Logo

Holambra: Visitando a Expoflora

by / 7 Comentarios / 18 de setembro de 2014

Holambra no interior de São Paulo é o principal pólo produtor de flores e plantas ornamentais do Brasil. Correspondendo por quase metade da produção e comercialização nacional de flores e plantas ornamentais, a cidade, fundada por imigrantes holandeses na segunda metade do século passado, há mais de 33 anos sedia a Expoflora.

Holambra  - Capital Nacional das flores e plantas ornamentais

Holambra – Capital Nacional das flores e plantas ornamentais

Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora é realizada todos os anos no inicio da primavera de forma a dar boas vindas a nova estação e funciona também como plataforma de lançamento de novas variedades de plantas e de produtos produzidos na região de Holambra no mercado brasileiro.

Embora tenha sido fundada por imigrantes holandeses na segunda metade do século passado como uma cooperativa leiteira, assim como outras cooperativas holandesas a exemplo de Carambeí e Arapoti, no Paraná; Castrolanda e Não-Me-Toque no Rio Grande do Sul. Holambra descobriu meio que por acaso a sua vocação para o cultivo de flores e plantas ornamentais no final da década de 70 e o desenvolvimento da atividade culminou com a criação do Veiling de Holambra alguns anos mais tarde.

Criado nos mesmos moldes do leilão holandês, o Veiling de Holambra funciona desde 1989, e é reconhecido não apenas porque é o único do gênero existente na América Latina, mas, principalmente, por ser uma grande ferramenta formadora de preços de flores e plantas ornamentais. Por ele passam nada mais nada menos que cerca de 40% das plantas verdes e flores de corte e em vaso comercializadas no mercado brasileiro. O sistema de leilão dessa cooperativa funciona como uma bolsa de valores, servindo como referência para a formação de preços dos produtos vendidos no País.

A exemplo do Veiling holandês, o leilão de plantas e flores de Holambra é reverso, ou seja, ao contrário do convencional, começa com o preço alto máximo e termina no menor preço quando alguém decide arrematar o lote. Na prática, o produto é lançado na tribuna de compras com o valor acima do valor médio de mercado e começa a cair. Como o sistema é regido pela lei da oferta e da demanda, o primeiro comprador que apertar o botão leva a mercadoria pelo preço indicado no relógio.

O leilão é realizado diariamente por meio de dois relógios (um para produtos de corte e outro para vasos), que funcionam simultaneamente, permitindo a comercialização de grandes quantidades de produto em tempo recorde. Em média, um lote de plantas ou flores é comercializado a cada impressionantes 1,07 segundos.

A Cooperativa Veiling de Holambra é abastecida por cerca de 400 fornecedores, que, juntos, cultivam um mix de produtos formado por cerca de 500 espécies de flores e plantas, em mais de 5 mil variedades diferentes. O Veiling comercializa seus produtos apenas com atacadistas e hipermercados, que distribuem seus produtos em mais de 20 mil pontos de venda no varejo (garden centers, supermercados, floriculturas e lojas de paisagismo e decoração) em boa parte do território brasileiro.

 Visitei Holambra em algumas oportunidades entre 2002 e 2007 durante minha graduação e até a mudança para a nova sede em 2009 eram permitidos tours para conhecer o leilão e toda a logística do Veiling. Nesta última visita em Setembro de 2014 infelizmente não tive oportunidade de conhecer a nova sede do Veiling por falta de tempo. Afinal de contas Holambra nem estava nos meus planos de viagem.

Porém quando descobri que estava tão perto e bem na época da famosa Expoflora não resisti em dar um pulinho até lá!!! Nunca tinha tido a oportunidade de visitar a Expoflora antes e sempre tive muita vontade e desta vez meio que por acaso deu certo.

Pelo que andei pesquisando na Internet, as visitas ao Veiling teoricamente ainda continuam a existir. Elas acontecem com um agendamento prévio às segundas e quartas-feiras entre 08 e 09 da manhã. Basta entrar em contato através do email: sac@cvh.com.br explicando sua motivação e quem sabe eles podem te receber. É sempre achei super interessante ver o funcionamento do Klok e de toda a logística envolvida no comércio e distribuição dos produtos no Veiling.

Enfim, voltando a Expoflora. A exposição acontece num parque de exposições de 250 mil metros quadrados, sendo que destes 750 m2 são de uso exclusivo para a exposição de flores, onde ainda acontece uma mostra de paisagismo onde os produtores locais aproveitam a exposição para lançar novas variedades de flores e plantas, ditar tendências no paisagismo e decoração e para avaliar a sua aceitação dos mesmos pelos consumidores.

Depois de visitar outras exposições de flores pelo mundo, tenho que dizer que esperava um pouco mais. O Importante não é pensar que você vai encontrar um Keukenhof nem um Philadelphia Flower Show, mas para parâmetros brasileiros a exposição é linda. Embora os preços praticados um pouco abusivos ao meu ponto de vista.

