos. Nunca deixe objetos de valor desacompanhados na praia. Além disso, não carregue muito dinheiro com você.

Religião

Como é de se esperar em países africanos, a religião da população é predominantemente cristã (96,4%), sendo a maioria católica (87,4%). Mas o país conta com uma pequena parcela da população que seguem o hinduísmo, o islamismo e ainda outras religiões.

Geografia das Ilhas Seychelles

Fica difícil enquadrar a geografia local num apanhado de 115 ilhas variadas e distantes entre si. Entretanto, suas ilhas costumam ter um terreno montanhoso, coberto de árvores que chegam até a beira-mar. O mar é de um azul inebriante, com águas cristalinas banhando praias de areia branca e fina.

O clima é tropical e com umidade elevada.

Ilhas Seychelles Mahé do alto
Ilha de Mahé e suas montanhas vista do avião

Economia de Seychelles

Cerca de 70% da receita do país provém do turismo, portanto esta indústria emprega 30% da mão de obra. Mas a pesca e o cultivo também são bem estimulados, para diminuir a dependência do dinheiro vindo dos visitantes. As principais plantações são de canela, chá e banana.

Moeda das Ilhas Seychelles

A moeda local é a Rúpia de Seychelles (SCR). As notas de rúpias de seychelles disponíveis são de 10, 25, 50, 100 e 500 rúpias. Já as moedas encontradas são de 5, 10, 25 centavos e 1 e 5 rúpias.

A melhor maneira de se pagar as compras do dia-a-dia é em dinheiro e na moeda local. Já em muitos restaurantes, lojas e hotéis pode-se pagar facilmente com cartão de crédito (Visa e Masterdard) e Euro.

Retirar dinheiro nos caixas automáticos (ATM) também é possível e sem dificuldade. Existem caixas eletrônicos nas ruas e nos maiores bancos de Mahé, Praslin e La Digue. Além disso, é possível sacar dinheiro na moeda local nos aeroportos das duas ilhas principais.

Euros e dólares podem ser trocados em casas de câmbio e estabelecimentos bancários nas principais ilhas, onde as taxas de câmbio geralmente são melhores. Para a troca de dinheiro sempre é necessário o passaporte. Também é possível fazer câmbio na maioria dos hotéis da ilha de Mahé.

Cotação atual:

US$ 1 = SCR 13,5

€1 = SCR 15,5

 

Dá para usar euro e dólar em Seychelles?

Sim, o euro e o dólar americano são amplamente aceitos como forma de pagamento. Assim como o MasterCard e o Visa. Hospedagens, restaurantes, mercadinhos e afins podem ser pagos com euro. Entretanto, é bom sempre ter rúpias de Seychelles para pequenas compras.

Rupias de Seychelles
Rupias de Seychelles

Idiomas em Seychelles

As Ilhas Seychelles tem três línguas oficiais, devido ao seu processo de colonização por países europeus. As línguas faladas são o Crioulo de Seychelles, o Inglês e o Francês.

Diferença de Fuso horário de Seychelles E horas de sol

Seychelles está 7 horas à frente do Brasil (GMT +4).

Quanto ao sol, os visitantes conseguem aproveitar cerca de 12 horas de sol por dia ao longo do ano.

Corrente elétrica em Seychelles

A corrente elétrica é de 220-240 Volts e 50 Hz.

As tomadas são de dois e três pinos (tipo G).

Imagem 1 ilhas seychelles

Telecomunicações

As Seychelles têm um serviço moderno de comunicações e as ilhas tem boa infraestrutura para se usar celular e internet. Atualmente, existem duas redes GSM e Internet que operam no país.

Telefones públicos estão disponíveis na maioria das Ilhas.

Se pretende usar o seu celular brasileiro numa visita, verifique com sua operadora se o roaming está disponível para este país. Caso negativo, é possível comprar um chip local já no aeroporto, na sua chegada.

O código do país é +248.

Você consegue viajar sem celular e sem internet?

Já saia do Brasil com o seu chip de celular e com internet boa!