Além da entrada inteira custar 34 reais por pessoa, o estacionamento (no sol) custa outros 28 reais por carro. As opções de restaurantes e compras também não são das mais em conta. Porém de uma forma geral a experiência foi bastante positiva.

Holambra Expo Flora (44)

 

Exposição de flores e plantas ornamentais

A Expoflora escolheu a magia e a alegria como tema para apresentar as novidades do setor na edição de 2014. A exposição tem por objetivo mostrar as tendências das decorações florais e, principalmente, servir de vitrine para apresentar as novidades do setor. Curiosidade: são utilizadas cerca de 250 mil hastes de flores de corte e mais de 1.000 variedades de diferentes espécies de flores e plantas de vasos algumas das quais substituídas semanalmente.

Na minha opinião alguns ambientes estavam um pouco super exagerados, mas outros estavam lindos!! O que eu mais gostei na verdade foi ver ao vivo a rosa arco-íris, embora com uma aparência super artificial já que é tingida com corante o efeito das pétalas coloridas é no mínimo super diferente.

Lançamento de flores e plantas ornamentais

Deus cria as espécies de flores e plantas e, o homem, as novas variedades. Essa parceria tem sido muito produtiva para o mercado de flores e plantas ornamentais, que todos os anos apresenta novidades ao público por meio da Expoflora.

Em 2014 as boas vindas à primavera trazem as mini flores e plantas ornamentais como a grande tendência do mercado floricultor. Elas chegam como novas variedades ou, simplesmente, plantadas em pequenos vasos para que fiquem menores.

Já os lançamentos trazem muitas espécies com novas variedades. Entre eles, destaque para as dálias de vaso e de corte, para brasileiríssima sálvia, para a alocácia e o tomate heart, que nasce na forma de coração. Tem também novidades em rosas brancas e colorida, em lírios, antúrios, orquídeas, anêmonas e ranúnculos. Um verdadeiro espetáculo de flores, magia e alegria, parafraseando o tema da exposição de arranjos florais.

Holambra Expo Flora (23)

Mostra de paisagismo e jardinagem

Levar as comemorações dos mais diversos tipos para as áreas externas junto à natureza é a tendência do momento. A maior parte dos projetos é simples e de baixa manutenção para que possam ser adaptados em jardins de diversos tamanhos. Basicamente essa é a linha das propostas dos 40 profissionais que criaram os 28 ambientes que compõe a mostra de paisagismo e jardinagem. Com o tema Jardins em Festa, paisagistas, agrônomos, arquitetos, designers e decoradores e outros profissionais da área comemoram os 10 anos da mostra de paisagismo e jardinagem levando o público para celebrar qualquer ocasião ao ar livre.

Algumas idéias super legais que se pudesse aplicaria no meu jardim, outras nem tanto com plantas com necessidades fisiológicas não condizentes com o ambiente que estavam colocadas.

Enfim a maior parte dos jardins alí criados reforçam os casamentos em áreas externas e resgatam os piqueniques descompromissados. O objetivo da mostra é apresentar opções que podem ser colocadas em prática em residências ou em ambientes corporativos.

Chuva de Pétalas

Um evento que eu particularmente não acho nada de mais, porém que atrai multidões. Todos os dias as 16h30 o espetáculo mais aguardado por algumas pessoas. A famosa chuva de pétalas de rosas da Expoflora quando aproximadamente 150 quilos de pétalas de rosas são lançadas por um equipamento especial, instalado em uma grande área livre, sobre uma multidão que desfruta da chuva multicolorida.

Nos finais de semana, as pétalas também são lançadas em todo o parque por um helicóptero. Diz a lenda que àqueles que pegarem uma pétala antes que ela toque o chão terão seus desejos realizados.

Chuva de Pétalas

Shopping das Flores

Local de compras exclusivo para plantas e flores, o Shopping das Flores pode ser acessado tanto na entrada como na saída do evento.. Numa área de 3.300 metros quadrados estão à disposição para serem levadas para casa cerca de 200 espécies e mais de 2 mil variedades cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

Pessoalmente falando achei os preços bem salgados, como quase tudo na feira. Você consegue encontrar plantas e flores bem mais em conta nos garden centers nos arredores da cidade. #ficaadica!!

Gastronomia

São inúmeras as delicias com nomes de difícil pronúncia para os brasileiros, mas muito saborosas para o paladar. E a cada edição, os confeiteiros estão sempre criando uma nova receita para apresentar na Expoflora. Este ano, quem traz a novidade é a confeitaria Oma Beep. Trata-se do speculaaswafel, uma mistura das duas bolachas mais famosas na Holanda: a Speculaas e a Stroopwafel. A Speculaas é feita com várias especiarias e, diz a lenda que, no século 17, quando os holandeses navegaram para a Índia Oriental, um navio voltando para a Holanda enfrentou uma tempestade. Quando chegou em Amsterdam as especiarias que carregava tinham se misturado. Ninguém sabia o que fazer com essa mistura, até que um padeiro teve a ideia de fazer uma bolacha. Assim nasceu o Speculaas, uma bolacha muito apreciada pelos holandeses.

Já o Stroopwafel é uma bolacha já bastante conhecida e comercializada no Brasil. São duas metades recheadas de uma espécie de wafel com caramelo no meio. Hoje em dia já existem outros sabores além do original. O speculaaswafel é a junção destas duas bolachas, unindo o recheio de caramelo do apreciado do stroopwafel com as especiarias do speculaas.

Pense numa coisa gorda com cheiro irresistível!!

Além disso, a Expoflora conta comn vários restaurantes típicos e 2 confeitarias holandesas típicas.

Holambra Expo Flora (33)

Passeio turístico

Outra atração bastante popular da Expoflora. Um city tour realizado por Holambra, apresentando os aspectos da história e da arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil. O passeio inclui a visita ao moinho de vento em tamanho natural na entrada da cidade e uma rápida visita a um campo de flores.

As saídas são de hora em hora e o passeio não está incluso do valor do ingresso. Enfim, para quem acostumado em visitar os grandes jardins botânicos do mundo os campos de flores não são nada assim tão impressionante, uma vez que por razões fitossanitárias a visita concentra-se apenas numa pequena área de uma das fazendas produtoras de crisântemos nos arredores de Holambra.

O passeio turístico dura cerca de 1 hora e custa 15 Reais.

 

Danças Típicas Holandesas

Diariamente, a partir das 14h30, os grupos de danças típicas da cidade apresentam-se nos quatro palcos do recinto. Os integrantes, de acordo com a idade, são divididos em grupos que têm nomes de flores, escolhidos pelas próprias crianças. As danças são inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias sobre a origem e as tradições do povo holandês.

Compras

Souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, artesanato, moda e decoração. Opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa. São três shoppings com cerca de 250 estandes para a comercialização de artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos, roupas e calçados. Sinceramente tem mais lojinhas vendendo souvenirs e bugigangas que flores em sí. Mas para quem curte comprinhas é um passeio divertido.

Holambra Expo Flora (27)

Veja Também:

 

Todos os posts sobre a Holanda

Todos os posts sobre Parques e Jardins


Você lembrou do seguro viagem? Ele é um dos itens mais importantes da sua viagem. Ele é obrigatório nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen e também em Cuba e na Venezuela. Nos demais países em que ele não é obrigatório também é recomendável a contratação, já que infelizmente não podemos prever acidentes. Nos Estados Unidos, o custo médico diário de uma internação é muito caro (uns U$2.000). Não esquecendo que o seguro é muito útil nos casos de cancelamento de viagem, extravio de bagagem e assistência odontológica. Você pode cotar com a Real Seguro Viagem sem compromisso e, caso decida pela contratação, você poderá parcelar o valor do seguro em até 6 x sem juros no cartão de crédito, ou pagar com desconto de 5% no boleto bancário.

Seguro viagem geral 728x90

CONTINUE PLANEJANDO SUA VIAGEM AQUI :

–  Reserve seu hotel no Booking.com ( sem taxa de reserva e a maioria dos hotéis oferece cancelamento grátis)

–  Compre seu seguro de viagem na Real Seguros (faz cotação em 10 seguradoras)

–  Agende suas excursões e passeios com a Get Your Guide

–  Alugue seu Carro com a RentalCars

–  Índice com todos os posts do Viajoteca

Se você fizer sua reserva através dos links aqui da Viajoteca, a gente ganha uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Essa é uma forma de apoiar a Viajoteca a continuar escrevendo sempre ótimas dicas para você. Obrigada!

TAGS: , ,

CATEGORIAS: América do Sul, Américas, Brasil, Compras, Destinos, Eventos e Datas Comemorativas, Experiências, Feiras e Mercados, Holambra, Parques e Jardins, Passeios e Atrações Turísticas, São Paulo

7 Comment

  1. Oi Maurício, vc estava aqui pertinho então! Eu só visitei a Expoflora 1 vez há bastante tempo e achei muito muvucada, mas acho a cidade em geral uma graça! Adoro aproveitar que Holambra está pertinho de Campinas e almoçar lá de vez em quando! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/02/11-dicas-para-curtir-holambra-fora-da-expoflora.html

    • Oi Fernanda

      Eu tenho que dizer que esperava um pouco mais da exposição.. Achei os preços praticados um pouco salgados para o que a exposição oferece.. Mesmo assim curti o evento.. Porém concordo com você é bem muvucado e Holambra fora da época da Expoflora é bem mais tranquila.. Os restaurantes típicos são ótimos.. Obrigado pela visita

      Bjs

  2. oops, isso que dá ficar com várias abas abertas no pc rs, oi Oscar!!! rs

  3. […] Veja também: Holambra: Visitando a Expoflora […]

  4. […] Brasil, a cidade de Holambra, organiza o belíssimo festival de primavera chamado Expoflora em setembro, mas não é específico de tulipas, já que nossa terrinha nem tem clima pra isso. E […]

  5. […] sua ida ao interior de São Paulo, e visite a Expoflora de Holambra! A Holanda nunca esteve tão pertinho […]

Comente Aqui