Água em Seychelles

A água da torneira é potável e está em conformidade com os regulamentos da Organização Mundial da Saúde. Bem como é muito fácil achar minimercados que vendem água em garrafinha. Em princípio, não espere encontrar vendedores de águas nas praias ou barzinhos bem próximos a elas.

Como é a comida em Seychelles

A cozinha crioula é bastante variada, envolvendo uma mistura de pratos de frutos do mar (principalmente polvo), peixe fresco, carne (especialmente frango ou porco) e caril.

O coco é ingrediente indispensável na cozinha crioula, tanto nos pratos principais, sendo parte integrante de vários curries, como nas sobremesas, processado como leite de coco.

A cozinha crioula conta ainda com arroz, lentilhas, saladas e chutneys, muito tempero com alho e gengibre, e, claro, bastante chili.

Mahé take away comida
Típico take away de Seychelles
Atenção!

Deve-se alertar que se encontra o básico nos mercadinhos, mas não espere grande variedade de frutas e verduras. Definitivamente, a variedade de produtos não é grande.

Dirigir em Seychelles

Para aqueles que pretendem dirigir nas Ilhas Seychelles, deve-se estar alerta que é usada a mão inglesa. Ou seja, dirige-se pela esquerda.

Para alugar um carro em Seychelles o motorista deve ter mais de 21 anos, uma carteira de habilitação válida e pelo menos três anos de experiência.

Entretanto aluguel de carros só é permitido em duas ilhas, desta forma isso só se aplica a Mahé e Praslin. O tráfego em Praslin é relativamente calmo. Em Mahé, no entanto, já existe até congestionamento em algumas vias e no centro de Victoria. Já La Digue tem apenas alguns quilômetros de estradas pavimentadas e carros só são permitidos com permissão especial. Ali, o principal meio de transporte é a bicicleta.

Compras em Seychelles

Quem planejar comprar souveniers ou artigos em Seychelles pode voltar decepcionado. Primeiramente, as ofertas são poucas. Poucas meeeeeesmo. Quase não se encontra lojas pelas ilhas, nem mesmo nos centrinhos. Em La Digue que ainda se acha uma rua com algum comércio voltado para o turista, mas os preços são salgados. Por exemplo, um imã de geladeira bem simples não sai por menos de 6 euros.

Entretanto, um bom presente e lembrança para se trazer das ilhas é seu famoso rum chamado Takamaka. Fabricado na ilha de Mahé e feito a partir de cana de açúcar plantada da ilha. Assim como é o primeiro e único rum produzido e exportado de Seychelles. Sobretudo, já virou uma marca do país. Em qualquer canto que se vá, encontra-se propaganda deste rum.

ilhas seychelles takamaka
Rum Takamaka

Mais sobre Seychelles!

 

Viajar para Seychelles é um sonho e este local tão distante é realmente especial. Entretanto, o planejamento de uma viagem para lá requer bastante conhecimento e informação. Pensando nisto, temos uma série de posts para te ajudar:

+ VIAGEM PARA SEYCHELLES: DICAS DE PLANEJAMENTO PARA AS FÉRIAS PERFEITAS!

+ MAHÉ, PRASLIN E LA DIGUE, EM SEYCHELLES: O QUE VER E O QUE FAZER NAS 3 ILHAS

+ COMO SE DESLOCAR POR SEYCHELLES: ENTRE AS ILHAS E NAS ILHAS

+ HOSPEDAGEM EM SEYCHELLES: COMO ACHAR O LUGAR CERTO PARA O SEU BOLSO!

Ilhas Seychelles Praslin Anse Boudin
Anse Boudin, em Praslin

A Ana do Simply Fit também escreveu sobre Seychelles!

Vale a pena comprar antecipadamente:

Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. O seguro viagem é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e precisa ter uma cobertura mínima de 30 mil Euros. O Seguro viagem também é exigido em Cuba, Venezuela e Austrália. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Faça sua cotação para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão ou ter desconto no boleto. Nossos leitores ainda recebem um desconto de 10% na hora de pagar. 

Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem

;

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 ótimas seguradoras)

–  Compre seus Ingressos para atrações, excursões e passeios na Europa com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro na Europa com a RentCars

Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.